terça-feira, 15 de novembro de 2016

Saimone Macuiane vai substituir Jeremias Pondeca na Comissão Mista

Saimone-macuianeNas negociações
A Renamo, na manhã de segunda-feira, apresentou na Comissão Mista, em Maputo, Saimone Macuiana como substituto de Jeremias Pondeca na mesa do diálogo em curso entre o partido de Afonso Dhlakama e o Governo de Filipe Nyusi.
O facto foi confirmado ao CANALMOZ por José Manteigas, chefe da delegação mandatada por Afonso Dhlakama para o diálogo político, e por Mario Raffaeli, coordenador da equipa dos mediadores internacionais.
José Manteigas e Mario Raffaeli fizeram essa declaração ao CANALMOZ na manhã de ontem, segunda-feira, no final do encontro bilateral que marcou o início da quinta ronda da Comissão Mista, na qual Saimone Macuiana foi formalmente apresentado.
Saimone Macuiana, formado em Direito, é deputado da Assembleia da República, é chefe do Departamento Jurídico da Renamo e foi, durante dois anos, chefe da delegação da Renamo nas negociações com o Governo que decorreram no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”, em Maputo, e que culminaram com a assinatura do Acordo de Cessação de Hostilidades de 5 de Setembro de 2014.
Jeremias Pondeca foi chefe-adjunto da delegação da Renamo na Comissão Mista e foi também chefe da Renamo na subcomissão encarregada de preparar a proposta de legislação para a descentralização, tendo em vista a governação da Renamo nas “seis províncias”.
Jeremias Pondeca foi assassinado por esquadrões da morte na manhã de 8 de Outubro na zona da Costa do Sol, na cidade de Maputo.
Ainda ontem, mas no período da tarde, os mediadores internacionais, com excepção do padre Angelo Romano e de Quett Masire, que ainda não chegaram, mantiveram um encontro bilateral com os mandatários do Presidente da República, com vista a inteirarem-se dos avanços registados sobre a proposta que deixaram no final da quarta ronda.
O coordenador dos mediadores disse ao CANALMOZ que o padre Angelo Romano poderá vir a Maputo nos próximos dias, visto que actualmente encontra-se atarefado com compromissos em algumas universidades europeias. Sobre o ex-presidente do Botswana Quett Masire, o coordenador Mario Raffaelli, informou que este foi submetido a uma operação ao coração em Londres, na Grã-Bretanha, e que neste momento se encontra a recuperar no Bostwana. (Bernardo Álvaro)
CANALMOZ – 15.11.2016

Sem comentários: