sábado, 28 de julho de 2018

Nini suspeito de raptos também na Africa do Sul

    Nini suspeito de raptos também na Africa do Sul
    Nini Satar também é suspeito na Africa do Sul de estar no centro de um sindicato do crime internacional por detrás do rapto de um proeminente homem de negócios da Cape Town. Ele é suspeito de ter recrutado operacionais do crime na RAS para conduzirem raptos. Este mês foi raptado em Cape Town o empresário de 65 anos Layaqat Allie Parker, fundador do Foodprop Group, que detém a cadeia de supermercados Foodworld. Parker foi raptado em De Greens. Ainda não se conhece o seu paradeiro. Em Julho do ano passado, foi também raptado o dono do Zhauns Business Opportunity Machines, Sadeck Zhaun Ahmed. Ele foi levado em Salt River. Regressou para casa dois meses depois. Foi reportado que sua família pagou 20 milhões de randes para sua libertação mas a família de Zhauns não confirmou esta alegacão. Em Agosto do ano passado foi raptado um empresário de 76 anos de idade, Omar Carrim, apenas libertado em Dezembro depois de ser pago um valor chorudo para resgate. Tendo em conta estas alegacões, é provável que as autoridades sul-africanas venham interrogar Nini quando ele chegar a Moçambique proveniente da Tailândia, onde foi detido esta semana. Uma publicação sul-africana escreve que Nini está sendo extraditado para Moçambique e depois para Cape Town.
    Fonte: Iol.co.za
    Nas fotos: Nini Satar, Allie Parker e Sadeck Zhaun
    Gosto
    Comentar
    Comentários
    Escorpiao Magaute Nduza Ele já está viciado no crime !!!
    Gerir
    Responder2 h
    Domus Oikos Quais as provas?
    Gerir
    Responder29 min
    Laurindo Machado A serem verdadeiras estas acusações, este Nini é perigosissimo! Mas, aonde é que ele lavaria tanto dinheiro? 
    Nini, pela boca morre o peixe. Dá nisso, desafiar o governo, pensando que sempre estarás protegido fora do país! Existem leis internacionais, e alguém sempre as fará cumprir!
    Gerir
    Responder2 h
    Escorpiao Magaute Nduza Ele não tinha bons conselheiros !!!
    Gerir
    Responder2 h
    Joacheim Tembe Lavandarias ha muitas. Hotelaria é uma delas e como deves saber estao a florir
    Gerir
    Responder2 h
    Laurindo Machado O problema é que os governos sempre têm a mão nessas lavandarias, de forma direta ou indireta. Ninguém aldraba ao estado, sem a conivência de alguns funcionários!
    Gerir
    Responder32 min
    Martynn Luther Paia Desafiou um Estado,pior perigoso como nosso.
    Por mim teria ficado no anonimato e o governo da frelimo teria o esquecido como tantos outros por ai.
    Gerir
    Responder2 h
    Valter Tale Os outros que ficaram no Anonimato como terminaram? Acho que não preciso referir os nomes.
    Gerir
    Responder2 h
    Vasquinho King Agora é tudo Comboio em Chamas actos e suspeitas da bolliwood vao recair sobre ele para dar o corpo de delito, mas cabe em sede de tribunal a produçao de provas. Uma vez um ex ministro foi acusado de 500 ilegalidades, mas em sede de provas cairam todas e ficou com apenas 2 acusaçoes que eram mau uso de suas ajudas de custos. Cabe o talentoso advogado dele esgrimir argumentos convincentes para a PGR
    Gerir
    Responder1 hEditado
    Manjate Custodio Xi é demais esse nosso compatriota.
    Gerir
    Responder2 h
    Escorpiao Magaute Nduza Queria se vingar das pessoas com poder político
    Gerir
    Responder2 h
    Manjate Custodio E bala saiu pela culatra.
    Gerir
    Responder2 h
    Escorpiao Magaute Nduza Não existe melhor coisa no mundo que calar a boca e ver as coisas acontendo, você a noite apanhas sono , e na tua casa sentas na varanda apanhar um bom sol da matina
    Gerir
    Responder2 h
    Heliodoro Vicente Machungo Acredito que ainda vai rolar muita tinta neste processo.
    Não creio que ele só é capaz de manipular essas todas acções sozinho. Quanto a captura dele na Tailândia num período de eleições onde sabemos que não há dinheiro no país e as eleições que se aviz
    inham haverá muita turbulência talvez seria o caso de também analisarmos este ponto ou seja porquê só agora conseguiram pegar o "bandido" ou seja o cabecilha do crime organizado numa era das eleições, a quem interessa está captura?
    As informações que ele tanto publicava nas redes sociais sabemos que não lhe caíram de paraquedas, não podemos ser hipócritas também ele deve ter uma dúzia de informantes. Será que também não foi informado que iria ser capturado já que possuía muito poder de informação ou a sua cúpula lhe traiu desta vez?
    Espero que não voltemos ao banho de sangue devido à sua detenção.. 
    Haver veremos.......
    Gerir
    Responder1 h
    Efraime Moiana Pelo andar das coisas será indiciado de ter envenenado Palonr na África do Sul e Couve na Matola e ainda de falta dr agua em alguns Bairros da Capital.
    Gerir
    Responder1 h
    Vasquinho King Também pela crise que nos afecta e a falta de emprego etc
    Gerir
    Responder59 min
    Candy Fulann Piorou...
    Gerir
    Responder1 h
    Moiane Telma da Gloria he he he e e e e e esse nini vou te contar, por isso que tem dinheiro que não acaba, e falava muito. Ainda vamos saber de muita coisa acerca dele.
    Gerir
    Responder29 min
    Domus Oikos Agora tudo é Nini... vão passear longe. Especulações sem provas.
    Gerir
    Responder24 minEditado
    Olivia Mondlane Se calhar mandou envenenar a couve...
    Gerir
    Responder25 min
    Quem faz a luta?
    Nas minhas leituras diárias, já não tem poesia mas uma fornada de literatura “non fiction” onde avultam a biografia e narrativas sobre os nossos dias contadas por jornalistas em livros que discorrem, sem a pretensão sisuda do academismo puro, com paixão e desenvoltura o percurso errático de um político ou de uma nação, o descalabro de uma ideologia ou o gangsterismo de uma elite no poder. Recentemente passou por meus olhos o “Arms Deal”, de Paul Holden, uma estória sobre o escândalo da compra de armas na África do Sul, que atravessou os consulados de Mandela e Mbeki e foi, também, o primeiro grande envolvimento de Zuma num programa massivo de corrupção.
    O processo que levou à contratação de nossa dívida oculta é semelhante ao “Arms Deal”. Até parece que alguém foi lá estudar o mecanismo da roubalheira e veio implementar cá em casa. Depois seguiu-se uma leitura devoradora de “The Mbeki Legacy”, the Brian Pottinger, antigo editor do Sunday Times, fundamental para compreender as facções que se digladiam no ANC (na Frelimo há também facções que lutam por mais poder não só entre suas elites centrais mas também entre suas elites locais, como se viu com a guerra aberta entre Helena Taipo e Paulo Majacunene, em Sofala). E a excelentíssima estória sobre a obra de Thuli Madonsela, que poderá ser a primeira mulher a chegar à Presidência da Africa do Sul depois de Cyril.
    Tenho na fila, o portentoso “Apartheid, Guns and Money”, do meu amigo Hennie van Vuuren, com quem trabalhei em estudos sobre criminalidade organizada para o Institute for Security Studies (ISS) e “Fate of the Nation: 3 scenarios for South Africa’s Future ”, de Jakkie Cilliers. Eu gostaria de ver este exercício de construção de cenários aplicado em Moçambique. Nosso país vive momentos cruciais da sua história sob a batuta do Governo menos competente desde a independência. Está também no pipeline o fabuloso “The President’s Keepers”, do jornalista investigativo Jacques Pauw.
    Ele expõe toda a clientéle protectora de Jacob Zuma na securitária e medias local. Aqui também temos os protectores do camarada Armando Guebuza. Ontem tomei a opção de começar por “How to Steal a Country”, de Robin Renwick, que foi Embaixador britânico na Africa do Sul aquando da libertação de Mandela. Numa pequena nota na contracapa do livro, o novelista Wilbur Smith escreve que o livro de Renwick é a estória de uma ganancia épica, da ladroagem e da corrupção na África do Sul e de como essa tendência tem sido confrontada por uma imprensa livre, juízes corajosos e uma sociedade civil activa. E em Moçambique quem faz a luta?
    Comentários
    Laurindo Machado A luta continua!
    Gerir
    Responder2 h
    Anselmo Titos Cachuada Excelente abordagem comparativa: quem põe guinzo nos gatões? Ou melhor: " quem se candidata a próximos Cardoso, Macuácua, Cistac, Machava e muito recentemente Vilanculos. Não sei se na vizinha RSA houve tanta violência contra oa detractores de corruptos locais como cá? 

    PS: penso que Mia Couto tem dado esse indicador, mas de forma mais literária. Nos seus livros há essas denúncias!
    Gerir
    Responder2 h
    Faizal Jamal Mia Couto é muito cauteloso, talvez porque seu nome têm ligações com gato " segundo ele" então aprendeu e bem as artimanhas do rato: morder a soprar...
    Gerir
    Responder1 h
    Jorge Matine Depois da nossa última conversa voltei ao baú para ler how to steal a country e o The Mbeki Legacy. 
    Na próxima sentada prepara-te pois na primeira apanhaste me de surpresa nas entrelinhas-:), abraço.
    Gerir
    Responder1 h
    Guebuza “removido” da história em Matchedje?
    Com o advento do Adobe Photoshop, a manipulação digital da fotografia tornou-se febril. A tendência para a alteração de uma imagem é uma tentação humana sobretudo no campo político. Ao longo dos tempos, fotografias foram manipuladas com o objectivo de influenciar percepções e reescrever a História. Num retrato de 1860, a cabeça do Presidente americano Abraham Lincoln é colocada sob o corpo de John Calhouns. Mais famosas manipulações aconteceram em regimes totalitários. Mao Tse Tung apagou o general Po Ku em 1936 e o fascista Adolf Hilter removeu Joseph Goebells em 1937. Stalin e Mussolini também tiveram suas incursões nessa arte desonesta de recontar a história.
    Nesses tempos nem havia Photoshop. Era tudo feito nos confinamentos da camara escura.
    Esta semana, a Frelimo celebrou, com ruído de festança, os 50 anos do II Congresso da então Força de Libertação de Moçambique. Convidado para o evento, o ex-Presidente Armando Guebuza não embarcou para as matas profundas do Niassa. Sua ausência, que não foi comentada nos media, foi notória. Joaquim Chissano e Filipe Nyusi (terceiro e quinto presidentes da Frelimo) posaram na mesma pedra onde Eduardo Mondlane e Samora Machel (primeiro e segundo presidentes) se deixaram fotografar em 1968 numa imagem iconográfica da luta anti-colonial.
    Neste caso de Matchedje, não houve manipulação de imagem. Houve omissão pura e simples de uma figura incontornável na história do partido. Prenúncio de que qualquer coisa não vai bem. Parece exagero mas há um edifício onde Mondlane plantou as fundações, Samora edificou o primeiro andar e Chissano o segundo. Nessa narrativa de edificação, Guebuza é o arquitecto do terceiro andar. Sua ausência é como se o terceiro andar estivesse a ser coberto de tapumes para receber um banho de tinta. Da cor de ébano.
    Comentários
    Olivia Mondlane Deve estar acamado.
    Gerir
    Responder14 h
    Sarmento Abel Sande Dambuza (JAC) e Abelha (FJN), em pose jamais vista. Quanto ao Tchembene, no comment.
    Gerir
    Responder14 h
    Emidio Beula Ninguém vai remover Guebuza da história, quer da libertação quer a mais recente... Como bem escreves, ele não viajou para Niassa... E a foto tinha que ser feita.
    Gerir
    Responder14 h
    Mablinga Shikhani Ele, o Marcelo Mosse, está a tentar recontar a estória. Num esforçado e suado exercício. Jornalismo não é história meu caro.
    Gerir
    Responder4 h
    Fausto Fausto Não deixa, no entanto, do ponto de vista meramente estético (ou plástico, com um bocado de ironia) ser bonito, e quiçá, com todas as possibilidades e teorias aceitadas, ser também passível de observação meramente por este ponto de vista: é que não se vislumbra nenhuma "cópia" da pose de dois replicada por três.
    Gerir
    Responder14 h
    Jr Chauque Os verdadeiros não levaram nada e morreram... Os vivos....
    Gerir
    Responder13 h
    Yuno Schleiden Tomo Hahahahaha receber banho de tinta em cor de ebano 😂😂😂😂
    Gerir
    Responder13 h
    Ercílio Fernandes Bechardas Hummmm...se o terceiro andar não está lá então o quarto é o tecto sem base?
    Gerir
    Responder13 h
    Faizal Jamal Como dizia o socialista barbudo " a história se repete, a primeira vez como uma tragédia e a segunda como uma farsa"...
    Gerir
    Responder13 h
    Antonio Pereira "Pedra a pedra, construindo um novo dia..."
    Gerir
    Responder12 h
    Cristiana Cuamba MM rendi! A minha vênia à tua escrita
    Gerir
    Responder12 h
    Emidio Beula Ainda estás lúcida?
    Gerir
    Responder11 h
    Muhamad Yassine Estava a pescar atum
    Gerir
    Responder11 h
    Emidio Beula Grande observação, ilustre deputado!
    Gerir
    Responder11 h
    Manuel Julai ilustre deputado! Tsc
    Gerir
    Responder10 h
    Nordine Mussagy Mussagy O AEG não se fez presente às bodas de ouro do primeiro congresso, em Matchedje, por razões pessoais...
    Gerir
    Responder11 h
    Emidio Beula Sim... E isso é compreensível
    Gerir
    Responder11 h
    Kamal Badrú Primeiro pergunto, um tronco que sofreu bombardeio e formigas se mantém intacto?
    Mentira nossa história
    Gerir
    Responder10 h
    Dmytro Yatsyuk Nota, Adolf Hilter era nazista (isso é, nacional-socialista) e não fascista e a URSS era campeã absoluta em manipulação fotográfica: http://ucrania-mozambique.blogspot.com/.../como-urss...Gerir
    UCRANIA-MOZAMBIQUE.BLOGSPOT.COM
    Responder7 h
    Linette Olofsson AEG não apareceu por causa das dividas ocultas. Está com vergonha de ser cobrado.
    Gerir
    Responder4 hEditado
    Naine Mondlane Kkkkkkkkkk
    "Nas Tantinhas"
    Gerir
    Responder15 min
    Gonzalo Chirindja La vai o partido dos camaradas.
    Gerir
    Responder3 h
    Rob Sau Quem sabe foi melhor assim....
    Gerir
    Responder1 h
    Florêncio Estêvão Moiane Prenúncio? Hummmm
    Gerir
    Responder1 h

Sem comentários: