sexta-feira, 20 de novembro de 2015

G40 acreditem, as vossas ideias não valem

G40 acreditem, as vossas ideias não valem. De tanto se enganarem, só vocês acrditam em vocês próprios, qual orquestra magnífica, que canta para o seu próprio deleite!
Este mural é lido por muita gente. E os conteúdos aqui colocados são levados a sério por estes.
Ontem, o post sobre a roubalheira do antigo regime teve (e tem até agora) aproximadamente 200 partilhas (shares).
O link principal, teve mais de três mil clicks (para download) e mais pessoas ainda irão baixar estes docuemntos (baixe, desde já emhttp://bit.ly/1SGwB7r).
Agora, outro dia, um hominídeo chamou-me de "molwene"(marginal) por ter exposto a podridão na OJM nas vésperas do seu Congresso que vai eleger um novo SG. Fez um texto insultando-me (sem mencionar o nome, claro) e só teve quatro comentários (de três participantes) em 24 horas. O meu, teve efeitos imediatos sobre os visados: a comissão política a Frelimo deliberou conforme a minha opinião e sugestão: vide o texto em:http://on.fb.me/1ly1MaN .
Ele andou conversando em grupos Whatsapp dizendo que o seu post teve "efeitos debelativos". Afinal, o que é efeito debelativo se o objectivo do contra-ataque não foi alcançado?
Bolas baixas, se este indivíduo ainda não entende o que é influência sobre a opinião pública então tenho razões bastantes para acreditar que a evolução humana não chegou ao fim. G40 pa!
PS: Desconsiderem este post. Vem um outro, mais útil. Foi apenas um desabafo
Comments
Egidio Vaz PS: ainda ontem acabaram sendo contrariados.....de novo. O PR pulou fora da fornalha e mandou cessar a caça aos homens armados. kkkkkkkk
Like118 hrs
El Patriota Que primata foi esse mano Vaz? I need his name.
Like8 hrs
Egidio Vaz Kkkkkk.
Like8 hrs
Domus Oikos Grande Egidio Vaz as tuas contribuiçoes valem mais do que daqueles que ganham o pão fazendo-se chamar por deputados, ou seja pessoas pagas para discutirem com racionalidade os problemas do proprios país. Os teus argumentos com evidencia e metodo cientifico de verificaçao e demonstraçao dos factos racionalmente colocados são por isso seguidos por todos. Hoje ninguem acompanha mais TVM, Jornal Noticias, Jornal Domingo, até as vezes STV, ou canais pseudo-independentes, com maior seriedade, ou Parlamento, onde os seus membros são exigidos lealdade partidário, um grupo de inúteis, que come, bebe e vive a custa da pobre gente, para no fim sem contribuiçao nenhuma. Uma Instituiçao que serve pra chancelar as ganas de uns e carimbar para legitimar as proprias acçoes.
Like88 hrsEdited
Nelson Junior You are with us...God Bless!
Like3 hrs
Matias Cuna Caro Egidio Vaz, a tua inteligencia elucidativa encomoda muitos, muitos por invenjar a tua inteligencia e por nao consiguirem alcanca la, optaram por vias sujas, marginais, bajulativas para poderem satisfazer os seus umbigos. E esqueceram de que nos somos pessoas, sabemos muito bem quem sao eles, nem nos preocupamos com as bujardas proferidas por eles. Nos conhecemos os verdadeiros marginais. Avante Egidio Vaz e continua elucidando o POVO.
Like28 hrs
Elísio Nhantumbo É o mau hábito de tentar algemar as palavras e silenciar a verdade. Infelizmente muito dos que aqui agridem pensam que defendem o seu partido ou o Governo. Dentro do proprio Governo há criticos. Pensar diferente não é ser inimigo muito pelo contrário, aquele que te aponta erros quer seu bem. E por favor voces que vem aqui insultar deviam faze-lo nos vossos murais. Aqui queremos debater ideias e construir nosso Moçambique. Errado é errado, independemente de quem errou. Discutam os factos que o Egidio Vaz tras e não a pessoa do Egidio Vaz.
Like38 hrs
Dionisio Gil Aceito mano Egidio,, voce è HHHomem com 3 H. Ñ perca tempo com os G40 mano Egidio.
Like8 hrs
Salvador Agostinho Mulumbua Egidio Vaz estes são bajuladores,
Like8 hrs
Hidiel Da Silva Macuacua força ai contenue nos informando
Like8 hrs
Jeronimo Mungoi Deixa para la EV e continua a fazer seu trabalho...qye está a fazer BEM!
Like8 hrs
Geraldo Obra Ja falei muito sobre os G39. Nao quero perder mais tempo. En Avant m* enfent
Like8 hrs
Francisco Pacheco Chigogoro Se o mano me autorizar posso. Dizer o nome dele, Até este primata chamou mano Egidio de sere desprezível e espião
Like8 hrsEdited
Hilario Firme Sou uma pessoa que admiro muito nos seus murais,deixa esses senhor falarem,eles estão a competir o que lhes cabe tu faça a sua parte nós estamos ao seu lado
Like8 hrs
Anselmo Titos Cachuada Há xantomonas (pragas) escondidos no corpo humano que não aceitam rever a sua humilhante condição de formatados para intrumentos inúteis para sociedade!
Like28 hrs
Joze Macovane egidio ainda tas no jornal noticias a lavar guebas?
Like8 hrs
Nelson Junior Caro Egidio,eu nao o conheço mas o seu contributo é imenso...Oxala que houvesse mais Egidios Vazes...nao ligue e nao perca tempo com esses ditos G40 pois a estes G40 lhes interessa ver um povo "tapado" e fechado...tem medo do saber pois bem eles sao conscientes de que o poder é força...nao ligue nesses insultos-quanto mais insultos eles lançam,deve sentir-se orgulhoso...e saiba de que na vida nunca e nunca vai ser capaz de agradar a todos...Força aí e coragem
Like27 hrs
Teixeira Teté da Silva Não se deixe intimidar por quem não gosta de ouvir a verdade! FORÇA o povo sempre vai a favor de quem ganha coragem e fala a verdade, como resultado o número de seguidores e admiradores que tens!
Like7 hrs
Amide Esmael Força ai
Like7 hrs
Bento Novela Egidio Vaz as "pessoas" são assim. Mesmo quando devem calar elas falam. Keep walking.
Like7 hrs
Sidonio Bras Tens meu apoio. O BEM VENCERÁ. Um dia o Mal será suplantado.
Like7 hrs
Tomas Humbe Nao so egidio vaz,durante a campanha de desarmar os homenx da renamo a forca os mesmos g40 andaram todos dias anus vuvuzelar a apoiarem com unhas e dentes o desarmamento a forca dos homenx da renamo,e agora k o presidente cancelou o que esses senhores vao dizr? K pena desses lambecu autentica vergonha!
Like7 hrs
Mário Suale 20 valores para mano Egídio
Like7 hrs
Helder Mario Dr E.Vaz se teu chara tivesse intelgencia igual a tua, diria q xte nome e dos "" the best"" mais exist muita diferenca entre voces 2. Peco disculpas por fzr comparacoes. O outro Egidio e um acidente Biologico
Like7 hrsEdited
Adolfo Lourenco Tembe Vénia ao Dr Egidio Vaz. Pela sua capacidade de leitura dos nossos processos políticos.
Like7 hrs
Simon Cossa Mano E.Vaz premitame que lhe chame de profecta intelectual!
Like7 hrs
Nelson Namangues Subscrevo as suas palavras Egidio Vaz. Vakhitee
Like6 hrs
Mazbhabuy Mazbhabuy Os tais preucupam se com sua posicao financeira e lambebotismo em vez de formatar os governantes a seguirem bens exemplos, e muito triste ver um Dr a mentir em publico e numa sociedade bastante espera q temps nos dias de hoje, ocupar espaco de antena pra pontapear a verdade. Mano E. VAZ detona esses hipocritas em nome do povo e de dirigentes serios.
Like6 hrs
Sonya Mondlane EV no seu melhor
Like6 hrs
Ernesto Matsinhe A FRELIMO è que fez 
A FRELIMO è que faz 
A FRELIMO è que farà 
Agora cometar o què?
Like6 hrs
Horácio Costa EV sempre cauteloso.
Like6 hrs
Nito L. Manhice Avance homem,quem nao gosta que nao olhe
Like6 hrs
Henriques Luis Matsenguane O G40 acha que só eles é k tem capacidade de pensar correcto e olhos para ver e os outros tudo o que pensam esta errado. Ora essa!
Like16 hrs
Andre Jorge Mano Egidio,mesmo Jesus acreditaram que era filho de Deus depois de o matarem. A pessoa que proferiu isso lhe conheço pelo nome. Deixe lhe ta proteger o pao que o diabo amassou para ele
Like6 hrs
Messias Uaissone Tem todo o direito de dizer as palavras certas a quem as merece. Eu tambem ja tive um confronto deste tipo com um G40 que se fazia passar de analista politico durante a campanha eleitoral. Disse-lhe o que ele e', ameacou-me e eu expliquei a ele que estava muito sossegado com as suas ameacas, pois eu sabia que ele nao tinha nenhumas influencias para determinar a minha sorte. Avante EV.
Like5 hrs
Nelson Junior ....A questao é simples: esses malditos a anti-patrioticos dos G40 sao os que beneficiam economicamente e socialmente de viverem com lideres corruptos,ladroes,incompetentes,feios e sujos...evidentemente o Status Quo é um Paraiso para eles...porem,se um individuo corajoso,patriotico e humano como o Sr.Egidio inicia a abrir os olhos aos moçambicanos,eles-os parasitas e os sanguessugas-sentem-se ameaçados...sao simplesmente uns grandes sacanas
Like4 hrs
Salomão Mambo A dias que circula o texto abaixo via whasapp. Afinal o PR nao pensa assim. Agora eh que se veh quem eh mais iluminate, clarividente...

"O governo por um período de 2 anos andou a tentar convencer a Renamo, através do diálogo, para que as sua forças residuais fossem desarmadas, contudo a organização foi protelando, usando manobras dilatórias, exigindo do governo cedências inconstitucionais.

O mais grave foi exigir um regime de paridade no comando de unidades e chefias militares, como se as forças armadas fossem do partido Frelimo, e não do estado moçambicano.

O tempo foi passando, entre manobras dilatórias engendradas da cúpula da Renamo, enquanto o discurso narrativo psicológicamente concebido foi avivando memórias da guerra, e usados psicológicamente contra o cidadão, lembrando ser Dlhakama o senhor de uma guerra de má memória, em que ele foi o actor principal; uma guerra que todos os nacionais não querem lembrar, quanto mais viver.

A estratégia de usar a derrota eleitoral como arma de arremesso político, resultou ser o maior fracasso na manobra tácita da Renamo. É que os deputados nacionais tomaram posse e recebem dinheiro do estado, assim como os deputados das assembleias provínciais, o que é o mesmo, reconhecer a derrota eleitoral.

Jogando em várias frentes, comícios de afrontamento, exigências inconstitucionais, como de um regime de paridade nas FDS e polícia, e a ridícula exigência das autarquias provinciais chumbadas já no parlamento, apenas restava ao governo quebrar a espinha dorsal da organização.

Dlhakama ao avisar que estava a montar um quartel general, na província da Zambézia, para qualquer dia dizia ele, montar um potencial governo alternativo no norte do país, deu o mote à legitimidade do governo de acionar mecanismos de defesa neste jogo de poderes. E que governo seria esse quando temos um governo legítimo, e que obteve maioria absoluta. No meu entender, o ambiente de paz interessa a todos nós, e se as forças residuais da Renamo são hoje um alvo militar legítimo das FDS, deve-se à desobediência em desarmar, no espaço de tempo esperado pelo governo. Colocaram-se à mergem da Lei. Ora quando o ministro do Interior Basilio Monteiro afirma ``O que está a acontecer em Vanduzi e em Morrumbala são esforços de instituições com vocação, que perseguem ninhos de instabilidade, para remover estas ameaças, em obediência aos anseios de todo o povo moçambicano,... Ele resume tudo dentro da Lei e da ordem. 

São moçambicanos, mas apenas as FDS podem andar armadas. As armas andam em mãos erradas, era preciso agir com firmeza. Uma reconciliação política e social passa necessariamente pelo desarmamento, e integração das forças residuais da Renamo. O governo gere os assuntos do estado, e o estado quer os cidadãos livres da ameaça de uma guerra psicológica, movida contra as suas cabeças. 

A dissuasão militar estratégica como instrumento político actual, quanto a mim, é o indicativo que na perspectiva governamental o tempo de pôr fim à crise política tinha chegado, sendo a acção militar a única via possível de arrumar a casa. Efectivamente o desagravamento da crise política exige uma exibição de força, da parte das forças armadas poderosas e fortes. Ou desarmam voluntariamente, ou são desarmados. É que a diversidade e o debate interno sobre esta investida militar são a prova da vitalidade de um governo forte, com apoio de sectores vitais da sociedade política e económica.

Na minha opinião a perspectiva da acção política militar do governo assenta em três pontos fundamentais:

Quando o final do diálogo politico é inconclusivo as armas falam. 

Ponto 1- O governo não está a mover uma guerra contra quem quer que seja, apenas pretende garantir a paz e segurança dos cidadãos, partindo da base legal, que as forças residuais da Renamo devem entregar as armas na sua posse, e integrar-se nas FDS voluntariamente, ou são alvos militares legitimos, como qualquer criminoso armado.

Ponto 2- A operação é desenhada para em caso haja resistência, haver um assalto para desmantelamento total e completo do arsenal militar na posse da ala militar da Renamo, até ao momento usada para fins politicos, e propósitos obscuros,e recuperar o armamento à força caso necessário. O uso da força irá certamente forçar a definir a transição e estruturação estrategica de uma direccão autoritária em tempos da democracia.

Ponto3- Há razões mais que evidentes para se concluir que o governo agiu certo na hora exacta, prevenindo desta forma que a economia não seja mais afectada numa conjuntura delicada. As recorrentes chantangens e ameaças de retorno à guerra tem contribuido na retração do investimento estrangeiro no pais.

É que apesar de a economia mostrar ter pernas para andar, a depreciação do metical face ao dólar americano conforme o presidente Filipe Nyusi reconheceu recentemente, fez com que as receitas de divisa estrangeira sejam mais difíceis de adquirir, e o baixo preço de matérias primas, traça um quadro difícil de superar para o produto local. Discordo de alguns que dizem que a depreciação do metical é favorável às exportações, por ter um efeito similar ao da queda de preços, no país em relação ao exterior. Considero que encarecer as importações tem um efeito penalizador maior, já que Moçambique é uma economia alimentada na sua maioria por produtos oriundos de outros mercados.

Para terminar,tanto o AGP já prescrito, como o Acordo para Cessação das hostilidades, ambos reconhecem a legitimidade do estado,e as FDS como os únicos e legítimos instrumentos do estado, para garante da soberania, e segurança pública. A integração gradual das forças residuais esgotou, aquando da tomada de poder do primeiro governo, saído das eleições gerais.

O AGP também previa que apenas uma pequena força residual de segurança ao presidente da Renamo, ficaria com direito a usar armas, mas a partir de um certo momento já esgotado no tempo, essa segurança deveria ser substituída pelo corpo da polícia de Moçambique. O Acordo de Cessação de hostilidades, também observa esse espaço de transferência. O acto abusivo e de provocação de aliciar e alistar jovens nas forças residuais, com intuitos pouco claros e sombrios, em desobediência ao acordado, tanto na AGP já prescrito e ACH, deu a tónica para a ruptura.

A Renamo como partido politico devia assumir em toda a plenitude, o estatuto de principal partido da oposição, apresentando propostas alternativas no parlamento, ao invés de usar tácticas obscuras e incongruências evitáveis, perturbadores da paz e do desenvolvimento e que pôem em causa a segurança do estado.
Unidade Nacional, Paz e Progresso"
Like4 hrs
Lourenço Eugénio Tembenuca Egídio tu és historiador de verdade e falas com conhecimento de causa, contra factos n a argumentos, n te preocupes com mangussos faça teu teu trabalho.
Like23 hrs
Gildo Afonso Seus posts não incomodam o povo oprimido, muito pelo contrário, chamam para um debate público e profundo das matérias aroladas. Podem tentar te calar, meu caro E.V. não te rendas. Ninguém pode manipular sua "liberdade de pensar diferente". Ao regime (frelimo a Teia Do Mal), não podem pensar que podem distrair-nos e nos arrastar para o poço dos G40. Doa a quem doer, a verdade tem que ser dita.
Like11 hrEdited
Nito Ivo É só para atrapalhar o rumo dos debates esses malandros.
Like3 hrs
Dércio Tsandzana Esses querem disparar para uma mosca usando uma bazuca, dá nisso.
Like13 hrs
Ayrton Timm De Oliveira O imperio esta a tombar!!
Like3 hrs
Fernando Manuel Férman We are together
Like3 hrs
Mujaji Duvani M Senhor vaz os teus post's tem maior repercurçao porque são transparentes,sinceros,e limpos,! E quando á esse lambibota que anda por ai a a falar coisas sem nexo mande um manglito pra ele por mim'? Tamos juntos
Like13 hrs
Nelson Junior A liçao que aprendemos é esta: é dificel sentir-se moçambicano pois Moçambique e os moçambicanos foram traídos por aqules que nos libertaram,pois estes se enriqueceram e se esqueceram os verdadeiros objectivos da luta de libertaçao...acabando por juntarem-se aos mafiosos...e mais uma vez,esta traiçao repetiu-se com os que dizem de que trouxeram a democracia,estes tornaram-se em bandidos armados e politicos de blablas....O País acabou por ser orfao..e os moçambicanos transformaram-se em fonte de riqueza destes merdas de politicos
Like2 hrs
Euclides Flavio É característico de pessoas com capacidade de debate lacunosa recorer a meios que só eles tem acesso para falar e julgar aos outros. 
Manu Egídio Vaz, as suas obras são bem conhecidas nem precisa de fazer exforços para mostrar as suas capacidades. Nós testemunhamos isso em cada post. Força. Eu já imagino o tal G....

Se me convecerem para o denunciar faço sem receio.
Like12 hrs
Rrg Magaia Excelenteee E V... força aí
Like2 hrs
Egidio Vaz Decidi postar a mensagem deste energumeno, que me chamou de molwene e marginal. Este é um senhor com mais de 40 anos, não conhece melhor as organizações juvenis como eu e gosta de ser chamado Dr. Só não me alongarei na descrição por razões de decoro. Mas é um pobre e incompetente G40, mal escreve mas orgulha-se de ser docente universitário. É que nem para professor da cresce ele serve. Enfim, quando a incompetência é tanta e o desespero insofismável, há gente pequena que se dá ao luxo de fazer MAL um trabalho não solicitado. Nesta mensagem, este hominídeo estava a explicar-se sobre os porquês do seu texto que, pelos vistos, não foi bem recebido até por pessoas que alegadamente pensava servir. Elvino Dias, consegue imaginar quem é este papá!?
Like42 hrsEdited
Nelson Junior estes pequenos mosquitos que nao querem aceitar criticas construtivas,limitam-se em insultar,imagenem voces o que pode acontecer, se,alguem com coragem iniciar a publicar os nomes e os montantes dos tacos que os seus tubaroes roubaram...esta gente sempre pensou de que so ela tem a verdade.... juro,ninguem vai ter medo...coninuar-se-à a criticar se algo estiver errado e tambem a elogiar se de bom fizerem...ninguem pediu para nascer em Moçambique...Moçambique é de todos....nada de medos,coragem..
Like1 hr
Elvino Dias Kkk cota Egidio Vaz molwne é o energumeno que não soube aproveitar as críticas construtivas por si lançadas. .. ish... G40 não muda de verdade. Já estou a desconfiar quem é o tipo

Sem comentários: