Era suposto que
MOZEFO = MOZambique Economic FOrum
MOZEFO = Fórum Económico e Social de Moçambique
onde por "fórum" se entende uma reunião de pessoas para a discussão de assuntos de interesse público.
Pretensamente, MOZEFO é fórum para a discussão de assuntos económicos e sociais de Moçambique; onde por "assuntos económicos" entende-se o complexo de questões sobre a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços; e por "assuntos sociais" entende-se o complexo de questões sobre a vida dos seres humanos em sociedade.
Afinal MOZEFO nada disto é, excepto capa.
Tenho que concordar que com a definição que segue, assim colocada por Carlos Nuno Castel-Branco, comentado num 'post' que refere um outro 'post' de Egidio Vaz sobre MOZEFU:
MOZEFO = passarela de elites capitalistas nacionais a falarem sobre si próprias, a ouvirem-se a si próprias e terem mais atenção nos meios de comunicação do que aquilo que merecem, dada a pouca substância do que têm para dizer.
As imagens que acompanham esta reflexão, onde se podem ver as caras dos oradores seleccionados para activar o debate nas conferências do MOZEFO, pode ver-se claramente que este fórum não passa de um desfile de pessoas que se querem convencer entre si da sua própria importância. A reboque são levados alguns estudiosos (académicos), para conferir algum crédito académico aos debates sobre as diferentes temáticas.
Eu estive numa dessas conferências do MOZEFO e não vi debate nenhum de ideias sobre como enfrentar os desafios do presente e do futuro de Moçambique. Vi, isso sim, pessoas preocupados em usar o MOZEFO para aparecer, ignorando completamente que o MOZEFO nada mais é, excepto uma plataforma para a autopromoção do Grupo SOICO.
Se o MOZEFO quiser ser aquilo que diz que é e de facto não é, nomeadamente «um fórum económico e social promovido pelo Grupo SOICO, em articulação com diversos parceiros nacionais e internacionais, que visa alavancar o crescimento económico de Moçambique de forma acelerada, sustentável e inclusiva», então o MOZEFO tem que buscar respostas para as seguintes questões:
1. Como optimizar a produção de alimentos e de matérias-primas, de modo a dinamizar a industrialização do país e promover o comércio interno e externo?
2. Como alinhar a oferta de serviços de energia, transportes e comunicações, de modo a viabilizar a optimização da produção de alimentos e de matérias-primas e a industrialização do país?
3. Quais são as necessidades de formação de recursos humanos, de modo a assegurar a oferta de mão-de-obra qualificada para trabalhar nos diferentes domínios da economia de Moçambique, incluindo a geração de conhecimento?
O crescimento económico acelerado, inclusivo e sustentável em Moçambique—o objectivo de bandeira do MOZEFO—depende das respostas correctas que formos capazes (nós moçambicanos) de dar às três (3) perguntas postas acima. E é claro que essas respostas não serão dadas por gestores, mas sim por investigadores ou cientistas, com base na análise científica de dados que fornecidos pelos gestores!
Um dos grandes problemas que atrasam o desenvolvimento de Moçambique é que se confunde gestão com a identificação e resolução de problemas. Gestão é organização do processo de identificação e resolução de problemas, enquanto a própria identificação e resolução de problemas é ciência e tecnologia.
Ocorre que, tal como está montado, o MOZEFO é, de facto, nada mais nada menos que uma passarela de gestores, que se fazem passar por cientistas e tecnólogos. Sendo assim, não vejo como o MOZEFO pode contribuir para o desenvolvimento acelerado de Moçambique. O foco do MOZEFO é a promoção da imagem de gestores, muitos deles até maus gestores. Nesta empreitada, o Grupo SOICO usa esses gestores para ganhar dinheiro e simpatias políticas. Ou seja, o MOZEFO foi urdido para funcionar como rampa de lançamento do Grupo SOICO na senda do monopólio do mercado de informação em Moçambique. Dai em diante, o Grupo SOICO poderá urdir o plano para o controlo efectivo do poder político em Moçambique!
Tenho que admitir que o meu compatriota Daniel David é bom a ler o nosso ambiente de negócios e saber navegar no mesmo. Ele é!
Sem comentários:
Enviar um comentário