19 Jun 2015 Cátia Simões
Tem mais de 800 mil milhões de euros disponíveis para investir. O petróleo tornou o país num dos mais ricos do mundo. E há oportunidades para Portugal.
Oslo está praticamente deserta e encontrar um local aberto para jantar às 21h00 é um desafio. O ritmo de vida da capital da Noruega rege-se pelo rigor nórdico: acorda-se cedo, janta-se cedo, dorme-se cedo. É domingo e são raros os carros que passam numa das principais avenidas da cidade, junto ao enorme edifício do Parlamento, do lado oposto à Ópera, um dos símbolos turísticos da cidade. A estranheza maior vem, contudo, com a claridade que ainda se sente às 21h00 na fase do ano em questão. É praticamente dia, embora já não se veja o sol. Já sabíamos que os dias são enormes no Verão, no Inverno as noites são longas, as cidades são limpas, tudo é caro e as pessoas são civilizadíssimas. Mas não estávamos preparados para uma claridade de final de dia em Portugal.
"O Inverno custa, é verdade, mas habituamo-nos a tudo. E as regalias que temos a trabalhar cá são tantas que acaba por compensar", conta Joana Fonseca, uma dos cerca de 3.700 portugueses que trabalham na Noruega. Joana trabalha num hotel, perto de Oslo. Veio há dois anos, atrás do namorado norueguês que conheceu quando estagiou em Itália. Apesar de referir as regalias, Joana não tem dúvidas: "Vivo bem porque dividimos a casa os dois e o salário dele é bastante mais elevado. Se dependesse apenas do meu ordenado não vivia melhor do que em Portugal. E, nesse caso, voltava para casa."
É difícil imaginar uma realidade em que o salário mínimo, de cerca de 4.000 euros, chega apenas para as despesas. Mas Oslo é uma das cidades mais caras do mundo, onde o Big Mac - seguindo a regra do índice que mede o custo de vida nas diferentes cidades em 2015 - custa 48 coroas, cerca de seis euros, o mais caro a seguir à Suiça, a comparar com os menos de três euros em Lisboa. A maior parte do salário vai para o Estado e a promessa dos partidos políticos, em ano de eleições, é não baixar impostos. E tudo é gratuito - da educação à saúde passando pela ajuda que o Estado dá, de cerca de 200 euros por mês, a quem não quiser ter os filhos nas creches públicas.
Os dois filhos de Sandra Costa nasceram na Noruega e a empresária ligada à restauração não imagina educá-los na realidade portuguesa. "As ajudas do Estado são enormes. Pagamos muitos impostos, mas o Estado retribui. Nem sequer temos de nos preocupar com o infantário", explica. Mas Sandra quer voltar, um dia, a Portugal. "Faz-nos falta aquela simpatia, o deixa andar." Essa característica tão portuguesa parece ser valorizada. O marido de Sandra, António, conta a história: "Trabalho numa empresa de engenharia e somos quatro portugueses. O meu chefe diz sempre que gostava de ter mais portugueses na equipa porque, se há algum imprevisto, nós conseguimos encontrar maneira de o resolver. É o ‘desenrascanço' português. Os noruegueses parece que bloqueiam... mas são óptimos a planear."
Têm excesso de liquidez? Isso resolve-se rapidamente. Contratem alguns políticos e ex-políticos Portugueses e vão ver como num ápice deixam de ter 800.000 milhões nos cofres para ficarem a dever outros tantos milhões. Recomendo para o efeito contratarem também umas empresas de advogados que são especialistas em cobrarem muitos milhões para fazerem umas habilidades nos contratos públicos. Para tornarem o processo ainda mais rápido criem umas lojas maçonicas em Oslo.
•
•
Partilhar ›
Outra forma de resolver o assunto é integrar a Noruega na União Europeia. Vem logo o FMI, a Troika e essa gosmada toda sugar a nota. É num ápice.
•
•
Partilhar ›
00SEVEN Sexta-feira • há 5 meses
Não é bem assim!
A "Troika", tal como os bombeiros, só aparece quando o alarme soa!
Eles não apareceram para sugar ninguém!
Vieram porque os chamaram porque já não havia dinheiro para pagar as despesas correntes, pensões e funcionalismo.
Se não tivessem aparecido se calhar andava a comer uns calhaus grelhados ao sol porque nem dinheiro lhe sobrava para comprar óleo para os fritar!
Se acha que eles devem trabalhar de borla é porque defende esse princípio e eu tenho aqui uma vinha para cavar e agradeço que venha cá ajudar-me a fazê-lo.
De borla, claro!
•
•
Partilhar ›
Outro. Caro Amigo, também tenho uma vinha e olho por ela, pois o olho do dono faz a vaca gorda. Se deixasse que alguém viesse "cavar a vinha", expressão que utilizou, não esperaria grande coisa. Na Noruega, como me foi dado a perceber, não deixam o trabalho para os outros. Nem de borla.
•
•
Partilhar ›
Deves ter tanto uma vinha como uma fábrica de fazer curvas às bananas.
•
•
Partilhar ›
Este senhor acredita MESMO que o PEC4 não resolvia. Acredita MESMO que o unico culpado da vinda da troika é o Socrates (Deus o guarde no nº 44). Acredita que o PS é o UNICO responsável... So pode ter cartão laranja, ou viver no estrangeiro! ou isso ou a vinha dá-lhe um PPP... Oh santa mãe!
•
•
Partilhar ›
Se o Pec1, 2 e 3 não resultaram porque raio é que o Pec4 iria resultar? O país já estava ligado à máquina, a questão era decidir quando a desligar. O PS não é o único responsável, mas é o principal! Não é à toa que das 3 vezes que tivemos o FMI foi durante governos PS.
•
•
Partilhar ›
Esse seu nome de TáBonitoTá, está em conformidade com o seu ser, pois estou certo que qualquer cidadão que habite os bairros periféricos de qualquer cidade, o ache engraçado para o dar de nome ao seu papagaio. Acontece que todas as vezes que o FMI foi obrigado a aqui vir, e que pelo visto não sabe, foi sim nas governações do PS, depois dos desastres cometidos pelo PSD, nas governações anteriores. O PSD, tem por norma, o saque economico, a criação do caos no país, e sair de mansinho, deixando que, quem venha a seguir, que (como se costuma dizer), apague a luz. A situação atual, é a mesma, só que desta vez, conseguiram ter uma maioria absoluta, e um presidente que lhes deu cobro, pela primeira vez, a uma destruição sem paralelo e sem qualquer tipo de recuperação, nas próximas décadas. Se quisermos ter uma pequena percepção, do que vai acontecer a este país, em relação aos outros (que já se encontravam, mais evoluídos do que este), iremos reparar que a curvatura da diferença, tanto econômicas como intelectuais, irá ser bem maior, da que existia no Estado Novo. Ficou-se destinado a viver-se dos impostos e das receitas dos emigrantes (estes que pelo seu grau de escolaridade diferente dos seus avós, achava que se iriam tentar integrar-se nas suas novas sociedades de acolhimento, e viverem em conformidade com os naturais de cada país, mas enganei-me, continuam a viver em guetos de imigrantes, e a enviarem o seu dinheiro, para a terrinha). Os tempos são outros, mas a mentalidade do povo português, é a mesma.
•
•
Partilhar ›
Caro Eduardo, prezo em saber que conhece tão bem o meu ser, para saber que o meu nick está em conformidade com o mesmo, infelizmente não posso dizer o mesmo quanto ao seu bom senso. O FMI entrou em Portugal em 1977 (na altura com governo de Soares, que sucedeu a governos provisórios independentes, nada de PSD) e 1983 ( após 3 anos de governos liderados por independentes e 3 anos de AD, onde se incluía o PSD). De 1983 até à última entrada do FMI o PS governou 15 anos e o PSD 13, sendo que os últimos 6 anos foram do PS, que governaram com maioria absoluta na primeira legislatura. Tenho total desprezo quer pelo PS quer pelo PSD, mas ouvir dizer que o PSD foi sempre o incendiário e o PS o bombeiro é no mínimo insensato. Ambos têm culpa da atual situação, sendo que na 1.ª legislatura do José Sócrates cometeram-se as maiores loucuras, e por isso é que não queriam cá a troika, para não se ver a porcaria que fizeram.
•
•
Partilhar ›
O bom das tretas e mentiras é que quando se repetem muita vez, tendem a ser "verdade". Alguém que me expliqe então como é que um emprestimo negociado com o BCE com juros quase residuais seria pior que um empréstimo da Troika com os Juros que se conhecem e que nos penalizam... Pec 1 2 3 e 7 se necessários. são retificações. Com a vinda do trio maravilha (troika) limitamos a decisão financeira do país (aliás.... fomos além da troika....) e sim senhor, temos cofres cheios (de dinheiro emprestado), temos menos saude, menos educação, menos emprego... em contra partida, mais impostos, mais obrigações ao estrangeiro, mas submarinos, mais bancos salvos com o nosso dinheiro, e mais celas ao lado da 44 por ocupar... Triste país que vota em politicos como se de um clube de futebol se tratasse!
•
•
Partilhar ›
Caro Miguel, concordo consigo de que quando se repete uma treta muitas vezes elas tendem a ser verdade. Não ouviu o Teixeira Santos dizer que quando os juros chegassem aos 7% que pedia uma intervenção do FMI? Pois, é que esse limite já tinha sido ultrapassado aquando do PEC4, as retificações não serviram de nada, e o ministro não foi coerente com o que tinha dito (sabe-se agora que foi pressionado pelo 1.º ministro e a sua trupe). E quanto ao BCE, se tivesse interesse em negociar sozinho um empréstimo a Portugal tê-lo-ia feito, e não teria participado na troika. Tanto o PSD como o PS têm culpas pelo estado o que o país chegou, por isso não vale a pena branquear aquilo que o PS fez.
•
•
Partilhar ›
Vamos lá esclarecer antes de mais! Não há da minha parte tentativa de branquear a prestação de quem quer que seja... ISSO QUE FIQUE CLARO. Agora, se quisermos ser honestos, se puxar da memória, lembrar-se-á que o emprestimo do BCE estava negociado (por incrivel que pareça com a menção da Angela "Merdel", o que a levou publicamente a repudiar a prestação do seu futuro mais que tudo PPCoelho) e os juros não eram nem perto 7%... Os da Troika são bem mais altos e penalizadores, e acrretaram a destruição do que era a classe média! A memória curta é uma cena chata!!! "E quanto ao BCE, se tivesse interesse em negociar sozinho um empréstimo a Portugal tê-lo-ia feito, e não teria participado na troika." - Com isto deve estar a branquear a prestação do PSD!
•
•
Partilhar ›
É isso. Por favor voltem a dar uma maioria absoluta a um só partido de preferência ao PS. Como já não vivo em Portugal nem me aquece e arrefece....
•
•
Partilhar ›
Um comentário de um patriota!
Triste!
•
•
Partilhar ›
Caro Miguel, vc não me conhece de lado nenhum para me ofender. E sou muito mais patriota que alguns atrasados mentais (a quem servir a carapuça que a vista) que querem colocar no governo um dos partidos que mais destruiu o país, se não mesmo o pior. Eu podia estar em Portugal a viver de subsídio de desemprego, mas como não quis viver às custas do meu país (ao contrário de muitos que se dizem patriotas), optei por vir à luta num outro país. Aliás são os emigrantes que, com o seu suor, ainda vão dando uma boa imagem do país, lutando contra a ideia que em Portugal são todos mandriões e corruptos. A bem do país nem PS nem PSD deveriam voltar a governar, mas se o povo for burro e lá os puser que posso fazer? Já não me dirá respeito. Eu sei que a mama partidária é muito boa, por isso é que queremos lá o nosso partido, mesmo que o mesmo prejudique o país (claro que não é o seu caso, uma vez que é tão bom patriota).
•
•
Partilhar ›
"Como já não vivo em Portugal nem me aquece e arrefece...." - Não preciso conhecer para poder julgar, quando se deixam pegadas! :D ´
Pois então fique-se por ai! A malta agradece!
•
•
Partilhar ›
obviamente que não é o único, mas passou dos limites.. como diz o ditado se quiser mamar vai mamar mas há de mamar com vergonha ; )
•
•
Partilhar ›
Aqui a "cena má" é a triste sina tuga, de diabolizar uns para santificar os outros! Por isso estamos como estamos!
•
•
Partilhar ›
pedro guerra 00SEVEN • há 5 meses
cavar ! só se for à frente de um cão ou da policia ! eheheheh
•
•
Partilhar ›
Vai-te benzer pá! deves ser catolico! Leste o artigo?
•
•
Partilhar ›
ah 00SEVEN • há 5 meses
estas bem doutrinado
•
•
Partilhar ›
José Marques 00SEVEN • há 5 meses
Oh Amigo:
Com o governo anterior do PS até de uvas se fazia vinho. Agora com este governo PSD/CDS até de vinho se fazem uvas.
Para que quer cavar a vinha? Como não paga, ainda cavava a sua sepultura.
Leia mais umas coisas sobre a intervenção do FMI. Não leia apenas sobre a sua intervenção na Europa.
•
•
Partilhar ›
Se os bancos lhe começarem a cobrar o dobro dos juros pelo que deve sem qualquer razão aparente rapidamente vai ter que pedir a esse ou a outro banco um empréstimo para continuar a pagar o que deve. Foi o que nos aconteceu. A troika veio cá porque os especuladores americanos perderam bilioes e viraram-se para as dividas soberanas subindo os ratings apenas para recuperarem o que perderam à custa dos estados. E a troika se nos quisesse realmente ajudar, emprestavam o dinheiro com a unica condição do pais normalizar o défice para poder pagar o que deve. Mas fez o contrário, obrigaram os estados a ir aos bolsos directamente em vez de criarem condições para o pais se desenvolver e pagar com o resultado desse desenvolvimento. O problema é que um país desenvolvido não precisa de pedir mais dinheiro, e faz concorrencia no mercado e a "troika" não quer isso porque lá se vai o lucro dos investidores deles e dos bancos e dos especuladores.
•
•
Partilhar ›
Pedro 00SEVEN • há 5 meses
Vieram porque depois de emprestarem algum dinheirinho o têm de volta a triplicar, porque este dinheiro e a estadia destes senhores não é de borla, não dão esmolas, FAZEM NEGÓCIO, e a partir dai controlam tudo e todos. Pois, de borla todos querem, pagar impostos muito poucos.
•
•
Partilhar ›
Alguma vez? Só se fossem mto. mto. burros!
•
•
Partilhar ›
JVieira Sexta-feira • há 4 dias
Parece que nao percebeu porque e que a Troika entrou em Portugal. Nao admira, Portugal ficou classificado tao mal na ilitracia financeira e economica. E por isso e que existem pessoas a votar em partidos que vendem sonhos e ilusoes.
O que faz a Noruega diferente de nos e a sua "governace" ou melhor em portugues a sua governacao, entenda-se publica e privada. As pessoas sao diferentes, sao frugais sem vaidades, raramente se veem BMW e mercedes e quase tudo bicicletas.
Para estas cabecas latinas isto e dificil de compreender. Muitos de nos julga que para ter um bom salario basta ir para a rua de braco esquerdo erguido e exiguir direitos. Os Noruegueses tem uma abordagem oposta, sabem que tem de trabalhar, continuar a poupar e a investir e isto e um ciclo que nao acaba senao empobrecem outra vez como ja o foram ate ha um seculo atras.
•
•
Partilhar ›
JVieira, a notícia é de junho. A esta hora o dinheiro já foi investido, não se preocupe mais. O contexto na hora era aquele, agora andamos preocupados com o Cavaco.
•
•
Partilhar ›
Tem razão! Eram logo chamados a "auxiliar solidariamente" os gregos e outros, sob a ameaça desses despesistas abandonarem o barco (que eles próprios estão a afundar).
•
•
Partilhar ›
A Alemanha já ganhou 400 milhões com os empréstimos à grécia. Que eu saiba isso não é perder dinheiro.
•
•
Partilhar ›
Quinta-feira forevertheuni • há 5 meses
1. Ao contrário do que se lê nos jornais alemães, apenas 30% da despesa primária do Estado (que exclui o pagamento de juros) está destinada às pensões e apoios sociais
2. Em 2007, a Grécia destinava 11,7% do PIB ao pagamento de pensões e apoios sociais, a Alemanha 10,4%.
3. Essa percentagem subiu para 16,2% na Grécia, até 2014, não porque o número de pensionistas aumentou ou subiram os valores pagos (muito pelo contrário). A matemática é simples: o PIB caiu 25%, logo a proporção das pensões aumentou. Se eu devo 100 e o meu salário é 100, quando passo a receber 75 a minha dívida continua a ser 100, logo o rácio da minha dívida aumenta.
4. A idade de reforma na Grécia é de 67 anos, dois anos a mais do que na Alemanha.
5. O haircut da dívida grega, tão louvada pela Comissão Europeia, teve um impacto negativo nos fundos de pensões gregas em torno de 25 mil milhões de euros.
6. Mais 13 mil milhões de euros foram retirados aos fundos de pensões pelas restantes medidas de austeridade.
7. Nenhum sistema de pensões assente na solidariedade intergeracional (os mais novos contribuem para a pensões dos mais velhos) é sustentável num país que tenha 50% de desemprego jovem.
8. O governo grego já eliminou a possibilidade de reformas antecipadas, assumindo a reorganização do sistema administrativo e o combate à fraude.
9. A economia grega precisa de gerar emprego, assegurar investimento, resgatar os seus emigrantes. O fim da austeridade é a retoma do emprego e a subida das contribuições para a segurança social.
O governo Alemão quer impor um corte de 400 milhões nas pensões gregas. É a linha vermelha e o discurso oficial que ficará desta tragédia. Um dia se escreverá na pedra da história que a expulsão da Grécia do euro e da União se deveu a um desacordo sobre uma medida que representa 0.002% do PIB europeu. Que ninguém cometa a ousadia de aqui ver um golpismo, uma lição, um porrete na cabeça do Syriza. Esta Europa ainda tem um hino (lembram-se qual é?).ver mais
•
•
Partilhar ›
Que país é que investe na dívida doutro sem juros?
(400 milhões em juros são "tostões" nestas andanças das dívidas soberanas, vá lá rever os seus números)
•
•
Partilhar ›
Nenhum, mas o seu comentário anterior e do Sexta-feira não reflecte nenhuma despesa por parte "das Alemanhas", antes pelo contrário.
•
•
Partilhar ›
É...esses políticos fazem logo não sei quantas SCUT, piscinas municipais aos pontapés, mais umas Parques Escolar, organizam um novo Euro 2004 com mais uns tantos estádios, uns TGVs e Aeroportos - porque o que é preciso é dinamizar a economia - o dinheiro esfuma-se, mas o povo fica contente, porque ainfal vivemos em Democracia e a vontade do povo é soberana.
•
•
Partilhar ›
Também podem contratar uns sindicalistas portugueses ou os desempregados profissionais que por cá temos e outra malta que faz dos subsídios modo de vida, a ver quanto tempo a riqueza norueguesa subsistia a tanta sanguessuga.
•
•
Partilhar ›
Quadro 5
Taxas de sindicalização de Dinamarca e Suécia...Não é preciso dizer mais nada sobre correlação sindicalizados nível de desenvolvimento.... Na Somália deve ser 0%
•
•
Partilhar ›
Esse quadro 5 tem data de 1989. E o documento termina com "Este texto, com pequenas alterações, foi apresentado na XXI Reunião Anual da Anpocs, 21-25 de outubro de 1997"
Um bocadinho outdated, não?
•
•
Partilhar ›
outdated??? és tão inteligente
•
•
Partilhar ›
Pronto, se você é daqueles calhaus que não falam inglês, eu traduzo: "desactualizado", "obsoleto".
•
•
Partilhar ›
obrigado pelo esclarecimento ó bojão
•
•
Partilhar ›
eheheheh
•
•
Partilhar ›
Para serem mais rápidos, é melhor contratarem os gregos - são campeões do mundo neste tipo de coisas. Os portugueses ainda conseguem ter um crescimento positivo e não estarem na bancarrota. Os gregos nem uma coisa, nem outra.
•
•
Partilhar ›
Excelente cometário!!!!
•
•
Partilhar ›
PORTUGUES DE PORTUGAL Rui Couto • há 5 meses
Fabuloso comentário. É a primeira vez que respondo e na verdade não peca em nada. Parabéns e abram os olhos, para quem ama a nossa Patria ... ...
•
•
Partilhar ›
completamente de acordo Os políticos Portugueses roubam tudo o que podem num Pais falido fassa ideia num Pais com dinheiro. Não é por acaso que somos o 5º Pais do mundo em corrupção
•
•
Partilhar ›
Um lambe botas deixou aqui o comentario
•
•
Partilhar ›
pedro guerra Henrique Lopes • há 5 meses
já vamos em 5º ,já não é nada mau,porque daqui a pouco estaremos em 1º lugar com estes nossos queridos politicos da ladroagem !
•
•
Partilhar ›
Tirou-me as palavras da escrita....eu ia escrever mesmo isso...e com os corruptos que temos cá e que continuam a ficar com o produto dos roubos e em liberdade...esses são os melhores gestores para controlar esse dinheiro...nem imaginam a qualidade deles...alto profissionalismo....engravatados e chamam-lhes doutores......ahahahah
•
•
Partilhar ›
h Rui Couto • há 5 meses
e entreguem os bancos deles aos nossos banqueiros para ajudar à festa
•
•
Partilhar ›
Jacinto Leite Capelo Rego Rui Couto • há 5 meses
Abram mas É as PORTAS à OPUSDEI, porque Lojas Maçónicas tem lá eles;
Santa ignorância!!
•
•
Partilhar ›
Maçonaria existe em todo o mundo, mas as lojas Portuguesas são diferentes, são uma especie de centros de negócios (ruinosos para o estado), e controlo de poder poder político.
•
•
Partilhar ›
Manuel Belo Rui Couto • há 5 meses
Completamente de acordo !
•
•
Partilhar ›
Filpie • há 5 meses
Não é o petróleo!! São as pessoas que fazem a diferença.... vejam a Venezuela... tem mais petróleo que a Noruega
•
•
Partilhar ›
Comentário apagado
100% de acordo!
•
•
Partilhar ›
Como por exemplo a Venezuela, em 2013, ter decretado que o Natal era em... Novembro.
•
•
Partilhar ›
Sem duvida que as pessoas fazem toda a diferença.
o mesmo se pode dizer dos portugueses, que se consideram os mais infelizes da Europa. Porque olham para o que não tem, e não valorizam o quem tem e o que são.
•
•
Partilhar ›
exacto!
•
•
Partilhar ›
regimes comunistas levam a isso,
e a história repete-se sempre
•
•
Partilhar ›
No inicio do texto diz: ... e as pessoas são civilizadíssimas. Ora aqui está uma coisa que nós, portugueses, não somos. Adoramos cuspir para o chão, enganar o próximo e aldrabar o fisco. Impera o chico-espertismo. Acham que os nossos politicos vêm de Marte?!! Quanto ao desenrascanço português (em oposição ao planeamento nórdico) de que nos gabamos, não é qualidade nehuma e até é um defeito. Ou acham que estamos no buraco porque somos desenrascados? Só se for para a trafulhice. Pobre Portugal, com este povo (e como custa dizer isto) não vamos lá.
•
•
Partilhar ›
Sara Rui • há 5 meses
Eu não tenho por hábito participar neste género de foruns ou discussöes. Mas, desta vez não consegui evitar.
Ora, eu vivo na Capital do Petroleo da Noruega (Stavanger) há cerca de 3 anos. Trabalho no ramo petrolifero como engenheira.
Desengane-se quem pense que isto é um mar de Rosas, que é chegar e vencer e o que os noruegueses são o melhor, mais amigavel e civilizado povo á face do planeta.
Há mto bronco por aqui, eu diria que mais que em Portugal.
Civilizados?! O tipico noruegues não é capaz de respeitar uma fila de supermercado, ou de que quer que seja, é incapaz de estender a mão a uma pessoa que cai no meio do chão na rua. Por não falar que por mtas vezes se sente na pele o facto de ser do Sul da Europa e por isso somos discriminados.
Eu costumo dizer, eles são descendentes dos Vikings e sempre serão.
Existe um grave problema de infra-estruturas aqui.
Organizacão não há, ou pelo menos aquela que a Clara Ferreira vem dizer para a TV que existe.
O desenrascanço português é bom. Se te surge um problema, nós no imediato resolvemos melhor e mais rapidamente esse problema. Eles bloqueiam.
São extremamente lentos a fazer qualquer coisa. Eu stresso com a lentidão e o deixar para amanha o que se pode fazer hj deles.
Estou contente aqui, mas se há coisa que não gosto de ver é a continua compacão Portugal - Nordicos ou vê-los como exemplo a seguir.
Há coisas boas e más aqui. Nos temos mtas coisas boas em Portugal, mas nunca as soubemos valorizar. Sempre achamos que os outros sao melhores que nós.
Concordo, a corrupcao é o cancro da nossa sociedade. Mas, tanto a alta corrupcao, como aquele que não quer trabalhar e procura 1001 maneiras de sacar ao Estado subsidios.
Assim de tudo é um problema educacional.
Pf note que não estou a dizer que está errado, mto pelo contrário concordo em grande parte com o seu ponto d e vista. Mas quis acima de tuda enfatizar que não se pode comprar tudo o que se vende dos Países Nordicos.
Eu falo por experiencia propria, que já vivi na Dinamarca, Cph e agora na Noruega.ver mais
•
•
Partilhar ›
O desenrascanço refere-se à capacidade de arranjar alternativas para resolver um determinado problema no momento. Pode ser uma qualidade ou um defeito, dependo de onde se aplicar.
•
•
Partilhar ›
Tenho uma teoria economica. "Os paises onde há invernos mais rigorosos, trabalham mais, arrecadam mais, planeiam mais, porque precisam sobreviver ao rigor do inverno... condições que entrenharam no proprio DNA desses povos. Enquanto que os países do sul, são preguiça e desleixo, pq não tem de temer o rigor dos invernos, logo são maladros por natureza"
•
•
Partilhar ›
rui Joaquim • há 5 meses
Sr Joaquim só mais uma para desmontar a sua teoria dor invernos rigorosos dos paises do norte da Europa, então e paises como o Catar, Arabia Saudita, Dubay, tambem são ricos, esses planeiam a sua economia com 50ª graus positivos
•
•
Partilhar ›
Miguel rui • há 5 meses
tira o petróleo da equação e vais ver uma nova angola, e se não têm Invernos rigorosos têm Verões infernais se não tiverem petro para as estações de tratamento de agua e para comida ficam tão pobres como a sumalia
•
•
Partilhar ›
cacetada... a patagônia deveria ser muita rica também, de acordo com este simplório teórico Joaquim...
•
•
Partilhar ›
O povo não é propriamente rico...
•
•
Partilhar ›
rui Joaquim • há 5 meses
Sr. Joaquim, Portugal sempre foi um pais pobre, já nos tempos dos descobrimentos os navegadores portugueses, andavam ao serviço dos reis de Espanha, um exemplo Fernão de Magalhães e outros os politicos Portugueses sempre andaram agarrados á igreja (clero) a Noruega ainda á pouco tempo era um pais miseravel, só a exploração de petroleo do Mar do norte fez com q1ue hoje seja um pais rico, mas ainda bem que não á petroleo em Portugal porque possivelmente dava prejuiço
•
•
Partilhar ›
rui Joaquim • há 5 meses
Então porque motivo a Islãndia tambem entrou á algum tempo na banca rota
•
•
Partilhar ›
se percorremos uma linha horizontal desde os paises nordicos até africa do sul verificamos que os paises que passam por essa linha tendem a ser menos civicos.
•
•
Partilhar ›
Bem que me parecia que a culpa não é dos políticos e não só, mas sim dos homens da meteorologia. Lá está a teoria ainda é cedo... temos tempo, logo não se faz, ups...acabou o prazo. O prazo é curto... não tenho tempo, não faço. Se chove, a culpa é do tempo, logo quero um subsídio se não chove a culpa é da seca... quero um subsídio. Em conclusão, afinal a culpa é de todos nós que não sabemos PLANEAR o que queremos e devemos fazer com os recursos que temos em Portugal, e não falo de recursos físicos mas sim da inteligência e da vontade em fazer e mudar.
•
•
Partilhar ›
Teoria por terra...os russos têm um inverno rigoroso e não são ricos!
•
•
Partilhar ›
No DNA não, na cultura sim. Mas é sabido. Há muitos países Africanos em que te sentas em baixo de uma árvore e tens abrigo, comida para a vida inteira.
•
•
Partilhar ›
Raciocínio simplista, mas no fundo resume um pouco a coisa. Em Portugal também não se diz que as pessoas do Norte são mais aguerridas que as do Sul, quentinho...
•
•
Partilhar ›
Partilho da mesma teoria que o Joaquim.
•
•
Partilhar ›
00SEVEN • há 5 meses
Não alimentemos ilusões!
Eles têm muito dinheiro para investir porque não vivem de ilusões!
Diz-se no texto que:
A "Noruega rege-se pelo rigor nórdico: acorda-se cedo, janta-se cedo, dorme-se cedo. É domingo e são raros os carros que passam numa das principais avenidas da cidade"
É precisamente isto que os portugueses não sabem fazer!
Portanto não estejamos com ilusões porque eles sabem muito bem o que fazer ao dinheiro e Portugal só oferecerá confiança quando:
ACORDAR CEDO, JANTAR CEDO, DORMIR CEDO - SER DOMINGO E SEREM RAROS OS CARROS QUE PASSEM NAS PRINCPAIS ESTRADAS DO PAÍS!
Enquanto andarem na "pimba", no "fumeiro", nos "futebóis" e no "faduncho" - ESQUEÇAM!
•
•
Partilhar ›
Comentário apagado
E o bacalhau que vendem aos portugueses :D
•
•
Partilhar ›
Miguel Guest • há 5 meses
mas podiam gastar tudo e não pensar no futuro, tendo petróleo estão a pensar em ideias que reduzam o consumo do mesmo no pais porque é finito aqui era tudo a grande
•
•
Partilhar ›
...e não tenhamos ilusões; com a "qualidade" de gente que há neste país é pedir a uma circunferência para ser um quadrado e vice-versa...
•
•
Partilhar ›
Fernando Vieira 00SEVEN • há 5 meses
Este comentário deve ser do Diácono Remédios. Ouve lá! A economia é para servir o cidadão para ter uma boa qualidade de vida ou é o cidadão a servir a economia? Vamos todos viver para trabalhar?
•
•
Partilhar ›
Comentário mais pateta que existe. Os Franceses acordam tarde, jantam tarde, dormem tarde, e têm uma economia decente. Fizeram Campeonatos do Mundo de Futebol e TGVs.
•
•
Partilhar ›
Miguel forevertheuni • há 5 meses
isso em tempos foi verdade agora não, agora viver para trabalhar é mito nenhum animal trabalha mas os humanos gostam de ser escravos para adquirir objectos que pouco mudam a sua vida
•
•
Partilhar ›
O melhor que têm a fazer é PRIVATIZAR todas as empresas lucrativas que lhes estão a encher os cofres do Estado, empresa de electricidade, de telecomunicações, de combustíveis, de auto-estradas, correios, transportes ferroviários, aéreos etc. Isto do Estado ser AUTO-SUFICIENTE depois implica não haver tanta cobrança de impostos e acabar por a riqueza ficar distribuída por gente "inferior" dos estratos sociais mais baixos.
•
•
Partilhar ›
Portugal, tem a maior zona económica exclusiva de toda a europa.
Se tivessemos bons gestores na política, seriamos o pais mais rico da Europa!
Poderíamos dar um pontapé no cú, ao Eurogrupo!
Este país Portugal, tem recursos naturais que nenhum outro pais tem.
Temos intelectuais qualificados, excluíndo os da política, pois esses, são uns teóricos ôcos que tiram cursos em universidades de qualidade duvidosa!,
Lamentávelmente, os milhares de milhões que existem em portugal em "excesso", são desviados por oportunistas e mais alguns "trocos", tornando este país deficitário.
Na Noruega, há serviços públicos gratuitos. em Portugal, os serviços públicos, são geridos por incompetentes, tornado-os deficitários. Os bons serviços públicos, são entregues aos amigos privados.
Conclusão, temos um burro povo que não se interessa por estas questões e deixa que os políticos sejam corruptos e lixem a vida aos Portugueses!
•
•
Partilhar ›
Os Portugueses preferem as promessas dos ôcos e preferem ser enganados. Eu sempre li os programas eleitorais antes de votar. Há alguns que nem 5 páginas tinham, nada detalhavam (com quem é que o Socrates concorreu na 2a eleição? O programa oficial do PSD da altura era ridículo. Falava do que iriam fazer, mas sem detalhes).
•
•
Partilhar ›
Ainda bem que encontro o 100% Portugal...mais uma vez concordo plenamente consigo.
•
•
Partilhar ›
Levem para ai o Sócrates e vocês logo vem a volta que os 800 Mil milhões levam...
•
•
Partilhar ›
carlos franco • há 5 meses
É um país rico, mas perguntem como os políticos se deslocam. Não andam em carros do Estado mas sim em transportes público. quantas secretárias têm? Quantos assessores? Se cobram luvas? Vejam como os políticos se comportam e façam comparações. Eles são eleitos pelo povo e para o povo. Senhores nós sem petróleo mas com o nosso povo, excluindo uma classe corrupta que é a política também estaríamos bem melhores.
•
•
Partilhar ›
É preciso dizer aqui e deixar claro, para os mais desatentos e sempre prontos a criticar os portugueses: esse tal de "desenrascanço", quer dizer simplesmente, que quando é preciso por qualquer imprevisto, os portugueses usam a inteligencia para descobrir rapidamente uma solução. Inteligencia, repito.
•
•
Partilhar ›
Cristina Oliveira • há 5 meses
E trata-se de uma monarquia.......!ihihihihihihihihih Afinal há monarquias bem melhores e bem superiores a repúblicas.....ooppsss!!!!!!
•
•
Partilhar ›
Eis porque a escumalha da CE anda toda doida para os noruegueses entrarem para o "clube"...para os esmifrarem!!!
•
•
Partilhar ›
Tivessem eles a corja que se passeia no PS/PSD/CDS e teriam uma situação calamitosa, com uma classe politica riquíssima e inimputável!
•
•
Partilhar ›
Porque no BE/PCP são tudo bons rapazes e a ideologia que defendem nunca fez mal a ninguém...
•
•
Partilhar ›
Ya, a omissao dos extremistas de esquerda foi boa...
•
•
Partilhar ›
Já cá faltava o defensor do centrão.
Mas como muito bem sabe, esses partidos que você abomina nunca formaram governo nem participaram no saque governativo ou presidencial.
Na Grécia, que roubou foram os irmãos gregos do PS/PSD de Portugal.
Entendeu ou quer que lhe mande um desenho???
•
•
Partilhar ›
Cá faltava o Sr. Caviar que apesar da ideologia económica de esquerda não ter resultado em nenhuma parte do mundo, excepto para a classe governante, ainda a acha que a mesma vai ter resultado em Portugal... (E excluo o facto de termos tido ideológicas económicas de esquerda quase toda a nossa história e consequentes banca rotas - a terceira em 35 anos que resultam em grande parte da aplicação directa dessas ideologias.).
A própria China só conseguiu aumentar a qualidade de vida da sua população quando deitou no caixote do lixo as politicas económicas defendidas pelo Comunismo mas cá, o inteligente Português, ainda acha que o caminho é as politicas de esquerda onde o estado deve estar presente na vida de todos mas depois queixa-se dos impostos e que não há trabalho.
Enfim.
•
•
Partilhar ›
Caviar é o teu tiozinho Alzheimer de Belém/Boliqueime.
Eu trabalho TODOS os dias e estou-me a borrifar para ti, para as tuas ideias e para as associações de malfeitores que se instalaram da AR!
•
•
Partilhar ›
Borrife-se mas guarde algumas borrifadelas porque se for como no caso da Venezuela que implantou um sistema económico de ideologia de esquerda, vai precisar delas porque nem sequer há papel higiénico nas prateleiras...
•
•
Partilhar ›
Já cá faltava a treta do papão comunista da direita idiota.
A Venezuela é comandada por um psicopata que acha que fala com um passarinho.
É um sistema anacrónico que apenas serve a gente sem escrúpulos e que agrada muito a uma certa direita proto-fascista, como desculpa para a defesa da sua ideologia.
Quanto ao papel higiénico, de pouco serve se os pobres portugueses não tiverem comer para sobreviverem, enquanto outros aplaudem tal estado de coisas.
•
•
Partilhar ›
Treta do papão comunista? Diga-me um país de economia comunista onde o povo seja feliz e prospero. Só preciso de um exemplo... pode utilizar o espaço temporal que quiser, só é necessário um.
PS: A China é comunista mas capitalista de mercado, não serve de exemplo.
PS2: A Venezuela não serve de justificação às nacionalizações e chama "psicopata" ao seu líder mas os Comunistas querem nacionalizações em Portugal então ai já não lhes chama psicopatas???
E já agora também são psicopatas na Bolívia? E na Coreia do Norte? E em Cuba? Estranhamente é tudo psicopata mal chegam à liderança não é? E África quantos países já tentaram o Comunismo e falharam... Psicopatas? Até na Alemanha o partido nacional socialista chegou ao poder com ideologias comunistas e falhou: (Ler carta com objectivos do partido onde falava nas nacionalizações estatais), mais psicopatas...
Para si o problema continua a não do sistema mas sim das pessoas que se tornam psicopatas APÓS terem chegado à liderança. Para isso é preciso muita infeliz coincidência, não acha?
"Power tends to corrupt and absolute power corrupts absolutely." - Lord Acton
•
•
Partilhar ›
Mas quem lhe disse que eu admiro ou defendo o sistema comunista?
Sabia que existem pessoas na sociedade que não se deixam aprisionar por sistemas ou partidos?
Eu, penso pela minha cabeça e combato as injustiças, como posso, sem olhar a cores ou bandeiras.
Mas entendo que a direita é voraz e não respeita os direitos humanos, naquilo que lhe é mais básico.
Hoje, vivemos num mundo onde os "mercados" (estranhamente dominados pela direita), se comportam como negreiros do século XXI, com o apoio de políticos corruptos e militantes encarneirados.
E não sou só eu, um ateu, que o diz. Veja as declarações do Papa Francisco I, pessoa venerada e insuspeita para muita dessa direita que frequenta a missa dominical e escraviza o próximo, depois de tomar a hóstia semanal.
Agora um tipo, como você, nem sequer se actualiza e recupera clichés do tempo da ditadura fascista em Portugal.
Certamente serão as suas saudades do "botas" a gritar mais alto.
•
•
Partilhar ›
"Practical men who believe themselves to be quite exempt from any intellectual influence, are usually the slaves of some defunct economist" - J. M. Keynes...
Isto significa que pensar com a sua cabeça, pensam todos. Mas por muito que pense vai estar sempre condicionado a problemas já pensados por alguém.
Os mercados não são dominados pela esquerda ou direita. Ponha-se na pele de um investidor que quer investir o seu dinheiro poupado em obrigações do tesouro e até comprou ontem, digamos, €1000 de OT do governo grego a serem pagas daqui a 10 anos com um juro de 5%.
Se o governo grego disser hoje que não vai pagar pagar OT's a 10 anos, o sr naturalmente tem duas opções: Vende ou mantém a sua posição. Se for menos temeroso mantém o activo se for receoso sobre o seu dinheiro vai querer vender, mas nesse caso o comprador não vai quer comprar ao mesmo preço que você comprou, vai querer comprar a um preço mais baixo para compensar o risco de ficar sem o dinheiro. Na mesma linha de raciocínio se fosse o governo grego a emitir dívida teria que pagar um juro mais alto que os 5% para compensar o risco do investidor.
Assim não é a esquerda ou direita que definem os mercados mas sim é a esquerda e a direita que dão incentivos aos mercados - você e eu - para reagirem de formas diferentes. São os estímulos políticos como por exemplo os anúncios da saída da União Monetária por parte do governo grego que provocaram a corrida aos bancos, porque significa que o dracma vai valer muito menos quando saírem do euro e deixar dinheiro no banco grego para ser convertido significa perder dinheiro...
Poderíamos pensar noutras formas de financiamento, mas as que existem excluem incentivos aos investidores - você e eu - para dar segurança a quem recebe o dinheiro diminuem o montante a ser emprestado.
Agora antes de pensar que os mercados são um bicho papão e controlado pela direita, primeiro pense no assunto já que é um livre pensador.
Um abraçover mais
•
•
Partilhar ›
Obrigado
Um abraço.
•
•
Partilhar ›
Podem começar a tratar dos drogados, alcoólicos e suicido-depressivos que lá tem.
Podem parar de nos enviar peixe contaminado, como o salmão.
E acima de tudo, é capaz de ser o povo mais miserável do mundo, por isso tenham umas aulas de etiqueta e boas maneiras...
•
•
Partilhar ›
Pois, se não fossem ótimos a planear não tinham o país que tem.
•
•
Partilhar ›
Carla Mouta • há 5 meses
Meus caros ... eu vivo na Noruega em Stavanger, e saúde de graça é mentira já fui às urgências e ao médico de familia e tive de pagar, uma consulta no médico de família fica por volta de 20 euros ... como se pode dizer que é o país mais desenvolvido do mundo quando se termina a notícia a dizer que não existem infraestruturas ... é pena que a notícia só faça referência que o governo gastou 20 milhões a construir uma ponte para uma cidade com 100 habitantes, mas esqueces de referir o quanto eles pagam para lá passar, aqui não existem autoestradas mas temos que pagar portagens na sestradas nacionais !!! A Noruega tem coisas boas porque tem, mas não é essa maravilha que tanto gostam de referir e salientar ... a realidade aqui é outra, e é muito triste haver tanto dinheiro e haver falta de tanta coisa.
•
•
Partilhar ›
j • há 5 meses
É sempre agradável ler uma noticia destas. O povo é trabalhador ( até usa o provérbio deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer ), metódico, etc, ou seja quase tudo é bom ou perfeito. Não duvido até porque não conheço a Noruega, conheço sim pessoas que estão lá e me transmitem, o teor deste artigo. Cada povo tem os seus usos, costumes e tradições, enfim a cultura. Nós somos diferentes deles, só isso, temos possivelmente mais defeitos, outras virtudes, tudo é relativo. Se o meu vizinho tiver uma bela moradia, uma grande bomba e uma senhora toda jeitosa, não me vou matar por causa disso. O que quero dizer é que podemos evoluir para melhor, ter melhor saúde, educação, cultura, e não precisamos de deixar de ser portugueses para passarmos a ser iguais aos noruegueses ou aos marroquinos. Somos nós, somos assim, entendo que neste mundo globalizado apenas temos que evoluir, e sermos nós os donos do nosso destino. Isso passa por sermos mais exigentes connosco próprio do que com os outros, acreditar e saber que temos História e temos futuro. Não precisamos de acabar com o fado ou com o futebol, tudo tem o seu espaço. Não era a Gabriela que dizia eu sou assim eu nasci assim...
•
•
Partilhar ›
Concordo plenamente. Existem muitíssimas qualidades nos portugueses que são constantemente esquecidas e apenas são realçados os defeitos. Com uma ideologia tão pessimista, é impossível conseguir melhorar...
•
•
Partilhar ›
Se tivessem os «políticos» que nós temos, estariam sob resgate da troika.
•
•
Partilhar ›
Os políticos que nós temos só fazem as vontades ao povo para serem reeleitos.
•
•
Partilhar ›
Camponio da beira • há 5 meses
De facto o português é tão bom a desenrascar lá fora como a faltar ao trabalho cá dentro.
•
•
Partilhar ›
Só agora é que você sabe isso?...ó caro amigo...ainda vamos ter muito para ver...
•
•
Partilhar ›
Num país destes dá gosto viver!!!
•
•
Partilhar ›
Talvez não saiba o que lhe fazer... Hoje!
Mas, estou em crer, que é porque sabe
que pode ter de pensar nisso... Amanhã!
•
•
Partilhar ›
Jornalismo de Coco.
Ordenado minimo de 4mil euros. Amigo, voce anda a dormir!
Venha falar com quem anda no campo no dia a dia e venha conhcer a escravatura Nordica.
Empregadas de casa a trabalhar a 900EUr/mes no pais mais rico do mundo! Metade do que as porteiras de bigode em paris.
Vao aprender a fazer jornalismo serio! (E eu que ate gosto do Economico)
•
•
Partilhar ›
luis fonseca • há 5 meses
luis fonseca
As coisas não são o que nós pensamos. A vida é carississima. Mesmo com Mestrado o salário não éassim tão generoso.Os serviços de saúde são menos acessíveis que os nossos Nem tudo o que briha é ouro !!
Felismente teem petróleo !!!
•
•
Partilhar ›
A Noruega tornou-se o país que atualmente é, por duas razões, a primeira, porque são um povo que desde sempre, foi obrigado a raciocinar, segundo, nunca quis integrar a UE, este "clube" tão interessante. No caso de outros países integrantes deste "clube", não me poderei pronunciar, porque francamente não acompanhei a sua situação relacionada com as pequisas de reservas de petróleo, mas no caso português, acompanhei e até de bem perto essa situação. Este país têm reservas de petróleo, não só de excelente qualidade (qualidade esta só comparável com a do Iraque), como em quantidade mais que suficiente para se fazer a sua exploração. Exploração esta, que teve quase para ser feita na altura do José Sócrates. Homem que, mesmo debaixo de grandes pressões, obstinado como era, estava decidido, mesmo assim, a levar em frente, esta exploração. Curiosamente, por essa altura e praticamente a poucos meses de se começar a exploração real, já com empresas internacionais de logística e manutenção, instaladas em Lisboa, deu-se um congresso sobre reservas internacionais petrolíferas, na Gulbenkian, e de um dia para o outro, deixamos de ter petróleo em qualidade e em quantidade para o podermos explorar. Pois é, isto de se pertencer a "clubes" destes, tem alguns inconvenientes. Agora que as empresas estratégicas portuguesas, já se foram, pode ser que venha a reaparecer ou não (conforme os interesses), o dito cujo.
•
•
Partilhar ›
Ruben • há 5 meses
Vivendo na Noruega há muitos anos não resisto à oportunidade de comentar algumas coisas. É que há tantas coisas erradas com este artigo que desisti de ler após a primeira página. Primeiro, os Noruegueses não são nada civilizados. Claro que se vierem como turistas, a aparéncia será essa talvez porque se for para gastar dinheiro serão bem tratados. Tentem ir ao hospital e outros servicos e os tempos da segunda guerra e comportamentos xenofobos vêm à flor da pele.
O dinheiro do "oil fund" não é nunca para investir...é para as geracões futuras e para salvar o país de desastres económicos como o que se vive agora.
Finalmente e porque realmente falta muita coisa neste artigo, o salário mínimo não é 4000 Euros. Nem pensar...isto não é a Suica...não existe salário minimo aqui também mas é geralmente aceite como sendo de 2000 Euros. Nem um engenheiro de petróleo com 15 anos de experiência faz 4000 euros limpos...não alimentem a ideia que a Noruega é tudo isso porque não é mesmo...
E nem vou comecar com o índice de felicidade desta gente...as pessoas mais tristes que já vi na vida cujo único comforto é ficarem podres de bêbedos e estúpidos ao fim de semana...muito civilizados sem dúvida...
•
•
Partilhar ›
Curioso, vivi na Dinamarca e achei exactamente o mesmo deles que descreveu. Só que a arrogância deles não tinha qualquer justificação como o quase bilião de Euros acumulados que os noruegueses têm. Gente da pior espécie, sem qualquer respeito por ninguém.
•
•
Partilhar ›
Agora a sério, isto acontece porque nas monarquias o poder responde pela Pátria e pelo Povo, enquanto nas repúblicas os presidentes estão reféns dos poderes obscuros dos partidos que os elegem e restantes forças de interesse e tráfico de influências.
•
•
Partilhar ›
Nua e crua • há 5 meses
Realmente aqui fala-se muito em numeros:organizaçao, desenvolvimento dinheiro a mais e civilizaço etc.Deixo este comentario sera que as pessoas sao felizes e realizadas visto que parecem ter tudo e nada lhes falta?????? Agora uma realidade também importante que seja bem sublinhada,é nos países mais desenvolvidos que a taxa de suicidio é mais elevada.So no japao de 15 em 15 minutos ha um suicidio quer dizer que cerca de 32 mil pessoas por ano resolve por termo a vida,Deve ser felicidade a mais senhores inteligentes e dos numeros!!!!!
•
•
Partilhar ›
Comentário apagado
Gjennomsnittlig månedslønn eksklusive overtidsgodtgjørelse for alle ansatte utgjorde 42 300 kroner per 3. kvartal 2014. Det er 1 300 kroner, eller 3,2 prosent, mer enn på samme tidspunkt året før.https://www.ssb.no/arbeid-og-l...
•
•
Partilhar ›
Média salarial é de 42 300 coroas na Noruega portanto muito mais que 4000 EUR.
•
•
Partilhar ›
Estive lá entre 2006 e 2010. O sistema deles é muito diferente do nosso. No elétrico que eu usava para ir de casa ao trabalho, ia a ministra da educação e uns quantos dos secretários de estado de vários assuntos. A ministra levava 2 filhas que ficavam numa escola a meio caminho da viagem.
Por outro lado, 51% do ordenado era para o fisco. Os alugures são bastante caros. Um t1 tinha o aluguer no valor da casa dos 1800 euros mensais. Por isso, mesmo quem recebia o ordenado mínimo, ficava com menos de 400 euros para comprar coisas. Um bolo e um café ficavam por 5 euros (e o café deles é água açucarada). No entanto, existiam clínicas médicas do estado em vários locais. Muitas abertas 24 horas por dia. Até os veternários tem acordo com o estado (existe um desconto obrigatório no ordenado para um seguro de animais para todas as pessoas que tenham cães e gatos e facultativo para outros animais). Para marcar consulta, é telefonar para ver se têm vagas. Se tiverem, é chegar lá, apresentar o cartão, ser atendido. Se for algo grave, vêm a ambulância buscar-nos e levar ao hospital mais próximo.
Mas, há a outra moeda. As pessoas são muito "business to business". Onde trabalhei tinha 2 raparigas norueguesas que falavam o inglês. Só que conseguir que elas fossem falando, mesmo nas horas livres. Chegavam a ter as 3 horas de almoço e estarem caladas na mesa. O chefe era muito preciso mas bloqueava quando algo corria mal. É por isso que eles gostam tanto dos portugueses... somos muito mais engenhosos quando surgem situações diferentes do previsto. Outra coisa, lá não existem horas extraordinárias. Se o horário é sair ás 19h, a essa hora somos corridos da empresa. O resto faz-se no dia seguinte.
O terem dinheiro a mais também é relativo. Eles são muito rígidos com os investimentos e é tudo ás claras. Se algum cidadão não gostar de ver dinheiro investido em determinada empresa, pode enviar um email a um membro do governo a justificar o "perigo". Se for aceite, as obrigações-ações-outros são vendidas no dia seguinte.
•
•
Partilhar ›
A transparência da aplicação dos recursos apenas parece total.
As contrapartidas surgem à posteriori na vida privada.
Nem mais sérios em média são como eram antigamente!
•
•
Partilhar ›
Onde é que posso aprender Norueguês?
•
•
Partilhar ›
Pela minha experiência pessoal os países mais ricos e desenvolvidos do centro e norte da Europa estão em grande risco.
Têm uma produtividade/versatilidade muito inferior à nossa e nem nos aspectos sociais ou ecológicos nos ensinam algo.
Bem sei que parece inverossímil mas comparo as realidades de 1990 com o estado actual de Suécia, Suíça, Noruega ou mesmo a mais pobre (per capita) Alemanha e constato uma exposição a riscos sérios.
Custos implícitos dos direitos adquiridos, exposição catastrófica de suas economias a uma subida de juros de 2 a 3% em virtude da raridade que representa um imóvel adquirido na sua totalidade ou sequer 50%.
Uma indiferença ao próximo que contrasta com a dedicação a causas "facebookianas" entre outros sintomas de regressão na linha evolutiva que muitos julgam fruto da qualidade de vida e inevitável.
Ao contrario do que se ouve, na vida real - e os conterrâneos pensam todos que vivem assim porque são predestinados - factores como a taxa de juro, flutuação na indexação de recursos exportáveis, quebra crónica na procura turística, especulação imobiliária ou intermediação de mão de obra altamente enraizadas nos respectivos sectores podem criar dificuldades bem superiores aos "ricos" do que as que estamos superando (a pedido do PSD/crise subprime) e nos vão pelo menos fortalecer.
Portugal é hoje um País preparado para o futuro desde que bem liderado, um futuro que atrasou um/uns Passos mas não nos deve assustar mais que aos "camones da pasta"!
Para que conste tenho perfeita noção do quanto é difícil generalizar sem ser injusto.
•
•
Partilhar ›
Já os judeus há mais de dois mil anos andavam á procura da Terra Prometida e nunca a encontram.
Agora temos a Noruega.Será assim como descreve este artigo?O leite e o mel escorrem pelas rua
de Oslo?Ver para crer como dizia São Tomé.
•
•
Partilhar ›
Fico sem palavras e não é para mais!!!! so quero que esses bezêrros de economitas expliquem ao povo como é que o katar e outros paises do petroleo fazem fortuna ta?? linda e atrevida pergunta einnn??animais os politicos europeus!!! o petroleo é mais barato que a agua que a europa vende aos paises arabes e mesmo assim eles compram o mundo inteiro mas agora gostava de saber porque é que pagamos a gasolina mais cara três ou quatro vezes mais que nos paises arabes e mesmo assim estamos sempre na falência!!!! vigaristas e coruptos estes politicos da europa!!!!! ha que abrir a pestana e dar cabo deles..
•
•
Partilhar ›
Noruega é o exemplo da Não corrupção e do retorno em serviços publicos. Metade do salário vai para impostos ao Estado Norueguês, mas o Estado Norueguês, devolve o dinheiro todo, em serviços públicos....até o dentista é gratuito!
Nós por cá, nem serviços públicos e nem dinheiro temos para comer.
Na Noruega, não vês Porches, Bms, Mercedolas, como se vê por cá. Eles não gastam em futilidades e armanço!
•
•
Partilhar ›
Enquanto em Portugal existir esta corrupção generalizada, este sentimento de impunidade dos mais altos responsáveis políticos e económicos (e veja-se por exemplo que no caso BES ninguém está detido), Portugal não sairá nem da pobreza nem da ruína.
Durante anos, vi e li com espanto, noticiados casos completamente criminosos de burlas milionárias ao erário público, contratos altamente lesivos e contrários ao interesse público e como resultado vi prenderem 1 ou 2 ex-autarcas e 1 ex-primeiro-ministro. Todos os outros, mesmo julgados em tribunal, foram perdoados pelo sistema. Os juizes como sempre atiram as culpas para as leis e assobiam para o lado com aumentos escandalosos de ordenados, promoções nas carreiras, etc..etc...
Condeno com toda a convicção a corrupção, na minha opinião é o "cancro" da democracia, mas desde os tempos da universidade (tenho 40 anos) que "tropeço" nela em todo o lado, veja-se o caso das autarquias locais que são verdadeiras escolas de crime, nunca tinha imaginado sequer o grau de perversão a que se chega em algumas (talvez todas) Câmaras Municipais.
A certeza que tenho é que outras ajudas externas a Portugal se seguirão(corrupção+impunidade=bancarrota).
•
•
Partilhar ›
jj • há 5 meses
Aqui a coisa começa pelas 2 da manha ... e termina com sol alto .... as 10:30 da manha de 2ª feria ainda ninguém esta a trabalhar nos serviços do estado e as 18:00 horas toca em debanda para shoppings e outros lazeres tipicamente tugas...como é que vamos ter biliões no fundo soberano...
•
•
Partilhar ›
Muitíssimo simples! Ajudem a Grécia estabelecendo negócios em todas as áreas vantajosas para ambos os países! O tal mecenas...afinal existe mesmo !!!
•
•
Partilhar ›
Vou aqui deixar uma proposta: vamos trocar os políticos portugueses pelos noruegueses, ou no minimo contratamos noruegueses para substituir os nossos governantes, mas sem exceções, todos os nossos governantes da esquerda à direita!!!!!
•
•
Partilhar ›
O CAPANGA "SOBRINHO" do BES Angola também não sabe o que fazer aos MILHÕES...Por isso aliou-se ao "aprendiz" de Vale Azevedo e está a INVESTIR NO SPORTING C.P....
•
•
Partilhar ›
Não tratem tão mal os nossos políticos...não é que tenham vergonha pois são uns caras de pau!
•
•
Partilhar ›
Rosa freire • há 5 meses
Boa tarde,
Depois desta noticia, venho por este meio , pedir para que me depositem na minha conta 1 milhão de euros
seria formidável,tirava-me do sufoco de ganhar 500€ por mes.rosamvfreire@hotmail.com
Rosa
•
•
Partilhar ›
rui Rosa freire • há 5 meses
Boa gostei, á aqui muitos a fazer comentários de barriga cheia
•
•
Partilhar ›
Pode ser que esta notícia encoraje os políticos a emigrar!
•
•
Partilhar ›
É desta que faço a vontade ao Kuelho, vou sair da minha zona de conforto e emigrar para a Noruega! Mas, como só posso ir a nado (não tenho condições para ir de avião) talvez não chegue a tempo de apanhar ainda algum, mesmo sendo ele muito!
•
•
Partilhar ›
Este dinheirinho fazia tanta falta para construir novos estádios, novas auto estradas, nova expo, criar novas ppps e provavelmente a projectar um TGV e um novo aeroporto!
•
•
Partilhar ›
Portugal tem todos os defeitos...a verdade é que na hora de votar, essas criticas e defeitos não se refletem nos votos, e volta tudo ao mesmo, como diz o povo "ou é do malho ou do malhadeiro". Quando o Povo gosta de levar para a cabeça nada feito.
Os portuguese lá fora olham para Portugal e criticam, mas enquanto cá estiveram nada fizeram...não votaram ao contrário, não foram para a rua gritar, nada...mas já que lá fora é melhor, ainda bem.
•
•
Partilhar ›
Não percebo o porquê de refilar com os portugueses de fora. Eu sou um e digo-lhe. Sempre que enviei um e-mail a um deputado da república a tentar perceber porquê, ou dar informações, nunca tive resposta. Mandei alguns para o parlamento europeu, sempre tive resposta. Uma vez até mandei para os liberais democratas ingleses (a dizer que apesar de não ser inglês nem viver no reino unido tinha este ponto de vista), tive uma cordial resposta. Lembra-se quando houve o bláblá dos homossexuais não poderem dar sangue? Enviei um e-mail à Isabel Moreira (que parecia interessada), a dar-lhe muita informação técnica e cientifica para um lado e para o outro (sou virologista), acha que ela me respondeu?
•
•
Partilhar ›
A Isabel Moreira é aquela criatura que na A.R. disse: "Senhor presidente, desculpe, estou um bocado drogada..."
•
•
Partilhar ›
Por favor façam chegar aos responsáveis noruegueses (governantes e povo), a proposta de pagarem a divida Grega e depois vão cobrando a juros mais baixos. É ser solidário, assim como em Portugal, o povo não tem culpa do desgoverno dos governos, logo o povo grego é quem mais sofre com a situação. A Noruega tem a solução. O poder económico e seus lobbies sairiam derrotados. Os países são as pessoas!
•
•
Partilhar ›
Guest • há 5 meses
Aahhhhh então é o petroleo! assim é facil! assim tambem era bonzinho da silva!
•
•
Partilhar ›
A Venezuela tem petróleo e a sua população não consegue obter sequer PAPEL HIGIÉNICO... Basta ver quais foram as politicas económicas levadas a cabo na Venezuela e vai obter a resposta do utilizador em cima: "São as pessoas que fazem a diferença".
•
•
Partilhar ›
Guest Realista • há 5 meses
No entanto toda a america do sul tem sido explorada pelos ocidentais que introduziram a violencia e corrupção, realmente as pessoas fazem a diferença...
•
•
Partilhar ›
Realmente tem razão, os ocidentais "Introduziram Violência e Corrupção" (1580 Seculo XVI), e porque não há corrupção e violência em mais lado nenhum no mundo... só nesses sítios.
Em suma, nunca se atribui a culpa aos próprios Venezuelanos pelo caminho que escolheram mas atribui-se sim culpas a factores externos.
Basta ver algumas das desculpas encontradas ao longo do tempo: A Venezuela a culpa é dos ocidentais, a Grécia é dos Mercados Financeiros, a Argentina em 2002 foram os Imperialistas, África é por não ter ajuda, Portugal em 2011 foram os especuladores, etc. etc. etc. mas nunca ninguém se culpabilizou pelo caminho que o povo decidiu. A retórica é sempre a mesma: A culpa é sempre do outro, e são os outros que estão mal e nos fazem errar.
Vamos lá acabar com o discurso do coitadinho.
•
•
Partilhar ›
Eles que emprestem a mim algum
•
•
Partilhar ›
Pois, este país tem dinheiro mas não tem carisma nem marcas como Ferrari, Benfica, Audio Research, EAD, Krell, etc... e isso não se compra com dinheiro.
•
•
Partilhar ›
Este comentário aguarda moderação. Mostrar comentário
Olhe, por uma questão de higiene não lhe vou explicar por que razão o dinheiro não compra marcas nem carisma. Se não sabe, por que razão se vem intrometer em conversas de pessoas que sabem? Se não sabe, deve é ir para uma escola, para aprender, e não para vir para um site emitir opinião.
•
•
Partilhar ›
Limpinho. shumi8711 • há 5 meses
Não me quero intrometer em conversas de pessoas que sabem. Mas o "shumi8711" por uma questão de opinião é tão asséptico nos comentários que dá!!
•
•
Partilhar ›
Belo uso do copiar - colar: Nivel 3 de aplicações informáticas. Se souber usar o translate, já pode ir para a Noruega.
•
•
Partilhar ›
Ta en pause shumi8711 • há 5 meses
Não tem essas marcas, mas tem outras. e.g. Adyton. Para além disso, os Ferraris andam nas ruas, mesmo que seja a 80Km/h. É o dinheiro que o compra e não o carisma!
•
•
Partilhar ›
Quais outras?
•
•
Partilhar ›
Olhe, por uma questão de higiene não lhe vou explicar por que razão o
dinheiro não compra nem marcas nem carisma. Se não sabe, por que razão se
vem intrometer em conversas de pessoas que sabem? Se não sabe, deve é ir
para uma escola, para aprender, e não para vir para um site emitir
opinião.
•
•
Partilhar ›
Shumi8711, o resultado da lavagem ao cérebro está à vista. A afirmação só por si diz tudo!
•
•
Partilhar ›
Olhe, por uma questão de higiene não lhe vou explicar por que razão o
dinheiro não compra marcas nem carisma. Se não sabe, por que razão se
vem intrometer em conversas de pessoas que sabem? Se não sabe, deve ir
para uma escola, para aprender, e não para vir para um site emitir
opinião.
•
•
Partilhar ›
Sem ofensa, caro Amigo. Mais uma boa característica do Tuga: ferver em pouca água. Na Noruega talvez fosse considerado inadequado. Fique lá com o carismático Ferrari, que é o que dá sentido à sua vidinha em frente ao computador.
•
•
Partilhar ›
Olhe, mais uma vez lhe sugiro que não comente sobre o que não sabe: sabe definir o que é "ferver em pouca água"? Sabe se eu fervo em pouca água? Sabe se é Ferrari que dá sentido à minha [...]? Não sabe, pois não? Se não sabe, tem que se calar ou ir aprender.
•
•
Partilhar ›
Desde quando é o Benfica tem carisma? LOOL
•
•
Partilhar ›
E desde quando é que o shumi8711 tem que responder a quem termina uma intervenção com LOOL? Ó burro, não é LOOL, é lol. Aposto que nem sabes o que significa lol, quanto mais essa m***a do LOOL que esvreveste. Vai para a escola, pá! [...] e pelo fedor deves ser torcida verde [quando defecamos fica uma torcida verde, acastanhada] ou então dos outros.
•
•
Partilhar ›
Deve entender tanto de lol, LOOL, LOL ROTFLOL e outras abreviaturas como entende de carisma... stfu & gtfo
•
•
Partilhar ›
Pois!
•
•
Partilhar ›
ABM • há 5 meses
Porque não sermos governados pelos Noruegueses ? Entre Dinheiro de Angola , etc porque não norueguês ? Políticos sérios e em vez de termos de exportar os nossos filhos seriam eles a investir e desenvolver o nosso país ! Com os nossos políticos isto não vai lá nem defende os interesses dos portugueses ! Soberania com dinheiro emprestado e bancarrota sucessiva ? Uma união entre Portugal e Noruega era excelente . Referendem isso que a vitória é garantida . Não temos nada a perder pelo contrário , ganhamos e muito !
•
•
Partilhar ›
A Noruega é o único país que se pode aliar a Portugal para nos financiar e manter a troika longe daqui, e receber know-how de renováveis de Portugal. Mas agora já vai tarde. E até mudar o governo para se começar a desenterrar a economia do estado em que o Coelho a deixou, ninguém investe aqui.
•
•
Partilhar ›
Mª de Jesus • há 5 meses
Meus amigos, sabem o porquê da Noruega ter dinheiro a mais ? assim como na Suiça são Países muito organizados e trabalhadores... quando é para trabalhar se trabalha pagasse muito em impostos mas tens-se qualidade de vida ...pois eu preponho a muitos portugueses que saiam do conforto de Portugal e venham trabalhar em outros Países só temos a ganhar com o intercâmbio de culturas podemos nos ajudar com várias experiências é muito gratificante... Eu lamento que o Zé-povinho só sabe criticar e ser individualista ter pouca formação de vários factos, na maioria são acostumados a ter tudo com pouco esforço ...
•
•
Partilhar ›
É fácil! Façam como os governantes portugueses, distribuam o dinheiro entre si, metam em contas de familiares (pode ser sem que eles mesmo tenham conhecimento disso), levem o dinheiro para paraísos fiscais e comprem jipes todo o terreno.
•
•
Partilhar ›
Esta uma situação que causa bastante inveja a muita gente.
Mas imaginem que, por obra e graça do destino, descubra-se uma imensa reserva petrolífera, ou mesmo de gás, em águas alentejanas. Tão grande ou maior que a da Noruega e de extração mais barata e segura. Lindo não?
O que Portugal se tornaria? Uma Noruega e clima mais ameno? Ou uma Venezuela européia? Ou talvez uns iberos ostentativos como os de Dubai?
Imagino que poderia se tornar uma Nornezubai!
•
•
Partilhar ›
Nao tinhamos know-how para extrair petroleo, ia todo para firmas inglesas. Nos ficavamos com o desastre ambiental, e ao preço do barril hoje em dia, os lucros não chegavam para a limpeza ambiental.
•
•
Partilhar ›
Rui Couto, não se gabe sozinho da façanha de seus políticos portugueses. Você tem acompanhado os noticiários sobre o Brasil? Tenho certeza que nossos políticos daqui seriam tão diligentes, ou até mais, na dilapidação do patrimônio público. Infelizmente...
•
•
Partilhar ›
Tenho amigos na Noruega e a vida não é fácil, pelo contrário. Mesmo para engenheiros é difícil viver numa cidade, porque os custos são altíssimos. Os Noruegueses são umas bestas que não se dão com ninguém. As pessoas têm de ir à Suécia comprar vinho à socapa porque os preços na Noruega são estúpidos. O dinheiro parado no banco, em vez de render, paga impostos! O artigo fala de um big mac por 6€. Um colega meu pagou 30€ por um hamburguer.
É um sítio onde é fácil de arranjar emprego, o estado social é vasto, mas não é sítio para poupar dinheiro, educar filhos ou ter uma vida social.
•
•
Partilhar ›
ABM • há 5 meses
Temos todas as condições em Portugal , desde o mar, terra e gentes . Podemos até ter gás e petróleo mas sem dinheiro para explorar . Portugueses pelo mundo são reconhecidos pelo seu valor. O que nos falta ? 1- Políticos competentes e com sentido de patriotismo . 2 - Combate à corrupção com uma justiça digna do próprio nome. Penso que estas duas regras são o cancro que destruiu o nosso país . Identificado o problema ......elimina-se o mesmo ! Problema resolvido .
•
•
Partilhar ›
Mas essa de deixar que o governo fique com mais de metade do ordenado... e quem não tem filhos...não precisa de creches, quem tem uma saúde de ferro não precisa dos hospitais..... só interessa ter de borla se usufruirmos!
•
•
Partilhar ›
Interessa para fazer desaparecer dinheiro em tudo o que é serviço publico/ONG e beneficiar negócios de amigos, receber contrapartidas na maioria das vezes em género.
Nos países em questão (com tipologia idêntica) as economias paralelas crescem incontroláveis junto das populações mais activas (traumatizados com a diferença de preços de algumas coisas).
Como o consumo é muito elevado não se preocupam nem acham fuga fisco tal a ideia pré-concebida de que pagam mais impostos que restantes cidadãos europeus.
•
•
Partilhar ›
Miguel • há 5 meses
Concordo com quase tudo o que foi dito aqui, tanto mais que trabalho num Pais com uma organizaçao identica, apesar de por cá haver muitos Portugueses...Mas ao fim de alguns anos a trabalhar por aqui, comeco a chegar a conclusão que há uma "coisa" que o dinheiro nunca pagará, que é o Sol, a simpatia das pessoas, a alegria, etc...e não é um mês com "férias à grande" porque o nivel de vida assim o permite que vai compensar 11 meses onde o estilo de vida é se calahar um pouco "triste".
Mas são opiniões e mesmo tendo essa maneira de pensar ainda por cá continuo :)
•
•
Partilhar ›
Investe em mim que abro negócios 24h e ainda levo brasileiros ricos para gastar lá =p
•
•
Partilhar ›
Mais uma vez está tudo contado ao contrario e sem investigação rigorosa. Á de tudo na Noruega como em Portugal, apenas o dinheiro tem mais rasto. Não se paga os tais 50%, apenas passa para 54% a partir de quem ganha mais ou menos 1.000.000 Kr por ano, dá mais ou menos 80.000 Kr por mês, mas atenção que o mês de ferias não paga imposto e no natal apenas se paga metade. Para o tal ordenado médio que se fala das 40.000Kr o que tiram é 13.000 kr( podem ver aquihttps://skort.skatteetaten...... Também se conta outra mentira que a educação é gratuita, não é nos infantarios têm 3 escalões e mais ou menos todos pagam o mesmo cerca de 2.500kr por criança(este valor maximo é para os pais que têm rendimentos a partir de mais ou menos 400.000 kr anuais, valor que quase todas atingem) Depois na primaria tambem se paga os tempos livres pois a partir das 13.00 não têm aulas e as crianças têm de ficar em algum lado o valor ronda as 2.700 Kr por mês com os mesmos escalões. Todas as crianças recebem 970kr por mês de abono. Mas existem muitos mais erros nas reportagens que têm sido feitas. Por isso torna-se dificil de em Portugal os jornalistas informarem o POVO correctamente. Por ultimo posso dizer que o custo de vida por terras nordicas não é mais elevado do que em Portugal. Não podem é fazer comparações directas que o hamburger custa 69 Kr e em Portugal é mais barato, têm de pensar que ganham 4 vezes ou mais do que ganhavam em Portugal. O que as pessoas não podem fazer o dia todo é andar de café em café e querer ir comer fora todos os dias, pois isso nem os Noruegueses fazem. LEmbrem-se que a grande maioria leva almoço para o trabalho e ao jantar come sandes. O que eles mais usam para fazer as sandes deles é o mais barato que encontram e o que dão as crianças para comerem nos infantarios (Pate de figado, uma pasta de Kaviar, outra de queijo e por fim um tipo de pasta de sardinha em tomate) Aqui usa-se muito o comprar em 2 mão tudo o que possam imaginar, mas também em sentido contrario o de dar as coisas que estão novas apenas porque querem outras. A maioria de quem compra e vai buscar coisas que são dadas são Noruegueses. Quanto a carros aqui existem muitos carros bons e muitos carros de coleção. só para terem uma noção um dos carros mais vendidos por aqui é o TESLA electrico custa cerca de 700.000Kr e tem lista de espera. São mais caros em 2 mão do que novos. Por ultimo apenas pensem que tanto a Noruega são paises com pouca gente comparado com os outros paises europeus. Posso afirmar que quem veio para cá e tem que viver com o salario minimo (que não existe por cá, apenas com algumas excepções de algumas profissões) vive bem melhor do que vivia em Portugal, apenas não pode fazer a vida que quem ganha o dobro faz, mas isso também era valido em Portugal.
Para mim esta é uma terra linda e maravilhosa e só tenho penas de mais Portugueses não não possam vir para cá e de eu mais a minha familia não ter vindo para cá mais cedo.ver mais
•
•
Partilhar ›
Luis Rodrigues • há 5 meses
Tendo em conta o comentario em relação á Noruega, simples e únicamente deixo igualmente um.
Tudo somado temos que admitir este Pais ter algumas regalias naturais, "Petrolio", mas não é tudo, dai que como e em termos Portuguêses se diz (quando a cabeça não tem juizo o corpo paga), claro que se os nossos Governantes limpam a Caixa nada fica para aplicar em desenvolvimento dai que só estes ficam a benificiar, mas não só porque o Pais sem investimento não produz promovendo com este gesto Falencias e desemprego, tudo resumido a organização do Pais permite a sua autonomia e o "Bem estar dos cidadãos" desde que não haja como já o dizia e muito bem "Zeca Afonso" eles comem tudo e não deixam nada. "Os politicos e Corruptos". assim certamente que podemos sonhar com a Noruega.
•
•
Partilhar ›
É mandá-lo pá Grécia
•
•
Partilhar ›
Gostei muito da maioria dos comentários, mas o que mais apreciei foi o do sr. "bujardas" que como "bom" pseudo-intelectual pensa que quem fala e escreve português sem misturar "inglesismos" é ignorante ou "calhau", como ele apelida o outro comentarista. Não seja como alguns politicos, comentaristas politicos e economistas, fale e escreva português ou se quizer ingles. Não misture porque só vai ajudar a destruir a nossa língua portuguesa. De contrário teve alguns comentários interessantes!
Bem haja!
•
•
Partilhar ›
aqui para subirem na vida, elas casam com futebolistas, arranjam 2 filhos, sugam-lhes a massa e pedem o divorcio..........
•
•
Partilhar ›
os noruegues levantam-se de madrugada para trabalhar e à 21 horas ja estao a dormir.!!! de uma grandissima educação !!! TAL QUAL OS PORTUGUESES..............bem, aqui não se dorme a pensar na vida do vizinho.......
•
•
Partilhar ›
e Portugal e mais desenvolvido em políticos mentirosos,
•
•
Partilhar ›
Luis Ferreira • há 5 meses
Fico siderado com a elevação dos comentários.
Económico, para que serve este espaço? Melhor seria acabar com ele.
•
•
Partilhar ›
ter dinheiro e não ter onde investir... Não parece mas é um grande problema (muito palerma vai logo dizer: quisera eu ter esse problema...)
Porque eles investiriam em Portugal?
Há quem pense que o dinheiro dos outros, por ser muito, ou não, pode ser gasto a toa.
Eu diria aos noruegueses que não se deixassem seduzir com os cantos das sereias do Tejo...
•
•
Partilhar ›
É isso, primeiro passa por um povo civilizado. Esta é a base de tudo. Depois o estado dá o exemplo, e retribui o esforço dos cidadãos. Por lá quem não ganhar pelo menos 10.000 euros por mes, emigrante, mais vale voltar para a lusitania.
•
•
Partilhar ›
Guest Treinador Cirsence • há 5 meses
Está a triplicar o salário mas não faz mal, ninguém sabe.
•
•
Partilhar ›
Contratamos os governantes noruegueses e, isolamos os nossos políticos e governantes,mas todos numa ilha só com bilhete de ida e sem ordenado, sem €, sem cartão.
•
•
Partilhar ›
Alberto de Lima Teles • há 5 meses
Um País civilizado, por volta de 1963 tinha um vizinho que estava na Noruega emigrante e já dizia que era um País bem organizado,um povo bom e trabalhador e naquela altura já desenvolvido, era bom que eles viessem investir na minha terra que tem água quente (90º) e de graça
•
•
Partilhar ›
Jorge • há 5 meses
...quando descobrirmos o nosso "pitrol" também vamos ser assim... toma.
•
•
Partilhar ›
Guest • há 5 meses
Terão muito o que fazer ao dinheiro há muitos povos menos aftunados, que ajudem e não estou como é obvio a falar nem de Portugal e da Grécia. Estou a falar de gente mesmo necessitada pelo mundo fora.
•
•
Partilhar ›
oh 007, tens uma vinha para cavar , mas o teu pai certo de que nunca o farias, encheu-a de eucaliptos, como aconteceu a tantos outros que hoje falam de "barriga cheia"!
•
•
Partilhar ›
Excesso? Não sabem o que fazer?
Contratem os nossos políticos e governantes e, vão ver esse excesso por um canudo...
•
•
Partilhar ›
se têm tanto $$ construam um sol artificial pq o clima deles é uma boa porcaria
•
•
Partilhar ›
Portanto, ao nível fiscal é igual a Portugal. A maior parte do nosso dinheiro vai para o Estado.
Com a agravante que termos serviços públicos de bosta e temos de pagar por tudo.
•
•
Partilhar ›
Facílimo de resolver o problema da Noruega.
Recebam lá o Socas, Isaltino, Dias loureiro, Proença de Carvalho, Ricardo Salgado , pinto Monteiro e quejandos , e a massa desaparce em menos de 2 anos!!!!
•
•
Partilhar ›
Sem comentários:
Enviar um comentário