terça-feira, 31 de julho de 2018

SOBRE UMA OBRA DOS CFM Um falso alarme?

SOBRE UMA OBRA DOS CFM
Um falso alarme?
Com as redes sociais, nossos cidadãos tem estado de olho aberto a anúncios de adjudicação de obras e serviços contratados pelo Estado e empresas participadas, lançando alarmes quando se dão conta de que o valor de determinada aquisição pode estar inflacionado, escondendo praticas de corrupção. Recortes de anúncios circulam nas redes, inspirando comentários jocosos e juízos apressados. Esse julgamento instantâneo 'e apanágio das redes. Todo o mundo se tornou juiz. Temos de tudo. Deste cinzentinho de circunstancia a moralista mais Papa que o cardeal Ratzinger. Mas a exposição dessas suspeitas 'e boa por causa de seu efeito dissuasor. Ela pode inibir praticas desviantes pois o potencial de denuncia de uma adjudicação altamente inflacionada 'e enorme. Isso não quer dizer que todas as suspeitas expostas são investigadas pela autoridades. Ou pela comunicação social. Ou que concursos relevantes sejam anulados e repetidos. Em todo o caso, este factor de exposição e dissuasão 'e o lado bom da moeda.
O outro lado tem uma dimensão perversa. Juízos apressados podem também atingir praticas de procurement honestas, processos imaculados. O desconhecimento das especificidades de uma obra ou serviço pode induzir a juízos desonestos sobre determinado processo de procurement. E se espalha uma catadupa de suspeitas não devidamente apuradas, criando uma percepção geral negativa sobre a corrupção que assenta em pre-juízos. 'E o justicialismo imediato das redes.
Ontem, recebi de varias fontes o recorte de um anuncio adjudicando a construção de uma bilheteira num apeadeiro dos CFM, na Malanga, na zona da Praça da OUA. Os CFM chamam-lhe de Bilheteira na Cabine B. Preço: 1.160.203,31 Mts. Que escândalo!!! Fotografias mostrando algumas fundações da obra e paredes ja levantadas circularam nas redes como a prova cabal de que a estória não estava bem contada. Uma bilheteira custar isso tudo? Nas redes essa desconfiança correu velozmente. A percepção geral era a de que havia "gato". E pode ser provável que esse anuncio ate receba as honras do preguiçoso desk comment em hora de fecho nalgum jornal da praça, suportando a narrativa necessária do compadrio (porque não atinge as eminências protegidas). Eu optei por outro caminho. Fazer o contraditório, uma coisa que parece estar a cair em desuso.
Contactei os CFM, que se predispôs a clarificar. O projecto ate 'e necessário. Para a comodidade dos utentes. O apeadeiro da Malanga, la para as bandas da Pousada dos CFM 'e hoje o principal ponto chegada e partida da maioria dos utentes nas linhas de Goba, Ressano e Limpopo. Todos os dias descem e partem dali milhares de utentes. Seus bilhetes são adquiridos ao relento. Alguns furam e penetram nas carruagens sem pagar. Uma bilheteira decente com acesso por torniquete e saída segura era necessária. A Bilheteira da Cabine B 'e uma construção de raiz. 'E o lote C de um concurso limitado que envolve também a reabilitação das bilheteiras de "Daniel" e da "Lusalite", na Matola.
A empresa desenhou o projecto ela própria. Depois lançou concurso por carta dirigida, convidando 13 empresas de construção civil. A proposta ganhadora foi a da Sotech, a tal dos 1.160.203, 31 Mts. E ha barulho. Mas nos documentos do concurso pode-se verificar que esta 'e a proposta com preço mais baixo. A proposta mais alta foi de 3.587.014,15 Mts. Dito isto, era necessário obter uma desagregação do valor, para compreender como 'e que ele foi formado. De acordo com o Mapa das Quantidades da Sotech, eis os sub-totais do orçamento:
I Mobilização e desmobilização> 204.390,00
II Preliminares (implantacao)> 2.059,25
III Movimentos de terra>22.256,50
IV Betoes> 47.917,38
V Aços e armaduras>52.717,75
VI Alvenaria>51.419,68
VII Carpintarias>95, 582, 64
VIII Revestimentos>114.818,46
IX Canalizações e esgotos>244.473,98
X Pintura>58.872,51
XI Electricidade>59.296,03
XII SUB TOTAL GERAL>951.805,18
XIII Contigencias 5%>47.590,26
XIV IVA 17%>161.806,88
XV TOTAL GERAL 1.161.202, 32
O Mapa de Quantidades apresenta valores desagregados para cada rubrica. O subtotal para Canalização e Esgotos apresenta 19 preços unitários para cada fornecimento e montagem de respectivo material.
O detalhe 'e um indicador de transparência.
Cabe a cada um dos leitores ajuizar melhor com base nesta informação. A tendência para julgar com base nas aparências vai continuar. 'E uma dimensão intrínseca das redes sociais. O papel dos cidadãos quando lançam alertas com suspeitas como esta 'e instrumental como elemento desencadeador de uma investigação jornalística ou judicial. Tem esse caracter inibidor também. O problema 'e quando ninguém procura ir atras da verdade e a suspeita 'e repetida pela enésima vez ganhando a forca da verdade. De uma falsa verdade.

Comentários
Olivia Mondlane Deve ser uma bilheteira que terá uma extensão do Rovuma ao Maputo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Uric Raúl Mandiquisse Esgoto duma bilheteira 244mil? Pintura 58mil? Um balde de 20ltrs de tinta compras ao maximo 12mil mtn. E 15litros pintariam esse espaco dentro e fora. Fantoxada
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Pela planta da obra que já circula nas redes sociais, capaz desse valor até ser baixo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Ok...Tens como fazer tuas contas!? Traga aqui e prontos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Uric Raúl Mandiquisse 244mil seria o orçamento geral
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Joacheim Tembe Ohhhh Uric Raúl Mandiquisse ara tres bilheteiras? Acha?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Com que base isso..faça a descrição e o tipo de material . Interessante! 
Não vou dar o meu orçamento de obra pequena que estou a fazer em Lichinga. Mas esse valor não dá pra muita coisa. Egeheehe
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Uric Raúl Mandiquisse O jovem de mulotana com 160mil construiu uma casa do tipo dois. So nao rebocou
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Sic Spirou Não conheço esse jovem mas a obra teve fiscal pra ver se tudo correu devidamente? Energia, vigas, betão , canalização, etc... já dizia antes que não podemos comparar obra lá do terreno cm obras destas profissionaism
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Joacheim Tembe Que tem de ter lucro ainda por cima.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder57 min
Uric Raúl Mandiquisse Sobre facturação.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder20 min
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
M'Vikhiza Mutxope Paruque Obrigado caro MM pela sabia explanacao.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Muito bem MM. Alguém já havia me dito num grupo de redes sociais ( ehehsh) que não podemos pensar nas nossas obras de casa e no nosso pedreiro, quando olhamos pra estes valores. 
E o teu exercício de lá ir ter com o dono da obra é de alto valor. 
Obrigado again.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Waki Joel O CFM não pode usar aquelas tintas roubadas que vendem no Xiquelene, nem os cabos eléctricos. É só isso!
- padrão 
- norma

- regulamento 
- etc....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Sic Spirou Waki Joel kekekekekek ekekekekek tas a vee ne... confesso que eu também fiquei com pé atrás antes...mas aí além de material da obra, ainda tem o lucro do construtor, salários...
Enfim..fica mas é a dica: o olhar do público deve manter se mesmo assim.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Waki Joel Não tentes modificar o "olhar do publico", este sempre vence.
Tente antes a tranquilidade da sua consciência.


A facilidade de proferir impropérios sem fundamentos é alta.
Assustadora.
Reveladora
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 hEditado
David Nhassengo Se me dessem esse valor, eu e o pedreiro faríamos uma obra de arte. Há gato aí, Sic Spirou
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Sic Spirou David Nhassengo heeheheh pois vc e pedreiro. Estamos a falar de obra seria e não de lá do terreno. E de facto fazemos com esse valor, uma tipo 2 com tudo dentro nos nossos terrenos de expansão. Comparar isso com esta que tem empreiteiro e outros pormenores técnicos, deve estar a ser o nosso erro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder54 min
David Nhassengo Sic Spirou mas tu acreditas no que escreves, amigo? Veja cada item desse valor, trinchado por MM. É de loucos essa obra
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 minEditado
Rui Jose de Carvalho Mais um trabalho para o gabinete central de combate a corrupção. Meus Deus. Este país é do caraças
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Gonzalo Chirindja Foi assim nas hobras feitas na escola primaria unidade 18, a placa falava de 1889mt, as hobras so abragiam a parts frontal da escola e o muro que ja esistia do lado da estrada, o outro lado da escola o muro esta todo em baixo e para quem vio a placa fica a ideia de hobras para a escola toda, em film, é o governo dos camaradas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Rob Sau Bom dia MM, muito obrigado pela explicacao!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Antonio Pereira Alguma coisa está errada ai. Essas imagens de 3D e esse orçamento não batem certo... Só a porta de alumínio giratória deve custar uns 300 mil MT ou 400 mil MT e não aparece no orçamento. Tal como não aparece o corrimão igualmente em alumínio, mais uns 120 mil MT, nem a sinalética "CFM" e "Bilheteira", mais uns 70 a 80 mil MT. Será que no fim vai haver uma derrapagem para incorporar estes itens esquecidos, ou o trabalho final não vai corresponder ao que se vê no projecto 3D? Ou esses itens não fazem parte desta adjudicação? Se não fazem parte, com transparência ou sem ela, o preço será sempre caro.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 hEditado
Jorge Silva Já dizia o outro: "elementar meu caro Watson."
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Dercio Nicolau Esta incluso em Carpintarias
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Antonio Pereira Dercio Nicolau Deve ser... Deve. 95 mil Meticais pagam uma porta de madeira! LOL
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Dercio Nicolau E que vai levar porta giratoria em Madeira
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Gilberto Correia Com a explicação e os desenhos da dimensão parece-me razoável.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Mansur Aly Mussa Ainda assim continua um"roubo"
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
José Mambo Obrigado Marcelo Mosse, por ter ido atrás da verdade junto dos CFM, assim ficamos mais esclarecidos com esta obra que parecia uma grande roubalheira...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Francey Zeúte Até está tudo muito bem articulado nesse lindo desenho que quanto me parece, parece razoável. Agora, o que não percebo é, os internautas aqui deviam fazer esse contraditório? É certo que temos a Lei de Direito a Informação e que ao que sei continuamos sem testar a sua funcionalidade mas me parece pouco factível, o que vai acontecer é continuar-se a fiscalizar como aconteceu com esta empreitada e os jornais devem fazer o seu trabalho, seguir isto até à última pista. E obrigado por esclarecer.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Dercio Nicolau Exacto, devemos continuar sim. As supostas dividas ocultas ensinaram-nos kkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Sic Spirou Sem . dúvidas . Nos aqui vamos fazendo o que outros deviam fazer eheheheheh. 
Quem não se adaptar a este novo mundo, melhor encolher se.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Djua Kizomba A dias comentava com a minha esposa sobre assuntos dessa natureza. Muita gente vê valores desses e ao invés de se perguntarem como se chegou a tal montante vão logo tirando conclusões de sobre-facturação. É muita gente confunde essas coisas com obras la de casa. Se assim fosse todos nós contrataríamos empresas para erguerem as nossas casas. Obrigado MM pela linha de apontamento.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Mahamad Hanif Mussa Sem esquecer-se, cada um constrói consoante seu bolso. E este bolso suporta isso e mais umas migalhas para cabritos amarrados no pasto!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Eliha Bukeni Correcto MM. Na verdade, muitos de nós confundimos o critérios de custeio de uma obra em regime de empreitada com o regime de auto-construção. Não há dúvidas que se cada um de nós for ao estaleiro comprar os materias e contratar o seu pedreiro pode fazer a mesma obra, talvez a 60% daquele valor. Esta confusão tem analogia com a que vemos nos Restaurantes. Uma garrafa de água Vumba de 500ml no Restaurante pode custar 40,00Mts. Há clientes que se insurgem e questionam porquê esse preço se a mesma garrafa no supermercado custa 15,00Mts. Ora, a margem no restaurante tem de incluir a água, luz, renda, salário do servente, fachineiro, gerente, a banda musical, etc. Portanto, a margem numa empreitada agregada um conjunto de elementos de custo que não existem numa auto-construção, aliás, alguns até existem apenas não os relevamos, como quando por exemplo, transportamos os materiais com a nossa pr'ópria viatura ou fazemos as soldaduras com a electricidade da nossa casa, regra geral não contabilizamos esses custos!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Lyndo A. Mondlane Mas Marcelo Mosse, o facto de apresentar preços disgragados, nao clarfica a duvida.

Quantos m2 tem a bilheteira??

Com isso e os costes de construçao por m2 em maputo, se pode ter uma ideia.

Quantos.m2 construidos tem a bilheteira??'
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder52 minEditado
Ribeiro Mafavisse Os custos desagregados deixam de ser assustadores.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder26 min
Lyndo A. Mondlane Por isso, so quem nao entende dr construçao, ppde creer q esta justificado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder19 min
Stiven Ferrao O Povo esta atento...isso é que é importante..seja com comentarios apressados ou mais elaborados.Importa é participar e opinar...depois falamos da qualidade desta participação mas o primeiro passo deve ser dado e esta sendo muito bem dado aqui nas redes sociais...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder34 minEditado
Tomás Queface Qualquer pessoa poderia saber justificar a obra mesmo que o orçamento fosse de 10 milhões de MT. Um dado muito interessante que está a falhar de vista tanto na análise de Mosse assim como dos que acham o valor razoável, é que esta proposta tem uma diferença de 2 426 810,84 MT com a proposta mais elevada. Do mesmo jeito que foi possível abater 67,56% do orçamento da proposta mais alta, é possível se conseguir uma proposta mais razoável e realista do que 1.161.202, 32 MT.

A minha questão é: como seriam gasto os 2 426 810,84 MT de diferença na primeira proposta? 🤔
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder26 minEditado
Lyndo A. Mondlane Facil isto sup construida x CC..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder21 min

Sem comentários: