sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A ÚLTIMA RONDA NEGOCIAL


Unay Cambuma


A "última" ronda das negociações será retomada na quinta - feira da próxima semana, 10/11/2016. É nesta ronda que a Renamo vai exigir definitivamente a resposta da parte da frelimo sobre o assunto da governação às 6 províncias que já é do domínio público, da reestruturação das forças de defesa e segurança (FDS) e o enquadramento nos lugares de chefia dos comandos e quadros indicados pela Renamo em toda a estrutura das FDS (FADM, FIR, PRM e SISE), porque a Renamo já apresentou estas propostas há bastante tempo, esperando que a frelimo se pronuncie. Esperamos que no próximo dia 10 de Novembro, seja o dia que tudo que ainda está pendente vai avançar.
É claro que a frelimo não tem nada a dizer a não ser defender os muitos erros e atropelos que foi cometendo desde a assinatura dos AGP de Roma em que 1992. É por isso que a frelimo não tem tido argumentos para apresentar na mesa negocial, apenas limita - se a dizer "ah, está bem, vamos analisar a matéria, vamos estudar o assunto...", Só que o tempo está a passar e a Renamo já não quer perder tempo com lenga-lengas porque o povo está a sofrer demais neste país. Se a Renamo não se esforçar, estas negociações irão levar meses. É o que a frelimo pretende fazer e só vai ceder às exigências da Renamo faltando um ou dois meses para as eleições gerais de 2019.
Aliás, a frelimo usou esta artimanha aquando das eleições de Outubro de 2014, quando apenas faltava quatro semanas para as eleições ou uma semana para a campanha eleitoral. O Nyusi já vinha ha meses fazendo campanha ilegalmente durante as presidências abertas do Guebuza. A frelimo julgou que Dhlakama seria considerado vilão quando saísse das matas mas o tiro saiu pela culatra, Dhlakama foi efusivamente recebido como um super herói por milhares e milhares de pessoas em todos os lugares. Mas desta vez Dhlakama não vai sair das matas para participar em algum pleito eleitoral, Dhlakama vai sair das matas para entregar o poder ao povo que o elegeu. A comunidade internacional já tem nas suas mãos provas da indiscutível vitória eleitoral da Renamo e do seu candidato Afonso Dhlakama nas eleições de 2014.
Como já sabemos, Dhlakama está sob tremenda pressão não só da sua ala militar mas sobretudo dos seus membros em todo pais, que exigem acções de vingança contra a onda dos massacres cometidos pelos esquadrões de morte da frelimo. Neste momento Dhlakhama não tem outra escolha a não ser obedecer a vontade do povo. Tudo dependerá do desfecho da próxima ronda negocial. Na verdade os povos do centro e norte exigem sobretudo a divisão do país para acabar de uma vez por todas com abusos do regime de Maputo. Os povos do centro e norte recusam se em assumir as avultadas dívidas escondidas de 3.3 biliões de dólares que em nada os beneficiou e por cima os autores deste gigantesco roubo andam por aí impunes, isto é totalmente inaceitável.
O líder da Renamo fez um gigantesco esforço para evitar a violência e foi ganhando tempo para chamar a frelimo a razão mas debalde. Agora é o próprio Dhlakama que corre sérios riscos de passar de herói à vilão caso não tome urgentemente decisões corajosas e históricas, caso contrário o país transformar-se-a em Somalia e Dhlakama perderá o estatuto de lenda viva. De qualquer forma, a atitude pacífica de Dhlakama permitiu demonstrar ao mundo que a Renamo é pela paz, democracia, justiça e está a seguir aquilo que é aceite internacionalmente
Mas devido a esta sua "paciência chinesa", Dhlakama tem sido fortemente acusado pelos seus militares e seguidores de estar a prejudicar a própria Renamo, porque a frelimo continua a fazer e desfazer descaradamente tudo, rouba votos, descrimina o partido Renamo e agora está a sequestrar a assassinar os membros da Renamo em plena luz do dia, sob o olhar complacente da Comunidade Internacional que no mínimo tinha que fazer vivas e contundentes condenações e até impor sanções ao regime maconde da frelimo. Dir-se-a que os diplomatas ocidentais baseados em Maputo estejam distraídos a usufruir das lindas praias e saboroso camarão que o nosso país oferece.
A Renamo e os povos do centro e norte já atingiram o ponto de saturação. A Renamo e o seu lider demonstroram vontade para resolver pacificamente o conflito com o regime da frelimo mas infelizmente não foi possível e assim sendo a Renamo já não vai tolerar as brincadeiras da frelimo, tem que reagir com urgência para parar com o massacre dos seus membros e apoiantes e implantar a verdadeira democracia e bem estar social nas regiões centro e norte que neste momento estão a ser pilhados pelas hordas corruptas do regime da frelimo.
Unay Cambuma


GostoMostrar mais reaçõesPartilhar

94 94
19 partilhas
40 comentários
Comentários


Carlitos Jose Aguardando pelos resultados
Gosto · 3 · 4 h


Jonas Malheiro Eduardo Renamo ta muluco em vez de se precupar com a revisao da Cr pra poder encomodar os interesse dos marginais da patria e a integracao dos seus homem no exercito se precupa cm 6 provincia ond todos os dias os seus membros estao a morrer, pensam mesmo k a frelimo vai ceder? K brincadeira pensam nos vossos membros k estao a ser passarinhos dos marginais do Maputo!
Gosto · 4 h


Joaquim DoCastelo O que tens a ver com as 6 provincias que a RENAMO reclama, seu louco?
Gosto · 1 h


Angandimasso Alface Luís Dhlakama ta sub pressão dos comandos, agora porque não zanga dando ordens?
Gosto · 5 · 4 h


Adelino Barros Lembre se que "quem nao luta, perde sempre"
Gosto · 6 · 4 h


Samia Andre Chitlhango Mano Jonas, entao a pessoa nao tem direito de exigir nada em Moz por que se nao vai morrer?
Gosto · 1 · 4 h


Imtiaz Vala A tal Renamo com os seus guerrilheiros mata-nos de vez!Estamos cansados de POST de ameacas todos dias!
Gosto · 1 · 4 h


NicriSs Manejo Jr. Avante + queremos soluçào
Gosto · 4 h


Boné Luciano Gimo Doctor Unay. estes todos contra Renamo e o seu Lider , sao tambem da Renamo so q extao cansado d ovir promesas falsas. A renamo é o povo porq extamos aceitar matrecada da Frelimo. a ronda da quinta feira 10/11/16 tod mundo ta a espera, mas vomos ovir Janeiro sera ultimo mes o tempo ta passando o povo ta soferendo. Ate quando extas promesas Doctor Unay.
Gosto · 4 · 3 h


Fernando Mandala Essas rondas como pa,a frelimo nao aceita nada, cortem la rio save e acabou.
Gosto · 1 · 3 h


Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo EXXA RONDA K S XPERA NÓS JA SABEMOS QAL VAI SER O CONCS ENTAO NAO A DIANTA , COM GATUNO N S NEGOCIA ... PARA ALEM D PERDERMX TMPO É MELHR DIVIDIRMX EXX MERDA , PORK AXX N DA PA NADA....
Gosto · 3 h


Nelson Arnaldo Arnaldo Arnaldo Xtamos afundar a VER
...
Gosto · 3 h


Armandinho Da Filipa Cambuma Estou a ver
Gosto · 3 h


Paulino Paiva de Oliveira Estou cansado com estas merdas do grupo Unay. Todos os dias a mesma coisa? Vocês passam o tempo todo a proliferar informação pelas redes sociais, defendendo isto e aquilo, este e aquele, mexendo até com a vida privada das pessoas. Têm tempo de ver os v...Ver mais
Gosto · 3 h


Mbalamanje Uzende Chanunkha QUAL É O PRAZO ESTABELECIDO ENTRE A FRELIMO, MEDIADORES e A RENAMO PARA AS NEGOCIAÇÕES ? DE TODAS RONDAS NEGOCIAIS O QUE A RENAMO TEM NA MAÕ ? PELO CONTRARIO AS NEGOCIAÇÕES TROUXERAM MAIS DESVANTAGENS A PRÓPRIA RENAMO, COM ASSASSINATOS e SEQUESTROS DE SEUS MEMBROS. ACHAM QUE COM A ÚLTIMA RONDA VAI RESOLVER OS PROBLEMAS DA RENAMO? CONTINUEM A CONFIAR OS MEDIADORES PARA A VOSSA PRÓPRIA DERROTA. QUEM NAÕ JOGA NAÕ GANHA !
Gosto · 3 · 2 h


Joao Mazive Jonas malheiro parece k kem xta maluco e o senhor, se axas k n da pra fzr comentários e melhor ficar calado
Gosto · 2 h


Ferrao Reino Junior Junior Dhlakama é matrreco,pork ele não sai fora,só deixa os membro a bazarem um por um tipo galinha,nem vale pena seguir esse Sr....anatiphessa kuna mafrelimo!!!!
Gosto · 1 · 2 h


Jone Artur Sr. Paulino Paiva, si vc acha ki essas informações e palhaçada pk lê??? Temos ki agradecer por mano anay, tar a peder noite e dia fazendo o seu máximo pra nos deixar informado de 24 em 24 horas, das informações nossas... forças aí mano unay não pare
Gosto · 1 · 2 h


Unay Cambuma Todos estes imbecis que fazem comentários insultuosos aqui são mabulanhutchis da ojm e serão banidos. Estes jovens coitados que apoiam as roubalheiras da frelimo são dementes. Ja agora se são tao "patriotas" pro frelimo assim porque andam a desertar em massa nas forcas armadas ou porque nao ingressam voluntariamente? Seus pacovios cobardolas. Paulino Paiva e Ferrao Reino serao banicos seus malcriados. Aqui nao uma aldeia maconde não.
Gosto · 4 · 2 h


Osvaldo Salvaterra

Gosto · 1 h


Fonseca Cussaiavida Quissimisse Tmx a espera mano
Gosto · 1 h


Armando Neto Alberto

Gosto · 1 h


Americo Machaze Acabam de aterrar 2 avioes de guerra no aeroporto internacional da beira, fungulani masso.
Gosto · 1 h


Alberto Constantino Na verdade esse renamo nada faz! deve ter medo da frelo, pk não reagir se o tempo tá passar; bem k nós dizem k não se trata do favor! então tão a espera do o quê? se já não conseguem melhor se entregar na frelimo, talvez poderá haver cargos de secretários dos bairros para serem enquadrados doki estar no mato para nada.
Gosto · 1 h


Antonio Tomas Mines Mines tas enganado meu senhor. se teu pai ou voce é secretário, nao foi pela obrigaçao. foi a vontade de burice e lambebotismo.
Gosto · 1 · 28 min


Alberto Constantino Entendas eu nunca votei na frelimo e nunca nem tão pouco votarei nesses ladrões, assassinos e sabotadores; apenas lamento muito pela atitude da renamo! visto k nada faz em relação aos membros mortos e a população indefesa k a frelixo desgraça. já é tempo para agirmos, tomando o exemplo da população de mucoba.
Gosto · 16 min


Fonseca Cussaiavida Quissimisse Seja isso mano unay se os gajos complicar vale ms acender pork tms mal mano
Gosto · 1 h


Jose Mpica "Estão muito furiosos" até vão apanhar trombose e as 6 ou 8 provincias nem uma têm ou terão, sr Unay.
Gosto · 55 min


Ferrao Reino Junior Junior Da pena você uny,pork tinhas k pensar também nos membro k xtao a perder vidas devido mafia da renamo,então se kerem salvar o povo é k façam uma boa guerra lá sul também,pork nos xtamos cansado com os luto criado por esses vossos amigos
Gosto · 54 min


Chefe Cinzentinho Governor Renamo nao quer provincias do Sul, so please que lutem la nas vossas provincias e deixem o sul.

Sem comentários: