Coisas de Sexta Feira 13.
O Jornal O País do dia 13 de Novembro publicou declarações supostamente minhas sobre Dhlakama (a dizer que ele deve sair do mato para negociar com o governo). A matéria foi replicada por um outro jornal online, Noticias Moçambique. Pelo que me foi posteriormente esclarecido a fonte das declarações foi a AIM, com qual o jornal tem contrato de fornecimento de matérias. Não quero entrar no mérito do conteúdo dessas declarações. O meu único problema com as tais declarações é que simplesmente não as fiz. Esperava de "O País", um jornal de um grupo com o qual colaboro há anos e nos seus espaços tenho debatido esses assuntos, mais análise de certas matérias antes da sua publicação. E dos jornalistas envolvidos nisso mais profissionalismo, até porque a entrevista foi gravada e poderiam muito bem ser fieis ao que disse, sem isso implicar limitar o seu direito à interpretação das minhas declarações.
262 people like this.
Comments
Januario Guibunda Aí estão as partidas interpretativas...
Eusebio Jose Triste cenario pude ler os tais artigos...
Like · Reply · 2 · November 14 at 8:06am
Elio Jonasse Lamentável.
Like · Reply · 2 · November 14 at 8:08am
Octávio Zimbico Deu para desconfiar que alguém estivesse a pôr palavras na boca do Professor Macuane.
Like · Reply · 2 · November 14 at 8:10am · Edited
Tony Maphosa afinal afrelimo tem manobras para
Anselmo Acacio Ou seja pra si O PAIS é FRELIMO?
Zulficar Mahomed Não se preocupe, Dr.
Imagino se tivesse dito que "o governo deve ir ao encontro de Afonso Dhlakama".
Desabava a AIM, na pena do "militantíssimo" Fauvet, Domingo, Notícias
Like · Reply · 1 · November 14 at 8:11am
Tony Maphosa saber onde esta dhlakama por que agora esta anganado
Rildo Rafael Também achei estranho e muita gente ponderou ouvi-lo antes de tecer qualquer comentário! Ainda bem que faz em tempo útil o devido esclarecimento! A noite das bruxas assombrou os escribas! Um abraço José Jaime Macuane
Like · Reply · 3 · November 14 at 8:14am
Mathew Sambila Chiweteka Me calei, sabia eu que as declarações n tinham vindo da boca dele.
Like · Reply · 2 · November 14 at 8:16am
Circle Langa Agendas! DESOLADOR.
Mathew Sambila Chiweteka Esta é mais uma das mais perigosas estratégias de silenciar os academicos?
Like · Reply · 1 · November 14 at 8:20am
Morais Correia Tardavam interpretações 'todo-terreno'. Quanto à noite das bruxas mero acaso.
Like · Reply · 1 · November 14 at 8:22am
Mário João Francisco Francisco Abanando a cabeça
Ermelinda Manuel Triste é o nosso país......
Like · Reply · 1 · November 14 at 8:30am
Selma Rogério Eu achei muito estranho, confesso que pensei que o respeitável Pr. Tinha sido afectado pelo vírus do G40.
Henrique Amâncio Temoteo Dumbaneguismo jornalístico em Moçambique. O preço da informação jornalistico em alguns casos tá caindo como metical daí procurarem temperos de dados e dão se mal!
Arao Alina Halar O grupo Soico de hoje, treze anos depois, me cria saudades do grupo Soico de ontem, que só tinha alguns anitos.
Like · Reply · 2 · November 14 at 8:35am
Paulino Posse E complicado ate que ponto chegamos em relacao a perda de valores, nem morais, nem profissionais, ja nao e possivel confiar nem nos media privado, nem nos do estado, estamos entregues...
Henrique Amâncio Temoteo Deve nascer uma nova televisão pois as actuais já estão engolidas pelos tubarões de inhambane, os pescadores de informação já não ousam entrar no mar temendo bixos do mar, daí que só nos trazem sardinha que com esse calor xega no mercado tocado! Mais não disse...
Like · Reply · 5 · November 14 at 8:42am
Nilza Dacal Esh... a nossa comunicação social frown emoticon
Raposo Andrade Coisas de vergonha
Antonio Mufanequico Professor, os leitores ouvintes e telespectadores, conhecem a sua marca nas intervenções. Por mim nem precisava de se explicar. Agora é momento de o jornal " O Pais" repor a verdade informando de facto é não o contrário. Espero a boa educação dos jornalistas envolvidos para se fazerem ao público.
Like · Reply · 3 · November 14 at 8:47am
Hermes Sueia Professor Macuane, eu vou desistir de ler esses pasquins......Por exemplo, O Dossiers Factos (edição de 09 de Novembro 2015), na sua página 5, diz "......ao escrevermos este artigo, com olhos embaciados de dor e ódio, fazemo-lo em memória de um dos estudantes que muito sofreu e que viria a encontrar a morte pelas sequelas deixadas no seu corpo. Estamos a falar de Delfino Ambriza, que quer onde esteja, que descanse em Paz".- fim da citação. Pois bem, o meu grande amigo Delfino Ambriza, meu colega de turma no Liceu de Quelimane (1976-1977), está bem saudável, portanto bem vivo e vive actualmente em Nicoadala. Ainda ontem falei com ele.........os jornalistas são como os políticos.
Like · Reply · 2 · November 14 at 8:51am
Alexandre Vaz Chana O que e feito deste colega?Alguem nao me Recordo quem?? Que havia falecido.
Hermes Sueia O Delfino está bem e vive actualmente em Nicoadala, Chana. Posso enviar para o teu in box o número dele. Já não temos jornais.........
Alexandre Vaz Chana No dia 3xtarei em quelimane pudemo nos ver?
José Jaime Macuane Lamentável.
Sergio Benicio Cangola Individuos feitos jornalistas;-(
George Milton Cossa Se não disse então o que disse? Talvez fosse melhor dizer não vá o diabo/o País re- tecelas.
Julio Lilito Boene Lamentável. Recordo - me de alguem ter comentado, nesta plataforma, que aquelas palavras não poderiam ter sido ditos por si, por conta das suas excelentes intervenções.
Ilda Munguambe Eu ainda digo: o nosso jornalismo não é investigativo. Se formos a fazer uma análise minuciosa vamos nos deparar com situações super desagradáveis. Para quê serve o chefe da redacção? É necessário que se faça a censura dos artigos antes da sua publicação porque é difícil dizer o dito por não dito.
Honorio Isaias Massuanganhe Lamento bastante pelo sucedido meu amigoJosé Jaime Macuane...eu ja passei por isso...uma renomada Revista da praca fez uma entrevista comigo e publicou a materia sem solicitar uma verificacao como deve ser de praxe...resultado foi endossado a mim todas as atrocidades cometidas pelo jornalista... falta um pouco de profissionalismo.
Like · Reply · 1 · November 14 at 9:05am
Alexandre Chivale Ehhhh, e essa então!
Lazaro Filimone Pene Que Chivale é este? O analista da TVM? Me desculpe se nao for o caso e, se for, entao lhe direi o que penso sobre o assunto.
Elton Narciso Lamentável
Fernando J. Inacio É lamentável e surpreendente, mas quem já teve oportunidade de ouvi-lo ou ler alguns escritos e entrevistas suas sabem que não é verdade. Ate chega a ser insólito, mas são coisas da 6 feira 13.
Josué Tambara Mais nada não disse.
Arnaldo Cumbane É lamentável, acho que em alguns dos nossos jornalistas falta lhes profissionalismo. Agem por extinto não pela razão...
Thaulany Farias Mapsanganhe Essa é cara do jornalismo Moçambicano, onde a preocupação primordial é vender e não informar, chegando ao ponto de rabiscar factos inexistentes. Valha-me Deus!
Alexandre Vaz Chana Nao sao todos.
Mablinga Shikhani Hehehehehehehe...
Dinis Nhancume Bastou-me ver o título pra perceber que ali havia gato...confirma-se a suspeita.
Like · Reply · 2 · November 14 at 10:03am
Nguila Nyangulane Grande "borrada".
Helder Chipe Muitos vem dizendo que o jornalismo moçambicano deixa muito a desejar. Não sou jornalista, mas são recorrentes as reclamações idênticas às suas. Publicar sem fazer o devido trabalho de casa, somente para vender, significa desvirtuar a verdade.
Julio Lacitela É pah!? E o noticias online fez a noticia de bandeira. Arrrriiii!!
Mabuleza Moscula É muito triste quando as pessoas pegam nas palavras de outras,e altera totalmente o sentido do seu conteúdo.coisas tipicas de jornalistas de meia tijela.
Alvarito Luís De Carvalho Saudações.
Companheiro antes de avançarmos com qualquer juízo de valor em relaçao a uma classe profissional, sou da opinião de que deveria primeiro analisar as circunstâncias em que tais declarações foram feitas.
Segundo, procurar fazer uma análise minuciosa das declarações e da entrepretação jornalista feita pela agência noticiosa.
O país, parece limitou se a fazer "copy past"
José Jaime Macuane Caro Alvarito, esta matéria da LUSA está mais perto do que eu disse e foi feita por alguém que gravou a entrevistahttp://noticias.sapo.mz/info/artigo/1458547.html. Faça daí o seu juízo de valor e compare com o que me atribuem sobre fazer política de forma benigna.
NOTICIAS.SAPO.MZ
Alvarito Luís De Carvalho Bom dia prof. Infelizmente só posso lamentar o sucedido. Como sois dizer, "bola pra frente" e vida continua...
Neclino Chaphata Esse Jornal começa já a perder Credibilidade. Ou informe algo palpável, ou então q deichem d fazer jornal, que abram um Cine Teatro O Pais.
Hermes Sueia E o Dossiers Factos, que "matou" alguém que está bem vivo? Os nossos jornais querem é só sensacionalismo barato. Mentem descaradamente e depois emitem uma pequena nota de redacção:"pelos transtornos as nossas sinceras desculpas.......".........mas o estrago já foi feito. Sem querer fazer publicidade, o único que escapa é o SAVANA......este sim, ainda tem credibilidade e seriedade.
José Jaime Macuane Fiz uma edição ao texto. Uma fonte do JornalO País, esclareceu que tem um contrato com a AIM da qual compra notícias e matérias. Portanto, a fonte primária foi a AIM.
Hermes Sueia Mas, para nossa infelicidade, a mediocridade não afecta só o jornalismo.........é geral.
Raul Junior caro José Jaime Macuane, parece que se esqueceu em NACAO est'a. O que vem escrito nem devia surpreender. Porque o nosso jornalismo 'e mesmo para escrever e divulgar o que se pensa a pretexto de uma entrevista. Basta aceitar a entrevista 'e suficiente para se screver o que se pretende. Mas nao critico. Sao mocambicanos. Nos formamos os nossos jornalistas. Os nossos leitores tambem gostam de ler o que as pessoas nao disseram.
José Jaime Macuane Fiz uma edição ao texto. Uma fonte do Jornal O País, esclareceu que tem um contrato com a AIM da qual compra notícias e matérias. Portanto, a fonte primária foi a AIM.
Raul Junior Isso de fonte primaria 'e assunto dos que estao altamente treinados. Alias mesmo os treinados algumas vezes recorrem a fontes terceiras sem o minimo de fazer uma avaliacao dos dados primarios. Perdoe-lhes, Prof.!
José Jaime Macuane Fiz uma edição ao texto. Uma fonte do Jornal O País, esclareceu que tem um contrato com a AIM da qual compra notícias e matérias. Portanto, a fonte primária foi a AIM.
Alvarito Luís De Carvalho Meu caro, sou da opinião que deveria anexar o texto da AIM e a gravação da entrevista em causa. Assim estaremos em condições de fazer juízos de valor.
Abraços
José Jaime Macuane Não tenho a gravação. Para ser franco acho que esse assunto não nos deveria tomar tempo. Apenas quis me distanciar de algo que não disse porque não acho ético que me atribuam coisas e em discurso directo, que simplesmente não as disse, algumas e absoluto e outras nos termos em que foram reportados.
Alvarito Luís De Carvalho A vida continua Prof...
Alvarito Luís De Carvalho Só assim deixaremos de navegar no léxico "Diz _ se diz que não disse"?!
Caifadine Manasse Lamentável Pk tems sido responsável e cauteloso nas suas a bordagems.
Raul Junior Quando eu li a informacao via noticias online, julguei que o Prof. Macuane tivesse sido contratado pela Renamo para emitir opinioes acerca do Lider da parte Incerta. Como se tem dito que ha dialogos secretos... Uff qualquer informacao 'e valida.
Raul Junior Mas a informacao ja passou. Por acaso eu tambem vi, via online. Pensei o Prof. Macuane tivesse sido contratado pela Renamo para dar informacao.
José Jaime Macuane Caro Alvarito, não tenho a gravação. Para ser franco acho que esse assunto não nos deveria tomar tempo. Apenas quis me distanciar de algo que não disse porque não acho ético que me atribuam coisas e em discurso directo, que simplesmente não as disse, algumas em absoluto e outras não nos termos em que foram reportadas. E isso é um direito que tenho.
Raul Junior Mas a informacao em destaque foi a que passou. Cabe, seguramente, ao canal que mal publicou a informacao, pedir no minimo desculpas a si, mas sobretudo aos leitores. Nos os outros ja estavamos a fazer os nossos julgamentos em funcao do que se publicou.
Parpinto Filipe Nhampimbe A fonte primária é a AIM. Mas pela natureza das declarações e tendo em conta a facilidade de contacto que o Professor tem com O País bem que este poderia ter se certificado junto de José Jaime Macuane, mesmo para se precaver de cair no erro da AIM.
Eliha Bukeni Lamentavel. Tambem li o texto do "noticias on line" e achei estranho que o Prof. Macuane podesse ter sobre o mesmo assunto uma posicao a dar a AIM e outra para apresentar no programa pontos de vista da STV. Quanto ao "O PAIS" soa-me a desculpa de mau pagador, porquanto este jornal conhece profundamente a linha editorial da AIM!
Josiah Manhiça Coisas de Sexta 13 mesmo e de Moz.
Uric Raul O Jornal Noticia passava meus artigos. Ate que publicaram em meu nome um artigo, apelando os jovens Mocambicanos na alemanha a votar na Frelimo. Exigi que publicassem em seguida um exclarecimento disso ao publico. o jornal nao o fez e de la ate hoje os meus artigos nao mais passam.
Cristina Ussene Não era mesmo de crer.
Hermes Sueia Concordo com o Professor Macuane......todos os domingos temos ensejo de ouvir os seus pontos de vista em discurso directo......e todos não temos dúvidas da sua verticalidade, Professor.
Aguinaldo Chidudu Mas que pena pois para mim era uma boa reflexão aquela.
Aguinaldo Chidudu Ou é aquilo de ter medo de pensar diferente?sob o risco de ser atacado pelos apaixonados cegamente,pelo ríder?Ou tivemos medo de sermos inimigos de lima?Por estarmos a interpretar devidamente a lei que quanto a mim está sendo estuprada pela renamo e o seu ríder?
Victor Joaquim O Lima mete assim tanto medo?
Manuel Carlos Zacarias Lamentas Macuane?? No minimo devias procurar esclarecimentos tais jornais canais de informacao e se possivel processa-los, embora sabermos que a justica neste pais nao funciona, sob pena de acreditar aquilo que vimos e ouvimos. Bom final de semana a todos
Like · Reply · 1 · November 14 at 12:53pm
Januario Mucavele Caso para dizer que amigo José Jaime Macuane não foi vitima da Sexta feira 13 mas sim da leveza com que o jornal O País tem tratado certas matérias que merecem um jornalismo sério. Mas aquelas declarações não lhe ficariam mal se por si tivessem sido proferidas Dr. pois, reflectem o desejo de nós Povao que você tem sabiamente tem encarnado nas suas reflexões.
José Jaime Macuane Caro amigo Januário Mucavele. Este assunto tem várias interpretações, emoções, é complexo e merece mais reflexão do que soluções fáceis e frases de efeito. Precisaríamos de mais tempo para debater isso. Por isso, fiz questão de enfatizar no meu post que não quero entrar no mérito da questão de conteúdo, mas sim no problema ético de me atribuirem coisas que não disse e com clara intenção propagandística (vai notar isso na matéria da Lusa que postei mais abaixo).
Dércio Tsandzana Esse é um problema comum no jornalismo: ouvir, anotar, interpretar e depois transmitir o que o entrevistado disse sempre foi algo difícil de fazer.
Ilidio Pina Lamento o facto de a fonte primária ter sido um canal pelo qual tem credibilidade, e reputação, falar da AIM, não é qualquer coisa, pois subtende-se que tenha os melhores profissionais da área de informação, mas também não nos surpreende esta atitude, pois sabemos que os orgão de informação do estatais, vão perdendo credibilidade, pelo facto de estarem mais ligados ao governo do dia.
Lazaro Filimone Pene Sr Ilidio acha q os tais orgaos vao perdendo a credibilidade? ?? Deve ter estado fora do Pais por muitos e longos anos. Se assim for, nao escreva ainda, leia muito e informe-se antes de vir ca dizer o q quer q seja...
John Wetela meus dois amigos jaime o outro, que tiveram esse problema, ja sabem como e a AIM, e do grupo G40 por isso querem sumentar o numero deste modo, tenttando diabolizar s revelia os outros, continuem usando a linguagem no lugar de para todos. fizeste bem jaime porque estavas mal com os pensadores. eles sempre aumentam algo, quando e 10 para eles e um. quando e 30 e 3 esses midia vem o tempo deles.
Dambusse De Jesús Ôpha...
Adelson Rafael Mano José Jaime Macuane lamentável que isso tenha ocorrido, espero que haja reposição da verdade, senão vira hábito....
Bitone Viage Qual é o passo a seguir respeitado professor José Jaime Macuane?
Muathu Muno Tenho assistido em videos do programa que participas no canal do qual jornal o pais faz parte. Nos ultimos dias tens minguado demais e isso acaba lhe valendo justificacoes como estas. Seja vertical e ajude o povo da tua patria a abrir vistas.
José Jaime Macuane Esta matéria reflecte melhor o que eu disse e notem a manipulação propagandística feita pela AIMhttp://noticias.sapo.mz/info/artigo/1458547.html
NOTICIAS.SAPO.MZ
José Jaime Macuane Caro Muathu Muno, respeito o seu ponto de vista sobre o meu desempenho no que concerne à verticalidade. Mas lamento decepcioná-lo, porque de facto naquele espaço expresso o que penso e de forma livre. Mais do que aquilo não consigo e nem quero. Quando me convidaram para o programa disseram-me que deveria expressar as minhas ideias de acordo com a minha consciência. Certamente há outros pontos de vista sobre o mesmo problema. Mas pode, por exemplo, pedir que me substituam do programa, mas não me peça que seja o que não sou ou diga coisas que não reflectem o que penso, apenas para deleite de alguns. Não levo jeito para a indústria de entretenimento.
José Jaime Macuane Caro Aguinaldo Chidudu, conforme disse, o ponto não é o conteúdo do que me atribuem ter dito, se sou contra ou a favor, mas sim o se atribuir a alguém algo que não disse. Isso para si pode não ser essencial, mas para mim é. Sobre desarmamento e diálogo, já disse o que penso e está registado. Assim como plagiar textos é antiético, aceitar ideias que não são suas como suas também o é. Sobre medos de pessoas, de ser inimigo do Lima e outras coisas que fala, devo dizer que isso me tira o sono, porque sem essas pessoas posso perder os meus diplomas académicos, o meu emprego, a minha profissão, os meus conhecimentos e a minha personalidade. Já pensou como a minha vida seria o caos com isso, se eu deixar de ter medo dessas pessoas e de ser amigo delas? Na verdade estaria acabada. Mas para ser franco mesmo, o meu maior medo mesmo é perder a sua amizade, assim, vou aceitar ser usado para propaganda barata para preservá-lo como amigo.
Brazao Catopola Hehehehehehe usando perspectiva de Eco (1987) "os textos admitem várias interpretações, mas não quaisquer". Agora sério estes tipos comprometem e pior sabendo agora que a entrevista foi gravada ou seja nem se deu ao luxo de re-ouvir e reler. A preguiça é uma doença perigosa.
Imtiaz Vala A Liderdade de Imprensa nunca sera substituida pela Libertinagem da Imprensa.Existe um longo caminho Etico Deontologico a ser seguido pelos Orgaos da Comunicacao Social.
Zeca Macamo Isso e falta de profissionalismo.
Ajm Selemane Com este posicionamento o josé macuane deveria exigir ainda hj ao jeremias langa que no seu jornal , o país, esclareça donde veio a informação.
Victor Joaquim Até que estranhei...
Sem comentários:
Enviar um comentário