Jornal Diario da Zambézia
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Um acidente do tipo despiste e capotamento, ocorreu a principio da
tarde deste sábado(9) na zona de Nipiode, distrito do Ile, província da
Zambézia, tendo vitimado três pessoas cujos corpos ficaram carbonizados
no local.
Informações que o Diário da Zambézia obteve, indicam que o acidente deu-se por causa do rebentamento de um dos pneus do camião fretline que transportava um outro camião de carga e como estava em aproximação a uma ponte, o condutor não conseguiu dominar a viatura tendo de seguida capotado.
Informações que o Diário da Zambézia obteve, indicam que o acidente deu-se por causa do rebentamento de um dos pneus do camião fretline que transportava um outro camião de carga e como estava em aproximação a uma ponte, o condutor não conseguiu dominar a viatura tendo de seguida capotado.
Segundo uma fonte que falou ao DZ, o condutor do camião(fretline) e o
respectivo ajudante foram socorridos para uma Unidade Sanitária.
Até ao fecho desta reportagem, os corpos carbonizados encontravam-se no local e sem a presença de nenhuma autoridade.
Até ao fecho desta reportagem, os corpos carbonizados encontravam-se no local e sem a presença de nenhuma autoridade.
Comentários
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Nildo Da Dinicky Esse sábado ta se mal de manhã aconteceu acidente na masssinga e agora em Zambézia
Gerir
Isac Afonao Cutuba Cutuba Meus
irmãos,saibam e discubram uma coisa,abrem as vossas mentes e
visoes,estes sao sinais dos ultimos tempos da sgunda vinda de Jesus e o
satanas sera solto por 1000 anos e fara muita coisa ruim como esses
acidentes em todo pais,mundo.
Voltem a Deus,Lembre do seus mandamentos em expecial se Sábado que ele pedio para o adara-lo.
Jejuemos,deixer de adorar deuses.
GerirVoltem a Deus,Lembre do seus mandamentos em expecial se Sábado que ele pedio para o adara-lo.
Jejuemos,deixer de adorar deuses.
Silva Paulino Muito triste os motoristas moçambicanos não controram os carros deles do serviço
Gerir
Antonio Jossias Uqueio Uqueio Triste.
Caros a informação está lá as houve despiste supostamente devido ao
arrebentamento s pneu e três vítimas morreram carbonizados.
Gerir
Margarida Xavier Nobre Vamos la cuidar d noss vids, k pork ela nao fui constr em um minuto.
Gerir
Nelle Natal Natal E preciso ditar tda informaxao sem deixar nenhum pio d informacao d fora
Gerir
Tome Roseiro Que Deus conforte a Família em lutada... muito triste
Gerir
Celia Zaqueu Vilanculos Vilanculos paz as suas almas.algo ta erado nesa estrada.
Gerir
Anaf Burramo Triste noticia, paz a sua alma a familia enlutada.
Gerir
Pinto Inacio Camilo Camilo triste. a família enlutada as minhas sentidas condulencias
Gerir
Lopes Mahaia Minhas condolências para as famílias ilimitadas e k suas almas descanse em paz
Gerir
Admiro Mapilele Vamos andar de bicicletas pessoal
Gerir
Tony Chavele Chavele Condulencias as familias enlutadas
Gerir
Jamila Hunberto Hunberto Que coisa triste. Coisas d acidentes. Paz as suas Almas.
Gerir
Os
acidentes de viação só podem parar com a colaboração dos utentes
(passageiros). Enquanto os ocupantes continuarem indiferentes aos
comportamentos dos condutores, pouco ou nada vai mudar, mesmo com a
pronta intervenção das autoridades de controlo de trânsito. A
colaboração deve ser tripartida: condutores, ocupantes e autoridades.
A vigilância sobre os condutores deve começar com os ocupantes. Como é que um polícia de trânsito chega a multar um condutor colectivo ou semicolectivo de passageiros por excesso de velocidade ou embriaguez com ocupantes lá dentro?
A vigilância sobre os condutores deve começar com os ocupantes. Como é que um polícia de trânsito chega a multar um condutor colectivo ou semicolectivo de passageiros por excesso de velocidade ou embriaguez com ocupantes lá dentro?
As autoridades de controlo de trânsito devem igualmente desdobrarem os
seus mecanismos de controlo envolvendo e mobilizando a participação
popular: linhas verdes, checkpoints etc.
Os testes aos motoristas à partida e à chegada e ao longo do caminho devem ser regulares e eficazes.
Acima de tudo, acredito piamente na força transformadora do cidadão e na sua participação. Cabe as autoridades saberem tirar proveito dessa força poderosa para de uma vez pararmos com a carnificina.
A nossa indiferença, alheamento ou falta de acção a certos comportamentos desviantes são a chave para a nossa própria morte prematura nas estradas.
Os testes aos motoristas à partida e à chegada e ao longo do caminho devem ser regulares e eficazes.
Acima de tudo, acredito piamente na força transformadora do cidadão e na sua participação. Cabe as autoridades saberem tirar proveito dessa força poderosa para de uma vez pararmos com a carnificina.
A nossa indiferença, alheamento ou falta de acção a certos comportamentos desviantes são a chave para a nossa própria morte prematura nas estradas.
Comentários
Júlio Mutisse Continuação da segmentação do problema. Passageiros entrando em cena. E depois? Quem será culpado?
Num acidente intervem via, pessoa e máquina.
GerirNum acidente intervem via, pessoa e máquina.
Egidio Vaz Nao
é segmentação do problema. Você é que leu o que lhe interessou. A
propósito, não leu essa parte: "A colaboração deve ser tripartida:
condutores, ocupantes e autoridades"?
Gerir
Francey Zeúte Mais
do que autoridades e passageiros, o motorista é chave aqui. Ainda penso
na possibilidade que o motorista perceberá que mais do conduzir os
outros ele também é parte da viagem.
Gerir
Egidio Vaz Continuo
a acreditar na força dos passageiros. É determinante. Ha passageiros
que ralham a motoristas que observam os limites de velocidade. E ha
outros que simplesmente se calam. Não é do interesse de ninguém morrer
na estrada. Então, a responsabilidade não é apenas do condutor. O
ocupante passageiro também.
Ninguém deve morrer só para ganhar razao
GerirNinguém deve morrer só para ganhar razao
Júlio Mutisse EgidioVaz
ja estás a culpar passageiros também. É contra isso que me oponho.
Aprooriemo nos dos problemas que causam acidentes pq a este andar vamos
culpar até os peidos do vizinho
Gerir
Egidio Vaz Júlio Mutisse
não sei há quanto tempo não sobes chapa ou transporte de longo curso.
Eu tenho feito de vez em quando. Mas dizer que o nosso comportamento
deve virar-se para a vida e não para a morte não é nenhuma descoberta
inusitada. É factual e discutimos isso
de diversas formas, como por exemplo quando comparamos o nosso
comportamento em Moçambique e nos países visinhos com relação a
observância da lei. Mas se quiser ficar-se pelo Estado, fica. Também
terá razão na mesma.
Gerir
Júlio Mutisse Não estou no Estado. Como disse estudemos as causas. Estamos a culpar tudo e todos
Gerir
Francey Zeúte Um
indivíduo que é profissional dos transportes deve antes ser ele a ser o
exemplo. Até simpatizo com a ideia das linhas verdes, mas em viagens de
longo curso que é onde se está a agravar o problema, o charópe é a
responsabilidade. Eu como passageiro pago é para ser transportado e
chegar ao destino. As companhias com histórico de sinistralidade devem
ser penalizadas e de forma severa.
Gerir
Francey Zeúte Aqui
o estado esta a ser brando na sua acção de fiscalizar e sancionar,
havendo necessidade. Uma companhia que em 1 trimestre tem mais de 2
acidentes não merece estar a operar. Não hajam compadrios aqui. Aliás,
isto também pode ser o nosso maior cancro, ninguém vai me impedir de
continuar a trabalhar mesmo havendo irresponsabilidade.
Gerir
Eddiul Vincy O
que Vaz disse aqui e' algo pode ser explorado e resulta muito bem, em
kenya e tanzania funciona assim. Tambem Governo deve introduzir sistema
de "speed governor" nos transportador de longo percurso
Gerir
Sergio Serpa Salvador Como
utente assíduo dos transportes de passageiros a longo curso, atrevo-me a
elencar as causas frequentes dos acidentes de viação.
1- excesso de velocidade
2- Negligência por parte dos motoristas (inoservância das regras básicas de trânsito, condução noturna, fadiga, , etc)
3- super lotação
4. "Ausência" de medidas educativas e punitivas por parte das autoridades.
5. Vias de acesso (problemas de sinalização, não muito relevante).
Só para terem uma ideia, as transportadoras "Nagi e Maningui Nice", um motorista faz Beira-Maputo, em um dia. Isto é, o morista conduz das 4h até 21h (17horas), de forma ininterrupta. Como podem ver, os patrões permitem esse tipo de condução. A polícia não está nem aí, basta receber os 500mt. Já conversei com vários motoristas destas transportadoras, o patronato não facilita. É elogiado o motorista que chega mais cedo, contra todos os riscos.
Como é que um motorista anda à 100km, quando não consegue visualizar à estrada há 300m? Como é que um motorista anda as 3h, quando sabe que é frequente haver nevoeiro a esta hora? (Cúmplicidade da polícia, passageiros, patrões).
Gerir1- excesso de velocidade
2- Negligência por parte dos motoristas (inoservância das regras básicas de trânsito, condução noturna, fadiga, , etc)
3- super lotação
4. "Ausência" de medidas educativas e punitivas por parte das autoridades.
5. Vias de acesso (problemas de sinalização, não muito relevante).
Só para terem uma ideia, as transportadoras "Nagi e Maningui Nice", um motorista faz Beira-Maputo, em um dia. Isto é, o morista conduz das 4h até 21h (17horas), de forma ininterrupta. Como podem ver, os patrões permitem esse tipo de condução. A polícia não está nem aí, basta receber os 500mt. Já conversei com vários motoristas destas transportadoras, o patronato não facilita. É elogiado o motorista que chega mais cedo, contra todos os riscos.
Como é que um motorista anda à 100km, quando não consegue visualizar à estrada há 300m? Como é que um motorista anda as 3h, quando sabe que é frequente haver nevoeiro a esta hora? (Cúmplicidade da polícia, passageiros, patrões).
Riaz Rustomgy Acho
que todos transportes de passageiros devia se limitar a velocidade
mecanicamente porque e possivel. E os nossos motoristas deviam ser
submetidos a exames periodicamente.
Gerir
Francisco Dos Santos Os
proprietários devem ser severamente penalizados,não se compreende que
deixem o seu negócio a mercê de Bebados e irresponsáveis.
Gerir
José Belmiro Este argumento do Egidio Vaz
é problematico e simplifica as coisas. SENHORES, o problema e culpado
de tudo isto é o ESTADO. Ha omissoes graves. O Estado, através dos seus
agentes, nao cumpre seu papel de fiscalizar e punir seriamente os
infractores. É proibido transportar
passageiros à noite ou de madrugada. Os agentes so Estado nao cumprem
esse papel. É a corrupcao que nao é combatida com VIGOR que permite a
carnificina. Nao cabe oa cidadaos a titulo individual fiscalizar as
leis. So o Estado esta investido do poder de sancionar e aplicar as
leis! Deviam ser detidos todos os policias e agentes do Estado que
permitiram a circulacao daquele autocarro muito cedo num dia com
problemas de nevoeiro. SEM LEI e ORDEM, estamos perdidos!
Gerir
Egidio Vaz Em países onde o estado é forte e faz observar a lei não ha acidentes?
Gerir
Júlio Mutisse O seu também é problemático JB. Focalizas num factor dos acidentes, o homem o fiscalizado. A via? O veículo?
Gerir
José Belmiro La
o Estado PUNE seriamente. Aqui a policia confisca a carta e depois
vais pagar e lhe devolvem. Lembra do caso daquele gajo do Costa
Concordia na Italia? Lembra do caso do naufragio com estudantes na
coreia do sul?
Gerir
José Belmiro JMutisse a via é tarefa do Estado. O estado do veiculo cabe ao Estado fiscalizar.
Gerir
Egidio Vaz José Belmiro
de tantos acidentes, que já registaste, quais têm sido as causas?
Analise o problema a partir das causas e não da tua cabeça e desejos
inconfessos. Traga factos moçambicanos.
Gerir
Jussa Mussa Parece-me
que os passageiros estão mais preocupados com os resultados, tampouco
lhes importa o meio que lá os faz chegar, ou seja, para eles o excesso
de velocidade não os diz respeito, mas querem a todo custo chegar ao
destino, independetemente dos riscos que possam advir.
Aqui o problema relativo à consciência e ignorância, é tão violento do que se possa imaginar
GerirAqui o problema relativo à consciência e ignorância, é tão violento do que se possa imaginar
Felix Uamba Verdade!
Estes comportamentos desviantes dos condutores são resultado de uma
omissão e cumplicidade por parte dos passageiros. Como é possível
alguém k conduz em pleno estado de embreaguez só se descubra que estava
embriagado dps de criar acidente? Estava transportar o quê? Cabritos k não falam? Está conduta passiva nos tem feito pagar muito carro aqui em Moćambique.
O povo Moçambicano infelizmente é lento para aquilo que é a velocidade do mundo rumo a democratização! Veja só k até reclamamos e choramos por um estado de direito democrático e nos esquecemos que democracia é poder nas nossas próprias mãos! !!
Deixamos alguém fazer e desfazer e esperamos k alguém venha corrigir. Vamos calando e vamos morrendo nas estradas!!!
GerirO povo Moçambicano infelizmente é lento para aquilo que é a velocidade do mundo rumo a democratização! Veja só k até reclamamos e choramos por um estado de direito democrático e nos esquecemos que democracia é poder nas nossas próprias mãos! !!
Deixamos alguém fazer e desfazer e esperamos k alguém venha corrigir. Vamos calando e vamos morrendo nas estradas!!!
Felix Uamba Nada
de estado. Estado não é culpado. Nos a população os ocupantes é k somos
culpados. A não ser k o estado se refira a nós mesmos!
Gerir
Felix Uamba Veja só k quem perde a vida no fim não é esse estado mas o ocupante cúmplice passivo e omisso
Gerir
Dini Kuley Como
não fazer acidente. Mês passado Nampula-Beira, muita arrogância dos
cobradores e motorista. A fiscalização era passiva. Corredor lotado
Gerir
José Belmiro As
viaturas em mao estado so andam porque o Estado atraves dos seus
agentes nao agiu. Os motoristas irresponsáveis so circulam porque
confiam na corrupção. Onde se pune os corruptos e corruptores nao ha
essa carnificina.
Gerir
Egidio Vaz Então onde não há corrupção os níveis de acidente são baixissimos. É isso? Traga dados. É isso José Belmiro, deve nos dizer a nós que não sabemos, onde você busca essas conclusões. Só assim é que nos irá educar.
Gerir
Dini Kuley Beira — Nampula verifiquei mesmo tipo de comportamento. Essa transportadora tinha que ser banida
Gerir
Egidio Vaz Estão
a viajar de pé. As autoridades deveriam agir nese caso. Mas no interior
da viatura, os passageiros deveriam actuar em caso de excesso de
velocidade.
Gerir
Dini Kuley Isso
é normal desses autocarros, admirei as autoridades nada fazem até
espreitam. População passiva demais e muito cômodo ao sofrimento.
Corredor nem para pisar exitia espaço
Gerir
Sergio Serpa Salvador Egídio
Vaz, semama passada viagei da transportadora Nagi. Estavam lá, 17
passageiros a mais. Passamos por mais de 10 postos de fiscalização, sob
olhar cúmplice das autoridades. E mais, sem querer xenófobo, o que
fazem os condutores Tanzanianos nesta empresa? Conhecem muito pouco as
nossas estradas. Serão legais estes indivíduos? Quem são os patrões
desta empresa?
Gerir
José Belmiro Sim.
Fazem isso porque os agentes do Estado vao deixar passar. A policia
deixa passar um carro com essa lotacao. E nem da multa. Onde o Estado
funciona esse seria detido imediatamente e a viatura retida.
Gerir
Egidio Vaz Está
a viver um mundo idealista, onde tudo funciona bem. Mas não é disto que
estamos a falar. Estamos a desencadear um debate superador, partindo
das justamente condições actuais. Se é dificil combater a corrupção, NÃO
É IMPOSSÍVEL agir sobre o mau condutor. É disto que me refiro.
Gerir
José Belmiro O que acontece ao mau condutor? Nada. Quem deve agir sobre o condutor? Eu ou o Estado?
Gerir
Nevito Inacio Uamusse Sou
utente regular de transportes interprovinciais, sou de opinião que a
culpa deve ser distribuída e assumida por toda aldeia. O Estado, porque
responsável pela via e agentes que regulam a circulação na mesma via, os
empresários do sector porque estabelecem
metas/receitas por receber, a sociedade/utentes porque aceitam ser
transportados em viaturas sem condições, sobrelotados. A polícia que
deixa de fazer cumprir a lei a troco de suborno (perceptível para quem
quiser ver), os proprietários que disponibilizam números que nunca estão
operacionais, enfim
Gerir
João Carlos A
fiscalização é primordial. O que tem vindo a acontecer revela que não
temos tido uma fiscalização efectiva. Há muito ilusionismo, sendo que o
propósito é fazer algum por parte dos agentes das entidades
fiscalizadoras competentes. Como é que é possível que depois de um check
point me cruze com um camião daqueles de grande tonelagem, sem luzes?
Gerir
João Carlos Egidio Vaz pagou propina no local. Basta isso. O resto é aparato para iludir os menos atentos
Gerir
Fernando Costa Egidio
eu testemunhei. 23 horas no sentido Boane Matola. Uma viatura parada a
ser fiscalizada na ponte Matola Rio. Eu atrás também a ser fiscalizado.
Viatura da frente termina o processo e arranca na minha frente. Quando o
meu termina arranco e 300 metros à
frente a mesma viatura segue lentamente numa trajectória muito
irregular. Não me atrevo a ultrapassar. De repente a viatura guina
para a esquerda e fica dentro da vala drenagem. Paro uns metros atrás
ligo as emergências e saio do carro. Abro a porta do acidentado e ele
dorme profundamente com um forte odor a álcool.
Ficou grosso a ponto de adormecer em 300 metros...
O resto da história foi um filme que ia terminando mal para mim. Atrevi-me a afirmar que os agentes não o tinham protegido quando o fiscalizaram 300 metros antes.
GerirFicou grosso a ponto de adormecer em 300 metros...
O resto da história foi um filme que ia terminando mal para mim. Atrevi-me a afirmar que os agentes não o tinham protegido quando o fiscalizaram 300 metros antes.
José Belmiro Ai esta Joao João Carlos. Consciência juridica é necessaria neste debate. O Estado falha por omissao através dos seus agentes.
Gerir
Nevito Inacio Uamusse Aquando
do acidente de Mavanza falou - se de um aparelho para controlar o tempo
de descanso e trabalho de cada motorista, nunca mais se falou dos
mesmos. Para mim não é o horário, mas o tempo a que o motorista está
sujeito a estar concentrado no volante, longas distâncias por percorrer
sem rendição, vias sem condições...
Gerir
Osvaldo Francisco Infelizmente terei de concordar consigo.
Enquanto o passageiro ignorar os seus direitos esta triste situação não vai parar. ...Ver mais
GerirEnquanto o passageiro ignorar os seus direitos esta triste situação não vai parar. ...Ver mais
Mulumbua Ramu Junior A
chamada de atenção feita pelo passageiros para despertar comportamento
desviante dos motoristas de modo a po-lo na linha também é um problema
que pode e tem causado acidente se não for coletivo pois dentro destes
transportes também existem pessoas que a
velocidade é pra ele benéfica "sob pretexto de chegar cedo ao destino"
pois nota-se que parte de nós fizemos nossos planos de viagem a contar
com a flexibilidade de motorista e está flexibilidade tornasse "azar"
quando há acidente, na zona norte os nagi, tanga line, manning nice,
Esta na Moda, são conhecidos pela sua flexibilidade que eu chamo de
irresponsabilidade, pois estes enchem as morgues com vítimas pois
vítimas, e ainda nos quando queremos viajar usamos novamente estas
transportadoras pois não há mais alternativa, e eu duvido que um
motorista que está conduzir uma viatura destas companhias escute a um
punhado de passageiros que estão preocupados com a chegada com vida ao
destino, até porque estes mesmos motoristas pouco sabem falar português,
portanto a opção de políticas públicas que defendem a integridade dos
passageiros e constante fiscalização e punição dos infractores
resultará.
Gerir
João Carlos Devo
dizer que o comportamento dos condudutores deixa muito a desejar. De
tal sorte que falar de acidente é uma falácia. Trata-se de crime na
verdade. Mas depois eis que a emenda sai pior que o soneto: uma
fiscalização ineficaz e conivente com toda a situação
Gerir
Américo Costa Eu
também penso que os passageiros deviam ser mais interventivos, deviam
desancar os motoristas, sempre que se apresentassem alcoolizados para a
condução!
Gerir
Ricardino Jorge Ricardo "...utente (passageiros)" sim.
Mas em contra partida a PT parece estar a trabalhar com os olhos fechados a horários de partida, a velocidade, teste de álcool e a lotação dos carros, mas com olhos abertos a "grandes" refrescos (200, 300, 400, 500,00 mts).
GerirMas em contra partida a PT parece estar a trabalhar com os olhos fechados a horários de partida, a velocidade, teste de álcool e a lotação dos carros, mas com olhos abertos a "grandes" refrescos (200, 300, 400, 500,00 mts).
Joaquim Tesoura Autoridade de Estado falha, não se aproveita. O resto é gastar megas.
Gerir
Tony Antonio Janne Enquanto continuar existir alguns cidadãos intocáveis, a desorganização e indisciplina vai continuar nas estradas moçambicanas.
Polícia pode encontrar várias irregularidades num autocarro, mas por o mesmo pertencer alguém que se acha importante, logo por saber que o carro dele está retido no controle da Polícia o policial que mandou parar aquele carro imediatamente receberá uma chamada com tantas ameaças e terá que liberar o autocarro de grande chefe viajar a com irregularidades. O mais preocupante é que a maioria das empresa de transportes de passageiros tanto de carga pertence a esse bosses intocáveis. As leis só funciona para classe baixa.
GerirPolícia pode encontrar várias irregularidades num autocarro, mas por o mesmo pertencer alguém que se acha importante, logo por saber que o carro dele está retido no controle da Polícia o policial que mandou parar aquele carro imediatamente receberá uma chamada com tantas ameaças e terá que liberar o autocarro de grande chefe viajar a com irregularidades. O mais preocupante é que a maioria das empresa de transportes de passageiros tanto de carga pertence a esse bosses intocáveis. As leis só funciona para classe baixa.
Lucas Inacio Olece O
factor vias de acesso carece tambem de um debate e por vezes os canais
de denuncia tambem nos deixam a desejar....o resto ta dito
Gerir
Marufo Sumaila Nota
20. Eu pessoalmente já tive problemas com outros ocupantes de nampula à
mocimbua de praia. Estava no manig Nice numa velocidade excessiva e
quando pedi ao motorista para reduzir quase todos passageiros subiram
fiquei muito envergonhado.....
Gerir
Carmonio Carimo Concordo plenamente meu caro Dr Egidio Vaz. O passageiro tem uma palavra quando lhe fizer ao transporte publico
Gerir
Dercio Chiemo É
urgente haver uma linha eficaz para reclamação porque por vezes não
falta de vontade dos passageiros em combater esse problema é mesmo falta
de meios e ter certeza se alguma coisa será feita.
Gerir
Wailangalilaunganditenhi Muchanga Eu viajo muito via terreste nas regioes Centro e Norte do pais.
Qual é o papel do passageiro quando policia de transito manda parar o carro, e o cobrador desce para ir ter com o fiscalizador? E apenas o carro para 30 segundos
GerirQual é o papel do passageiro quando policia de transito manda parar o carro, e o cobrador desce para ir ter com o fiscalizador? E apenas o carro para 30 segundos
Emilia Macuacua Yha
é realmente complicado .são vários os problemas q tem nossos
transportes colectivos. Desde o transporte até ao transportador .ja
tive situação de saltar do chapa pq o travão avariou e passava até no
vermelho .ja tive situação de descer num ponto
qualquer com urgência pq o motorista bebia enquanto dirigia na
velocidade sem respeitar os sinais de trânsito ,os passageiros até
murmuravam ms pareciame estarem habituados .e se você levanta voz sofre
represálias do cobrador com risco de t deixarem no caminho .eich mt
triste
Gerir
Tutto Bento Catine O
truque dos motoristas de longo percurso. Saem 2hrs antes e param a 800m
do posto de controle da PRM e logo no horário estabelecido passam e
diz: "Bom diz boss". Depois tentam recuperar as 2 horas que ficaram em
standby.
Nós passageiros dificilmente falamos, apenas queremos chegar rápido em Caia, Inchope, Lurio, Mapinhane, etc.
E a policia? A policia essa nao sei como mas se calhar acho por eu entender das leis, manda parar e o cobrador é quem responde a quase tudo ou que sai para falar com o agente enquanto motorista aproveita para descansar. E das raras vezes que o agente se mansa em espreitar apenas procura foreigners para cooperation
GerirNós passageiros dificilmente falamos, apenas queremos chegar rápido em Caia, Inchope, Lurio, Mapinhane, etc.
E a policia? A policia essa nao sei como mas se calhar acho por eu entender das leis, manda parar e o cobrador é quem responde a quase tudo ou que sai para falar com o agente enquanto motorista aproveita para descansar. E das raras vezes que o agente se mansa em espreitar apenas procura foreigners para cooperation
Carlos Serra Além
do mais já existem sistemas infomráticos capazes de controlar
rigorosamente o comportamento dos condutores de pesados. Basta ir colher
experiências em algumas das grandes empresas presentes no País.
Gerir
Domingos Feniasse Acho
que o passageiro (ocupantes) acabam sendo a parte fraca nesta história.
Não tem poder para coagir ou imobilizar um transportador que não se
encontre em condições para seguir a viagem em segurança. Não tem poder
para mudar de viatura porque há o sistema
de bichas (filas). E o passageiro precisa de viajar naquele dia. O que
fazer? Talvez passar a multar as companhias em vez dos motoristas...Mas
não sei se seria suficiente
Gerir
José Chiluvane Isto
seria efetivo num cenário de menor escassez de oferta de serviços de
transporte. No contexto actual é uma grande utopia esperar que as
pessoas fiscalizem e tomem as devidas medidas de que dispõem. Neste
contexto só na base da lei, política e Polícia.
Gerir
Julio Bernardo Magenge Magenge Uma
das medidas para minimisar este problema, seria regular a velocidade
dos veiculos automoveis que circulam no territorio nacional para 60km/h a
80km/h. Porque o grande problema e a velocidade sem excluir o que foi
dito no post.
Gerir
Helio Pedro Mausse Bela
verdade meu caro. Eu sou passageiro frequente de Maputo-I'bane e
vice-versa, inclusive já fiz evitar 4 acidentes por comportamentos
errados desses motoristas que desrespeitam por completo as regras de
trânsito( principalmente excesso de velocidade
e ultrapassagens irregulares). Quando estou nesses autocarros quase que
não pisco o olho nem por um segundo ainda k esteja com sono. Por isso
fiquem atentos a esses indisciplinados
Gerir
Cortez Malaquias Pode
parecer brincadeira, mas o grande vilão nisto tudo são as interdições
de velocidade a cima dos 60km/h. Para quem viaja na N1 com destino ao
Norte perde muito tempo para chegar à Xai-xai. E, para compensar (
aliado à fraca fiscalização), imprimem velocidade. Porque não colocarem
placas de 90km/h nas estradas rasuavelmente asfaltadas?
Gerir
Sergio Serpa Salvador Exactamente, Domingos Feniasse!
Os condutores e os patrões devem assumir solidariamente pelos actos
irresponsáveis dos primeiros. Por exemplo, nunca entendi, por quê um
único motorista para percorrer 1000km ou +? Ond está o Estado para
regular essa actividade? Em 1995, viajei
(transportes oliveiras) pela primeira vez, chimoioO-mpt, lembro-me que,
o carro ti quenha dois motoristas. A viagem foi de 2 dias. Um
motorista conduzir um auto-carro mais de 16 horas de forma ininterrupta e
ninguém diz nada.
Gerir
Joaquim Constantino Algumas estradas devem ajudar, porque acontecem acidentes quase na mesma região, e geralmente é entre Muxúngue e Inhambane?
Gerir
Benjamim Tomas-Antoni Esses
acidentes tem uma solução simples. São raras ou quase que não existem
acidentes nos camiões da intercape, procure-se saber os motivos.
Gerir
Nelson Madeira Ainda
este ano fiz uma viagem num autocarro onde um dos passageiros insurgiu
se contra o condutor porque, estaria a andar numa vêlocidade muito
branda. Eu fiquei confuso. Quer dizer mesmo ele respeitando os limites
de velocidade era vaiado.
Gerir
Aristides Sana Concordo
que a colaboração deve ser "tripartida" e mais: os gestores dos
alegados transportes de longo curso, o que pra mim é desde 200 km pra
diante, devem ter um plano de gestão de fadiga coeso. É necessário que
estes (gestores), atentem no(s) condutor(es),
e façam questionários que possam parecer descabidos, como por exemplo -
dormiste bem?, a família está bem?, a despensa ou celeiro em casa está
saudável e suportará o tempo que estiveres longe da família?, estás
disposto a partir?, etc etc. Isto, é fundamental. O resto caberá aos
utentes dos transportes e os reguladores de tráfego rodoviário.
Recordem meus caros que, na maioria destes transportes está lá um número
de contacto com a pergunta (como conduz ele?), e nós quase que nunca
fazemos o uso do mesmo. Passageiros ao longo da estrada: nós que nos
encontramos em paragens ao meio da estrada nunca aceitamos que os carros
estão cheios, resultando na superlotação do mesmo conscientemente.
Meus caros, antes de pensar na "mão alheia" que possa estar por detrás
disso, pensemos na melhoria dos recursos humanos, desde o motorista até
ao gestor deste. Não nos esqueçamos de pensar no plano de manutenção das
viaturas. NB: é meu ponto de vista. Meus sentimentos às vítimas.
Saudações.
GerirSaudações.
Sergio Serpa Salvador Exactamente,
a mesma coisa que acontece com os pilotos. Não basta ter licença e
pessoas. As nossas nossas transportadoras teimam em Não prossionalizar a
actividade. O Estado é chamado aqui a regular essa actividade. Não há
gestores competentes.
Gerir
Albert Francis Francis E
AS PROPINAS NAS ESTRADAS? Como ficamos? Desde 2012, em todas as viagens
que faço, os condutores pagaram em media duas vezes propinas ao longo
do percurso.
Gerir
Prateada Prateada Você
quando reclama a velocidade outros passageiros começam a zombar de
ti. Utchavakufa mana. E quando é uma pessoa só a reclamar fica sem
efeito. Já desci de autocarro várias vezes e apanhar outro por causa
de velocidade.
Gerir
Lino Amâncio Machava Concordo
com a sua opinião ilustre, mas já presenciei por duas vezes,
passageiros a reclamarem a má condução do motorista, o que fazem
suportam o barulho nas localidades quando chegam num sítio onde
dificilmente pode se apanhar outro transporte param e mandam descer quem acha que o condutor não conduz bem e ainda estipulam o valor não real da distância precorrida.
Pode ser um dos factores, mas a verdade muito deve ser bem revista, primeiro o regulador trabalha em precárias condições, o que lhe obriga a fechar a vista e ser feito de portagem mandou parar por irregularidade o motorista prepara algo fecha a boca e a vista, prontos deixou andar e outra visão será que os proprietários dos autocarros indeminizam justamente as famílias das vitimas? Porque no meu intender se a lei fosse bem aplicada quero acreditar que ao contratar o motorista existiria rigor.
GerirPode ser um dos factores, mas a verdade muito deve ser bem revista, primeiro o regulador trabalha em precárias condições, o que lhe obriga a fechar a vista e ser feito de portagem mandou parar por irregularidade o motorista prepara algo fecha a boca e a vista, prontos deixou andar e outra visão será que os proprietários dos autocarros indeminizam justamente as famílias das vitimas? Porque no meu intender se a lei fosse bem aplicada quero acreditar que ao contratar o motorista existiria rigor.
Fidalgo Salomao Mauai Os
donos desses autocarros usam thonji (drogas) então o pacto que ele
celebram e de derramar sangue para por via disso lograr sucesso.
Gerir
Paulino Manhique Concordo
com este posicionamento, eu como passageiro já tive posições que
fui considero de confuso pelo próprio colegas, por não aceitar
questão de excesso de ocupantes por lotação regulamentada.Nos os
utentes temos que ter uma atitude sempre. Afonso Dacosta. Raúl Salomão Jamisse
Gerir
Matias Lucas Vinte A
Polícia de Trânsito vê nos motoristas de "Chapa" uma negócio lucrativo.
Quanto mais infracções eles cometem mais 100mt vão pagar para não lhes
serem passado a multa. É difícil nós fazermos algo concreto mas vamos
tentando. Bom dia.
Gerir
Marques Jose Marques Pura
verdade. Os passageiros ficam indiferentes a tudo. Numa viagem
Tete-Chimoio, presenciei autocarro superlotado e o cobrador colocou
galões de óleo 20L no corredor para servirem de acentos, e quando
questionei, disseram que era normal. O normal torna-se
hábito. Eu disse que era perigoso e em qualquer embate teríamos
dificuldades e encontrar saída. Uma das passageiras disse-me " quando a
Polícia chegar irá perguntar quem começou com a confusão", eu em
resposta, não é confusão, sim exigência do seu direito de viajar em
segurança. Os passageiros devem ser os primeiros a recusarem sair nessas
condições e não calar com medo de represálias ou de serem mandados
descer e perderem a viagem, e sinceramente, mais Vale perder a viagem
que perder a vida. existe total falta de fiscalização nos terminais
rodoviários nas horas de partida. Se houvessem fiscalização nenhum
autocarro partia antes da hora e nem com motoristas embriagados,
fiscalizem, façam testes de alcoolemia aos motoristas antes da partida.
Evitemos acidentes, muitas vidas acabam nas estradas.
Gerir
Ani Zita O
sistema não está sob controle do governo, os ocupantes são bem tratados
antes de pagarem, e logo que o fizerem são tratados como lixo!!! A
polícia de trânsito só abre o livrete pra tirar os 50 ou 100 não tem
nada haver!!! É complicado
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