quinta-feira, 5 de maio de 2016

Mais corpos sem vida desmentem Governo

A edição (em PDF) do (‪#‎CanalMoz‬) desta Quinta-feira, 5 de Maio de 2016. Seja assinante e passe a receber diariamente no seu e-mail.


Dezassete corpos abandonados foram vistos ontem, quarta-feira, por jornalistas e membros do Governo de Sofala enviados à Gorongosa.
Gorongosa (Canalmoz) – Os camponeses residentes em Muera, no distrito da Gorongosa, na província de Sofala, e em Tropa, no distrito de Macossa, na província de Manica, confirmaram ontem, quarta-feira, junto da comitiva do Governo de Sofala que se encontra desde quarta-feira naquelas regiões, a existência de corpos numa vala comum.

A Reportagem do “Canalmoz”, que se encontra na região, viu quatro corpos abandonados e espalhados na zona de Tropa, próximo de uma vala comum. A zona está fortemente vigiada por militares.
Outros 13 corpos sem vida e em estado avançado de decomposição foram vistos por jornalistas, incluindo a Reportagem do “Canalmoz” no local, a cerca de 200 metros do cruzamento de Macossa para o interior, e os outros estavam debaixo de uma ponte próxima da Estrada Nacional N1, totalizando 17 corpos abandonados.
O local onde foram depositados estes corpos fica a seguir à ponte sobre o rio Pirro, no sentido Gorongosa-Caia, e onde os residentes continuam, ainda que de forma tímida, a praticar a extracção ilegal de ouro.
Os cadáveres encontrados são de mulheres e homens jovens, uns com indícios de terem sido deixados recentemente no lugar, e outros sem roupas, havendo abutres a pousarem sobre os mesmos.
Os camponeses disseram que se trata de corpos de pessoas civis, e que foram depositados de noite por desconhecidos. Supõe-se que tenham sido tropas da Frelimo a fazê-lo.
Segundo os camponeses, outros corpos foram encontrados abandonados nas minas de Tropa, no distrito de Macossa, na província de Manica, que fica a 5 km do posto administrativo de Muera, na província de Sofala.
Os corpos vistos na manhã de quarta-feira naqueles locais já estavam em avançado estado de decomposição, exalavam cheiro forte e atraíam animais selvagens e abutres.
“Os corpos e a sua respectiva vala localizam-se na zona fronteiriça entre os distritos da Gorongosa e Macossa, principalmente nas minas de Tropa, em Manica. Já estão lá há dois meses ou mais do que isso”, disseram os camponeses ouvidos pelos jornalistas, na presença dos enviados do Governo de Sofala.
Entretanto, o administrador do distrito da Gorongosa, Manuel Jamaca, voltou a tentar desmentir a informação da existência de corpos naquela região. Evocou motivos administrativos para justificar sobre os corpos encontrados noutro ponto adstrito à província de Manica.
“Eu não posso dizer mais nada sobre corpos ou vala comum na província de Sofala, porque, aqui onde eu sou chefe, não tenho conhecimento da informação”, declarou o administrador Manuel Jamaca.
Na manhã de hoje, quinta-feira, a comitiva do Governo e de jornalistas segue para a mina de Tropa, no distrito de Macossa, na província de Manica, onde os camponeses dizem encontrar-se, há dois meses ou mais, a vala comum com muito mais corpos. (José Jeco, na Gorongosa)

Nyusi reconhece que não tem sido fácil implementar democracia participativa

IMG_4418
O chefe do estado moçambicano Filipe Nyusi, reconheceu na manhã de hoje (4) durante a abertura da 16ª conferencia da OIDP que, não tem sido fácil implementar a democracia participativa em Moçambique.
 O chefe do Estado referiu que, apesar dos esforço que tem sido implementados pelo governo no sentido de alargar cada vez mais a participação do cidadão na tomada de decisões a experiência não é do todo um projecto acabado pois este precisa ainda ser consolidado.
” O exercício de democracia participativa não tem sido fácil pois nem sempre se consegue alcançar os resultados esperados, este é um modelo que deve sempre ser consolidado” disse o chefe do estado Filipe Nyusi.
O chefe do Estado disse ainda que, a OIDP permite o fortalecimento da cidadania nas cidades e vilas, conferindo maior transparência na gestão das mesmas. Exortou os 53 municípios do país e tantos do mundo a delegarem poderes ao povo porque este é patrão.
Já o Presidente do conselho municipal da Matola Calisto Cossa   disse que, como uma das formas organizadas que o OIDP tem para a partilha mundial de experiências e práticas de democracia participativa, esta 16ª Conferência esta estruturada em 5 eixos fundamentais, a Democratização da democracia representativa, o Uso das redes da internet para o alargamento da participação cidadã na governação local, o Orçamento participativo, a Monitoria e avaliação das formas de participação cidada, e o Papel das Universidades, Medias e das organizações da sociedade civil na educação cidadã para a participação.
O evento conta com a participação de 1500 delegados, 40 países, mais de 200 cidades, cinco continentes, e cerca de 2700 pessoas.
Texto de : Elísio Muchanga e Reginaldo Mangue 

Joaquim Francisco Chunguane
Joaquim Francisco Chunguane A Renamo e bem conhecida desde a sua Guerra de desestabilização dos 16 anos como um movimento de assassínios a sangue frio que massacrou milhares de Moçambicanos, hoje não pode constituir novidade desde que este mesmo grupo decidiu pegarem em armas e retomarem com as suas barbaridades.
12 hrs
Okuawatata Omahiye
Okuawatata Omahiye Senhor Joaquim a fastaste o amor de Deus e enveredaste no ódio tipico de armando guebuza e assim deves saber todos estão a matar.
1 hr
Joaquim Francisco Chunguane
Joaquim Francisco Chunguane Não Vale a pena tentar me ameaçar Sr. Okuawatata Omahiye, porque eu nasci hoje, conheço muito bem as barbaridades da Rebelo,vivi no sangue, vocês só podem mentir pra aqueles jovens que nasceram de 90 pra cá, saiba que a perca fim familiar nunca se esquece, por mais que finge.
Santos Maite Silvestre
Santos Maite Silvestre Já me cansei disto já a anos que já sei quem rouba quem manda matar raptar estão solto o que dá entender que está bolada e contra lei e está acontecer pessoas probre hoje é a mas rica da África muito mas caguei pra tudo isto ai
4 hrs
Carlitos Guidakuhle Nhuvunga
Carlitos Guidakuhle Nhuvunga os que mataam sao bandidos armados que sao homens da renamo ,,sim guebuza roubo odinheiro do governo max amanifestacao que existe no norte e centro de armas voces pencam que abala tem olhos ,nao meus irmao isto ea culpa do governo eo partido da oposicao que e arenamo ...somos mocambicanos nos todos avida e mui dificie nos tempo de agora ,,,subida de precos,, cheias ,seca ,, armas que matam opovo,,dividas xcondidas
1 hr
Alexandre Macitela
Alexandre Macitela O senhor Macome Antonio es um homem corrajoso ate agora que o imperio negro esta se dismoranar continuas com fe'..! Mas se nao es um bom pescador e' melhor a bandonar o barco porque no dia que o mesmo a fundar nao teras tempo.tem qui saber nadar !
23 hrsEdited
Nemane Selemane
Nemane Selemane Ate que em macome Antonio apareceu. Andaste sumido, procurando ossadas? Explique Nos com vagar: Porque policia proibe o lugar se obra da renamo?
33 hrs
Vilanculos Cláudio Vilanculos
Vilanculos Cláudio Vilanculos Khikhikhi... Nemane Selemane... O Macome agora anda escondido, talvez deve xtar sempre nos blindados k circulam nas cidades deste país.
13 hrs
Custodio Silvano Tchauque
Custodio Silvano Tchauque Kkkkk............vou substituir o Macome!
1 hr
Amosse Jamo Jamo
Amosse Jamo Jamo Vira o pior no futuro poque tdos sao farinha do mesmo saco refiro Frelimo e Renamo. Meus irmaos, vamos apostar para MDM para acabarmos com esses partidos armados.
2 hrs
Fernando Isaac
Fernando Isaac Mdm é criança pá voce também vai falar de Mdm waaa
Twap Pinto Nhamangua
Twap Pinto Nhamangua Deve ser a limpeza, de que o líder se referia...
14 hrs
Bernardo Tamsan
Bernardo Tamsan senhor macome Antonio, endividar o país tbem é obra da renamo?, esquadrões da morte é tbem obra da renamo? vcx envergonham pha.
13 hrs
Fernando Isaac
Fernando Isaac atem comandante geral desmentiu administrador é geral desmentirão esta são filhos de nyusi ou guebuza ou chipande estáo ai por vosso robalheira ladrões. governo sem resposbridad da frelimo do corrupto.
3 hrs
Eugênio Novele
Eugênio Novele O nosso governo é xtranho desmentir ate o que prova fisicamente no terreno naco nada juro a male madlaissane assim o administrador tem medo d ser exonerado kikikiki moz .
3 hrsEdited
Artur Zacarias Machava Machava
Artur Zacarias Machava Machava é mais do que os 16 anos...mas porque meu deus
2 hrs
Okuawatata Omahiye
Okuawatata Omahiye "AMOR" Jesus foi um exemplo notavel de Amor. Durante todo o seu ministério, ele demostrou amor em suas muitas facetas, incluindo a empatia e a compaixão. Ele não deixava de sentir pena ao ver o sofrimento alheio. Vez após vez, essa sensibilidade induziu-o à ação. (Mateus 14:14) ele ajudou outros a conhecer, a aceitar e a amar a verdade a respeito do governo de Deus, que trará bênçãos eternas à humanidade. Marcos 6:34; Lucas 4:43 mostrando assim k ele será o melhor precidente mundial das pessoas k amao a verdade. Assim seu governo ta-se formar e ja esta no seu ultimo tempo.
1 hr
Vilanculos Cláudio Vilanculos
Vilanculos Cláudio Vilanculos Alguma vez o governo já aceitou alguma coisa??
13 hrs
Alexandre Macitela
Alexandre Macitela Pos e' estau la no terreno os melhores jornalistas do mundo;DW,RFI,France,AFP,associet press.CNN etc. Os Xicomhocas da TVM e a RM podem continuirem a trasmitir as gargalhas do Tony e Jerry chamarem propagadistas do regime na RM,como esse nao tivesse problema no quintal,mas sera em vam porque a verdade sera dita.
44 hrs
Pio Cassicasse
Pio Cassicasse Ohhh.... Mais um capitulo "tele-negação" conjunta.
2 hrs
Benmaxlh Maximiano
Benmaxlh Maximiano Esta ficar feio isto
4 hrs
Samia Andre Chitlhango
Samia Andre Chitlhango So espero que Deus faca justica ....
4 hrs
Macome Antonio
Macome Antonio Obra da RENAMO.
4 hrs
Geraldo Cofe
Geraldo Cofe Obras dos dois.

Sem comentários: