segunda-feira, 30 de julho de 2018

“Al Shaabab moçambicano” continua suas investidas de terror em Cabo Delgado Insurgentes atacaram aldeia Chitolo

PALMA_ASSASSINATOS2Depois de sensivelmente 10 dias de relactiva calmia, os insurgentes que, desde finais do ano passado, têm estado a semear um clima de dor, luto e terror, particularmente nos distritos do norte de Cabo Delgado, voltaram a atacar na madrugada deste domingo. 
Desta vez o alvo, segundo fontes ouvidas pelo mediaFAX no terreno, foi a aldeia de Chitolo, posto administrativo de Chaka, distrito de Mocímboa da Praia, por sinal, o primeiro a ser atacado pelo grupo na madrugada de 5 de Outubro do ano passado. 
O que se diz é que pela madrugada, os insurgentes tentaram tomar um posto avançada da força conjunta (Forças Armadas de Defesa de Moçambique e Polícia da República de Moçambique) e um intenso tiroteio foi ouvido por cerca de duas horas. 
Ao que soubemos, apesar da pronta reacção da força conjunta, há indicação de que um militar terá perdido a vida na confrontação e algum equipamento militar terá sido roubado pelo bando atacante. 
Depois do sucedido, o grupo terá imediatamente desaparecido pela mata adentro, estando, neste momento, as autoridades a fazerem o que apelidam de “perseguição”. 
A aldeia Chitolo fica cerca de 25 quilómetros da sede distrital de Mocímboa da Praia. Dada a troca de tiros que houve, a indicação é que os insurgentes não conseguiram chegar ao centro da aldeia Chitolo, daí que não há relatos de mortos ou feridos entre a população civil. 
Numa contabilização pelo que no dia-a-dia tem estado a acontecer em alguns distritos de Cabo Delgado, até aqui já é possível contabilizar perto de 80 vítimas mortais, dezenas de residências e infra-estruturas públicas e privadas vandalizadas e destruídas e ainda o deslocamento da população para zonas aparentemente mais seguras, deixando, deste modo, as suas actividades de subsistência para trás.
MEDIAFAX – 30.07.2018


O dito pelo não dito
30-07-2018
Há cerca de 10 meses que a região Norte e concretamente a província de cabo Delgado, vem sendo atacada de forma militar, bárbara, arruaceirA e campina, por gente adulta (homens e mulheres invisíveis) que se intitularam serem ou terem nexo com um nome nunca dantes conhecido. Trata-se da rede dos Alshabaabs.
Contudo, o Estado Moçambicano já veio em público desmentir duas coisas. Primeiro, já se disse que os atacantes, nada têm a ver com alguma religião. segundo é porque não estão conectados a alguma rede de Alshabaab, de qualquer canto do Mundo.
A minutos, estes ou partes / fragmentos deles e em número muito pequeno, talvez de idosos e sem direcção, acabaram de atacar, pelo distrito de Mocimbua da Praia e criaram rombo de armamento.
O Pinnacle News soube que depois de horas e horas de confronto, com apenas uma e única unidade militar, que não foi socorrida pelas outras unidade militares ao redor de Mocimbua da Praia, fragilizaram o tecido de protecção, introduziram-se exactamente aonde bem queriam e só saíram depois de levarem COISAS DE MILITARES E EM QUANTIDADES NAO REVELADAS / CONFIRMADAS pelas autoridades Moçambicanas.
Pergunta do dia:
Não seria bom, primeiro baptizar com o nome que este bando merece?
Alshabaabs de Moçambique
Este nome não tem registo oficial e pode ser para quem ainda anda e trabalha na penumbra. Quem sabe lá se daí, o furúnculo amadurece e teremos cabecilhas para iniciar com as negociações?
O Pinnacle News não vê com bons olhos este distrito. E não vê também, gente a votar de forma pacífica, livre e justa quando a cabeça está nas urnas e partes dos seus corpos, nas possíveis perdas pelo ambiente implantado por enquanto, naquele ponto de Moçambique.
Logo que este nome ser admitido, convém aceitar que o pico entrou e o pé coxito, pode levar o corpo a parar, quer por febres, quer pelas dores do pico.
Moçambique está em chamas, meus caros. - Esta é a ajuda que o Pinnacle News pode dar, aos incrédulos.
Há gente a se refugiar para arquipélagos. Eles vão pela primeira vez e se sentem seguros pois, há sossego.
Como vivem naquelas novas terras? Aonde encontram água potável? Como tem sido o nível de sanidade, lá nas ilhas? Se na terra eles não têm apoios, como e quem cuida deles, naquelas novas terras sem iluminação e nem comunicação?
Os serviços da SISE, ficaram mudos e não dão relatórios honestos ao governo de Moçambique. De que se alimentam, os insurgentes, por meses e meses? Como tem sido feita a logística deles? - Achamos haver muito mais perguntas mas nenhuma dessas, tem respostas ai nas entrelinhas, dai que:
No dia 05 de Outubro de 2018, vamos festejar pelo primeiro ano de existência, implantação e resistência dos ALSHABAABS MOÇAMBICANOS, numa altura em que NENHUM verdadeiro alshabaab foi morto em combate e nenhum julgamento dos que já foram capturados, teve lugar.
Moçambique...
1
PUBLICAÇÃO ESPECIAL A RESPEITO DE ATAQUES, EM CABO DELGADO
Esta publicação é feita em resposta a inúmeros comentários, por parte de leitores. Muitos, comentam / criticam sobre a forma como (atempadamente) e com tanta rigorosidade e possivelmente dando forças aos insurgentes, o Pinnacle News, tem feito.
Ora, quer seja verdade ou falsidade, há textos jornalísticos que já não dão graça serem escritos.
A última aldeia atacada pela madrugada de hoje (30-07), Mocimbua da Praia - aldeia Dyaka, já foi atacada pelos mesmos. O trauma viveu e desta vez, prevalece e dentro em breve, esta guerra sem rostos, vai completar um ano.
Portanto, há várias aldeias que foram atacadas de forma repetitiva.
Poderíamos ser tão pessimistas ao escrevermos com detalhes de que HOUVE ORIENTAÇÃO DE ADMINISTRADORES DOS MESMOS DISTRITOS, NÃO DORMIREM NOS SEUS PALÁCIOS. ELES E SEUS FAMILIARES E HÁ MESES QUE ISSO SUCEDE.
Há mais perdas irreparáveis nestes distritos costeiros e quase todos os que comentam, quereriam que nos calássemos. Portanto: o Pinnacle News, acredita que (provavelmente) haja gente que sabe o suficiente sobre o que realmente está a se passar em Moçambique, ao ponto de não precisar que mais ninguém replique.
O curioso é que são leitores que não residem nestes distritos em combates...9

G
CABO DELGADO - MONTEPUEZ
IMPORTANTE RESPONDER
HOUVE ATAQUES E MORTES EM MONTEPUEZ, AO LONGO DO DIA DE HOJE (30-07-2018). E FOI NUMA ZONA ONDE O PINNACLE NEWS NAO TEM ALGUM CORRESPONDENTE.
QUEM TEM ALGUMAS PISTAS SOBRE POSSÍVEIS MOTIVAÇÕES E AUTORES DOS DISPAROS, MORTES E INCÊNDIOS?osto
Comentar

Sem comentários: