sábado, 28 de julho de 2018

Maputo e cabeças de Lista na Frelimo: Cimentar relações por casamento

Sobrinho de Fernando Sumbana Jr, um dos propostos a cabeça de lista pela Frelimo em maputo, vai casar com a filha de Filipe Nyusi, presidente da Frelimo, pelo que a aposta deste para o município de Maputo pela Frelimo deve ter origem na promiscuidade presidencial.
Fernando Sumbana Jr um Homem Super Abençoado.
1. Razak Manhique um dos candidatos a cabeça-de-lista foi genro do Fernando Sumbana Jr.
Ps1: Razak é divorciado e atualmente solteiro.
2. Derito sobrinho do Fernando Sumbana Jr irá se casar com a filha do Presidente da República Felipe Jacinto Nyusi.
Ps2: Derito é filho da irmã do Fernando Sumbana Jr.
3. Samito Machel Jr um dos excluídos a cabeça-de-lista pela Comissão Política do Partido Frelimo e também filho do antigo Presidente da República Popular de Moçambique Samora Machel, é genro do Fernando Sumbana Jr.
4. Fernando Sumbana Jr esta na corrida como cabeça-de-lista pelo partido Frelimo na mesma corrida está com o seu antigo genro o Razak e deixou para atrás o seu genro Samito Machel Jr e uma das pessoas que aprovou o seu nome para a corrida interna é o seu compadre Filipe Jacinto Nyusi e que por coincidência é também o Presidente do Partido Frelimo.
Ps3: Meus caros jovens saibam onde depositar vossos espermatozóides e gastar a lata. Se você respeita o seu futuro não atire de qualquer.
Atenciosamente
Comentários
Mindo D'avila Cadê a Frelimo democratica agora?
Gerir
Responder16 h
Belarmino A. Lovane E o que isso tem a ver com a democracia?🙄 Não entendo o enquadramento....
Gerir
Responder16 h
Johnny Wiliam Rocha Meu caro ,não entende então raciocina como deve ser ,quando há nepotismo ,há democracia ,o critério de escolha de cabeça de lista é baseado na afinidade ,isso é democracia ,acho que não ,eu gosto da meritocracia por isso nestas eleições estarei de olhos abertos .nós já despertamos ,agora cabe a você se quer continuar na escravidão civilizada ou pretende mudar o cenário .nós queremos tomar as rédeas do poder político em Moçambique ,estamos cansados de mentiras ,estamos cansados de ver os nossos recursos mal geridos .
Gerir
Responder12 h
Belarmino A. Lovane Johnny não diceste nada.... Primero busca estabelecer um grau de complementaridade entre as conjunturas do seu argumento. Segundo, tenta colocar sentido no que dizes e faça relação com o post... Estas a falar coisas nada a ver prezado...
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Isso é o que dizes ,eu fui claro .recuso -me de esclarecer ,prefiro ficar apático ,já sei porque não queres entender o meu comentário .
Gerir
Responder12 h
Belarmino A. Lovane Johnny ninguém pediu-te um esclarecimento meu caro... o esclarecimento séria para te mesmo... É um exercício auto-reflexivo que te sugiro... É que seu argumento é muito falacioso e meio descontextualizado.... Organize -te e posiciona-te.
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Kkkkkkkk isso é patético ,o seu comentário é patético ,um esclarecimento para mim mesmo ,tudo que escrevi aqui esta contextualizado e explícito ,só não entende ,quem não quer entender,não pretendo ceder a sua provocação ,a minha educação não me permite discutir de qualquer maneira ,estou pronto para discutir idéias e desconstruir a historia de Moçambique para o renascimento duma nova historia onde os jovens terão espaço e protagonismo ,por isso conheço o partido que irei apoiar ,mais ser o não simpatizante deste ou daquele partido ,não me torna pior nem melhor como pessoa ,por isso relaxa jovem .sei qual é o teu problema .
Gerir
Responder12 hEditado
Belarmino A. Lovane Johnny kkkkk... desconstruir a história? Não exangera meu caro jovem. Kkkk...... Os jovens já fazem parte da história desse país... O renascimento ja teve espaço..Agora estamos a viver graças ao sacrifício dos que libertaram esse país.... O resto são histórias, não se engane...
Eu sou jovem e sinto-me parte desse desenvolvimento pleno. Então, o resto depende do ângulo que usas para observar os factos....
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Sabes o que é um argumento falacioso ??epha esses filósofos de hoje .eu só posso assistir .
Gerir
Responder12 h
Belarmino A. Lovane Johnny não sou filósofo e tão pouco almejo ser mas tenho a certeza que com uma breve pesquisa no google poderás descobrir que o seu argumento é o lado praxis do conceito "falácias"... falas coisas sem base meu caro, usas suas convicções para construir um argumento e o tornas verdadeiro- é perigoso meu caro! Não siga esse caminho
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Os jovens fazem parte ,mais são meros espectadores ,a fase que se segue jovem ,é muitos de nós se fizer boas escolhas teremos uma política da juventude no verdadeiro sentido ,não quero tirar mérito aos que libertaram o pais e devo honra-los ,só que isso não pode ser um pretexto para legitimar a estadia no poder se não se confundi com outras maneiras de fazer politica e de legitimar o poder ,eu sou a favor da meritocracia e sou contra o Nepotismo,meu caro,os partidos devem se organizar ,esse não é o tempo de histórias .
Gerir
Responder12 h
Belarmino A. Lovane Johnny kkkkk.... assim conheces um candidato jovem da oposição para essas autarquias??
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Devo usar as minhas convicções ,coisas sem bases ,nem falei nada de mais ,essa é apenas uma opinião de acordo com o cenário que estou a assistir e de acordo com a historia desse pais ,meu caro não vou ceder as suas provocações .
Sei o que significa fal
ácia e estou distante disso ,eu uso as minhas bases e assim como você usa as suas ,somos divergentes porque usamos bases diferentes ,talvez um esta perdido outro esta certo , costumo ser imparcial nas minhas opiniões ,não sou politico ainda .
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha É qual é a sua base ??você mesmo não entendi o que escreve ,podes estar sendo manipulado por algo ou por alguém ,desperta jovem ,abandona isso .
Gerir
Responder11 h
Belarmino A. Lovane Johnny kkkkk... Não abuse do termo "imparcialidade" porque não tens nada disso... Não exangera prezado- ja havia dito.
Gerir
Responder11 h
Belarmino A. Lovane Johnny estás a se descobrir ainda ... Entendo a confusão do seu psíquico.... Relaxa.... É tudo confuso agora neh?- entendo.... Não force, é uma fase...
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Prezado ,estou a ver que nós jovens equivocamos -nos muito ao gerir a possibilidade de escolha que a nossa Democracia nos confere ,mais é preciso estar lúcido e sóbrio nesses tempos ,não podemos ser divididos por partidos políticos ,há vários problemas sociais que nos une ,os partidos políticos unem enquanto desunem e eu estou distante disso é preciso saber separar isso e ver as coisas como estão.... Estamos em crise meu caro por causa dessas escolhas ...
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Meu caro .não estou descobrir nada ,eu já sou maduro meu caro ,e não quero te provar isso ,visto que não luto para provar a ninguém que estou maduro ,essas suas povoações são baixas e superficiais ,isso não te fica ,chama-se ataque a pessoa e não as suas idéias ,vamos discutir idéias ,o assunto aqui nem é esse .não vais conseguir lograr os seus intentos ,estou preparado .
Gerir
Responder11 h
Belarmino A. Lovane Johnny discutir ideias baseadas em argumentos falaciosos e utópicos?? Kkkk, não me parece saudável.... Bom domingo meu caro- o sono já solicita -me. Um conselho: não siga sempre o vento, por vezes sopra para o lado errado... Abraços
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Não vou ceder as suas provocações ,acho que quem esta confuso é o senhor, utópico ????kakakaka evita usar termos sem que saibas o seu sinônimo ,seja simples ,escrever bem não significa trazer palavras do dicionário ,investiga meu caro .se prepara para o debate de idéias ,vejo que estas fraco ,e apegado a idéias que não vão te levar a nenhum lado .
Gerir
Responder11 hEditado
Johnny Wiliam Rocha Falaciosos ???kkkkkk meu caro .você é patético ,esses termos que chama a colação não têm nada ver com o assunto que esta sendo discutido .
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Espero discutir consigo idéias e não gostaria que os partidos políticos nos dividissem ,vejo que tens essa tendência de manifestar a sua orientação partidária até de modo implícito ,estas mal jovem .
Gerir
Responder11 h
Belarmino A. Lovane Johnny és muito modesto.... Dizes querer discutir ideias e ao mesmo tempo colocas em questão a minha capacidade de interpretação de termos como "utopia, falácias" ... Sem mesmo conhecer-me...kkkkk.... Cada comentário seu dá mais razão a hipótese de seres um jovem confuso ainda.... Organize-te e posiciona-te..... Boa sorte
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Coloco a questão a capacidade de interpretação dos termos utopia e falácias porque fazes um péssimo enquadramento desses termos ,fazes o mau uso ,só pra escrever bonito ,já fui assim ,quase todos que começaram a ler um pouco foram assim ,só que com maturidade vais pensar e repensar antes de colocar um termo desses numa frase ,ainda tens que ler muito ,não importa o seu grau de instrução ,você precisa justificar esse Diploma ,a melhor maneira é ler e juntos vamos debater assuntos para melhorar esse pais .
Gerir
Responder11 h
Belarmino A. Lovane Johnny kkkkkk..... passe bem meu caro. Não ignore meu conselho...Boa noite...
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Ambos demos um conselho um para outro .portanto sirva -se do meu e para de ser um saco de pancada .kkkkkkkk
Gerir
Responder11 h
Erasmo Nelio Como pai e filho foram presidentes nos Eua nao ha democracia? Comentário absurdo esse. Deves falar de aspectos reais em houve nepotismo. Educar seu filho e sua familia para serem politicos de sucesso nunca sera nepotismo
Gerir
Responder9 h
Johnny Wiliam Rocha Meu caro não há nenhuma educação nisso ,não se perde ,isso chama-se dilapidar o patrimônio do estado em família ,sabemos como as coisas funcionam na nossa política ,não vêm com discursos .há pessoas que merecem por esforço estar nessa corrida mais que são deixados de fora .porquê?
Gerir
Responder9 h
Johnny Wiliam Rocha Veja como foi e esta sendo a escala de governação na FRELIMO ,provavelmente os da FRELIMO já conhecem o próximo presidente e até eles acabar e chamas isso de meritocracia .
Gerir
Responder9 h
Erasmo Nelio Isso chama-se selecção natural politica. Quando entram na politica procuram parceiros (esposa,genros,cunhados,etc)para juntar a familia e tornar ela mais poderosa. Recorde que sumbana foi ministro durante 15anos e durante esse tempo ele acumulou associados em maior numero que bitone verificou. E não sabemos ainda se estao a delapidar o patrimonio do estado porque nenhum deles foi acusado, ou esta em algum processo crime de corrupção ou algo parecido. Obviamente ha pessoas mais esforcadas que podiam la estar mas a vida é assim mesmo em qualquer canto do mundo
Gerir
Responder9 h
Erasmo Nelio Não se conhecem os próximos presidentes porque todos querem ser presidentes um dia.
Gerir
Responder9 h
Johnny Wiliam Rocha Assunto encerrado ilustre ...vamos acompanhar .
Gerir
Responder9 h
Erasmo Nelio Uma frase para encerrar: achar: achar que a vida/politica vai te tratar bem porque tu és uma boa pessoa é o mesmo que achar que o leao nao te vai devorar porque você é vegetariano
Gerir
Responder9 h
Johnny Wiliam Rocha Kkkkkk gostei dessa ,na política não há sentimentalismo ,esse é um jogo de interesses .
Gerir
Responder9 h
Delio Wilson A Zandamela Bitone Viage phaaaaaa ao menos vais a tempo
Gerir
Responder16 h
Lyndo A. Mondlane Foi ex genro?? Ou è ex genro.. o resto è alucinante
Gerir
Responder15 h
Tércio Luísa de Oliveira "Ex" atento! kakakakaka
Gerir
Responder14 h
Júlio Massango Ter familiar pobre é destino mas casar com pobre é burrice e tolice também!
Gerir
Responder15 h
Beto Mauaie Gune Não confunda o ser carente com a pobreza.
Gerir
Responder13 h
Beto Mauaie Gune Kusipuata niwusiwana khatifani.
Gerir
Responder12 h
Júlio Massango No fundo desagua-se no mesmo leito : sendo carente não tem e sendo pobre idem aspas o resto são conceitos e definições, "au assipuatako khahambi ngutu ni txissiwana".
Gerir
Responder12 h
Beto Mauaie Gune Júlio Massango carente - tem probabilidade de ter. Pobre-nem esperança tem.
Existe grande diferença.
Gerir
Responder12 h
Beto Mauaie Gune Júlio Massango não posso ir além, ia te provar.
Gerir
Responder12 h
Júlio Massango Beto Mauaie Gune pelo cálculo das probabilidades quem está 0.000001, está próximo de quem nada tem, por isso afirmei "khahambani ngutu", entretanto, se vislumbras grandes diferenças, tudo bem, cada um no seu cantinho.
Gerir
Responder12 h
Augusto Magaure Gustavo Mavie leu o post? Kkkkkkk
Gerir
Responder14 h
Antonio A. S. Kawaria Sidónio Pedro leu o post?
Gerir
Responder12 h
Elvino Dias Kkkk isso está vendido de verdade. O País virou clube de amigos e familiares
Gerir
Responder13 h
Johnny Wiliam Rocha Temos que acabar com esse Nepotismo ,eu sou adpto da meritocracia e por mim isso é que é democracia ,os nossos recursos estão sendo geridos por um grupo de familiares que nem dão acesso a intrusos ,afinal nós Moçambicanos nos somos família .
Gerir
Responder12 hEditado
Constantino Joao Palavras para quê, se tudo foi dito?
Gerir
Responder13 h
Antonio A. S. Kawaria Tipo monarquias. Kakakaka.
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Essa é o tempo de Mudança ,iremos acabar com o Nepotismo ,eu sou a favor da meritocracia e pra mim ,isso representa uma Democracia aberta e intelectual que corresponde os anseios desse século em que estamos .
Gerir
Responder12 h
Gamito Dos Santos Carlos Nascer pobre é destino, casar pobre é tolice
Gerir
Responder12 h
Johnny Wiliam Rocha Foste lúcido e profundo Bitone Viage ,eu sou a favor da meritocracia e sou contra o Nepotismo tanto a nível das instituições ,tanto a nível dos partidos políticos ,acho que os partidos deviam se preparar os jovens já estão cansados .
Gerir
Responder12 h
Neusa Rodrigues Vais votar em quem Bitone. Volta para casa .
Gerir
Responder12 h
Júlio Mutisse Bitone Viage foi Nyusi que aprovou?
Gerir
Responder11 h
Bitone Viage Uma das pessoas, ele é membro da Comissão Política.
Gerir
Responder7 h
Júlio Mutisse E já agora, FSJr está nessa corrida devido as relações familiares e sociais dele? Os que motivaram sua candidatura tiveram isso em conta? As coincidências de que falas eram impeditivas de algo?
Sumbana é oi não inteligente e candidato a considerar para Maputo?
Espero sempre um pouco mais de ti puto
Gerir
Responder11 h
Bitone Viage Alguém disse que está na corrida devido às relações familiares?
Gerir
Responder6 hEditado
Benny Matchole Khossa Quando divorcias não te tornas solteiro. O Estado de solteiro só se ostenta uma vez na vida antes do primeiro casamento. Depois podes ser casado, divorciado ou viuvo.
Gerir
Responder11 h
Responder11 h
Fausto António Macuácua O beat agora deve ser "desconfio em ti Nhusi".
Gerir
Responder11 h
Johnny Wiliam Rocha Eu confio em ti Nyusi o beat que tramou a pátria ( Bitone Viage)
Gerir
Responder11 h
Bitone Viage Johnny Wiliam Rocha heheheheh ainda se lembra desse artigo?
Gerir
Responder6 h
Marcelo Mosse Bitone Viage Quando a Xanah Pretucha publicou ha dias a informacao de que Razaque Manhique era genro de Fernando Sumbana eu fiquei curioso e fiz uma coisa basica: reconfirmar a informacao. Depois de meu exercicio soube o seguinte. i) Fernando Sumbana nao tem filhas; ii) Razaque Manhique esteve casado com uma irma de Fernando e Antonio Sumbana de quem se divorciou ja faz 10 anos.Teu texto esta muito bem feito. Melhor ficava com informacao correta. Grande Abraco. PS: Nao creio que Sumbana ou Razaque tenham chances de derrotar Comiche nas eleicoes internas de 3 de Agosto, Mas vale sempre a pena fazermos nossas leituras com base em informacao correcta.
Gerir
Responder10 hEditado
Bitone Viage Meu amigo Marcelo Mosse faltou até dizer que o Edy Sumbana sobrinho do Fernando Sumbana Jr está casado com a filha do general chipande, a jovem Dora chipande.
Gerir
Responder8 h
Responder7 h
Naine Mondlane Pena Que Na Abundacia de Agua a Frelimo Vai Sucumbindo de Sede; a Pautar Se Pela Justica e Transparencia Chamariamos a Isto Suicidio, Irmao Bitone, Mas Simultaneamente e' Fenomeno
Natural: Onde Ha Corrupcao, Cedo Ha Erupcao.
Hug
Gerir
Responder9 h
Sic Spirou A política faz se também no quarto. ..Realezas à nossa maneira.
Gerir
Responder9 h
Joel Mabasso Hehehe, khanimambo m'bava Bitone Viage; nibonguile stérreka, kuneni, a n'dzava yi fikile; hânti wé ka brazila, bassopa tatana, hehehehe.
Gerir
Responder8 h
Nelia Piores Sinceramente? Não vejo mal nisso! Regra geral, pessoas do mesmo circulo relacionam-se. Então é normal que me case com filho dum jogador de futebol porque o meu pai o foi; com um vizinho, colega da escola por aí. Há sempre um elo! O resto são cogitações.
Gerir
Responder7 h
Sic Spirou Em política não é tão linear isso.
Gerir
Responder7 h
Nelia Piores Em politica qual é a regra?
Gerir
Responder7 h
Sic Spirou Essa mesmo. Alianças dentro do mesmo círculo de poder.
Gerir
Responder7 h
Sic Spirou Veja por exemplo nas realezas européias como se faziam (fazem) essas coisas. Só nos últimos tempos vem se quebrando o "protocolo" de casar entre os sangue azul.
Gerir
Responder7 h
Nelia Piores Sic Spirou fala daqui de casa. Não temos sangues azuis por cá. Ademais, na realeza, antes da entrada das plebeias e plebeus, casavam-se por sangue.

Aqui casam-se por nomes e elos (politicos, desportivos, vizinhança, coleguismo...).
Gerir
Responder7 h
Sic Spirou Nelia Piores esses são os nossos sangue azuis. Veja e repare que entre eles se sucedem nos cargos mais importantes do país.
Gerir
Responder7 h
Bitone Viage Nelia Piores tudo bem minha irmã?

Sabes como é que os portugueses conseguiram controlar o Vale do Zambeze?


Ou seja conheces a história dos Prazos do Vale de Zambeze?

Kkkkkkkk
Gerir
Responder7 h
Nelia Piores Por ser irrelevante à minha existência, irmão Bitone Viage, fiz block dessa informação no meu cerebro. Assim como aquela treta da Trigonometria, inequações e quejandos. Mas sei um tanto de correntes fracas, vasos comunicantes, reacções quimicas, gramática e sintaxe porque realmente tem serventia para mim!
Gerir
Responder7 h
Nelia Piores Então Sic Spirou estás a dizer o que eu disse acima: relacionam-se entre eles (os azuis de cá) tanto quanto nos relacionamos com pessoas do nosso circulo, não importa qual.
Gerir
Responder6 h
Euler Gente De Mocuba É por isso que tenho de vir viver em Maputo pah...ou acerto ou estou "lixado" para o resto da vida.
Gerir
Responder7 h
Ireneu Bagao Virão lhe buscar ai meu caro Bitone tipo Nini salvo o passaporte q ostentas e visto de estudante.
Gerir
Responder7 h
Bitone Viage Passaporte em dia. Meu irmão
Gerir
Responder4 h
Jose Langa Ireneu Bagao, bate na madeira.
Gerir
Responder3 h
Jose Langa "Os pássaros brincam segundo sua especie " tsem!
Gerir
Responder3 h
Ergimino Mucale Texto interessante. Corrige uma coisa: só se é solteiro uma vez na vida. Depois de casar, ou se permanece casado ou se vira divorciado ou viúvo.

Sem comentários: