segunda-feira, 2 de maio de 2016

Ataques dos Homens da Renamo ao posto policial faz 5 mortos em Nhamitanga

Os Homens Armados da Renamo atacaram um Posto policial no posto administrativo de Nhamitanga, no Distrito de Cheringoma, na província central de Sofala, na madrugada de ontem, Domingo (1), dia dos trabalhadores. A informação foi avançada pelo jornalista da Televisão de Moçambique, Brito Simango, na sua conta pessoal do Facebook.
Segundo o jornalista, no referido ataque, 5 civis perderam a vida e outras ficaram gravemente feridos.
“Homens armados atacam Posto da Policia na Sede do Posto Administrativo de Nhamitanga no distrito Cheringoma,em Sofala. O ataque resultou na morte de Cinco pessoas ( civis ), em Nhamitanga. Ha registo de vários feridos no local.O ataque foi perpetrado na madrugada de hoje 01.05.2016.Ha indicações que os tais homens tentaram sem sucesso ocupar o posto policial devido a pronta resposta da policia”, escreveu Brito Simango na sua conta pessoal do facebook.
Uma outra fonte, assegurou-nos que entre os feridos estão alguns militares das forças de Defesa e Segurança, que foram evacuados para o hospital de Inhaminga.
Ultima hora Ultima hora.Homens armados atacam Posto da Policia na Sede do Posto Administrativo de Nhamitanga no distrito Cheringoma,em Sofala.O ataque resultou na morte de Cinco pessoas ( civis ),em Nhamitanga.Ha registo de varios feridos no local.O ataque foi perpetrado na madrugada de hoje 01.05.2016.Ha indicacoes que os tais homens tentaram sem sucesso ocupar o posto policial devido a pronta resposta da policia.

FRELIMO ORIENTA SUAS TROPAS A MATAR.
. Informaçaões actualizadas. A partir de Gorongosa chegam nos infirmaçoes de que a frelimo orientou as FDS a atirar para matar qualquer um que quiser vivenciar de perto o caso das valas comúns com cerca de 120 corpos em Canda. As tropas da frelimo nestes ultimos dias, desde a descoberta daquela vala, estão cercados ao redor da area por forma a repelir os curiosos e evitar que a vergonha nao se alastre o mundo. Ha relatos de existencia de mais valas comúns com corpos.
Comments
Tomas Humbe Na frelimo era e continua ser norma fuzular,mesmo assim o fim esta proximo desse regime
SINTOMAS DO DESESPERO DE UM REGÍME DITADOR(parte1)!
"WhatsApp Frelimo"
Caros Compatriotas!
Como jornalista honesto, não posso ver, ouvir e deixar passar aspectos que julgo serem Muito perniciosos ao interesse do Nosso País, sobre tudo no tangue á paz e desenvolvimento.
Noto com enorme preocupação o aumento da vurulência dum punhado de compatriotas de raça branca( ainda poucos, mas bastantes cáusticos) que nos últimos tempo vem intensificando as suas Manifestações de racismo, tentando incluir na sociedade Moçambicana e não só, a ideia de que os cidadãos de raça Negra, incluindo Altos dirigentes do Estado, não sabem nada, Apenas eles é que sabem.
caluniam, desinformam, Manipulam, Subvertem as pessoas, quer nos jornais, quer nas redes sociais, bem como em eventos que apelidam de "Debate Académico". O grupo é liderado pelo Economista João Mosca, coadjuvado por Luís de Brito, mas o chefão é Nuno Castelo-Branco, tendo outros que corporizam a fauna acompanhante.
Nos ultimos dias O Grupo em Apreço estabeleceu o seu Ninho no centro de Conferência TDM e domestícam a casta de sequazes negros, que comportam od jornalistas de organizações da sociedade civil e pseudo-políticos.
onde se destacam Jeremias langas, do grupo soico, Erik charas, jornal verdade, Mateus Guentes, do jornal canal-moçambique, Marcelo Mosse, do jornal público, Adriano Nucunga, do centro de Integridade Pública (CIP), João Pereira, do Mecanismo de apoio á sociedade civil (MASC), Alice Mabote da Liga dos direitos humanos LDH, Antonio Muchanga, Renamo, Yaqub Sibindy, do Pimo João Massango, do Partido Ecologísta, e entre outros.
É o mesmo grupo que nestes dias vem disseminando mensagens nas Redes socias Apelando para Greve ou Manifestações, declaradamente violentas, cujos ultimos preparativos tiveram lugares na ultima quarta feira dia 27 de Abril de 2016. CCTDM, visando, a protesto de "Divida" do Estado não declarada ao FMI e BM", perturbar o funcionamentos das instituições públicas e privadas, incuindo escolas, Ass: Rango o atento!!
LikeShow more reactions
Comments
Andre Gandi Quando contrairam a dívida secreta era as pessoas ñ reagirem?
Princípio do fim dum regime é sempre assim.
Foram vocês que estão a separar os moçambicanos e agora dizem que os de raça branca estão a espezinhar os dirigentes apelidando de incompetentes, mas isso é novidade que no governo está cheio de incompetentes?

Like98 hrs
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi bem falado.ate me sorindo um pouco dvido a palavra PSEUDO-POLITO,muito interressant k na verdad tem jornalistas com PÊS FALSOS NA POLITICA,.eu ñ qeria nada falar mas sou moçambicano e tenho q pedir o meu direito,de alguns lambebotas mensionados na post em funçao da frelo muito mais jornalistas pseudo-polica ja tornaram ferramentas inuteis devido a omissao da verdad k nem se cme e ajudam dar roupa aqeles q despiaram sozinhos.
Like8 hrsEdited
Maria Manjate É muito inportante k os governantes tenham consciência que há problemas em Moçambique de má governaçao.
Há também cada vez mais pessoas a despertar para essa triste realidade.
É excusado tentar combater pessoas k defendem a verdade independentemente da sua raça ou côr.
O governo tem k dar a mao a palmatória e admitir os seus erros, para na base disso encontrar soluçoes para sair da crise política, militar e económica.
Os governantes devem combater as causas e nao os efeitos da má governaçao.

Like128 hrsEdited
Salomao Facitela Bem dito!
Like3 hrs
Like8 hrs
Niga Fix Biaque Mavinga Negro desde que nasceu ñ sabe nada so inveja se pebotar...
Like28 hrs
Tomas Humbe Queda livre da frelixo
Like28 hrs
Inacio Macamo Certo maria
Like7 hrs
Albertino Razao Roste Quando alguém xtá em "queda livre como o regime actual está" nao sabe o k diz,pois só fala baboseiras...e é mesma coisa quando alguém xtá na agonia nao houve rezao pork fica surdo...
Like17 hrs
Augusto Gildo Buanaissa Sendo ele jornalistas honesto, preocupado com à paz, porque não publicou sobre a vala comum em Gorrongosa? Porque não publica as as atrocidades cometidas pelo regime?
Esse é de facto um inimigo do povo.... Da lista dele tem alguém que não seja Moçambicano? Ser Moçambicanos é ser somente negro?
Esse anda aos delírios.

Like97 hrs
Americo Pinheiro Bravo Augusto!! Certíssimo.
Like4 hrs
Joaque Muchanga Kakakakaka, está ver o contrario.Está vendo o sol a sair do sul ao norte!
Like47 hrs
José Nbeua As bestas quadradas que tentam dessiminar este tipo de argumentario tem O CERBERO LIGADO AO YNHOFE,DE MODO QUE EXISTE UM PROBLEMA DE CANALIZACAO, SABENDO-SE QUE O VAI E VEM DA machimba/matuge,RESULTA NUM CAOS CEREBRAL.Quando ja nao se tem argumentos, recorre-se ao racismo e se este nao funcionar ao tribalismo/regionalismo,ou os dois ao mesmo tempo.
Like37 hrsEdited
Bento Bembele Quando uma mente é fraca, o truque tem sido baixo como está. São pessoas que não enchergam. Tem falta de visão, São dependentes...e não evoluem.
Like27 hrs
José Nbeua O desespero e tanto que procuram de qualquer maneira desviar as atencoes. Isto e o pronuncio de mais assassinatos e as pessoas visadas, tem que estar atentas por onde andam e com quem estao. Nao me admiro nada que uma delas seja abatido num dia destes.
Like27 hrsEdited
José Nbeua Realmente a frelixo esta for a de control e por isso mesmo, cada dia mais e mais perigosa, a medida que O FIM SE APROXIMA!!!!!
Like27 hrs
Leonel Milas AFONSO CHICUARE TEM UM GRANDE "ATRASO MENTAL" DE CERCA DE 50 ANOS (IDADE DO SEU PARTIDO).
Like27 hrs
Bento Bembele De facto esse senhor está a encomendar a morte dos alistados. Tal como fez para os que ja foram abatidos...
Like37 hrs
Bento Bembele Leonel milas, aí se engana. Pois o Afonso chicuare só se limita a publicar o que lhe foi informado. Ele não inventou nada.
Like7 hrs
Jose Majasse Dombe Isso é o fim do regime,incertezas e medo.
Mas a verdade é uma lei.

Like6 hrs
Xavier Antonio Os baixos sempre procuram culpados. O que não foi alertado? Toda situação que estamos a viver foi alertada: política, económica, social. O problema é de pensar que ser membro do partido, do governo ou ser chefe é ser detentor do monopólio da sabedoria.
Vejam para onde as coisas chegaram? Esses senhores "brancos" e demais outros sempre alertaram. Se chegamos onde chegamos não é porque faltaram conselhos, mas foi por causa de arrogância.
Se há verdadeiro culpado por esta situação é o G40 que aplaudia e dava força aos dirigentes do partido no poder.

Like45 hrs
Selma Mussa Um deles foi o saudoso Carlos Cardoso!
Like5 hrs
Abdul Jabaru Afonso Chicuare Chicuare, nao sei quanto lhe pagam para cuspir tanto insulto, tanta baixeza essa tecnica foi lancada no tempo do guebuza, mais ai o senhor se engana, ja ninguem cai nessa , va pentear macacos ou entao escovar as botas dos teus mentores, seu cara de pau. Estamos fartos de gente como tu seu desinformador, divisionista, racista, va pra o inferno
Like25 hrs
Unay Cambuma jose miguel martins mauricio aka abdul jabru, nao ves que o Chicuare apenas partilhou uma publicação de um grupo whatsapp da frelimo?
Like43 hrs
Eduardo Domingos Abdul jabaru é um safado! Suca daqui jose miguel martins
Like3 hrs
Tomas Humbe Abdul jabaru,foi convidado para comentar este post? Nao sei quale a sua raiva aki. Deixa o Afonso chicuare em paz .
Like45 hrs
Abdul Jabaru Tomas Humbe , e da mesma escola que Afonso Chicuare, entao acompanhe-o , vao pentear macacos e deixem de desinformar aqui no FB, palhacos fora do circo que desperdicio
Like4 hrs
Nitafa Hi Nomo Abdul Jabaru se na acredita sai daqui pah!
Like5 hrs
Tipei Zvedu Esse jornalista é malandro traidor
Like14 hrs
Simão Gomes Força Chicuare,sempre xperamos os miudos d OJM ha desinformar e atribuir nome a km nao deve,digo eu força força nao pare,doa a km doer mais tns k ns informar.
Like14 hrs
Rosario Recua A questão de vala comum e assunto sério, p isso não não adianta tentar distrair a opinião pública, cedo ou tarde, as Nações Unidas virão aqui para fazer a investigação com as devidas repercussões. Moçambique subscreveu a DUDH e a mesma preconiza que ninguém deve ser morto sem o devido processo de julgamento. Os indivíduos na vala comum tiveram uma execução sumária, o que viola os direitos humanos. Este governo ta ser pior em relação aos anteriores em matéria de DH. Diante de tudo isto, sou tentado a afirmar k o Chefe do Estado não tem controlo material do Estado embora formalmente o tenha
Like12 hrs
SAIBA MAIS SOBRE A FAMOSA PROINDICUS
Pro-Indicus
Moçambique
A empresa moçambicana está em pleno crescimento e escolheu o Software PHC para a ajudar na sua evolução
A Pro-Indicus atua no ramo de
Segurança em Moçambique e tem
como objetivo tornar-se uma
empresa de referência no seu setor.
Em 2013 fez um estudo de mercado
para identificar uma solução de
Gestão que pudesse evoluir no
mesmo ritmo que a empresa, tendo a
escolha recaído sobre as soluções
PHC.
Esta escolha foi fortemente
influenciada por recomendações de
alguns Parceiros que já conheciam
as potencialidades do Software PHC,
assim como o facto de ser um
sistema integrado.
Solução escolhida
A Pro-Indicus optou por implementar
os módulos PHC Gestão CS , PHC
Contabilidade CS , PHC Pessoal CS e
PHC Imobilizado CS na gama PHC
Corporate CS .
Neste momento já se encontra em
processo a migração para a gama
superior, a PHC Advanced CS .
Benefícios do Projeto
Contando com uma equipa reduzida,
a empresa investiu nestes quatro
módulos PHC CS tendo sempre
presente que uma gestão suportada
por um sistema de informação
integrada poderia ajudar
significativamente no objetivo de
controlar os custos.
A migração para a gama PHC
Advanced CS irá responder à cada
vez maior complexidade dos seus
processos de gestão, ao crescimento
da sua atividade e à diversificação
da sua carteira de Clientes.
Este é o primeiro software que a Pro-
Indicus usa, e não pensa em mudar.
Os seus Administradores e Diretores
já tiveram contacto com outras
aplicações nas instituições em que
passaram e não hesitam em dizer
que o PHC é uma solução adequada
a qualquer negócio.
Pedro Chauque, Administrador
Financeiro, refere que “o processo de
implementação do software trouxe
para a empresa dinamismo e
simplificação de processos”.
Julho 2014
LikeShow more reactions
Comments
Zawira Kaera Kkkkk
Like117 hrs
Zawira Kaera A tal da divida
Like117 hrs
Unay Cambuma Mas e preciso 600 milhões de dólares para criar uma empresinha deste tipo? Afinal nao ouvi que a empresa seria para adquirir e gerir radares e outros equipamentos para as 6 embarcações militares? Que raio de piada e esta?
Like917 hrs
Felizberto Pinto INVESTIGA BEM ISTO E VAIS DESCUBRIR MUITO MAIS...
Like217 hrs
Kleimor Romao Belo Mas ainda me parece coisa do mercado negro
Like517 hrs
Momed Ismael Mussa Ainda é cedo! Quando descobrirem sobre a "PROZUMBO" aí sim vocês vão escrever com lágrimas
Like517 hrs
Frankistyner George João Não emtendi nada.
Like17 hrs
Fernando Gil A Frelimo queixa-se de que a Renamo tem armas como a AK47. Mas cria empresas que possuem barcos de guerra e os operam ou vão operar fora da Marinha de Guerra, radares e outros meios terrestres que não pertencem ao Estado ou estão sob a alçada das FADM. Alguém percebe?
Like416 hrs
Ismael Luis Francisco Kakakaka Burla dos Faraos, Guepatos, Gatunos, Sátanas. Sem dùvida e divida
Like114 hrs
Saide Momade Assane Nos estamos a aguartalo a comunidade de santi egitio que o novo presidente português tem alegado em ir negocia lo dentro em breve nesta semana para um dialogo frango e aberto.
Like11 hrs
Felisberto De Brito Simao Empresa gabarola numa garagem
Like19 hrs
Raiva Ernesto Raiva Raiva Edjo...! Mais uma empresa escondida uque? Essa dai com escritórios escondido é PRO IndicO, e não Pro indicUS. Vejo vejo tudo diferente... O que é isso!?
Like6 hrs
Albertino Razao Roste Mas k palhaçada é essa d Pro-Indicus...? Tambem eles têm razao pois Moçambique é uma empresa deles e dentro de grande empresa pode-se criar empresinhas,para justificar os rombos financeiros.
Like9 hrs
Eurico Chamusse É pro-indico ou pro-indicus. Sorry eu tornei inimigo da frelimo após a saída de chissano, mas acho que estas empresas são diferentes. Se estiver errado podem corrigir-me, porque ignorância não é defeito.
Like8 hrs
Bento Bembele Uma plagiou a outra. Como tudo foi as pressas... e pronto. Objectivo era fazer dívidas.e repassar para o estado.povo.
Like7 hrs
Eurico Chamusse Ok mas os logótipos também são diferentes. Esses tipos tavam com muita pressa de nos empobrecer.
Like7 hrs
Pires Calembo Que coisa feia.....,,,.....
Like8 hrs
Idrisse Max Espero q os moçambicanos se recordem destas enormes falcatruas da freli nas próximas eleições.
Like7 hrs
Mulandi HI Mina Kheni porque foram endividar o povo Moçambicanos em benefícios próprios? Moçambicanos, o mais correcto é abater este governo e levar toda essa corja para a barra dos tribunais. Essa história do Massango dizer que deve se formar governo de unidade nacional não funciona.
Like7 hrs
Idalino Uache Fica situada onde essa espelunca?
Like6 hrs
Carlos Santana Afonso Eurico Chamusse. Está como eu. Ainda ontem comentei noutro lugar porque devemos estar atentos c estas coisas das redes sociais. PARECE HAVER UMA CONFUSÃO DE NOMES (postaram uma foto de uma garagem que serve de escritórios de UMA DESSAS EMPRESAS)
Like6 hrs
Domingos De Sousa Duarte Se não fosse essa confusão dos dinheiros públicos, quando é que o povo Moçambicano saberia que essa tal Pro Índico existe?
Like4 hrs
Hilario Zitha suka proidicus swasila so
Like14 hrs
F De Jesus Mq Adivinha quem é o dono?
- O proprio demonio encarnado
Francisco Cardoso
Francisco Cardoso As coisas estão a ganhar contornos alarmante...
113 h
Eliminar
Pedro Greya
Pedro Greya Triste cenário, Moçambique vais pra aonde?
13 h
Eliminar
Alzira Enoque Enoque
Alzira Enoque Enoque Nem parece que somos um povo unido na mesma bandeira.triste
211 h
Eliminar
Edmilson Americo Uitissone
Edmilson Americo Uitissone Tragico
10 h
Eliminar
Nelito Manuel
Nelito Manuel Quando vai parar familia?
9 h
Eliminar
Celestino Enstein Machatine
Celestino Enstein Machatine Babacas!!! só hoje assumem k estamos em Guerra?
49 h
Eliminar
Euroflin Nhachengo
Euroflin Nhachengo Triste cenário.
19 h
Eliminar
Jeremias Saene
Jeremias Saene Estamos em guerra nao declarada,ate quando?
19 h
Eliminar
Jemuss Mateus
Jemuss Mateus Isso ta subir do nivel.por favor sera que nao persebem que o fim dsso é dialogo ?
18 h
Eliminar
David Chifeche
David Chifeche Hondo atide. Atide hondo.
8 h
Eliminar
BeZílda Cossa
BeZílda Cossa Triste mocambique
8 h
Eliminar
David Chifeche
David Chifeche A Guerra dos 16 começou assim mesmo. Não durmamos na sombra da bananeira. Que nos preparemos para sermos refugiados de guerra.
8 h
Eliminar
Fernando Mapulaciane
Fernando Mapulaciane Terra queimada
8 h
Eliminar
José Eluzane Eluzane
José Eluzane Eluzane Guerra civil não declara, assim estamos em guerra
8 h
Eliminar
Laura Mite Chiburre
Laura Mite Chiburre So Jesus que pode resolver isso.
8 h
Eliminar
Fernando Mapulaciane
Fernando Mapulaciane Mas quem e' culpado nisto tudo?
8 h
Eliminar
Paulino Paiva de Oliveira
Paulino Paiva de Oliveira Concordo plenamente, meu caro David mas não está a avançar qualquer solução disto. Afinal, gritamos em tudo quanto é dia para que aquele selvagem se socialize e se sociabilize com os demais moçambicanos por meio duma mesa redonda, pura e simplesmente ela continua no silêncio, a matar e destruir bens privados e públicos. Qual deve ser a saída? Não estamos a favor disto, ou seja, nem dele e muito menos da dita Frelimo. Queremos apenas uma pequena certeza da incerteza.
8 h
Eliminar
Augusto De Sousa Tuto
Augusto De Sousa Tuto Ele esteve na Beira no Palmeira. Podiam dialogar tbem na Beira seria facil. Mediadores tdos estavao na Beira.
7 h
Eliminar
Ivety Randisse
Ivety Randisse Deus derrame o seu poder derrame a sua gloria so tdo a humanidade
8 h
Eliminar
Mamed Fijamo Algy
Mamed Fijamo Algy Está se mal Brito Simango estamos a espera dessas noticias também na televisão 📺
8 h
Eliminar
Oliveira Kriche
Oliveira Kriche We need peace
8 h
Eliminar
Paulino Paiva de Oliveira
Paulino Paiva de Oliveira kkkkkk, essa foi demais meu caro. Mesmo os ditos policy maker's estão a dormir a espera que haja ataque ali e acolá para apenas andar pelas estações de rádio e televisão a fomentar acções descriminatórias. A solução disto está nas mãos dos arrogantes indivíduos que se alegam ser "frelimos" e "renamos". Só eles podem e devem nos trazer o sossego neste país, já que nunca o tivemos desde a colonização.
38 h
Eliminar
Justino Amaral Ido Justino
Justino Amaral Ido Justino Trist noticia
7 h
Eliminar
Manuel Dionisio
Manuel Dionisio Que bom que a policia co seguiu manter a orde
17 h
Eliminar
Rogério Leâo
Rogério Leâo Jornalista politico kkk
27 h
Eliminar
Silverio Zavala
Silverio Zavala Isso vai parar quando o povo sair a rua para marchar e nessa altura o lata de milho de 20 litros custara 5000 mts, um pucar de feijao de Nampula ou Niassa custar 300 mts bem como 25kg de arroz custar 10000 mts. Pena q as eleicoes nao estao a espreita a Frelimo e seu candidato sairiam bem derrotados...
17 h
Eliminar
Isaias Adelino Joao
Isaias Adelino Joao Derrotar a frelimo so se estiver a sonhar. Deixe em paz a frelimo que nao atacou nenhuma posto.
6 h
Eliminar
Silverio Zavala
Silverio Zavala Kiki kiki
1 h
Eliminar
Silverio Zavala
Silverio Zavala Derrotas a Frelimo ja somou e sao inumeras. Na Beira, Quelimane, Gurue... Essa Frelimo so esta no poder pq andou a contar bolentins de votos nao de eleitores mas sim de alguns membros q votaram em nome do povo. Por isso em Tsangano e outras regioes do Pais nao se contaram as escolhas do povo. Isso faz parte da constituicao? Se sim, qual e' o artigo e nr da pagina. Nunca vao ganhar na Beira, Quelimane, Gurue... nas proximas eleicoes ficaram apenas a gerir Ematum. A Renamo e' renamo. Frelimo Comam junto com a Renamo pq vais fazer mais dividas e empobrecer o mocambique.
1 h
Eliminar
Dragão D Volta
Dragão D Volta A amatassa da renamo entrou n espiroto de dimonio elés xtao fora d governo d deus mas é lamentave ver homens perdidos n terra.
6 h
Eliminar
Mafiua Jose Bai
Mafiua Jose Bai Sobre a vala comum qual é a veracidade??
6 h
Eliminar
Fernando Vidal
Fernando Vidal Triste pah os que trabalhaom em cheringoma. Nhamitanga sao 30 km da vila de inhamiga...
6 h
Eliminar
Martins André
Martins André cada dia qui nasce sao historias,mas todos diad sao dialogos qui nao acabao,max o povo esta asofrer.vale apena materem se entre eles,deixar o povo inocente
6 h
Eliminar
Tony Man Mavie
Tony Man Mavie Nao vale apena ser deste país ainda sem entendimento.
6 h
Eliminar
Tafula Júnior
Tafula Júnior Boa pergunta Armando Tomas Fernanda.
6 hEditado
Eliminar
JM MJ
JM MJ Tdo isso pk?
6 h
Eliminar
Pedro Jovo
Pedro Jovo Yah .será que são çivis? mas ñ
6 h
Eliminar
Alfredo Manuel Joao
Alfredo Manuel Joao Indica o número real dos mortos
16 h
Eliminar
Antonio Lopes Leal
Antonio Lopes Leal
5 h
Eliminar
Catolo Luis
Catolo Luis Passa a noticia na tvm
4 h
Eliminar
Aida Paulino Zimola
Aida Paulino Zimola Eram por ai 6h...o Brito Simango nao sta a falar coisas de cabeça "mentira" tenho uma amiga enfermeira lá....e nao sou a chefe do posto de Inhamitanga é......
4 h
Eliminar
Paulo Zandamela
Paulo Zandamela É de lamentar atitude destes homens da Renamo.
3 h
Eliminar
Benedito Mohua
Benedito Mohua Lamento q exista moxambicanos q ainda encorajam accao belicista da renamo. O panico prepertado por esta forxa politica (nao sei se politica ou militar) ta defraudar as espectativa de desenvolvimento das familias. Voces moxambicanos q apoiam isso por favor parem com isso. Queros produzir.
2 h
Eliminar
Liedson Matusse
Liedson Matusse Sinceramente
2 h
Eliminar
Renato Sangossango
Renato Sangossango E lamentável
2 h
Eliminar
Elsa Jaime Mundovai
Elsa Jaime Mundovai E lamentavel
1 h
Eliminar
Salomao Junior Chilengue
Salomao Junior Chilengue Meus irmaõ naõ adianta invocarmos espirito santo pra nos traser a paz enquanto que naõ ha boa vontade em ambas partes para se restabelecer a paz que todo mundo almeja,o espirito santo só pode estar presente se as duas partes entrArem em consenso ou amostrarem se disponiveis para um dialógo que ira traser ou devolver a paz aos mçambicanos.ora vejamos ,assistimos mortes de pessoas inoçentes,vandalizaçaõ de enfraestruturas privadas,seraqui esse povo que está sendo massacrado tem culpa mesmo.se o assunto for de governar o país a força por favor naõ matem esses inoçentes porque vaõ quererem governar a essas pessoas,nós repudiamos a guerra violençia dp pessoas inoçentes
Filipe Nyussi disse, em conferencia de imprensa (STV), que tolerância, diálogo e inclusão podem acabar com o conflito armado em curso. Das três, uma:
1. Ou Nyussi é bom aluno de Guebuza, que sempre apresenta a solução do problema de que ele é avesso, ou seja, apela ao diálogo, a tolerância e a inclusão, mas que é avesso ao que publicamente anuncia como sendo solução;
2. Ou Nyussi está a procurar conquistar a simpatia do eleitorado usando um discurso lúcido e polido, quando no fundo sabe que o que diz não é o que a sua consciência lhe ordena;
3. Ou ainda pode estar a dizer que Guebuza usou-o para iniciar a actual guerra com a Renamo. É que ele foi o rosto de ataques à casa de Afonso Dhlakama em Satungira.
Estará Nyussi lúcido ou simplesmente está a adoptar uma atitude camaleónica? Por que, como ministro da Defesa, não convenceu Guebuza de que o diálogo, a tolerância e inclusão era a solução das reivindicações da Renamo? Estaria Nyussi disposto a destruir as células do partido Frelimo nas instituições do Estado, que estão na origem da exclusão social, político e económico dos membros da Renamo? São essas células que identificam quem é da oposição para posteriormente ser perseguido e saneado.

Leonardo Gasolina, Filipe Nhalungo, Eugenio Chilengue e 96 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Vena J. Tembe
Vena J. Tembe Quero concordar com o ponto 2.
Eliminar
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Ixiiiii, ja comecaram os "likes".
Eliminar
Vena J. Tembe
Vena J. Tembe Sao sinónimo de que o poste tem uma análise muito exaustiva!
Eliminar
Orlando Luis Carlos
Orlando Luis Carlos eu nao acredito no nyussi.
Eliminar
Nhambo Mechiço
Nhambo Mechiço ach o que esta' tentar capitalizar as fraquezas da ctual governacao par mostrar propostas de melhorament, e quando for eleito, mandar passear o povo pelas avenidas das cidades, foi vergonnha em plena marcha do 1 de maio quando numa das avenidas encarou-se o painel COM GUEBUZA ACABAMOS A POBREZA, foi engracad a expressao facial das pessoas que por la passaram, sao mais promecas para encher o saco!
Eliminar
Julio Manjate
Ryan Dillyto Paruque
Ryan Dillyto Paruque Caro Lazaro talvez tambem dizer se o discurso dele efectivamente teria aconselhao o chefe dele o PR na altura que nao era necessario usar a forca/violencia. Agora vem com politiquices de dialogo so pra enganar o eleitorado.
Eliminar
Nhambo Mechiço
Nhambo Mechiço Acho 2
Eliminar
Manuel Paulo A. Cossa
Manuel Paulo A. Cossa Teoria camaleónica
Eliminar
Artur Manjate
Artur Manjate Será que são as células desarmadas que preocupam um partido armado?
Eliminar
Brazao Catopola
Brazao Catopola Creio eu que a mistura dos pontos da uma boa salada para ele se safar das críticas ao PR e não entrar em conflito com o PR.
Eliminar
Julio Lilito Boene
Julio Lilito Boene Já vi um filme idêntico. "Vamos combater o deixa andar". Hoje está pior do que antes, hehehehehe. Moçambique anima.
Eliminar
Domingos Gundana
Domingos Gundana Ele liderou a tentative do aniquilamento do Lider da Renamo, quando mandou como ministro da defesa atacar Satungira e fez a questao de la ir sozinho visitor. hoje fala de paz e tolerancia para com aquele que ele procurou matar. kikikikiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii que coisa.
Eliminar
Vasco Bento Jose
Vasco Bento Jose tem o mesmo dscurso do professor, pork o professor dele fala algo de positivo sabendo k o plano k tem na cabexa eh o contrario!!!
Eliminar
Leonel Chisseve
Leonel Chisseve Lazaro Mabunda,o discurso do Nhussy so veio mais uma vez confirmar a ma governacao da frelimo. A solucao que ele aponta e' o problema que a frelimo continua a criar.ele(Nhussy) foi quem ordenou o disparo do primeiro tiro em Santugira.o povo nunca vai se esquecer disso.a guerra ja re-iniciou na tarde de hoje em gorongosa.amanha a situacao pode vir a piorar.se a Renamo activar as suas unidades de guerrilha em todo o pais,o pais, em menos de duas semanas estara paralizado.o povo nao vai continuar a ficar calado e a sofrer os efeitos de guerra.o povo vai organizar-se e havera levantamentos populares
Eliminar
Leonel Chisseve
Leonel Chisseve Com os levantamentos populares,ai sera o caos.o pais vai parar.
Eliminar
Afonso Dete
Afonso Dete As ultimas exigências da Renamo no diálogo com o governo, não são fáceis para qualquer governo do planeta terra as aceitar.
Eliminar
Augusto Magaure
Augusto Magaure Nao lhe ensaiaram bem para sair e cativar os potenciais eleitores, um desastre total!
Eliminar
Peter-Van Viegas
Peter-Van Viegas Eu ando muito frustrado com o tal de Nyussi, ele fala isso porque sabe k ñ tem popularidade,por isso violam a lei eleitoral fazendo campanha antes da data+se fosse um da oposição ja seria problema
Eliminar
Oracio Pedro Chauque
Oracio Pedro Chauque Nao nos deixemos enganar por esse fulano ai..... Trata-se de um discurso falso. Isto e um ENGODO para apanhar os distraidos.....
Eliminar
Leonel Chisseve
Leonel Chisseve Televisão Independente de Moçambique - TIM shared a link.
about an hour ago
FADM e homens armados da Renamo confrontaram-se em Gorongosa....Ver mais
Eliminar
Bela Leonor Taula
Bela Leonor Taula num 2
Eliminar
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane Mabunda sempre a brincar com as palavras...sua analogia e a ponte que faz com as células partidárias na função pública é a meu ponto de vista meio engraçado. ...uma vez que a própria Renamo prima pelo mesmo ideal.... já assaltou a CNE e agora quer substituir a Frelimo nas forças de defesa e segurança. ...amanhã será em toda função pública e depois será paridade na partilha no controle recursos minerais e mais tarde no quinhão do bolso do cidadão pacato. Quanto ao By using ainda terá de comer muita batata para ter um discurso coerente e cativante e até lá muita asneira ainda será dita....
Eliminar
Elson Guila
Elson Guila É sempre assim quando quer aparecer. O Frelimo ainda vai nos brindar com muitos gafes.
Eliminar
Rafael Augusto Mate
Rafael Augusto Mate Descupe-me pela expressao mas deixo a minha openiao: Se um individuo defecar na agua estando na zona a sujidade"fzs" afectara os de centro ate os de norte. Contudo se SIDA e' uma realidade entao o Filipe Nhussi esta contaminado
Eliminar
Caetano Bartolomeu
Caetano Bartolomeu Que pena xtar nas maos dos diabolíticos. Coisa pior ta por acontecer
Eliminar
Saide Waliullah
Saide Waliullah o ser controverso é a principal característica de quem quer o puder a todo custo. a hipocrisia é também o que caracteriza os maus políticos. o lugar em que o nyuss se meteu nao lhe vai ajudar como pessoa. por isso torna difícil avaliar o que ele diz.
Eliminar
Maria Conceição
Maria Conceição Até quando isso?
Eliminar
Anaty Tereza Feleuane
Anaty Tereza Feleuane Bando de ambiciosos, so querem afundar o nxo Moz
Eliminar
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda O que preocupa, entao, meu caro, Artur Manjate? O que eu acho é que a exclusão é "leitmotiv" de tudo isto que está a acontecer. Podem existirem outras mas este factor é determinante. Quando você é perseguido, não pode ascender a cargos nas instituições, não pode ser empresário de sucesso, é destituido do cargo que ocupa, é isolado, por pertencer a determinada cor partidária é perigoso. As células do partido, reactivadas após o 9o congresso, em 2006, visaram justamente aniquilar a oposição, através de cooptação dos seus membros que trabalhavam no Estado ou o seu isolamento caso não aceitasse a aderir a Frelimo. O desconto aos funcionários públicos para os cofres do partido resulta dessa decisão. Está cientificamente aprovado que a exclusão é o pior inimigo da estabilidade. O resto são cantigas.
Eliminar
Wanga Rakuel
Wanga Rakuel Filho d peixe sbe nadar.
Eliminar
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Amilcar Joaquim Inguane, a paridade que a Renamo exige em todas as instituições públicas deve ser vista como resultado da tal partidarização do Estado, através da criação das células do partido nas instituições do Estado. Esta situação faz com que as instituições percam legitimidade, o que resulta, no fim, em desconfiança e descrédito das mesmas instituições. Quem confia hoje não imparcialidade das instituições do Estado? A partir do momento em que as instituições recebem ordens do partido deixam de ser instituições credíveis, legítimas e honestas.
Eliminar
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane Mas o discurso é " nos somos democráticos, somos contra a partidarização do estado em todos níveis. ....blablabla. ... e hoje exigem paridade, quer dizer que amanhã o MSN caso se dê bem nas próximas eleições poderá fazer as mesmas exigências ou terá que pegar em armas para se fazer ouvir? Neste caso nunca teremos paz neste país. ...pois a cada dia que paca fica bem patente que ter arma e disparar sobre inocentes podes colher resultados até bem animadoras que dos nossos gigolous partidarios da assembleia da republica
Eliminar
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane MDM E NÃO MSN
Eliminar
Jossias Six
Jossias Six he....o assunto xta docee,acabar com conflito armado,como se agora ele e padrinho do conflito,ja e tarde pa enganar discursos paliativo,pq esses gajos abetuaram sempr andar com gracha no bolso pa escovar,escovaram se demais ate esquecer o amanha e hoje dispertaram na frisdera e muito tarde agora ja usa se a escova pa escovar o povo todo por emquanto a malta ja esta sem poeira pa escovar.basta discursos barratos,basta usar a malta como trampolim pa alograr os seus utentos e familiares em troca de sacrificios de muitos,estao no sol e ninguem de nos tera pena pa os tirar os deixem queimar pa amanha saber
Eliminar
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Amilcar Joaquim Inguane, se não tivessem sido instaladas células do partido não teriamos hoje esta situação. Os acordos de paz ja previam a paridade nesses sectores que apontam. A previsao era que pelo menos ate estas alturas Mocambique teria construido instituições crédiveis e livres de controlo partidário. A CNE ja tinha iniciado a despartidarizacao, mas nao foi possivel devido ao peso partidario na decisao de indicacao dos membros.
Eliminar
Ennyrick Larsson
Ennyrick Larsson o Filipe é daquel tipo de aluno que tira notas baixas e acha que sendo simpatico com os professores vão lhe fazer passar de classe. É obvio que ele esta sendo telecomandado e que mesmo na defesa não tinha poder algum a não ser de mandar os militares varerem os quarteis, ele nem se quer teve palavra quando se ordenou os ataques ao cota djakama, não serão com esses discursos de prê campanha que và mudar a imagem de pau mandado, so fala poemas de amor esse
Eliminar
Carmen Fumo
Carmen Fumo Como bem disseste: das tres uma, mas aí está, qual delas. Isso é o que vamos ver no fim de tudo
Eliminar
Mutola Escova
Mutola Escova ha coisas em politica para entender nao eh necessario ir a escola ou ser especialista em ciencias politicas. esta patente que se trata de um discurso eleitoralista.
Eliminar
Mateus Parafino Chataica
Mateus Parafino Chataica Ele sta fazer o k o patrao Guebas lhe disse
Eliminar
Amilcar Joaquim Inguane
Amilcar Joaquim Inguane Bem essa questão de células partidárias na função pública é quase uma espécie de herança do antigo sistema monopartidario onde todos éramos vigilantes Kiki e é claro que a reclamação tem a ver com a fraca capacidade da oposição conseguir se inserir no esquema e o resultado é esse que conhecemos hoje
Eliminar
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Removi post de um tal de Gulumba Mutemba e bloqueei-o por insultos. Aqui nao admito insultos. Se nao gosta de alguem nao precisa insultar. Aviso que como estou em "operação bufo zero" qualquer insulto faço voar a amizade. O aviso foi dado.
Eliminar
Jorge Tome Armando
Jorge Tome Armando É engracado as posicoes de certos dirigentes do nosso pais o que fala nao é o que fazem .
Eliminar
Dario Manuel
Dario Manuel Nyussi ,só pode estar atentar ajoelhiar , para confessar seus pecados. Ou q esteja distraido, ou por ter falta d um parafuso na cabeça nada se lembra do que fez quando era maluco. Ou por q vem seus intresses ameaçados , seu sonho e seu destino imprevisivel quando se lembrou de sofrimento de matequenha e das cinzas de santungira. Nyussi como disciplo tudo fez para agradar ao seu mestre. Claro que Nyussi q esteja lucido q esteja ao lado d paz ,mas estende ared na pesca do eletorado.
Eliminar
Lazaro Mang
Lazaro Mang Caro moradores agastados, há três coisas a consider sobre o teu comentário, a saber: a) o ocidente não é responsável pela má actuação dos nossos dirigentes; b) os ministros e outros dirigentes não devem ser dados como pais, mas sim como servos do povo; e c) é por esta e outras razões que não devemos tapar as suas incompetências.
Eliminar
Agostinho Nhampossa
Agostinho Nhampossa ?????
Eliminar
Uarivano Barros
Uarivano Barros O Nhussy està tentando fazer a sua parte com uma nova mascara...
Quanto ao ponto 3 ele pode ate se justificar que estava recebendo e cumprindo ordens superiores quando o timoneiro do ministerio da defesa. O tempo nos dirà tudo....
Eliminar
Julio Lacitela
Julio Lacitela O ponto 1 Lazaro Mabunda. Nao pode haver duvida. É injustificavel o atrelamento de Nyussi em ilegalidades como "presidencias abertas". O PR faria tanta guerra (lembrem se como Nyussi foi eleito) para qual fim?
Eliminar
Gertrudes Boa
Gertrudes Boa Nyussi e' aluno de Guebas tudo k fala kem elabora e' prof Guebas por isso o Guebas continuar a ser president,,o Nyussi so xtara' na cadeira simplisment a receber ordens do Guebuza,,triste distino de Moz
Eliminar
Jorge Garfo
Jorge Garfo Muito triste cara Gertrudes Boa,
Eliminar
Alexandre Jemusse Martins
Alexandre Jemusse Martins O debate está doce. Isto mostra que o povo mocambicano está ganhar novo rítmo. Para mim todos pontos reflectem a realidade.
Eliminar
Lazaro Mabunda
Lazaro Mabunda Augusto Barros N'malolo, a boa educacao diz que tu nao podes fazer o que acha errado, ainda que seja obrigado. Nyussi podia bem opor-se a Guebuza, ainda que isso lhe valesse demissao do cargo. Nao e Guebuza disser que Nyussi vai matar a sua mae e o seu pai, ele aceitar porque e ordenado. Nao. Ele devia ter sabido que o fogo que estava a iniciar resultaria em desgracas humanas (mortos, feridos, deslocados, fome, miseria...).
Eliminar
Uarivano Barros
Uarivano Barros Lazaro Mabunda, as matematicas feitas pelo governo eram de curto prazo e com menos consequencias previsiveis... isto pk tinha se a ideia duma Renamo (guerrilha) diferente daquela que existe na pratica. pensava se que em pouco tempo fosse possivel derrotar a Renamo e ate ao momento da pre-campanha esse seria um caso esquecido e seria o trofeu para a frelimo diante do povo.
Eliminar
Jorge Garfo
Jorge Garfo Augusto Barros N'malolo, o ataque a RENAMO realmente foi um fracasso. Pensavam k era uma duzia de homens velhos e famintos, sem forcas... Jovens soldados estao a morrer todos os dias e nada se faz. Isto ainda vai dar muito barulho, e, sinceramente, to com duvidas se as eleicoes de Outubro se realizem. Rezo pra k nao cheguemos ao estado de Guine-Bissau, pk ja estamos quase... Agora ninguem confia ninguem, mesmo internamente...
Eliminar
Assucena Helena Yeya
Assucena Helena Yeya Vafana hinkwavu
Eliminar
Amido Habibo Houry
Amido Habibo Houry Libertadores!? Nao me fale disso, os verdadeiros librtadores ja se foram, pra alem de que o pais ja pagou tudo menos nada k devia a esses tipos e se libertadores existissem o cenario seria diferente, percebeste Moradores Agastados?
Eliminar
Michael Cesar
Michael Cesar Em resumo, acho o que a Frelimo quer é destruir o país por causa do poder. Amam o dinheiro e não a vida.
Eliminar
Luciano Bernardo Jose
Luciano Bernardo Jose Caros compatriotas, na minha humilde opnião, penso que o debate actual devia centrar-se na situacão politico-militar. Muitos irmãos nossos estão a tombar cada dia que passa semeando luto e dor nas famílias, deixando os enlutados numa auténtica dsgraça e sem apoio de ninguem. Não importa de que lado seja (Renamo ou Governo), mas é triste e muito triste que isso esteja acontecer e no CCJC continua o teatro que até uma criança de 6 meses, conhece todos capítulos. unamos as forças e lutemos pela paz efectiva. Discutamos ideias e não pessoas porque isso nao nos leva ao lugar nenhum. Um apelo aos representantes em diálogo das mais altas e respeitadas figuras aos quais representam, que, nós Moçambicanos estamos acabando e esse tipo de carinho, que se faz com armas em defesa dos nossos interesses, como dizem, não nos subscrevemos a ele e muito menos desejamos.
Eliminar
Pedro Isaias Macuvele
Pedro Isaias Macuvele A mulovokazi a endla hinkwaswo, a hlambisa na mapato,tihuku...
Embora o camarada Nyusi esteja a proferir discurso contra o efeitos e feitos do camarada Armando Guebuza mas não vai mudar absolutamente nada. Lazaro Mabunda meu irmão e ídolo na reflexão saiba que o Nyusi não é presidente da Frelimo e o mano Guebuza continuará em frente dos destinos do País caso o Nyusi ganhe. Nenhuma célula vai desaparecer.
Eliminar
Samuel Maputso
Samuel Maputso Concordo com os Moradores Agastados num ponto só: a mudança se faz nas urnas, com voto consciente e responsável. Portanto, vamos a acção, seja qual for a filiação partidária!
Eliminar
Ranger Mariano Rainde Rainde
Ranger Mariano Rainde Rainde Concordo o que disse a 'Alice Mabote
Eliminar
Fefe Anjo
Fefe Anjo P mi e mais um kerendo tirar sua familia d sufoco as custas d povo.farinha d msmo saco
Eliminar
Niz Tambira
Niz Tambira nyusse deve ser probido falar e nao deve ser filmado ate guebuza regular a situacao da pre-campanha.os labios de nyusse ja estao a me chatear
Eliminar
Moiane Telma da Gloria
Moiane Telma da Gloria Qer aparentar é claro.
Eliminar
Abel Philip
Abel Philip Perdeu a oprotunidade de ficar calado ou Nyussi...
Eliminar
Nakulozy Bululu
Nakulozy Bululu Se esse até fez questão de ir pessoalmente a satungira pra confirmar a fuga do General Dlakhama. o 'ponto 2' está mais do que certo.

1 comentário:

Chuphai disse...

Ser jornalista da TVM ou RM virou ser doença de mentira. Sr. Brito Simango – não seria melhor calar de falar deste assunto para o seu bem. Se atacaram posto policial e não residência de pessoas civis, como é que morrem civis num posto policial?
Se morreram civis só podem ser as FDS que os mataram e não os homens da Renamo. Uma vez a noticias veio de si esclarece a verdade aos Moçambicanos, porque mentir sendo jornalista pago pelos impostos do povo é mau. Ou mudavas o título: de “… ataque ao posto policial” para “… ataque a população civil”, talvez eu ia ti dar razão, porque a Renamo de hoje não ataca civis e no posto policial não vivem/ficam civis.
Tenha vergonha!