quinta-feira, 18 de abril de 2013

SG da Renamo e deputado Armindo Milaco detidos hoje

ÚLTIMA HORA* ÚLTIMA HORA* ÚLTIMA HORA



Maputo (Canalmoz) - A Força de Intervenção Rápida (FIR) deteve na manhã desta quinta-feira na vila de Gorongosa, província de Sofala, o secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo e o deputado e homem de confiança de Afonso Dhlakama, Armindo Milaco, ambos acusados de incitação à violência devido aos discursos belicistas proferidos nos últimos dias.
Este pode ser o entornar de caldo nas relações entre o Goveno e a Renamo e o futuro avinha-se agora muito difícil.
Segundo apurou o Canal de Moçambique com o chefe de Departamento de Administracao Interna e Poder Local, Jeremias Pondeca, para além de terem sido detidos, os dois quadros superiores da Renamo foram espancados pela FIR. Pondeca, não avançou as circunstâncias em que Manuel Bissopo e João Armindo Milaco foram detidos.
Sabe-se porém que o secretário-geral da Renamo tinha sido intimado pela Procuradoria-Geral da Repúclica, por alegadamente ter incitar a violência, durante a sua digressão pelas províncias do Norte e Centro do País, dias antes dos incidentes de Gondola, província de Manica e Muxúnguè, na província de Sofala.
Nestes incidentes, recorde-se, a FIR invadiu as sedes da Renamo, levando disparando contra os seus membros e no último caso em Muxúnguè, a Renamo retaliou com ataque armado a uma posição da FIR a, fazendo quatro mortos na Polícia, um na própria Renamo e mais de uma dezena de feridos.
A detenção dos dois membros da Renamo ocorre no mesmo dia em que o Governo respondeu à solicitação da Renamo para o diálogo. A delegação da Renamo deveria ser encabeçada precisamente por Manuel Bissopo. (Bernardo Álvaro)

>>Domingos Gundana<< escreveu:
Hei irmaos, como vai isto, hum acabo de receber uma bomba da actualidade, mais um ping pong, que podera fazer derramar sangue de gente inocente. O Governo atraves do conselho de ministro solicita o regresso das duas equipas as conversacoes, estou a falar da Renamo e do Governo, com o Governo a nomear as mesmas pessoas que no passado recente estiveram enfrente desta conversa, falo de Pacheco e companhia. Mas o mais engracado e que me leva a temer que se possa derramar sangue, tem que ver com, no mesmo momento que o Governo pede dialogo com a Renamo, a FIR na Vila Paiva da Gorongosa, acabam de deter o Sr. Manuel Bissopo e o Chefe da Mobilizacao da Renamo, que estavam de viagem a Maputo para atender a solicitacao do Governo. Perante estes dados, logo se presume que o Governo nao esta interressado em dialogar, pois apartir dessa detencao das pessoas que vinham para o tal dialogo ou negociacoes, acredito que o espirito de PAZ saiu dos coracoes destes. Mais uma vez, esta a se deitar abaixo o esforco que cada cidadao desta nacao fez e faz para manter a PAZ real e aproximar os diferendos. TENHO MEDO, SIM, TENHO MEDO, O MEDO DE QUE VOLTEMOS A ESTACA ZERO. A Pergunta que se coloca tem haver com. AFINAL O GOVERNO QUER DIALOGO OU QUER VER OS IRMAOS A SE MATAREM. Sem mais tenho dito. HAJA PAZ POR FAVOR.



ULTIMA HORA - MOCAMBIQUE
"Secretario-Geral da Renamo e Deputado Armindo Milaco detidos hoje"

A Força de Intervenção Rápida (FIR) deteve na manhã desta quinta-feira na vila de Gorongosa, província de Sofala, o secretário-geral da Renamo, Manuel Bissopo e o deputado e homem de confiança de Afonso Dhlakama, Armindo Milaco, ambos acusados de incitação à violência devido aos discursos belicistas proferidos nos últimos dias."

Canal Mocambique


See translation


1Like · ·

  • Antonio Zefanias Zefanias Porque nesta altura, vamos ouvir tudo e ver muita coisa escrita, porque ate os jornais, ou seja, os midias em geral tem interesses, entao ha necessidade de sempre fazer update.

  • Depois de espancados, o Secretario Geral da Renamo Jose Bissopo e o chefe nacional da mobilização Armindo Milaco , ambos deputados da Assembleia da República, foram presos na esquadra de Gorongosa.
    A Isso chamam democracia?
    • .
    • Ivone Soares Neste andar teremos mais cadeias do que escolas..
    • Noe Nhantumbo Alguém quer reacção armada da Renamo para depois justicar a declaração de estado de excepção. Esta é uma estratégia de quem quer se prolongar no poder independentemente das consequências. Entregar o poder por via da derrota eleitoral não está nas contas desta gente.
    • Ivone Soares Notícias de Gorongosa indicam que depois de duas horas retidos na esquadra de Gorongosa, o SG e o chefe nacional da mobilização da Renamo, deputados Bissopo e Milaco, respectivamente foram postos em liberdade. Essas humilhações roçando a intimidação política devem parar.

  • Sem comentários: