quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O QUE FAZ COM QUE ALGUNS MEMBROS E SIMPATIZANTES DO PARTIDO FRELIMO O DEFENDAM À GARRAS E DENTES

Edgar Kamikaze Barroso
Ontem eu comecei uma série de posts onde prometi que publicaria, e sempre que pudesse, os meus pensamentos em voz alta sobre o nosso pulsar político. Sempre com um cunho estritamente juvenil e numa abordagem informal, sem muitos artifícios retóricos e métodos científicos tradicionais, para não fartar a leitura e nem dificultar a interpretação de quem me lesse. Comecei por abordar uma questão dever...as pertinente: a razão de muitos cidadãos se assumirem (ou de não se assumirem) publicamente como membros do partido Frelimo. Deixei propositadamente enunciados ambíguos para despertar apetites para debate e, pelo feedback do pessoal aqui no Facebook, senti que não havia chegado lá onde pretendia... Paciência. Mais ainda, recebi no inbox conselhos para não escrever “jornais” que dessem, logo à partida, preguiça de ler o post até ao fim, heheheheheheh... Vamos ver até onde chegaremos hoje, com este textinho:

O QUE FAZ COM QUE ALGUNS MEMBROS E SIMPATIZANTES DO PARTIDO FRELIMO O DEFENDAM À GARRAS E DENTES, MESMO EM SITUAÇÕES EM QUE O SEU DESEMPENHO DEIXA MUITO A DESEJAR?

Seria interessante começar, desde já, “definir” quem é o tal membro ou simpatizante da Frelimo. Regra geral, e segundo o meu entendimento, membro é o que está registado na base de dados do partido, com cartão e quotas em dia ou não, podendo ser militante activo ou não. Simpatizante é o que, por razões objectivas, subjectivas ou “esquisitas” declara aos quatro ventos apoio incondicional ao partido, sem que necessariamente esteja a ele filiado. Embora todos eles comunguem a dado momento de um e de outro “factor de adesão” ao partido, são estes últimos os que mais me impressionam, particularmente pela “ligação emocional” que têm com a “ideia da Frelimo”. Muitas vezes nem eles mesmos sabem porquê é que são da Frelimo... Alguns argumentam que o são por RAZÕES ALEGADAMENTE PATRIOTAS (a Frelimo descolonizou o país, a Frelimo nos defendeu dos “bandidos armados”), por RAZÕES SOCIALIZANTES (eu cresci a cantar e a “amar” a Frelimo desde a creche, na escola primária e até na Escola do Partido, eu sempre pertenci aos Continuadores, a OJM e uma e outra estrutura partidária), por RAZÕES PATRIMONIALISTAS (a Frelimo me colocou a estudar e pagou a minha bolsa de estudos, a Frelimo me deu um emprego, a Frelimo me deu uma flat num prédio da cidade, a Frelimo protege os meus negócios, a Frelimo paga a minha pensão e reforma), por RAZÕES REGIONALISTAS (os “bosses” da Frelimo são todos da minha etnia, na minha terra todos sempre votaram na Frelimo), por RAZÕES SUBJECTIVAS (os meus familiares são da Frelimo) ou por RAZÕES ABSTRACTAS (a Frelimo vai trazer o futuro melhor, a Frelimo é que fez e a Frelimo é que faz, a Frelimo vai mudar a minha vida, a Frelimo vai fazer com que eu deixe de ser pobre).
Como se pode depreender, todos eles (membros ou simpatizantes) têm uma e outra razão que aparentemente explica a sua filiação ou afeição incondicional ou arquitectada ao partido Frelimo. Alguns com argumentos plausíveis e outros com motivos de vidro. Muitos deles nem sequer conhecem os estatutos internos ou a linha ideológica do partido.Tenho, no meu círculo de amigos (tanto fora como dentro daqui do Facebook), exemplares concretos deles todos. Tenho, de vez em quando, participado em debates “incendiários” com alguns deles. Uns já me ameaçaram mesmo de porrada, de perseguição ou de “silenciamento eterno”, heheheheheheh... Mas esse é outro debate. O que me interessa para já, e sem mais delongas, é o que faz com que a maior parte deles defenda este partido até mesmo em situações ridículas, estúpidas, inaceitáveis e/ou inexplicáveis. Aqui vão as minhas respostas:

1. Muitos o fazem por CONVENIÊNCIAS PESSOAIS/COLECTIVAS: o importante é continuar a mostrar publicamente a minha militância incondicional ao partido, concordando ou não com o seu “modus operandis”. Regra geral, aparecem sempre a apoiar (na verdade aparecem mesmo é a secundar ou a ressoar) o manifesto eleitoral e os chavões circunstanciais do partido, bem como as políticas públicas que orientam a sua governação, sem emitirem um pio sequer contra. Nos casos em que o partido ou o seu governo entornam bacias de água numa e noutra chávena da sensatez política e administrativa nacional, ficam todos como os filmes mais famosos do Charlie Chaplin, mudos da silva. O importante é não sai mal na fotografia, no álbum de militância incondicional dos grandes chefes dentro do partido. Só assim conservam os cargos de confiança política, mantêm-se na “corrida ao poder” ou se destacam como os próximos “paus-mandados” num e noutro sector público ou privado, associado ao regime. Resumindo, falam apenas para “aleluiar” as realizações dos graúdos e encerram os focinhos quando a situação está preta.

2. Alguns o fazem por ASPIRAÇÕES POLÍTICAS FUTURAS: quase todos sabem que só através de provas inequívocas de militância, lealdade e fidelidade política é que poderão ser vistos e “promovidos” na estrutura partidária. Aparecer a queimar a lucidez própria, se necessário e em nome supremo do partido ou do “grande chefe”, parece ser a fórmula infalível de sucesso. Autonomia, carácter e integridade são apenas um conjunto de palavras no dicionário do seu comprometimento partidário. Uma vez que alguns já começaram a antever os ditames da “selecção natural” no sistema interno de transição e/ou herança de poder, é lhes sempre conveniente aparecer como os mais destacados na continuidade e que jamais colocarão em causa o legado (as “conquistas” e os podres) dos actuais detentores das rédeas do poder. Por essas e outras, a receita para estes é sempre o de (a)parecerem sempre como os mais notáveis, briosos, competentes e confiáveis para continuar com o status quo. Procuram sempre protagonismo nas cerimónias partidárias, nos meios de comunicação social e no “terreno”, insinuando cometimento incólume para com a causa partidária. Astutos e maquiavélicos, sempre tentam arrastar em torno de si “massas não-pensantes” que, invariavelmente, estão sempre à espera de qualquer coisa vinda deles para instantaneamente os corroborarem e legitimarem, dando a entender “aos outros” que gozam merecidamente de carisma e credibilidade junto às estruturas que dirigem.

3. Os “herdeiros” do sistema e os “ideólogos-júniores” o fazem por DESESPERO HISTÓRICO: alguns deles (particularmente os mais jovens) estão já conscientes da ascenção vertiginosa de uma opinião pública esclarecida, com cultura reivindicativa robusta e com legitimação natural junto às massas populares que nada tem a dever ao partido onde militam. Este facto tem-lhes constituído uma ameaça directa e séria como sujeitos da história contemporânea nacional. Uma vez que sempre tiveram os cordões umbelicais atrelados à máquina todo-poderosa do partido, sentem a areia a fugir-se-lhes dos pés perante a crescente aderência das massas (particularmente as juvenis) ao convite à ruptura com um sistema que não os representa nem oferece respostas eficazes aos seus prementes interesses e necessidades. Por conseguinte, e para que não acabem órfãos do futuro derivado da sua militância do lado errado da história, não vêem alternativas viáveis a não ser a de se refugiarem nas asas do poder político vigente. A ilusão de “protecção” por parte do regime aguça os seus apetites de manutenção dessa condição e a sua predisposição para atacar tudo e todos que provêm de fora da estrutura partidária, encorporada nos NOVOS COMBATENTES.

Mas a história é cíclica...

Juma Aíuba, Brazao Catopola, Chacate Thinker, Américo Matavele, Conselho Nacional Juventude Cnj, Rui Lamarques, Livre Pensador, Fatima Mimbire, Sergio Chauque
See More
Like · ·
  • Sergio Chauque and 14 others like this.
  • Coimbra Sambo de novo o texto e longo e alguns amigos nao tem a paciencia de le lo se nao lhe interessar
  • Rui Lamarques Agradeço o regresso do teu cérebro ao meu convívio
  • Augusto De Almeida Êwena.. Já fui pegar castanhas para ler isto nas calmas!
  • Livre Pensador É um grande mistério. Tão grande quanto o ENIGMA do Capital. Por um lado, essa pujança retumbante que exibe aos adversários sustentam-se financeiramente em algo que não lhe é seu: o Estado. Poucos são os projectos e negócios da FRELIMO que tenham dado grandes lucros, mesmo com cunhas e influências. Ver o caso da MOVITEL. Qual é o papel dos militantes da FRELIMO lá? Jogo de imagem. O "know-how" é 100% vietnamita! É um poder de "txussar" com base na criação de bichos papão herdados do multi-partidarismo e da guerra civil que levam a uma dinâmica de grupo chamada "disciplina" partidária. Esta FRELIMO de hoje, se não dominasse os recursos do Estado, desapareceria da face da terra, o que mostra, que tanto a RENAMO e o MDM, em confronto directo eleitoral sem o factor recursos do Estado, ganhariam com maioria absoluta. Por outro lado, há a psicologia de massas muito alimentada pelo síndrome de Estocolmo. Mas como tudo isso funciona? Recorde aqui: http://www.livrepensadormoz.blogspot.com/2011/09/o-dilema-de-paunde.html
    livrepensadormoz.blogspot.com
    NguilichePensem nas celulas de partidos nas universidades e depois pensem se a C...NE é partidária ou nao!O fim do egocentrismo exacerbado é que vai permitir que cada um ponha mao na consciencia e pensar no rumo que estamos a levar o país, e individualmente, no silencio, votar contra o sistema.See More
  • Augusto De Almeida Resumindo, o que motiva ou não a hostentar o simbolo do partido é o BIFE?
  • Teresa Diogo , tu n queres que eu leia teus textos né?
  • Marcelina Mugabe Eu gosto de ler...mara pumba ma palavra.
  • Cheu Domingos Estou a devorar nas calmas e parece-me apetitoso.
  • Cheu Domingos Secundo a ideia do Pensador!!!
  • Sergio Chauque eheheh eish... isto é um tratado sobre politica doméstica.
  • Augusto De Almeida Sergio Chauque... eu até acho que Edgar embelezou demais, deu muitas alternativas, boas claro, enquanto na realidade e mais fácil de entender... Com um povo como o nosso nem há mínima necessidade de esconder a tal ´´política´´ que o governo escolheu para governar... Toda a gente sabe como funciona, e uma questão de ´´adaptar-se´´ para não perder o comboio que passa e destribui o mísero bife... Do jeito que as coisas são, principalmente no aparelho do estado, é como se dissessem, lixa o gajo de lado, o máximo possível que o bife será teu... Não se trata de competencias ou sei-la o que mais, trata-se de fazer como o Real Madrid, pôr Arbeloa a defesa direito por ser Espanhol, porque neste momento fica mal terem tão poucos jogadores Espanhois... não importa se é aquela ala que cria buracos...
  • Helmano Nhatitima Edgar Kamikaze Barroso, gostei das "hipoteses". sabes, uma coisa? que falta em nos é a coesistencia politica. eu tenho que respeitar ao outro pelo seu posicionamento politico e dai tambem exigir respeito plo meu posicionamento politico. hoje é um perigo voce assumir aqui no FACEBOOK que é da FRELIMO Porque logo já te apelidam de lambebotas, alienado, tá no SISTEMA, cego, etc. para mim PARTIDO é como CLUBE POR MAIS QUE ESTEJA A JOGAR MAL NÃO VOU TROCAR DE CLUBE. POR MAIS QUE NÃO GOSTE DO TREINADOR NÃO VOU TROCAR DE CLUBE. SE O TREINADOR NÃO TA POR A JOGAR oS MEUS JOGADORES PREFERIDOS NÃO VOU TROCAR DE CLUBE. VOU SIM CRITICAR DE FORMA CONSTRUTIVA PARA QUE O MEU TREINADOR MELHORE EM PROL DO MEU CLUBE. POR ISSO SOU DA FRELIMO...
  • Sergio Chauque e tem mais Edgar Kamikaze Barroso, essa gente não vê, melhor não antevê, uma possivel ruptura histórica do partido que eles tanto defendem com o exercício do poder. Já por acaso imaginaram eles que um dia Moçambique seja mais uma Beira ou Quelimane, em termos de alternância do poder? aonde será que vão se atrelar se para eles a vida politico-económica-financeira depende das mamas, dos hossas, ao partido ora dominante?
  • Miguel Moiane Edgar parabens, so espero que nao fiques so pela Frelimo.
  • Sergio Chauque Helmano Nhatitima penso que nem é por aí de ser conotado com lambebotismo. já passou essa fase. o problema mesmo é dos que aqui interagem e não só, serem autêenticos cães de pavlov: agem conforme os estímulos dos ''donos'', não têm vontade própria senão agindo ou reagindo conforme o seu superior que pode estar a vigiá-lo (e sei que se vigiam aqui mesmo. eheh). uma coisa é ser partidário mas ter um momento em que vislumbra que algo está errado com a decisão X, e outra é vc calar perante situações gritantes de atropelos à sua consciência.
  • Amado Amado Sabes k nao tinha parado p pensar nisso. Yah, realment ha mto disso a acontecer. Membros e ate alguns simpatizantes nao membro nao se assumem publicament. O k prk sera mesmo? Sera frelimo uma vergonha p o seus, assim como pod ser um pai bebum ou mae prostum p os seus filhos? Dscontem a falta de assentuacoes!...
  • Helmano Nhatitima YA concordo contigo Sergio Chauque, realmente isto acontece, mas note uma coisa. isto não acontece só na FRELIMO. acontece tambem na RENAMO, MDM e até nos partidos mais pequenos. acho que não devemos ser do Partido X ou Z por causa das PESSOAS, mas sim plos seus ideais. as pessoas passam e Os PARTIDOs FICAM. hoje "o dj é joão amanha pode ser carlitos" e muitas vezes ALGUNS membros "tentam dançar a musica de todos DJs" ou por outra "todaS musicas do DJ" o que é complicado...
  • Juma Aíuba Bom texto. Adorei as possiveis respostas. Mas, sendo uma ou outra razão, o mais importante é ter a consciência politica. Eu tenho amigos e familiares que defendem a Frelimo de forma consciente, ou seja, conseguem (ou tentam) transmitir bons (!?) argumentos. E eu gosto disso, embora não me convencam. Para mim, os mais perigosos são os politicamente hipocritas - os que defendem mesmo não acreditando, fazendo apenas para camuflarem as sua agendas obscuras e vergonhosas.
  • King Eff II Ja Um Filosofo Apelava Para Se "PENSAR POR SI" Um Exercicio Digno Para Criacao de Cadeias De Valor E Outro Tambem Disse "PENSO LOGO EXISTO" Infelizmente Na Frelimo(Como Na Renamo) Tanto Pensar Por Si Como Existir Como Ser Pensante Criativo É Pecado É A Famosa Falta de Disciplina Partidaria...Alguns Até Podem Pedir Para O Camarada Chefe Fornicar.lhe A Esposa(Exagero da Minha Parte) Mas Enfim Politicshitx
  • Carlos Mafumachino Amigo Kamikaze, reconheço a nobreza da sua intenção, contudo, o texto quando alongado demais cria desinteresse, e até mesmo uma verdadeira fobia, por mais pertinente que seja o assunto. Mais de uma página de texto amigo ! Isso é um atentado à paciência!
    Repare que o próprio fundador do Facebook, que é quanto a mim um visionário, dinâmico e consciente da necessidade de poupar tempo, quando as coisas em que nos ocupamos não trazem retornos financeiros, criou a ferramenta LIKE para poupar tempo e palavras. Mas veja k no teu Post nem para dar um LIKE não dá porque é difícil ler todo o texto, quanto mais comentar!
    Veja ainda que todos os comentários aí são muito superficiais e os LIKEs são dos k nem leram um parágrafo inteiro.
    As suas ideias são oportunas, sem dúvida, mas é preciso olhar para este aspecto. Essa é apenas a minha modesta opinião.
  • Sergio Chauque Carlos Mafumacino. levaste uma eternidade a comentar!
  • Livre Pensador O que não se percebe, exclui-se...
  • Brazao Catopola Sempre defendi que a maioria dos moçambicanos têm consciencia politica muito nitida e é essa consciência politica que faz assumir ou nâo o ser ou nâo da FRELIMO quer quando do é, quer quando não o é. Se ser da FRELIMO significa para alguns ter acesso a tudo ou estar disponivel para esse acesso então facilmente se assume como membro da FRELIMO, muitas vezes sem mesmo conhecer os estatutos, pagar, cotas, etc. A outra questão é que a FRELIMO sempre governou o país e nisso tudo ou quase tudo de mau se conota com feitos da FRELIMO...Ora fazer parte desses "malfeitores" siginifica ser como eles. isso leva a muitos sendo da FRELIMO negarem. A questão não se coloca em ser ou não da FRELIMO, mas ser cidadão capaz de analisar, criticar e reconhecer e isso é o que muitos de nós não sabemos fazer ou seja: a gente vive na conveniência...
  • Chacate Thinker Meu caro Edgar Kamikaze Barroso, li o teu texto ontem e li este que partilhaste comigo no meu mural hoje. Na verdade a sua dessicagem eh bastante exaustiva. Pelo que entendi o ponto central da sua abordagem eh responder a seguinte pergunta: "o que faz com que a maior parte dos simpatisantes, membros e militantes da Frelimo defendam este partido até mesmo em situações ridículas, estúpidas, inaceitáveis e/ou inexplicáveis. Eu percebo os teus pontos de vista, que revestem-se de uma validade formal incontesta'vel. Deixando, pore'm aberta a possibilidade de descutir a validade material da sua abordagem. Na verdade, entendi que se resumirmos a suas respostas em poucas palavras, diriamos que os defensores deste partido o fazem por questoes de interesses. Isso para quem estudou o basico da ciencia politica percebe que as organizacoes, sejam elas politicas, ou nao integram os seus membros que se reve na tal organizacao como o meio para alcancar os seus interesses, coletiva, ou individualmente. Isso nao serve para apenas os membros da Frelimo, contudo vale para os membros da Renamo, MDM, PDD, PASOMO, dentre todos os outros. As razoes que levam as pessoas a defenderem a bandeira do partido eh acreditar que este eh o meio pelo qual poderah alcancar os seus interesses particular atraves da sua aderencia no grupo. Intenda eh acreditar, nao sao movidas pela certeza, mas pela crenca nos ideias da organizacao. Por mais que isso nao venha se concretizar. Outra questao polemica no seu debate eh a subjectividade dos conceitos que usas: "situacoes ridiculas", "estupidas", "inaceitaveis", ou "inesplicavel". O que eh percebido como tudo o que vce caracteriza com os adjectivos acima, pode ganhar um significado diferente para cidadaos diferentes, com interesses hiterogenios. Lembre-se que as sociedades sao coabitadas por varios individuos que perseguem interesses diferentes, e que para alcanca-los podem criar associacoes, incluindo partidarios com vista a buscar mecanismos que lhe permitam alcanca-los. E a Frelimo nao eh excessao. Um respeitoso abraco meu caro!
  • Ditinho Bertolino te disseram mesmo que tem ''preguiça'' de ler os textos?? Pra mim são pessoas "Maria-vai-com-as-outras", pessoa sem requisitos necessario para o raciocionio próprio, quer tudo pronto e se deixa levar pelo comodismo.

Sem comentários: