terça-feira, 2 de abril de 2013

Carta escrita pelo General Vasco Gonçalves, então Primeiro Ministro do IV Governo Provisório e endereçada ao Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e publicada em O JORNAL a 12 de Abril de 1979

DOCUMENTOS DO IMPÉRIO


***************************************************************************************


GENERAL VASCO GONÇALVES


1975


Carta escrita pelo General Vasco Gonçalves, então Primeiro Ministro do IV Governo Provisório e endereçada ao Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), e publicada em O JORNAL a 12 de Abril de 1979


***************************************************************************************


Lisboa, 9 de Maio de 1975

Excelentíssimo
Presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo)
Dar-Es-Salam
TANZÂNIA

Senhor Presidente

Em devido tempo recebi a carta de V.Exª com data de 18 de Abril p.p.
Esse longo e importante documento mereceu a minha melhor e mais cuidada atenção, dada a fundamental importância que o mesmo representava para o futuro das relações entre Portugal e Moçambique.
(Achei conveniente dar conhecimento do teor do documento na Comissão Nacional de Descolonização, que, assim, também, teve oportunidade de o discutir em todas as suas implicações.)
Na minha qualidade de Primeiro-Ministro do Governo Português, chegou a altura de transmitir a V. Exª a posição de Portugal sobre os assuntos focados na carta em apreço, posição essa que se pretende inequívoca e virada exclusivamente para o futuro.

Assim:
1 - O povo português e o seu Governo encontram-se profundamente empenhados na consolidação e no avanço do seu processso revolucionário pretendendo, por isso, encontrar e efectivar todos os caminhos, internos e de solidariedade internacional, que possam reforçar esse projecto.
2 - Constitui marco decisivo para o sucesso desse objectivo a política de descolonização que vem sendo intransigentemente prosseguida.
3 - Através dela pôde, finalmente, o povo português, redescobrir o seu verdadeiro lugar na marcha irreversível do processo histórico, com vista à libertação total do homem de toda a exploração e opressão.
Senhor Presidente:
Neste contexto, profundamente sentido no quotidiano do povo português e na actividade do seu Governo, só posso (re)afirmar-lhe (sem margem para qualquer exitação), e como resultado de profundo empenhamento pessoal, do Governo e do povo português no processo em curso, que se pretende claro e gerador de novas e decisivas solidariedades, através do estabelecimento de relações profundas entre os povos que vivam - e possam por isso compreender - um processo de libertação, o seguinte:
1 - Portugal considera definitivamente encerrado aquilo que se tem designado por "contencioso económico-financeiro" (de que se tem ocupado a comissãoB das negociações), reforçando-se , assim, o já afirmado pelo MNE major Melo Antunes, como enviado do Governo, no recente encontro da Haia, havido com o vice-presidente da Frelimo.
2 - Ao mesmo tempo Portugal reitera o seu desejo de ter com Moçambique independente relações profundas em todos os domínios, fazendo votos para que, no futuro próximo, os representantes de Portugal e de Moçambique possam encontrar as vias de uma cooperação exemplar entre os dois povos, capaz de fortalecer o processo revolucionário em que - permita-me V.Exª afirmá-lo - ambos estão simultâneamente empenhados.
3 - Pensa, por isso, o Governo português que nada obsta já ao prosseguimento, tão imediato quanto possível, da 4ª Fase das Negociações entre Portugal e a Frelimo, a ter lugar em Lourenço Marques ainda antes da data marcada para a Independência de Moçambique.
Alta consideração
a) Vasco Gonçalves

3 comentários:

Anónimo disse...

Super blog, Je reviendrais visiter ce blog régulièrement.
Je devrais prendre des leçons de toi

Here is my page: Sara

Anónimo disse...

Je découvre à ce jour votre blog : pas mal d'informations pour améliorer nos espaces !

Stop by my website: Ambre

Anónimo disse...

You need to have the bruisіng pаin recede. Aromаtherapy thе ѕcent of rosеhiр.
Rouѕe: Please allow mе to be a
higher priοrity. Phillіp says no, hе wants to savе his
energy аnd this іrκs Вranԁon.
For additional romаnce, you can hаnd out youг cаrd and give them spесial deals.

Τhat feеlѕ сomplicated, she said, simрly because it provides coverage for these types οf paіn.


Feel free to surf to mу page: tantra