quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Carta Aberta de Manuel Araujo a Sua Excia Jacinto Nyussi

Carta Aberta a Sua Excia Jacinto Nyussi,
Presidente da Republica
Excia,
Na sequência das noticias que têm sido veiculadas pelos Órgãos de Comunicação Social, com destaque para o Diario da Zambezia, STV e TVM, indicando a ocorrencia de mortes ou ameacas de morte na nossa cidade e quica provincia, vimos por este meio rogar a V. Excia para que no uso das competencias que lhe sao atribuidas pela Constituicao da Republica e reconhecendo a sepacarao de poderes, envide esforcos no sentido de mandar averiguar a situacao, no intuito de travar a proliferacao destas accoes que contrastam com os principios de um Estado de Direito Democratico, conforme estatuido na nossa Lei Mae, a Constituicao da Republica!
Excia,
Ha escassos dias recebemos atraves dos orgaos de informacao social a triste noticia segundo a qual um grupo de individuos tem ameaçado de morte ao Jornalista do Diário da Zambézia, Senhor António Zefanias.

Em meu nome pessoal, manifesto a minha solidariedade nao so aquele jornalista, mas a todos concidadaos nossos que tem sido vitimas destas accoes! Condeno veementemente estes actos macabros, levados a cabo pelos inimigos da nossa Constituicao da Republica, inimigos da liberdade de expressão, violando flagrantemente inter alia, o preceituado nos Artigos 38, 40 e 48 da Constituição da República de Moçambique.
Excia, o Artigo 30 da nossa Lei Mae, reza que:
1.“Todos os cidadaos tem o dever de respeitar a Ordem Constitucional.”
2.Os actos contrarios ao estabelecido na Constituicao sao sujeitos a sancao nos termos da lei”
Por sua vez, o Artigo 40 preconiza que:
“ 1-Todo o cidadão tem direito à vida, à integridade física e moral, e não pode ser sujeito à tortura ou tratamentos cruéis ou desumanos;
2- Na República de Moçambique não há pena de morte”.

E por sua vez o Artigo 48.1, inserido no Capitulo II da Constituição da República de Moçambique, determina que “Todos os cidadãos têm direito à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa, bem como o direito à informação”.
O jornalista António Zefanias e colegas de profissao, sob protecção da Constituição da República de Moçambique, tem vindo a exercer suas actividades. E verdade que nem tudo o que o Diario da Zambezia ou outros orgaos de informacao escrevem ou divulgam e ou pode ser do nosso agrado, ou das instituicoes estatais, mas nao podemos permitir que se cultive o odio e a vinganca por maos proprias, apenas porque discordamos dos pontos de vista dos jornalistas ou de quem quer que seja! Ao Estado recai o onus do monopolio do uso da forca dentro da Lei e a promocao da justica, e cabe aos seus agentes impor a Lei e a Ordem e sobretudo fazer valer a Lei Mae, a nossa Constituicao da Republica.
Ha sensivelmente dois meses, soubemos atraves dos orgaos de informacao que a Chefe da Bancada da Renamo foi vitima de uma ameaca a sua vida na cidade de Quelimane! Ha menos de um mes, concretamente no dia 27 de Setembro 2016, a membro da Assembleia Municipal, Nilza Gomes, por sinal da bancada do Partido Frelimo, ameacou publicamente (em sede da Sessao da Assembleia Municipal) ao Edil desta cidade de morte. O Presidente da Assembleia Provincial denunciou ha cerca de um mes de ter sido vitima de um assalto a sua residencia! E agora atraves dos orgaos de informacao somos informados de que o Director do Diario da Zambezia sofreu ameacas de morte! Comeca a ser ensurdecedor o silencio das autoridades competentes! Isto para nao mencionar os assassinatos de cidadaos pelos esquadroes da morte em Quelimane, Nicoadala, Mocuba (Mugeba), Gurue, entre outros locais.
Excia,
A nossa Constituicao e clara! Nao ha pena de morte na Republica de Mocambique! Ou seja nem ao Estado se permite o direito de retirar a vida aos seus cidadaos! A pergunta que nao se cala Excia, e simples: Quem sao estes cidadaos que se sobrepoem a Autoridade do Estado e a Constituicao da Republica com impunidade? O que o Estado estara a fazer para impor a Lei, a Ordem e a Tranquilidade Publica? A impunidade gera e alimenta a violencia e o odio!

Excia, a cidade de Quelimane, capital desta provincia e uma cidade pacata, mas de pessoas nobres e amantes da paz!
Por isso pedimos à V.Excia, entanto que Mais Alto Magistrado da Nacao para que no uso dos poderes que lhe sao conferidos pela Constituicao da Republica, faça respeitar a mesma, nesta parcela do País e crie uma Comissao de Inquerito com vista a esclarecer as denuncias feitas por cidadaos pacatos sobre estes actos macabros. Nao podemos continuar a assistir impavida e serenamente a morte de concidadaos nossos ou a proliferacao da cultura de ameacas a morte por parte de pessoas singulares e ou ligados ao aparto securocrata, ante o silencio ensurdecedor das entidades constitucionalmente competentes.

Muitos concidadaos nossos têm sido assassinados pelos chamados “esquadrões de morte” e pela violencia armada em varios pontos da nossa provincia e do nosso pais(Nicoadala, Quelimane, Gurue, Mocuba, Morrumbala, Mopeia), conduzindo precocemente a viuvez e a orfandade de muitas mulheres e muitas crianças. Este acto é abominável aos olhos de Deus, e tenha a certeza Excia, que o ódio que isso deixa levará a vinganças intermináveis, porque aqueles cujos parentes são barbaramente mortos vingar-se-ão, cedo ou tarde. Urge fazer calar as armas! Urge fazer parar a violencia! Urge promover a Paz, a Concordia e a Unidade Nacional!
Temos um sonho simples: ajudar a fazer crescer a nossa terra, Mocambique! Diminuir o sofrimento do nosso povo ostracisado! Contribuir para o bem estar dos nossos pais e maes, irmaos e irmas!
Excia,
Reconhecemos que somos pequenos, ate mesmo insignificantes, mas aos olhos de Deus, o Criador e da nossa Constituicao, apesar da nossa pequenez, nossas vidas deveriam merecer o mesmo respeito!
Porque somos todos emigrantes neste planeta, como bem o disse o Santo Padre, despedimo-nos na esperanca de nao o termos ofendido, mas expressado o nosso sentimento, como reza a nossa Lei Mae – A Constituicao da Republica!
E Mais Nao Disse,
Quelimane, 30 de Novembro de 2016

Manuel de Araujo, Cidadao Simples
Tayobcarimo Carimo, Pinho Freitas Pinho, Diamantino Ernesto Virgilio and 187 others like this.
Comments
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Esta carta está eivada de erros gravíssimos. Agradecia que se fizesse o proofreading ...
Remove
Ze Vembane Sibinde
Ze Vembane Sibinde Faça sua sem erros. Labibotas.
Remove
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Kikikiki
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele "labibota", kakakakakakakakakakakaka... Outro erro.
Remove
Wa Pessoa
Wa Pessoa Por isso que Moçambique está cheio de burros.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Kkk!....Mano Americo AméricoMatavele viu, nem?
Remove
Jaciara Gama
Jaciara Gama Kkkkk. Rendi também, melhor fazer sua carta mesmo.
Remove
Abel Ruben Zimba
Abel Ruben Zimba É "labibota" só por ter dito que a carta tem erros gravíssimos, acho que sou também porque digo o mesmo.
Remove
Edmundo Galiza Matos
Edmundo Galiza Matos Ze Vembane Sibinde o correcto é "Lambe botas". Bom dia.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Obrigado, mais velho, Edmundo Galiza Matos, acabou fazendo o que deviamos ter feito no lugar dos nossos comentaarios.
Remove
Rafik Abdala
Rafik Abdala A carta está bem escrita, com conteúdo bem elaborado e bem encaminhada. Só não entende quem não quer. Se mesmo oque escreve um repetente da décima por mais de duas vezes entende-se, oque dizer sobre uma carta dum Doutor? Convenhamos.
Remove
Sofia Gonoury
Sofia Gonoury Juma Mussagy Abdul Mutualibo por favor me ajuda a comprender os erros? Obrigado!
Remove
Edu Paulo
Edu Paulo Concordo. Depois são primeiros a criticarem a nossa educação.
Remove
Ayrton Adolfo Tembe
Ayrton Adolfo Tembe Estou com dificuldades para encontrar os erros, não acentuou, é um facto, mas não se encontram tais erros, a menos que esteja a falar da falta de sinais 'diacríticos'.
Remove
Mondlane Dzowo
Mondlane Dzowo O que considera de "erro gravíssimo"? A partir desse detalhe podemos discutir este assunto com clareza.
Remove
Ronaldo Chris
Ronaldo Chris Legal
Remove
Adao Joao Paia Joao
Adao Joao Paia Joao Uma visão transformativa, uma carta que merece uma reflexão profunda, e uma acção clara e objectiva. A minha opinião é fazer a verficação dos erros na acentuação, etc.
Remove
Adelino Sicola Impija
Adelino Sicola Impija Faça a sua sem erros Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Remove
Wa Pessoa
Wa Pessoa Parabens Presidente. Faça outra para Afonso Dlhakama.
Remove
Germano Gar
Germano Gar A VERDADE DOE MAIS TENHA QUE SER FALADA. DOE A QUEM DOE.
Remove
Mario Carlos Tete
Mario Carlos Tete Estão a abanalizar a figura do PR,tem policia pra esses assuntos,o PR não trata de assuntos isolados,domésticos,trata sim de SEGURANÇA NACIONAL,e meus senhores não brinquemos com o chefe do ESTADO
Remove
Lírio Matsinhe
Lírio Matsinhe Mano é dever do presidente garantir a segurança de todos os cidadãos do pais!

É por isso que temos escoltas na zona centro do pais!!


Porque aquilo também é algo localizado mas o presidente mandou tropas!!!
Remove
Mario Carlos Tete
Mario Carlos Tete Agora tem q madar tropas pra segurança destes senhores! vc queria dizer o que mesmo? esse vosso espirito mau...
Remove
Victor Alexandre da Tmg
Victor Alexandre da Tmg Sr Mario com todo respeito que tenho por senhor, vim te isortar que o nosso repare bem o pais onde vivemos actualmente. Um pais demogratico nao pode ser como este, onde um pai nao pode ir a machamba com medo de levar tiro no rabo. Os academos nao podem escibir seus conhecimento com medo de levar um tiro no dente. Ha por amor de Deus.
Remove
Mario Carlos Tete
Mario Carlos Tete Primeiro vamos acabar a guerra e ai é fácil controlar isto, assim ninguém sabe quem mata quem há gente a fazer aproveitamentos da situação
Remove
Domingos Gomes
Domingos Gomes Mano Tete, alem de ser PR, feliz ou Infelizmente é COMANDANTE EM CHEFE DAS FDS. portanto no meu entender, ele tem algo a dizer.
Remove
Mario Carlos Tete
Mario Carlos Tete Ó Matsinhe é verdade,mas temos COMANDO GERAL DA POLICIA
Remove
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Irmãos não estou a tirar mérito a carta,esta é pertinente porque aborda um assunto muito sério que é a vida dos nossos irmãos moçambicanos. Apenas pedi pra que se sanassem os erros que constam na carta. Fazer reparos não significa ser lambebota ,a olharmos as coisas desse lado já mais seremos unidos ...
Remove
Jaciara Gama
Jaciara Gama Peço exemplo de 5 erros gravíssimos que viste? Acho que português terei de repetir.
Remove
Simão Pedro
Simão Pedro NAO BASTA DIZER QUI TEM MUI ERRO INDICA ESTE PARAGRAFO Q TEM ERRO E DAR SUA SUGESTAO PARA A PESSOA Q ESCREVEU RETIFICAR NAO ACHA
Remove
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Irmã ,lê de novo o seu texto
Remove
Santos F. Chitsungo
Santos F. Chitsungo Ja viu Juma Mussagy Abdul Mutualibo? No seu post de apenas alguns periodos, eu identifiquei em corrida um erro. Jamais, escreve-se tudo junto e nao como o fez no seu comentario. Sendo verdade que "fazer reparos...", nao e menos verdade que "e preciso nao perder o foco", principalmente quando se trata de assunto tao importante e diria mesmo, gravissimo como o aqui tratado: o repudio a banalizacao de vidas humanas!
Remove
Santos F. Chitsungo
Santos F. Chitsungo Ou sera a trave que o impede de ver o argueiro no olho do M A?
Remove
Juma Mussagy Abdul Mutualibo
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Kikikiki,ñ percebi meu irmão Santos F. Chitsungo..Seja mais claro evite ambiguidade. Honestamente,o texto tinha vários problemas que quero acreditar não foram da pessoa do M.A. Ele pecou por postar sem ter lido de modo a corrigir o que não estava bem. Repare que,ele na qualidade de PHD é nosso espelho em tudo . Logo não pode escrever coisas que nos conduzam a duvidar do seu grau. Além dos problemas gráficos,o texto está cheio de incongruências gramaticais. Por exemplo,notei problemas ligados a coesão textual resultado de má aplicação dos conectores. E pra terminar não se compra uma carta formal com um simples comentário.
Remove
Arnaldo Victor Maurício
Arnaldo Victor Maurício Simplesmente impecável. Ora se faça e se cumpra o dito. Libertem-nos das angústias guardadas no coração por conta do medo
Remove
Artur Sitoe
Artur Sitoe Boa ideia senhor Presidente! Todavia, aconselho os colaboradores a se informarem sobre formas de correspondência na Administração pública moçambicana. Titulares de cargos não se comunicam por notas.

Mas também professor, afinal não pediu que o PR cuidasse da dívida oculta e que de assuntos de Qlmane v.excia cuidava?
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka... Eish!
Remove
Wa Pessoa
Wa Pessoa Hehehehehe. Também vi essa Artur Sitoe. Agora como o PR deve volta a Quelimane cuidar dos assuntos...?
Remove
Artur Sitoe
Artur Sitoe Inconsistências do Professor Wa Pessoa , epha
Remove
Jaciara Gama
Jaciara Gama Kkkkkk. Mas essas ameaças advém da guerra também meus caros. Mas não vou deixar de rir... grande observação. Kkkkk
Remove
Samboide Junior
Samboide Junior
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo Artur Sitoe pegou pesado. Heheheehhhhh
Remove
Wa Pessoa
Wa Pessoa Artur Sitoe kikikikikiki. Acho o MA na qualidade de um Professor Doutor é obrigação saber essas coisas.
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Eu acho que a carta seria dirigida ao ministro do Interior ou mesmo ao Comandante Provincial da PRM. Esses estão nos sectores território, respectivamente, para trabalhar. Essa de saltar e cair logo no Chefe do Estado, mostra claramente um desconhecimento (voluntário?) da utilidade das instituições, e como disse, da separação de poderes. Mas entendo. Estando a preparar o seu caminho para a Ponta Vermelha, já se sente equiparado ao Chefe do Estado. Mas está aí o conselho: manda para o Comandante Provincial ou mesmo da Cidade de Quelimane. A carta há subir se houver necessidade.
Remove
Osvaldo Palha
Osvaldo Palha Deixa de papo,a carta está bem encaminhada esses outros que referiste iam arquivar na gaveta
Remove
Vasco Dos Santos Mauelele
Vasco Dos Santos Mauelele .....MATAVEL, recorda-se sempre disto,onde há falta de inteligência reina a ignorância. Todos querem se fazer de sábios,quando pontam o dedo,esquecendo que os outros dedos estão apontando o mesmo. Maa o senhor Manuel foi eleito para fazer o quê? Não foi eleito para resolver os problemas do Municipio de QUELIMANE ? Em vez de chamar o presidente,ele não se deve esquecer que é o mais alto responsável do MUNICÍPIO de QUELIMANE,e que o bem e o mal,reflecte o seu trabalho. Senhor MANUEL você és uma estátua ? Ou porque o senhor não sabes porque foste eleito? Ou s Senhor gosta de aplausos ?
Remove
Patrick Mondlane
Patrick Mondlane Hehehehehe
Remove
Joao Elias Jasse Jasse
Joao Elias Jasse Jasse Ha ignorantes absolutos que nao entendem o sentido da vida, andam a icentivar crimes contra a humanidade e nao se faz queixas a TPI, daqui pouco Moza vai sair do acordo do TPI, isso sera Sodoma e Gomorra
Remove
Paulo Varzeas Morais
Paulo Varzeas Morais A carta esta bem encaminhada sim, nao venham com discursos politicos aqui. Bem haja Sr. Presidente MA.
Remove
Alex Amur
Alex Amur Coisas de Moz
Remove
Manuel Araujo
Manuel Araujo Agradeco a todos pelos comentarios e criticas! Quem te critica quer te o bem!! So nao erra quem nao trabalha! Esta melhor assim? Aguardo mais criticas e mais sugestoes! Um abraco fraterno e sem magoas, MA
Remove
Beco Armando
Beco Armando Grande homem, forca e Deus o abencoe.
Remove
Nazir Mugas
Nazir Mugas Esta carta só os fortes vão entender, os amantes da paz, da concórdia, do amor á paz.

Os outros vão se lembrar quando acontecer com um amigo ou familiar.


Hoje as pessoas vão estar apenas a tirar erros, o conteúdo vão banalizar...
Remove
Jonas Joaquim
Jonas Joaquim Logo na primeira hora me solidarizei com o colega Zefanias. Sobre o escrito do edil para alem de erros, eu aconselharia para mandar esta carta para os comandantes das esquadras ou mesmo o provincial da PRM. Agora so para recordar o edil de Quelimane esta cada vez mais a cair no rediculo, recentemente disse neste espaço que o chefe do Estado devia cuidar das dividas e conflito armado e que coisas de Quelimane ele sabe bem tratar, oh Araújo quanta agua mesmo????
Remove
Jannety Ferreira
Jannety Ferreira O que interessa não são os erros mais sim ok está dito. É a vida de um irmão nosso k está em risco.
Remove
Artur Sitoe
Artur Sitoe A ortografia, a semântica....são de capital importância num discurso, sobretudo de um político e académico como MA. Não se trata de banalizar a sua ideia mas sim exigir correção. Aliás, esse não precisa ser trabalho do MA mas é importante que ele como figura pública tenha assessores de várias áreas. Assim também começam a valorizar os profissionais de línguas! Um texto mal articulado pode distorcer a mensagem. Não é por acaso que o próprio MA reconheceu os erros e agradeceu pelas contribuições.
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Os erros vão existindo sempre pior quando a escrever enquanto tudo está na ponta da língua mas também ai está a imperfeição do ser humano!
Remove
Zangua Bimbe Bimbe
Zangua Bimbe Bimbe Amizade é Amizade, brincadeira a parte.
Miopia não é cegueira. Então quando fala de lixo é assunto da ponta vermelha ou de Administratacao estatal? Quem é o zelador da administração do estado?
Só agora a presidência referenciada o Araújo está no cam
inho errado...... Que maneira de ver as coisas?
Afinal quem é chefe desse governo ?
Alegar erros na carta para fugir do fulcro da questão no mínimo e de bradar os céus.Sejamos sérios. Verdades são verdades e ponto final.
O que assistimos ao longo das estradas na zona Centro é vergonhoso.
O que assistimos nas nossas aldeias na zona Centro é triste e macabro.
Essa Frelimo vai pagar
Remove
Linette Olofsson
Linette Olofsson pagar bem caro !
Remove
Max Lee
Max Lee A procura de protagonismo esse sr, indirectamente querendo fragilizar a governação da frelimo. Teus comentários em relação ao presidente dizem tudo. Antes, deverias conversar com DHL, quem o sr Araújo traiu e juntou se ao MDM. Quando aquele que o sr, mortalmente defendia, optou pelas armas, o sr não disse nada, nada mesmo. E tudo iniciou nesse dia. Todo mundo não está seguro, eu, você, o tal jornalista, e mais, há quem nem Facebook ja não usa. Eu era da opinião que o cidadão comum, redobrasse o esforço para o lixo, e a criminalidade, é da responsabilidade da polícia. Se sabe como se faz, vem nos ajudar, se não sabe, então, deixe os que sabem fazer e não culpe quem não sabes
Remove
Gabriel Alberto Cipriano
Gabriel Alberto Cipriano Mas o que tem haver lixo com o que ele acaba de apresentar? Quanta falta de capacidade de percepção.
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Quem fragilizou e traiu a Frelimo não é Araújo mas sim Dhkalama, essa coisa de sermos da OJM para defendermos os injustos é qual essa? Sinceramente
Remove
Linette Olofsson
Linette Olofsson Um regime desesperado na agonia mata para sobreviver !
Remove
Gise Miguel
Gise Miguel M.A, fez um apelo ao Presidente da República evocando a Deus e a Constituição da República sobre uma questão pertinente, não percebo se é muita ignorância das pessoas ou se é só manobra de distração. Sem querer ofender já percebi que por causa da ignorância mais alguma simpatia política muito gente não passa de marionetas. Meus compatriotas, essas mortes estão a semear luto nas famílias moçambicanas e nada está sendo feito para mudar o cenário
Remove
Celestino Cebu
Celestino Cebu Jonas joaquim, Americo Matavel e companhia, que criticam ao MA, parem de proteger banditismo do estado,,sera que vcs vivem neste Pais mesmo? Desde de quando essa policia é operacional, ? Quantos crimes a policia esclareceu, se nao apenas crime de roubo de patos,,,deixem o Manuel, servir de interlocutor seja de que meio for,,todos vcs vao pentear mavuzi dos v. Chefes calados e nao andarem mostrar v. Ignorancio por objectivo que so vcs sabem.
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Se a polícia não esclarece, quem vai esclarecer é o presidente? O presidente tem curso de investigação criminal? Você vê o que escreveu ou só veio aqui fazer um "U" e ir embora?
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Quer dizer o presidente não sabe oque está acontecer? Oh pensas que vais proteger a verdade numa altura em que se conhece até os mandantes desses episódios, pensas que por mencionar o presidente foi ao acaso! Não és da OJM é só esperares eleiçoes para tirares proveito aqui não vale.
Remove
Alberto Subiso
Alberto Subiso O direito a vida nao deve ser relegado por amor à camisola de um partido. Penso que o edil de Quelimane nao agiu em nome de um partido, mas de um cidadao que vive a realidade dos quatro cantos desse país. Cuidem-se dos excessos de escovismo, ser membro de um partido nao deve ser sinomino de ignorância. Voces vivem mesmo neste país? Qdo começarem a viver neste país vao perceber melhor o conteúdo do apelo de M.A.
Remove
Wa Pessoa
Wa Pessoa Hehehehehe. Pelo menos o MA ouviu a critica e editou o documento.

Tirou aspectos como


Nota____
Presidente do CMCQ
Professor Doutor e escreveu

Carta aberta e

MA- cidadão....
Remove
Américo Matavele
Américo Matavele Kakakakakakakakakakakakakakakakakakakakakaka... Ya, eu não quero ser PHD, juro!
Remove
Gise Miguel
Gise Miguel Irmão se fosse só querer, é preciso muita dedicação e esforço mente aberta e parece que não é o seu caso. Não sei se consegues pensar fora caixa
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Quer fazer parte dos injustos deste país?
Remove
Inocencio Fernando Mondlane
Inocencio Fernando Mondlane Fala no plural mas a assinatura e de um cidadao simples....sem esquecer que nao e um cidadao simples mas sim o Presidente do Municipio sendo assim tem a tarefa primaria de resolver estes assuntos nao empura-los para o presidente da republica. A mim parece- me estar a renunciar!
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Que não é um cidadão qualquer é perfeito! Quer ser acompanhado ou não, sempre o ser humano é imperfeito independentemente do nivel de escolaridade ou economica!
Remove
Jojo Tito Mabaú Divara
Jojo Tito Mabaú Divara Sr Inocêncio Fernando Mondlane, ele foi bem claro em nome de todos, acredito k kerias k ele incluísse sua assinatura. Vc é um descontente por excia
1 · 10 hrs
Remove
Ivo James
Ivo James Força aí MA....zambeziano precisa te é estão au teu lado
Remove
Gabriel Alberto Cipriano
Gabriel Alberto Cipriano As pessoas procuram erros que o Sr. Araujo comete por falha. Por mim procurem perceber o co texto da carta. Isso se assemelha à aquele tipo de professor que apenas na prova do aluno espera o resultado que está no seu guião de correção, ao invés de perceber que raciocinio leva o aluno a diversos resultados. Pena que existe ainda gente que sem vergonha não sabe separar as coisas. Ele escreve como um cidadao qualquer, entao, nao correlacionem com as suas actividades.
Remove
Wa Pessoa
Wa Pessoa Viste aque pauta que só aprovou 1 estudante? É por causa disso mesmo. Achar normal erros
Remove
Gabriel Alberto Cipriano
Gabriel Alberto Cipriano Meu caro. Assunto que expoe aqui é diferente. poren, nao se pode discutir assunto lixo aqui. A carta nao diz nada com haver ao lixo. mas ha quem mistura. achas correcto?
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Chumbaram por erros ortográficos?
1 · 23 hrs
Remove
Inocencio Fernando Mondlane
Inocencio Fernando Mondlane Haver...huuuummmm
Remove
Fiel Ricardo
Fiel Ricardo Boa tarde, gostei do conteudo da carta, mas tem uma coisa que mi deicha preicupado a Cidade de Quelimane tem Governador, tem Comandante Provincial da PRM, tem Director Provincial da PIC tem a Procuradoria, porque saltar todas estas Instituições que estao em quelimane e correr para o presidente da Republica nao acha que vamos acabar entulhado assuntos que podiamos tratar anivel provincial ou distrital?
Remove
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Não foi ao acaso que escreveu a carta para ele sabe os porques e isso ja se sabe.
Remove
Panenga Dabira
Panenga Dabira Oh Fiel Ricardo... na sua óptica os dirigentes de nivel provincial que dirigem as instituições por si enumeradas vivem no Maputo? Se vivem na provincia, estão a par dos acontecimentos e nada fazem para solucionar ou estancar o problema. Se o M.A escreveu para o presidente, é pelo facto deste ser o alto magistrado da nação. (Pergunte os quadros formados no ISAP, o que é isso de Alto Magistrado da Nação?)
Remove
Osorio De Sousa
Osorio De Sousa Caro Fiel, achas mesmo?!... Boa sorte!
Remove
Mahany Bird Man
Mahany Bird Man Moz ta num colapso
Remove
Francisco Tabua
Francisco Tabua E muito engracado o que esta a acontecer neste pais. E verdade que a carta tem erros. Mas me espanta o facto de que sao apenas os matchanganas que criticam o conteudo da carta. O mal entendido aqui e pensar que falar do Presidente da Republica e falar mal dos matchanganas. Nao falei nada.....
Remove
Leopoldino Motela
Leopoldino Motela
Remove
Jorge Fernandes
Jorge Fernandes " ...Comeca a ser ensurdecedor o silencio das autoridades competentes! ..."
Remove
Assuate Matica
Assuate Matica É desolador o que acontece em moçambique, apoia-se a camisola em detrimento da verdade e bem comum.
Remove
Victor Alexandre da Tmg
Victor Alexandre da Tmg Espero que esta carta chegue ao sr president. Esse gajo pra mi nao existe
Remove
Felismino Eanes
Felismino Eanes E se não existe para si, então espera que a carta chegue a quem?! " Chama-se incoerência argumentativa"...
1 · 9 hrs
Remove
Miguel Silvestre
Miguel Silvestre Nao entendo, alguem nao reconhece existencia de uma tal pessoa ou autoridade, mas meia volta, vai pedir ajuda ai onde nao reconhecem. Pode insultar a vontade
Remove
Nunes Jose Cumpeu
Nunes Jose Cumpeu A vida e sagrada de acordo com os principios filosoficos, de facto as vidas estao sendo elinadas sobre o olhar impavido da autoridade mocambicana! Oxala que com a resonancia destas palavras possamos ver uma reacao ou mesmo estimulo!
Remove
Silva Paulino
Silva Paulino Olha sr.Manuel de Araujo.fiseste bem informar os Analfabetos da Frelimo para saber que a cidade de Quelimane não foi construida pelo mortos.os zambezianos não são o diosos eles querem que um ser humanos a ser resitados.força ai mahana chuabo cancala bruto.
Remove
Alexandre Alberto Americo Alexandre
Alexandre Alberto Americo Alexandre Faz favor, faltame perceber de que especie é o Americo Matavele!!
Remove
Gumissai António Gumissai
Gumissai António Gumissai Força MA.... o alto magistrado dessa nação foi eleito para servir e não para ser servido. não se deixe levar pelos comentários. continuem com essa visão. Eu e mais 70% da população deste país não vimos nenhum erro nesta carta, alias nem conhecemos a constituição da republica. ha um ditado que diz: quando um problema é recorrente, deixa de falar com os pintos e fala com o galo
1 · 21 hrs
Remove
Fernando Nhaca
Fernando Nhaca Óptimo e...sem palavras adicionais por nossa parte,pois o importante foi dito e duplicado., faltando a quem de direito responder de forma firme transparente e...consciente da necessária urgência.
Remove
Ser - Huo
Ser - Huo O Artur Sitoe disse tudo: Quando detentores de cargos públicos começam a a mandar cartas - sobre gestão de assuntos públicos -nas redes sociais, isso deve incomodar a qualquer um, independentemente das cores que vestimos. Se os PR e Prof Doutores agem assim, o que se espera de mim, população em geral ?
1 · 20 hrs
Remove
Evelisa Varela
Evelisa Varela 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Remove
Carlos Estevao
Carlos Estevao
1 · 14 hrs
Remove
Muktar Ibn Full Full
Muktar Ibn Full Full Certo
Remove
Carlos Quizado Quizado
Carlos Quizado Quizado
Remove
Wilson Serviço
Wilson Serviço Aquém não intende e nem percebe só lambe..............
Remove
Samuel Samito
Samuel Samito Copiado sr Tabua
Remove
Galhardo Cagaia
Galhardo Cagaia Carro leitores quero pedir minhas sinceiras disculpas pelos varios nomes que vou usar para os que falaram de erros e nao se importaram com o conteudo da carta: Sao bandidos, vadios, anabua, acuiri, ..... Estes bandidos fazem parte do grupo que esta a trair a governação do Presidente Nyuzi
1 · 10 hrs
Remove
Galhardo Cagaia
Galhardo Cagaia Este Pais esta nos contornos em que esta hoje por causa da falta de identidade das pessoas, viram mais lambebotas e nao ajudam nem ao presidente a tomar sua autoridade.
O que importa sao os erros ou é dizer Sr. Presidente, que muita agente escreve cart
as na busca da sua sensibilidade para orientar a promoção da cultura de reconciliação, Paz e Unidade Nacional. Voce que notou erros na carta, o que ja fez ou pedio ao presidente? qual foi a iniciativa que tomou para ajudar esta sociedade moçambuicana enferma de varios problemas?
Quero pedir disculpas mais uma aos eleitores vou usar nomes feios para os que falam de erros da carta do Dr. Manuel de Araujo, vou chamar de (Malucos, anabua significa caes, ambava significa ladroes, bandidos, vadios e todos outros nomes feios)
1 · 9 hrs
Remove
Joao Elias Jasse Jasse
Joao Elias Jasse Jasse Voce és próprio para tal , deixa esses que nao sentem a dor quando alguém morre eles ficam contentes parece que pessoa come-se
Remove
Tomas Sotomane Sotomane
Tomas Sotomane Sotomane É isso ai meu camarada, esse é o nosso problema. Veja se alguem acerta algo dficilment é elogiado mas quando sao erros é uk as pessoas mas procuram pra ti debruçarem, envez d ver o conteudo da mensagem.
Remove
Slima Chitato
Slima Chitato So peço para que descutam factos e nao pessoas porque è o que estou a ver. E nos vossos comentarios evitem criar divisionismo, regionalismo ou entao tribalismo porque isso nao vai nos ajudar em nda. Desculpa se ofende
Remove
Galhardo Cagaia
Galhardo Cagaia Concordo contigo e é o que interessa o povo discutir factos: Nos comentarios acima refere a Carta do Dr. Manuel Araujo ao Presidente da Republica, - este é um facto,porem neste facto insurge alguem que comenta erros da carta e nao o facto da necessidade do Presidente sentir a sua responsabilidade. Dai que os preocupados com os factos insurgem contra os bandidos que nao se interessam com os factos. Minhas disculpas pela maneira como me direcciono estou muito agastado e nervoso
Remove
Sergio Baptista
Sergio Baptista Comentarios pra quê!!!
Remove
Nel Daniel Daniel Bernardo Nigau
Nel Daniel Daniel Bernardo Nigau Boa tard,sem muitos comentarios a carta sta bem formulada,com dizeres posetivs e construtivos k podm ajudar o bem star dos cidadoes,n da pra ignorar boas pr ideias pra manterms as noxas chefia k usam so dia,nas noit ja sao outrs evitem ixo,o M.A sta protegido,exe pdido é pra nx e outros zambezianos q assistimos esses factos macabros...mas força M.A,
Remove
Nel Daniel Daniel Bernardo Nigau
Nel Daniel Daniel Bernardo Nigau Boa tard,sem muitos comentarios a carta sta bem formulada,com dizeres posetivs e construtivos k podm ajudar o bem star dos cidadoes,n da pra ignorar boas pr ideias pra manterms as noxas chefia k usam so dia,nas noit ja sao outrs evitem ixo,o M.A sta protegido,exe pdido é pra nx e outros zambezianos q assistimos esses factos macabros...mas força M.A,
Remove
Ilda Lopes Lopes
Ilda Lopes Lopes Não se comenta, o que importa é a mensagem! Bem-haja Presidente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Para quem pensa bem e quer ver Moçambique a mudar se importa com o conteudo da carta e nao com os erros.

Muita gente tem Orgulho de pensar que sabem mais quando nada sao. Acho que o importante era todos nos unirmos a esse principio da carta valorinzando o conteudo e nao os erros. Este Pais esta nos contornos em que esta hoje por causa da falta de identidade das pessoas, viram mais lambebotas e nao ajudam nem ao presidente a tomar sua autoridade.
O que importa sao os erros ou e dizer Sr. Presidente, muita agente escreve cartas na busca da sua sensibilidade para orientar a promoçao da cultura de reconciliação, Paz e Unidade Nacional. Voce que notou erros na carta, o que pedes ao presidente? qual foi a iniciativa que tomou para ajudar esta sociedade moçambuicana enferma de varios problemas.
Quero pedir disculpas aos eleitores mas que falam de erros da carta do Dr. Manuel de Araujo, vou chamar de (Malucos, anabua significa caes, ambava significa ladroes, bandidos, vadios e todos outros nomes feios)