Estamos, a largos padsos, a regressar aos tempos de guias de marcha? No passado quando a Frelimo era um partido absolutista e totalitarisya, os passageiros passavam bem mal nos controlos montados ao longo das estradas . Tudo parece estar a regressar à estaca Zero.
Na ponte do Rio Save a coisa está a ficar cada vez pior. A exigência de documentos é feita nas duas margens
Os soldados e policiais que assim prpcedem dizem eles, como justificação que são ordens emanadas de Maputo.
Há, de facto, muito desmandos em nome da guerra e da vigilância. Soldados entram nos autocarros e exigem documentos de identificação e gozam com as pessoas.
Quem comanda esses desordeiros e malandros? Alguém de direito tem que disciplinar esses soldados porque o seu comportamento fere os passageiros que não podem levantar a voz por temerem represálias.
Os chefes não devem apenas anunciar guerras e nao guerra que nao conseguem conduzir mas tambem imporem ordem e disciplina nos seus homens que agem segundo a ganância de vada um. Ainda vamos a tempo de nos exigirem guias de marchas assindas pelos secretários da Frelimo, como no passado.
Normalmente, um país pobre ou empobrecido, como é o caso de Moçambique, o governo deveria preocupar-se em reactivar a economia, aumentando a produção e diversificando os bens e não gastar os poucos fundos que existem para comprar tanques de guerra, carros de assalto e espalhando soldados e polícias para incomodarem o povo já de chatices.
Moçambique preciso de um governo que sirva os interesses do povo e com o coração onde todos possam caber e não de um grupo de charlatães e mentirosos que dizem que todos cabem quando, na realidade, não há espaço para o povo.
Perde-se muito com a vasculha das malhas dos passageiros e assim não pode continuar. Os carros, por exemplo, que partem da Beira com a previsão de chegar a Maputo por volta das 18.30h, so chegam depois das 22.00h devido ao exvesso de paragens e exigências de documentos.
O ministro da Defesa, Salvador Mutumuke, tem conhecimento disso? Basilio Monteiro, o ministro-belicoso do Interior tem conhecimento desses desmandos?
Sem comentários:
Enviar um comentário