segunda-feira, 23 de julho de 2018

Frelimo em ebulição na capital


(Repassando)

Bom dia, Cdas Primeiros Secretarios Distritais e Chefes dad Brigadas da Cidade. Votos de um excelente dia. Estao a circular, desde ontem, nos bairros, formularios para recolha de assinaturas em apoio a candidatura de Samora Machel Junior. Nao preciso de vos recordar que este acto revela uma grande indisciplina. Assim, oriento-vos para estarem atentos e desencorajarem esse exercicio. Nao podemos permitir que a Nossa Cidade seja usada para este tipo de actos que so nos enfraquecem. Recebi informacoes de Albasini e CMC mas acredito que esteja a acontecer noutros bairros. UNIDADE, TRABALHO E VIGILANCIA. F Mabjaia

Rejeição da candidatura de Samora Machel Júnior cria nervosismo na sua família


Samito
E já se fala sobre a hipótese duma candidatura independente.
Na tarde da passada sexta-feira, causou agitação em alguns membros do partido Frelimo a informação de que Samora Machel Júnior está fora da corrida para ser cabeça-de-lista daquele partido na cidade de Maputo, depois de, há dias, ter sido dada como certa a sua candidatura.

Na passada sexta-feira, o Comité da Cidade do partido Frelimo submeteu à Comissão Política deste partido os nomes dos potenciais cabeças-de-lista, e o nome de Samora Machel Júnior não está incluído. São eles: Eneas Comiche (deputado da Frelimo e ex-presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo), Razaque Manhique (vice-presidente da Assembleia Municipal de Maputo) e Fernando Sumbana Júnior (ex-ministro do Turismo).
Essa informação perturbou a família Machel, que vinha fazendo propaganda, alegando ter apoio das bases e dos “antigos combatentes”. Samora Machel Júnior, através da sua equipa eleitoral, tem estado a ameaçar ponderar avançar como independente da Frelimo, com apoio de um grupo de cidadãos. No passado fim-de-semana, o primeiro-secretário do partido Frelimo na cidade de Maputo, Francisco Mabjaia, enviou uma mensagem aos primeiros-secretários distritais da Frelimo na cidade de Maputo a instruí-los para que não colaborem com qualquer acção visando a viabilização da candidatura de Samora Machel Júnior, confirmando, assim, o ambiente azedo que se vive no partido Frelimo. “Bom dia, Cdas Primeiros Secretários Distritais e Chefes das Brigadas da Cidade. Votos de um excelente dia. Estão a circular, desde ontem, nos bairros, formulários para recolha de assinaturas em apoio à candidatura de Samora Machel Júnior. Não preciso de vos recordar que este acto revela uma grande indisciplina. Assim, oriento-vos para estarem atentos e desencorajarem esse exercício. Não podemos permitir que a Nossa Cidade seja usada para este tipo de actos que só nos enfraquecem. Recebi informações de Albasini e CMC mas acredito que esteja a acontecer noutros bairros. UNIDADE, TRABALHO E VIGILÂNCIA. F Mabjaia”, é o conteúdo da que Francisco Mabjaia enviou aos seus correligionários [que é aqui publicada com as devidas correcções da ortografia].
Outro potencial cabeça-de-lista que ficou de fora e que também tem estado a ponderar avançar sem o apoio do partido Frelimo é Gilberto Mendes. O “Canalmoz” sabe que Gilberto Mendes tem estado a fazer reuniões com vários grupos, para estudar essa possibilidade. De uma ou de outra forma, se se concretizassem as ameaças de Samora Machel Júnior ou de Gilberto Mendes, seria um facto inédito no partido Frelimo, no qual uma férrea disciplina partidária desmente todas as teorias sobre a existência de “alas”.
CANALMOZ – 23.07.2018

Sem comentários: