quinta-feira, 26 de julho de 2018

Paciente sujeita a maus tratos em Malema



Paciente sujeita a maus tratos em Malema
Uma paciente com ferimentos profundos foi vítima de maus tratos por parte da uma equipa de profissionais no centro de saúde de Malema. Um dos membros da equipa filmou a cena que também revela dúvidas sobre o procedimento médico que deviam tomar. No vídeo que já circula nas redes sociais, os profissionais de saúde, para além de demonstrarem alguma discórdia em relação ao que fazer, fazem piadas e riem-se as gargalhadas enquanto a paciente geme bastante ensanguentada na cama.
O facto ocorreu no centro de saúde de Malema, na província de Nampula, na sexta-feira passada. A história chocou a opinião pública. A diretora provincial de saúde em Nampula confirmou que quatro funcionários do hospital estiveram envolvidos no espetáculo macabro e que o caso já esta sob investigação.
“O que nós fizemos foi delegar uma equipa de inspecção e de recursos humanos porque os funcionários violaram aquilo que é a deontologia e a ética a nível dos nossos serviços”, disse Munira Abudo, tendo acrescentado que o que de imediato foi decidido foi a suspensão dos funcionários envolvidos, aventando inclusive um procedimento criminal por se tratar de uma imagem não consentida pela paciente.
Valdimar Antonio Quando o empregado trabalha por "fome" e nao por "vocacao", isto acontece! Alguns nem parecem ter passado por alguma formacao, por sinal uma das profissoes que exige empatia e compaixao para com o proximo. Ate quando viveremos com tamanha selvajaria!??
Gerir
Responder2 h
Benny Mabjaia Este é o reflexo de uma sociedade já por si amputada dos mais básicos valores morais. Nem vejo o porquê de se denominar à estes "animais" de "profissionais". Mais triste ainda é que o que provavelmente vai acontecer é, no máximo, serem transferidos para uma outra unidade hospitalar onde vão continuar (quiçá acentuar)o seu "profissionalismo".
Lamentável!!...
Gerir
Responder22 minEditado
Belino Nhalungo Eu gostaria que a partir deste caso, reflectissemos sobre as filmagens da imprensa à pessoas acidentadas, doentes internados, para sabermos se isso é moralmente aceite ou não, e se nessas filamagens e publicações há consentimento das vítimas ou não. Quantas vezes vimos pela tv, pessoas gemendo de dores na cama de hospital, porém a pessoa tem que ganhar forças para responder perguntas do resporte. O que é que a lei prevê sobre essas situações? Será que a pessoa quando está internada perde a sua honra e fica sujeita à exposição?
Gerir
Responder1 h
Ollympio Gotine Boa noite, o jornalista tem como função informar-nos e em nenhum momento ele vai filmar sem autorização da equipe medica. É ridiculo que o enfermeiro em vez de prestar assistência ao doente fique fazendo piadas e filmando.
Gerir
Responder1 h
Belino Nhalungo Ollympio Gotine Uma coisa é a equipa médica autorizar as filmagens, outra totalmente diferente é o doente consentir as filmagens. Não vais me dizer que quando o doente entra num hospital os seus direitos passam para a equipa médica. Para tu perceberes bem o assunto, imagina-te no lugar das pessoas filamadas sem consentimento.
Gerir
Responder1 hEditado
Elsa Mugabe E ainda perguntam #qualéosentimento?# Aaafff
Gerir
Responder1 h
Helder Inacio Machava Cada um vive a sua sorte. É dificil confiar nos médicos e enfermeiros ultimamente. 
Parece que o hospital virou pesadelo para todos que lá passam a procura de cura.
Para além do negócio que alguns médicos e enfermeiros fizeram com agências funerárias 
para a venda de caixões, a vida do ser humano já não é valorizado por grande parte dessa classe.
O dinheiro está acima da vida humana. É triste o que acontece em Moçambique e por alguns países pelo mundo fora
Gerir
Responder1 hEditado
Olga Machoco Nao é so em malema, no hospital central de Maputo tambem, alguns professionals de saude Sao maus, que nao se importam com a dor dos pacientes, pessoas de autentica ma fé, alguns medicos tbem tem tido mesmo comportamento, tratam paciente como se fosse modjeiro
Gerir
Responder1 h
Miranda Bauque Os de malena so apareceram na campa do jornal...mas o HCM tem gente pioneiro nesse assuntos sao os piores...apartir dos medicos, enfermeiros, serventes até os famosos maqueiros pessoas da piores especie, nem sei com deviam ser tratados...
Gerir
Responder30 min
Salome Vaz Pessoas k deviam cuidar...fazem o Inverso...ve se a decadencIa das Pessoas e das coisa...onde eStes actos nos levarao?????
Gerir
Responder42 min
Arsénio Duarte Şindique As vezes nossos familiares morrem por negligência médica e temos uma cultura em só agradecer, que faleceu no hospital e não procuramos saber se não houve negligência médica, isto foi um descaso não podia acontecer esses devem ser severamente punidos é uma vergonha para a classe deles.
Gerir
Responder2 h
Lazaro Muzime À Duas semanas atraz passei por algo igual no Hospital geral Mavalane.
Gerir
Responder35 min
Muchave Calton Anisio Hà sectores que so estão là tapafuros que não exerce com zelo e profissionalismo certos serviços. É triste.
Gerir
Responder46 minEditado
Salvador Split Man Não é so em Malema, acho que em todos hospitais, ca em Maputo, esta pior.
Gerir
Responder31 min
Francisco Langa Infelizmente há técnicos de saúde que o país tem e nao o que o país precisa
Gerir
Responder4 min
Yussuf Morgado Malema é tudo o país você chega no hospital apanha eles a ouvir música e a conversando numa boa né estão aí.
Gerir
Responder49 min
Damupeta Gimo Na saude bem como na Educacao se continuarem a entrar pessoas por bater a mesa sempre será assim. Isso significa que os visados ñ tem vocacao.
Gerir
Responder1 h
Ollympio Gotine A suspensão e uma medida leve porque na minha opinião eles cometeram um crime grave. Primeiro deviam ser indiciados por tentativa de assassinato, inegligência, falta de ética e deontologia profissional e... Etc
Gerir
Responder1 h
João Fornasini Deviam ir pra rua, diretamente.
Gerir
Responder56 min
Avestino Augusto Fundai Falta de profissionalismo
Gerir
Responder1 h
Gift Julio Bissane Esses brincam com trabalho. 
É desumano isso.
Gerir
Responder2 h
Esdras Daúce Jr. Lamentável
Gerir
Responder2 h
Soeira Hilario Estúpidas merda

Sem comentários: