segunda-feira, 23 de julho de 2018

DEMOCRACIA INTERNA OU FARSA?


Euclides Flavio
4 h ·

DEMOCRACIA INTERNA OU FARSA?

Meu bom amigo Lenon Arnaldo, pode nos trazer mais detalhes sobre esta informação? Segundo o jornal "O Pais", a exclusão de Samora Machel Jr. está a causar descontentamento aos cerca de 2 mil membros da Frelimo que na ultima sexta-feira submeteram uma carta de denúncia contra falta de transparência na seleção dos pré-candidatos a cabeça-de-lista para cidade de Maputo.

Dizem que estes números vem das bases da Frelimo. Entretanto, a Frelimo justifica que Jr, não tem apoio a nível das bases. Como se justifica isto? Pelos números, dois mil membros são muitos, sobretudo se se ter em conta que na ultima marcha, o Secretario da Frelimo a nível da cidade, so conseguiu mobilizar 73 membros ate a estatua.


Recorde-se que a par de Samora Jr. Gilberto Mendes e Amigos também não concordam o processo de seleção de cabeças-de-lista a nível da cidade de Maputo. Enfim, podemos começar a falar de divisão no seio da Frelimo, a nível da cidade de Maputo. Nhanisse Jah Yahwah, não acha que este cenário vai fragilizar o partido libertador nas próximas eleições a nível da capital? Podemos esperar uma candidatura independente do Junior e Gilberto Mendes?


OPAIS.SAPO.MZ

Exclusão de Samora Machel Jr. causa descontentamento na Frelimo
A exclusão de Samora Machel Jr. está a causar descontentamento aos cerca de 2 mil membros da Frelimo que, nesta sexta-feira submeteram uma carta de denúncia contra falta de transparência na seleção dos pré-candidatos a cabeça-de-lista para cidade de Maputo.

Exclusão de Samora Machel Jr. causa descontentamento na Frelimo

Exclusão de Samora Machel Jr. causa descontentamento na Frelimo
A exclusão de Samora Machel Jr. está a causar descontentamento aos cerca de 2 mil membros da Frelimo que, nesta sexta-feira submeteram uma carta de denúncia contra falta de transparência na seleção dos pré-candidatos a cabeça-de-lista para cidade de Maputo.
Segundo o porta-voz dos descontentes, Albino Forquilha, Samora Machel Jr. reúne todos os requisitos para que seja cabeça – de – lista para a cidade de Maputo.
Forquilha diz que a rejeição da candidatura de Samora Machel Jr. surpreendeu a  todos e não se sabe o que ditou a decisão.
Com Samora Machel Jr. fora da corrida interna para candidato à cabeça de lista pelo partido Frelimo continuam na eleição interna Eneas Comiche, Fernando Sumbana e Razaque Manhique.
Comentários

Lenon Arnaldo Pais de quem?!

Nem a eleição do Nyusi foi consensual (foi necessário uma segunda volta, com ou sem vírgulas).... nem por isso, a Frelimo foi as eleições dividida.

Muita distração.

Euclides Flavio Falo do Jornal "O Pais", recordo-me do cenário do Nyusi meu amigo. Mas o partido Frelimo, nunca teve tanta crise assim, a ponto de mobilizar a imprensa para manifestar o seu descontentamento. O partido sempre foi caracterizado pela disciplina e nunca levou assuntos internos para a Midia. O que esta a falhar desta vez?

Lenon Arnaldo Euclides Flavio ah Jornal O País (e não pais) .... crise?!

Quando um "suposto" grupo de apoiantes de candidato a candidato manifesta -se contra a exclusão do seu apoiado (segundo Jornal O País, o suposto grupo teria endereçado uma carta ao órgão do partido a protestar/questionar ... não será o reconhecimento da existência de órgãos internos), isso é crise. Deixe-me rever o conceito de CRISE.

Euclides Flavio Não se trata de suposto. Trata-se mesmo de um grupo de cidadãos identificáveis, dentre eles estão os órgãos sociais do partido (OMM, OJM e ACLLIN. Lenon Arnaldo, pode rever o conceito crise no dicionário, verá que a minha intervenção tem alinhamento nisso.

Lenon Arnaldo Euclides Flavio vou seguir o seu conselho.

Só para aclarar-me, os órgãos sociais que fazes referência, é porque tens fontes fidedignas ou é com base no que é partilhado no facebook/WhatsApp..

Euclides Flavio Certo. Tenho fontes primárias. Tenho certeza. Peço que me coloque a par de tudo. Na verdade eu fiz este tag, para nos dar mais detalhes sobre o assunto..

Lenon Arnaldo Euclides Flavio kkkkkk .... já viste que estás mais informado que eu..

Nelia Piores Um dia vocês ainda se matam, nhanisse.

Socrates Mayer À história sem fim...

Sic Spirou Pra quem não viu telejornal!!Gerir


Emm-du Dulomite Euclides Flavio, a Frelimo, desde a sua génese, nunca foi um partido que pauta pela transparência e democracia.
Falam de coesão interna cá fora mas lá dentro it's another story

Nelia Piores Calúnia isso! Quem são esses gatos pingados que ousam macular o glorioso? Ideias dos detractores da nação. Vamos lá nos focar nas galinhas putas!?

Positivo Sua.Excia
1. Mas Sua. Excia me permita dizer o seguinte, nada provém do nada. Se esses jovens reclamam muito é porque existem razões mais que suficientes para o efeito.
2. Como será possível não reclamar num país onde a taxa do desemprego a cada segundo aumenta? E milhares de jovens deambulam dum lado para o outro e com poucas esperanças de conseguir um emprego?
3. Como será possível não reclamar num país, onde o Fundo do Desenvolvimento Distrital já tem destino e parte desse fundo é usado até por alguns membros dos Conselhos consultivos locais para deguste de vinhos e espetadas?
4. Como será possível não reclamar num país, onde as taxas do analfabetismo vão aumentando mesmo com o incremento do processo de alfabetização?
5. Como será possível não reclamar num país, onde os jovens assistem a cada vergonha que os nossos administradores expõem durante as visitas efetuadas pelo Chefe de Estado nas Provinciais? E são esses mesmo velhos que são nomeados pela incompetência e jovens com vontade de fazer algo não conseguem ter essas oportunidades?
6. Como será possível não reclamar num país, onde jovens são excluídos de forma deploráveis das candidaturas a cabeças-de-lista e velhos que dentro em breve já não terão direito de votar vão liderando as cabeças?
Sua. Excia, não é vontade nossa reclamar, e agradeça o fato destes jovens manifestarem a sua frustração de forma pacífica. O nível de frustração Sua.Excia é maior.
Sua. Excia, nós queremos trabalhar, não é nossa vontade murmurar feito loucos, é porque o bagulho esta escroto Sua.Excia.
Atenciosamente
-0:25
Comentários
Nelia Piores Subscrevo! Sou uma jovem com medo do futuro. Por este andar de carruagem, terei uma velhice de mendiga. Queira Deus que os meus filhos olhem por mim.
Gerir
Responder2 h
Bitone Viage Tudo devia mudar agora. Pois os nossos filhos irão nos culpar por esta desgraça
Gerir
Responder1 h
Nelia Piores Será a nossa vez de sermos chamados feiticeiros.
Gerir
Responder1 h
Bitone Viage Nelia Piores nem me diga isso. Será a pior coisa que iremos ouvir dos nossos filhos e tudo culpa do nosso sossego e silêncio
Gerir
Responder1 h
Manish Cantilal Tb keres ser nomeado?
Gerir
Responder2 h
Bitone Viage Nada mano Manish Cantilal apenas dizendo o que é. Meu irmão
Gerir
Responder1 h
Uric Raúl Mandiquisse Guarde bem isso meu amigo "QUEREMOS JOVENS QUE PROCURAM SAÍDA DENTRO DA REALIDADE DUMA NAÇÃO.

Não descarto a ideia de contrato social, mas há que interpretar as frases no discurso do PR.
Gerir
Responder1 hEditado
Bitone Viage Quem consegue interpretar essas palavras com fome?
Gerir
Responder1 h
Uric Raúl Mandiquisse Por isso disse que a ideia do contrato social não se pode descartar.

O problema maior, é que com o clientelismo, corrupção... Somos preparados para ser empregados do estado, penso que conheces bem o discurso dos cotas lá em casa. Mas eu quero associar
 a frase que supra cito no comentario principal com o artigo que li sobre um dos homens mais ricos da China o CEO da Alibaba, ao dizer: SE TU ATINGES OS 30 ANOS E NÃO ÉS RICO, ENTÃO A CULPA É TUA.

Devos apartar-se dá ideia de ser empregados e passar a empregador por exemplo. Veja, abres uma lanchonete, e empregas duas moças. Quando sais de casa a familia te chama de louco e sempre te aconselha a procurar o emprego. Mas, as moças que empregaste, quando saem de casa a familia diz: VAI TRABALHAR, ELA TEM UM EMPREGO.

O Estado como maior empregador até hoje é pelo facto de esperar que o governo faça. Vamos exigir leis que amortizem o mercado para os jovens desde a criação de negocios até ao crédito. Ou seja freelancer em qualquer coisa.
Gerir
Responder59 min
Bitone Viage Uric Raúl Mandiquisse todos temos que ser empreendedores? Quem irá servir o Estado e garantir sua existência?

Esse discurso é típico de Estados fracos e falidos, quando descobrem que o seu papel providencialista está sendo colocado em causa devido às
 suas incapacidades, estes Estados se recorrem à esses discursos de que devemos empreender.

Como será posisvel empreender sem capital? 

Já acompanhou o processo de gestão do Fundo de Desenvolvimento Distrital? Como é feito, quem são os jovens beneficiários?
Gerir
Responder45 min
Uric Raúl Mandiquisse Meu caro a nossa conversa está baseada em interpretação das palavras. E sobre o FDD (todos sabem que não era para todos, e dos poucos nem todos devolveram), eu bem disse, que devemos exigir as condições que queremos. "Todo o povo, tem o governo que merVer mais
Gerir
Responder36 min
Benigno Dava Que Deus te abençoe meu caro para que continues falando por nós. Eu te amo muito Bitone Viage para mim és e sempre serás uma fonte de inspiração.
Gerir
Responder1 h
Bitone Viage Lhe admiro bastante também meu grande amigo e colega Benigno Dava.

Deus que ouça os nossos apelos, pois a situação já está deplorável de mais.
Gerir
Responder1 h
Sic Spirou ..só senti me mal cm o deguste de vinhos e espetadas! De resto subscrevo!
Gerir
Responder1 h
Bitone Viage Mas é a realidade meu irmão. E as vezes esse valor nem chega todo.
Gerir
Responder1 h
Lyndo A. Mondlane Kakakakakak
Gerir
Responder59 min
Fausto António Macuácua Bitone Viage a sua voz traduz aquilo que muitos jovens não conseguem dizer. Consigo a nova era eh possível: a juventude eh capaz.
Gerir
Responder1 h
Bitone Viage Somos a maioria conforme dizem as estatísticas meu irmão, logo é o nosso dever mudar o rumo das coisas.
Gerir
Responder44 min
Fausto António Macuácua De facto, se cruzarmos os bracos seremos julgados pelas gerações vindouras por nada termos feitos para sua libertação.
Gerir
Responder41 min
Bitone Viage Fausto António Macuácua bem colocado, seremos culpados pelo futuro tenebroso dos nossos filhos
Gerir
Responder40 min
Fausto António Macuácua Temos que construir a nossa própria historia, não podemos continuar a depender de pessoas da terceira idade.
Gerir
Responder37 min
Fausto António Macuácua Bitone Viage a sua voz traduz aquilo que muitos jovens não conseguem dizer. Consigo a nova era eh possível: a juventude eh capaz.
Gerir
Responder1 h
Bitone Viage Segundo o nosso chefe as nossas críticas são um murro de lamentações.
Gerir
Responder42 min
Silva Machanguana Os nossos chefes devem perceber estamos na era da globalização e a globalização tem a juventude como base, nesses moldes eles devem dar a juventude o seu lugar e ñ ameaças.
Gerir
Responder37 min
William Damasio Mbeve "Velhos que dentro em breve não terão direito a votar..." 
Fala sério, rapaz!
Gerir
Responder24 min

Sem comentários: