quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Sr. Eneas Comiche, pode dar uma ajudinha?


Fatima Mimbire
10 saat ·



Sr. Eneas Comiche, pode dar uma ajudinha?
A cidade de Maputo, a parte velha dela sobretudo, está destruída: prédios sujos, lixo, estradas esburacadas e dos passeios nem quero falar. O cartão de visitas de qualquer cidade são as suas entradas. As principais entradas de Maputo, para quem vem da Matola são um martírio, nem a bela vista da ponte amortiza tal martírio.

À boca da 24 de Julho, a estrada está cheia de buracos. Ali próximo da Assembleia da República também....


Entrando pela Rua onde se localiza a Direcção de Salubridade da Cidade de Maputo, mesmo debaixo da exuberante ponte, a situação é drástica e inacreditável. Não compreendo como é que ali está como está depois de sairmos de um "tapete" ao longo da N4 ou na Ponte. Como é que permitiram que os Chineses destruissem a estrada e depois não fizessem as correcções? Aquilo que se vê naquela rua é o exemplo de um texto que li na escola primária sobre os lados assimétricos.

Se você ousar usar a rua que passa pelo fajardo, oh, é o fim da picada. Aquilo já não são buracos. São covas, oh Jesus!

Quanto tempo mais precisamos para pôr Maputo em ordem? Sinceramente, se não estão a conseguir, podem deixar, vamos tentar com outros até conseguirmos.

PS : o mesmo vale para Matola: se o Sr. Calisto não está a aguentar com a promissora Matola, que renuncie. Mas antes, que nos venha dizer para quem trabalha de facto, porque do jeito que as coisas estão, não me parece que esteja a trabalhar para o povo. Eu sou povo também e não vejo nada ali senão imundice, desordem e buracos por todo o lado.Devamını Gör




244Munguambe Nietzsche, Jossias Ramos ve 242 diğer kişi

88 Yorum4 Paylaşım

BeğenYorum Yap
Paylaş

Yorumlar
En Alakalı



Yorum yaz...





Mauro Jorge Guerra Popular eish
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Yazar
Fatima Mimbire Mauro Jorge falei de entradas. Imagina o interior. São tidas as ruas uma vergonha em Maputo
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s

Júlio Mutisse Não foram os chineses que destruíram aquela parte, ela já vinha caótica há muito tempo. E o betão que vês ali eles colocaram para garantir mínimo de transitabilidade.
Não há transitabilidadr há anos ali
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Yazar
Fatima Mimbire Júlio Mutisse pioraste a minha zanga. Pelo wue ouvi depois das obras iriam reabilitar aquela area toda. A outra rua mais abaixo que continua a 25 de Setembro, também é caótica. Como chegamos a esse ponto, sabendo que aquela é uma alternativa importante para o fluxo do tráfego?
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s

Júlio Mutisse Estratégia. Ou falta dela? Não sei...
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s

Julay Sumbana Jnr Júlio Mutisse os Chineses devem ter destruído todas elas porque se pegar a Julius Nyerere da ponta a ponta aquilo nem nada de estrada tem! E senti me envergonhado quando até amigos daqui da Swazi e Botswana questionaram me porque vosso governo não investe em Estradas? Estamos a ouvir grande boom económico mas que vias são essas? Nem consegui responder!
Pior que isso creio que houve uma promessa clara do Dr Comiche na sua campanha sobre Maputo!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s

Mirna Chitsungo Júlio Mutisse realmente, fazem_se anos que aquilo está assim e o discurso era de repararem junto com as obras da ponte, enfim... Mais tarde, depois da inauguração da ponte passei por lah convicta de que ia passar por um tapete e não acreditei quando encontrei aquela realidade embora já melhorzinha porque antes estava 3 vezes mais degradada. Fazer mais como.
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s

Álvaro Xerinda Júlio Mutisse Seria mais uma preocupação por sua parte tendo em conta o tempo
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s

Martins Chaguala Fatima Mimbire Os Chineses a min em particular não me estam a convencer. Quando fazem uma obra as vias alternativas nós os utentes daquelas vias temos que nos arranjar. Entrada mesmo pra baixa por baixo da ponte devia ser um espelho da ponte.Já não digo no nó de txumene está ali uma salada. Por min Chinês só lava prato quando é pra comer...
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s

Júlio Mutisse Martins Chaguala o que é que os chineses tem a ver com aquela via? Por que é que tinham que te convencer ali?
Eles fizeram o trabalho para que tinham sido contratados e ESSE ESTÁ PRONTO E BONITO. AQUELA via não fazia parte do contrato nem da circular. Cabe ao dono da via a sua manutenção.
Por favor atribuam responsabilidade a quem as tem. Querias que os chineses abrissem estrada na época da obra? Foram pagos para isso? A quem cabia abrir estrada? Já pensaste nisso?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s

Yazar
Fatima Mimbire Júlio Mutisse como não sabes? Tu não és um insider? Não abordas esses assuntos quando se reunem? Esse assunto não vos preocupa?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s

Júlio Mutisse Fatima Mimbire insider onde? Não vos preocupa a quem?
Sou utente daquela estrada há anos. Vi a degradar se bem antes da ponte. Tal como qualquer utente tinha esperança que ela, mesmo não contemplada no projecto que inclue a ponte, fosse reabilitada para complementar o excelente trabalho feito naquela zona e garantir mais mobilidade.
Insider? De assuntos de Madzukane me pergunte. E mesmo ai só dos Mutisse por enquanto.
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s

Martins Chaguala Júlio Mutisse Talvez não seria exatamente os Chineses a 100%. O município/CRBC nos trazerem aquela zona ali por baixo como um espelho da ponte. Isso é teres uma casa bonita sem varanda...
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s



Yanıt yaz...





Initovitch Gulupov Fatima Mimbire assim está a drenagem da Av. Joaquim Chissano. Estas placas/pavê que asseguram a terra nas laterais, estao a ceder e a terra vai cedendo também...eminência de a estrada desabar.
Bunu gizle veya şikayet et



3

·
Beğen
· Yanıtla
· 6s


Manuel Araujo Fátima minha irmã! Esta é uma das raras vezes em que tenho que concordar com o ponto de vista de um dos nossos irmãos na diáspora! Neste país temos o bom hábito de discutir os problemas a partir das consequências e raras vezes temos tempo ou vontade de discutir as causas! A questão da democratização, da descentralização e outras questões estruturantes da nossa sociedade, no nosso pais, infelizmente são sempre vistas ou discutidas a partir do fim. Furtamo-nos, consciente ou inconscientemente de ver para além. Deixamos o debate estruturante aos politicos partidários que muitas das vezes ou não tem capacidade para entender os assuntos ou então (os poucos) que entendem preferemolhar para os seus umbigos ou assobiar para o lado. disso enquanto sociedade com base nos contendores politicos e esquecemo-nos que o fim ultimo quer da democracia quer da descentralização é a procura de um sistema que melhore as condições de vida das cidadãos, que afinal somos nós! A facto de o último pacote legislativo não ter sido discutido (nem dentro e muito menos fora dos partidos politicos, e os próprios executores dos processos (edis, membros das Assembleias Provinciais, municipais), não foram ouvidos nem achados) é um sintoma grave de uma das doenças de que padece a nossa democracia e que no nosso modesto entender urge tratar com urgência! Não se pode descentralizar com a mão direita, para ao mesmo tempo centralizar com a direita! Não podemos fingir que estamos a descentralizar, quando o objectivo é retirar mais poder do Povo! Nao se pode proclamar democracia quando estamos a Golpear os alicerces dessa mesma democracia. E por fim não se pode descentralizar sem descentralizar as finanças! Com mais Comiche ou menos Comiche se o sistema continuar assim como está, Maputo não vai melhorar! O resto é isso mesmo, resto! Mudaremos todos os edis mas o cancro permanecerá, os problemas permanecerão! E temos que perceber que estas questões não devem ser monopólio dos partidos politicos, porque afinal a razão da democracia e da descentralização somos todos nós, cidadãos anónimos! Quem põe o guizo so gato?
27
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
2 Yanıt

Mouzinho Zacarias Egídio Vaz teus pupilos não sabem trabalhar
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Dercio Arlindo Manhica Que aparece o Mavie, o Defender o Velho do Comiche
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Spip Sic EC79...txuna Maputo em acção! 😂
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
3 Yanıt

Eugenio Patime Ainda esta organizar a casa.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s


Ricardino Jorge Ricardo E a TVM que vive aí mesmo não consegue ver tudo isso só se preocupa com as avenidas e as ruas de Nampula e Quelimane.
Maputo já deixou de ser capital do país a muito tempo pelo nível de lixo e buracos que ostenta em todas as esquinas.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s
· Düzenlendi


Timoteo Johane Mafassitela Acredito, depois da epoca chuvosa, o Dr. Eneas Comiche vai atender a preocupacao dos municipes, pondo a cidade de Maputo em ordem. Alias, ele ja nos habituou termos a "cidade limpa e prospera" ou "xonga maputo".
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
En Alakalı seçili olduğu için bazı yanıtlar filtrelenmiş olabilir.

Yazar
Fatima Mimbire Timoteo Johane Mafassitela aquela via esta mal desde antes da epoca chuvosa. Note que ate fecharan por algunbtempo algumas partes para colocar cimento que cria trepidacoes.

Eu já nao acredito em nada. A epoca chuvosa comeca e termina em tempo certo e ele esta no poder desde janeiro de 2019. Aliás, esta é a segunda epoca chuvisa do seu mandato. Enfim...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
3 diğer yanıtı gör

Victor Nhachissambe Os buracos em frente a direção de salubridade são um sufoco, onde seria a via rápida para chegarmos a baixa da cidade já se tornou um autêntico inferno. Acho que o txuna Maputo contratou garimpeiros para trabalharem ali a noite não é possível, cada vez mais buracos, txuna lá vergonha na sua cara pah.
7
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Jorema Nuralaia É um facto que Maputo em matéria de vias de acesso está uma lástima. A av. Julius Nherere concretamente no trecho de xiquelene a Magoanine são Crateras já não as temos como buracos não. Entretanto há ainda quem tenha a ousadia de usar sirenes para exigir passagem e o pobre do cidadão que afaste-se para as bermas (metam se nos buracos que nos queremos passar) ah Hossyanga
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s
· Düzenlendi


Hassane Alfredo Langa Meu carro tem suspensão alta mas mesmo assim sofre a Avenida Eduardo Mondlane é a via que uso sempre quando vou ao trabalho. Está muito mal Excelência
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Albertino Cua Os cofres do Municipio de Mpt tao transparentes de tao furados q estao: tenho dito nao sei pquê bisa edil nao pega sua esposa e sei q terra nao é problema pra o mesmo e montem uma fundaçao e curtir a mola....
Team Latarao
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 6s


Abel Vilanculos Maputo Está em Ruinas Total.
Todas as Avenidas, estão ARREBENTADAS, incluindo AV. EDUARDO MONDLANE!...
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Roberto Matusse o slogan era Txuna maputo. A luta cintinua!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Raul Almeida estas manifestações justas entram por um ouvido e saem por outro.
David Simango fez promessas que não cumpriu, passou a "bola" para o octogenário Eneias Comiche que não está a dar conta do recado.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 3s


José Mabjaia De fato a cidade de Maputo as estradas quase todas tem buracos e covas, ja nao existe nenhuma estrada boa, os bairros suburbanos pior la parece nao existir a mão do Município...o que falta camarada presidente do Conselho Municipal e sua equipe de trabalho? Salvem a Cidade....
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Albertino Cua Bisa melhor sair agora antes q a cobra comece a Fumar, o teu saco azul ta milhorosamente bue'...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 6s


Aires Maduela Será que lamentar no Facebook trará os resultados desejados? Que tal agirmos? Mobilizarmo-nos?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 3s
1 Yanıt

Abdul Magide Sidi Hassam Já por várias vezes escrevi aqui, sobre as entradas de Maputo, por baixo da Ponte Maputo Katembe, e na ligacao com a 25 de Setembro que pura e simplesmente desapareceu, e depois temos as outras duas ligações em fraca qualidade, depois de destruida pelas obras da ponte. Mas, mais já não digo...Acho que os funcionarios do Municipio nao sabem ler...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 5s


Roro Simoes O problema na cidade Maputo está em todas saídas ou melhor nas principais vias as estradas não estão em condições olhem só para o troço da Julius Nyerere do xiquelene ate magoanine , avenida Lurdes mutola , estão péssimas , esta de mal ao pior
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s


Samuel O Proprio Wi Minha flor #Fatima mbimbire aguardo seu parecer sobre os arguidos que estao ha um ano em "prisao preventiva" no caso das dividas odiosas,sobre o post de hoje devo dizer que ha muito que clamamos,talvez o tema da campanha foi "suja maputo & um lixo pra todos matolencis"
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 3s


Voloua Rafael Epwiryi O povo moçambicano não é dado dignidade e muito menos o respeito. Sempre que penso nas condições das estradas, transportes e infraestructuras, fico sem vontade de viver. Quando comparo nosso país com outros países, mesmo sendo país com a economia emergente, caiem me lágrimas só de pensar cuao não sabemos aproveitar o que de melhor temos. As florestas foram devastadas, as crianças continuam sentadas no chão. O camarão, os recursos minerais tudo sendo entregue à custo zero. Importamos arroz, tomate, etc etc, mas com muita terra, água, só porque nos faltam políticas voltadas ao saber fazer e desconcentração do concentrado e mobilização de maquinarias para produzir. É caso de lamentar. Há países que 50% do seu território é coberto por rochas, com escassez de água, mas conseguem produzir e exportar.
Há que mudar as formas de pensar, a forma de governação, a forma de olhar os problemas do povo, porque afinal das contas, estão no poder para servir o cidadão e a única forma de servir é com a melhoria dos serviços públicos, não fazendo de conta.....
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 5s
· Düzenlendi


Mhomed Jusob Fatima , estas falando do descalabro da cidade. Estes senhores nem copiar conseguiram ... vê as ruas de Maputo cidade o oque els tem feito nos novos bairros ... está se mal mesmo ...
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 6s


Hassane Ibrahimo Matola, está um caos, quanto a vias de acesso, nao precisa de lupa para ver isso.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Hassane Alfredo Langa A Avenida Eduardo Mondlane desde o tempo colonial 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Geraldo Manjate De magoanine a Chiquelene se não dominas técnicas da Formula 1 nem vale apena entrar na estrada..não são buracos mas sim minas de moatizem
5
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
2 Yanıt

Neny Pelembe querida Fatima, não faça chorar por favor. qd peço nós na zona de expansão, temos de ter o luxo de usar o carro de Areeiro, se este se fizer a rua. somos tratados como lixo. vale a pena voces que estao no rio pois ainda ha esperança de subir barquinho…Daha Fazlasını Gör
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Solane Singarril O que se esperava de Comiche naquela idade? Ele devia ir a reforma, o cérebro quanto maior for a idade tbem reduz a sua capacidade de pensar. Eu chego até à pensar que o partido Frelimo está contra o desenvolvimento desta nação que bem lutou para a sua independência.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 4s
· Düzenlendi


Jaime Chambule Mana Fátima, tenta usar o troço xiquelene - magoanine, ha de ver que este ancião já é incapacitado!
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Agostinho Firmino Magaia Mana #FátimaMimbire , estás certa, se logo as avenidas que estão no centro da cidade estão nesse estado imagina as que estão nos subúrbios, o troço da avenida Jullius Nherere que parte de Magoanine a praça dos combatentes é outra dor de cabeça , avenida Maria de Lurdes Mutola idem, mas anualmente fazem orçamento para a reabilitação dessas estradas que nunca chega a acontecer.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s
· Düzenlendi


Arsenio Jose Muchongo Na baixa so falta os utentes usarem barcos nos dias de chuva.
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Carlos Maicon Nenhuma Avenida popular de Maputo(Ed Mondlane, Guerra Popular, 24 de Julho, ...) escapa dos buracos. O mais intrigante é quando nas duas Avenidas que atravessam os municipios governados pelos mesmos nao conseguem eliminar os buracos do salve-se quem poder. Eu acho que o Sr Calisto nao conhece a Av. 4 de Outubro
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 4s


Arsenio Bila Arsenio #FátimaMimbire os buracos acho que fazem parte do tchuna Maputo
6
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s
1 Yanıt

Zefanias Sitoe Sublinho mana Fatima Mimbire, agora mesmo acabo de passar pela Julius Nyerere e bem a frente do Ministério da justiça está ali um esgoto a poluir aquela zona com águas negras.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 5s


EL Taichona Mor Matola?!. Renúncia seria melhor escape...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Nazaré Nazaré Comiche já não tem mais idade para governar seja o que for ,mas sim está na terceira idade de uma boa reforma e descanso. Só podemos aconselha lo a renunciar o cargo e deixar para jovens promessores e cheios de visão
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Nati Cruz Av do trabalho. Socorro
E ainda exigem inspeção de viaturas com estradas degradadas. Um absurdo.
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
2 Yanıt

Sergio Pedro Pedro Dói e muito mas é o preço de quer governar a força ...Esta preparando as celebrações do dia um de Outubro
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Katia Cossa Para quem vem de Malhazine para praça dos combatentes " Vulgo Xiquelene " então ja nem digo....está uma lástima aquela estrada.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Daniel Matavele Jr. Aguarde ate 2024
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s
1 Yanıt

Socrates Cavalo Irão resolver em 2023 mana lhes conhecemos nós
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 5s


Yaruba On't Jr. Muito certo.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Sérgio Agostinho TXUNA MAPUTO, BAIRRO A BAIRRO
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 7s


Xingufo Xaka Lucasse Matola mesmo epa. Nao se fala
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Alfazema Gabriel Alfazema Victor Maquina Carlos Dimas
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s


Jojó Martial Unay Timane Nenesio Francisco Bia
Helder Francisco Bia
Lembram-se do que falamos ontem?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 7s


Clemencia Eusia Bem off mesmo
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


Jack Chan No comment!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s


Carlos Paruque Este Cda Calisto Cossa não pode ser o mesmo do primeiro mandato, sinceramente!
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s
3 Yanıt

Sergio Cumbana É uma lástima
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Adelino Branquinho
Bunu gizle veya şikayet et


·
Beğen
· Yanıtla
· 10s

En Alakalı seçili olduğu için bazı yorumlar filtrelenmiş olabilir.





Yorum yaz...







Fatima Mimbire
18 Şubat, 13:14 ·



Quando numa das zonas mais nobres da capital, a Ponta Vermelha, não há recolha de lixo e cheira bem mal, é um sinal inequívoco de que estamos no fundo do poço.

Das duas uma: ou estamos falidos como Município, Estado, ou nós somos uns porcos do caraças pah!

Não acredito na nossa facilidade e, sobretudo, com o nosso a vontade de conviver com imundice, sinceramente....


No meu bairro limpamos o terreno que se transformava em lixeira e colocamos lá duas plaquinhas: proibido deitar lixo e a outra incluia que o lugar está sob vigilância. Mas mesmo assim, todos os dias alguém vai la deitar lixo.

Já flagrei o guarda de uma barraca localizada à beira da estrada com o txova cheio e pronto para deitar lixo. Mandei ele dar uma volta, infelizmente nao poderia ficar ali porque estava atrasada para un compromisso. E pergunto: essa gwnte que tem barracas, restaurantes, etc, deitam aonde o seu lixo? Quem controla se cumprem?

O secretário do meu Bairro, desculpem-me, um indivíduo que não entende nada ( estou a conter-me para não chamar-lhe energumeno) e diz que não pode fazer nada (podemos eleger o secretario do bairro?) e o lixo vai se acumulando e sequer se esforça para valorozar o nosso esforço, informando aos seus "chefes" sobre a situação.

Para piorar, o único contentor que tenho pela frente está localizado uns bons quilómetros, quase a chegar à avenida das indústria. Consequência: as ruas estão inundadas de lixo e quando o sol de põe alguns queimam esse lixo, qual poluição, gosh!

Que terra é esta Hosi yanga🙆‍♀️🤦‍♀️?

Não twnho estimulos para pagar impostos, não vejo o retorno dos mesmos.Devamını Gör




194Munguambe Nietzsche, Spip Sic ve 192 diğer kişi

49 Yorum6 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar
En Alakalı



Yorum yaz...





Spip Sic Aquela malta que só vê descaso do genero noutros municipios onde andam? Muitos Depois trabalham na zona nobre de Maputo! 😂😂😂
4
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
1 Yanıt

Nito Prazeiroso Lixo na zona da ponta vermelha é exemplo de boa governação. Boa governação é ser compassivo ao povo; viver e sentir na pele os problemas do povo para mostrar que ele, o Nyusi, é igual a nós e não está distante do povo sofrido. Parabéns Camarada Presidente Filipe Jacinto Nyusi pela solidariedade e humildade.
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi
7 Yanıt

Manuel Horacio Frengue Esse é um retrato de quase todo país infelizmente
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Innocent Neves Ao passar das barracas do Museu quase morria asfixiado do cheiro a urina...fogo
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s


Kuyengany Produções A Frelimo é que fez a Frelimo é que Faz
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g


Nelson Sadoque Manhice O meu filho não quer saber da Baixa. Quando se trata de passear pede para irmos a outros locais: diz que na "cidade cheila mal"!
4
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Yazar
Fatima Mimbire Nelson Sadoque Manhice estou a conter-me para nao publicar uma concentração que meu filho me fez ontem a noite para dizer, resumindo, que a cidade cheira mal, predios sujos, cheio de água e nao digo mais. Estou muito sentida.
5
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g

Gongondela Mangana Fatima Mimbire enquanto o município, ou o tal Estado, continuar a cobrar taxas por mera acumulação, sem definir políticas concretas para recolha de lixo e seu tratamento , continuaremos a observar este triste cenário. É crucial trabalhar no comportamento, entretanto, o município tem um grande trabalho por fazer. Desde o reassentamento dos que foram tirados nos arredores da lixeira de Hulene, o assunto do seu encerramento permanece no silêncio, perpetuando problemas graves de saúde pública.
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Óskar Ndzucula Bem ao lado do edifício municipal no actual parque do lado do edificio, tem um cheiro nauseabundo causado pelo lixo... Então já está explicado... Se não consegue limpar a casa não vai limpar a do visinho... 🤣 🤣 🤣
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Carla Massunda Pene EU passo vezes sem conta pela presidencia e me pergunto se é estrategia de segurança ou é desleixo de todo o sistema. Do chefe ao varredor da Estrada, manutencão da estrada, ali a frente e atrás da presidencia, um matagal que da medo.
Se la é assim nos nossos bairros como será?
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Jose Mure Estamos a trabalhar no sentido de devolver a boa imagem a nossa cidade, o lixo é recolhido pontualmente, temos sanitários móveis ao longo da Av. Guerra Popular e nas outras artérias da baixa da cidade. Com o projeto xonga maputo devolvemos a vida alguns edifícios, e neste quinquénio com o projeto Tchuna Maputo esperamos atingir o objetivo a 100% cidade limpa. 🤣🤣🤣
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
2 Yanıt

Nguilozi ガブリエル Repare: há fedor até ao redor do CMCM; imundice aguda que quando não se cobrava taxa de lixo; taxa sem critério nem prestação de contas; 80% dos funcionarios do municipio é o conjuto de deputados,vereadores e polícia cuja ocupação visivel é determinação e cobrança de taxas...
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g
· Düzenlendi


Evaristo Cumbane Diga me Fátima, o que funciona em Moçambique? Estamos num barco a deriva, sequestrados por individuos sem bússola. Que Deus nos livre de tudo isso. Hosi yanga, como tu bem disseste
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Samuel O Proprio Wi ha de concordar comigo que a cidade esta uma pocilga,ex :ir ao jardim tunduro e um atentado a saude para nao dizer a vida dado o vulume de mosquitos bem gordos a deriva,para nao falar da rua timor_leste aliado ao rua que esta defronte*ao canhao aquilo esta um hulene
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Jaime Chambule Alguem já usou o troço xiquelene - magoanine? Para sentir as covas neste troço. Mas porquê que Comiche não descansa? Já é um ancião coitadinho! Devia estar com os seus netos a contar historias! Infelizmente por causa da ganancia está ai mesmo sem aguentar nada.
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi


Delfim Anacleto Uatanle Tem razão em tudo o que disse. Mas essa de haver lixo perto da ponta Vermelha acho que é óptimo. Não pode ser apenas o povão a conviver com o lixo.
Devem eles lá ter também o protótipo de vida que o povo vive.
5
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi
1 Yanıt

Mauricio Guiamba Quando diz tem uma placa e na mesma deitam lixo,

Lembra me aqui no meu distrito, Marracuene, tem uma placa que está escrita " proibido vender peixe aqui" mas os que vendem peixe usam a mesma como sombra para bancas de peixe,

Desculpe a expressão, mas nós pior aqui em Maputo, somos "lixo em pessoas"
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g


Kheto Nhumayo Triste e lamentável nossa situação. Na minha zona, nos quintais já não há espaço para abrir covas. Mas sempre que compramos energia somos debitados a taxa de lixo. Isto é deprimente
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


AJ Zacarias Desmoronamento do poder.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g


José Abdul Amade A final na capital do país têm os mesmos problemas do conselho Autárquico de Nampula?
Bunu gizle veya şikayet et



1

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi


Isaias Nyamunda Ontem eu lia notícias sobre município de Nampula e hoje é Maputo, tá se mal então
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Issufo Chona E atenção a câmara municipal arrecada muita receita.Nao sei aonde vao
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Anselmo Nhachinhele Fatima Mimbire, eu acho que tinha que se instituicionalizar as secretarias dos bairros e os secretários terem estatuto de funcionário ou agente do estado. É muita coisa nas nossas vidas que depende muito deles mas não podemos exigir nada por que....
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g


Gildo Lenda Viva Chichongue A situação está mal. Se até na Ponta Vermelha tem problema de lixo, o que vai ser das cidades que estão quase no fim do mundo, por exemplo, a Cidade de Chokwe?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Nairo Mabote O projecto Xonga Maputo já começou?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g


Ermano Lucas Tinha me espantado muito quando cheguei pela primeira vez lá em Maputo. Não há onde fazer xixi além das acacias. Aqilo foi..., melhor se conter mesmo.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g


Adamo Manonga Nampula, Beira que tal? Nao tens algo a dizer?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g
1 Yanıt

Félix Esperança 44 anos depois, este é o país Fátima!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Paulo Sean Nao temos capacidades pra gerir isso tudo, o bolo è muito grande pra nos.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Chicuava Alberto Jose Enquanto isso as taxas temdem a soubir e nada melhora...cidade ou cural . estamos Mal com o governo sem planos para nada alem de roubar e preciguir os que vem com ideias novadoras e
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Augusto A. Mondlane Fatima Mibire tes toda razão. Swa vava
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Joaquina Joaquim Villas Vakhite
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 7s


Adelino Branquinho
Bunu gizle veya şikayet et


·
Beğen
· Yanıtla
· 1g

En Alakalı seçili olduğu için bazı yorumlar filtrelenmiş olabilir.





Yorum yaz...







Fatima Mimbire, Sérgio Libilo ile müteşekkir hissediyor.
17 Şubat, 23:25 ·



Samora Machel dizia: os jovens são a seiva da Nação. Seiva é aquele líquido que mantém a árvore viva, como sangue mantém o nosso corpo.

Apesar de todos os desafios, estratégias de embrutecimento da juventude com uma má qualidade de ensino, promoção impiedosa pro-consumo abusivo de álcool, incentivo à busca de vida fácil, modelos de desonestidade e falta de patriotismo, entre outras, os Jovens ainda têm sonhos e os perseguem de forma honesta.

Eu ainda acredito que Moçambique t...em solução. Que ainda há jovens focados e interessados em fazer diferente. E para essa. Empreitada eu estou disponível 100% vezes todas as vezes que for necessário e com gratuidade: não tenho outro contributo a dar ao meu país senão inspirar as pessoas a lutar pelo mesmo, com as suas armas que não matam ninguém, pelo contrário.


Força juventude moçambicana. Só com trabalho, honestidade, foco e amor incondicional à pátria farão parte da lista dos verdadeiros heróis que este país precisa para chegar ao progresso que tanto merece e pode alcançar.

Progresso, alcançaremos.

PS: força Libilo, keep it up. Venham mais Libilos, com iniciativas do género em outras áreas. A semente brotará é gerará árvores frondosas das quais teremos muito gosto e orgulho de degustar dos seus frutos.

Fátima MimbireDevamını Gör




230Munguambe Nietzsche, Spip Sic ve 228 diğer kişi

23 Yorum5 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar
En Alakalı



Yorum yaz...





Egidio Vaz O segundo parágrafo é da responsabilidade da família. Os valores da família são promovidos e endossados pelo governo. Há tantas igrejas que no tempo colonial. Lá se prega a obediência, se proíbe o adultério e a fraude, se prega o respeito pelos pais e a educação. O estado promove a liberdade religiosa. Porque os jovens não acatam? É problema do governo porquê? Tu és mal formada? Como pode ser que no mesmo país saiam bons alunos e maus alunos. Eu fui refugiado e à partida, votado à sarjeta da pobreza absoluta. Como eu, são tantos que superaram a ratoeira. Algo deve ser feito pela comunidade também. O estado não vai sozinho resolver tudo. Eu falo pela experiência, já como pai de três filhos e com responsabilidades sobre a sua educação. Neste processo de educação, eu quero o governo longe.
10
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi


Yazar
Fatima Mimbire Egidio Vaz concordo in quase totto consigo caríssimo. Mas penso que filosoficamente existem elementos que justificam alguns desvios. A socialização secundária, que ocorre fora da esfera da familia é determinante para formação do carácter do cidadão, por isso acho que num contexto de apelo ao consumismo de tudo e uma formação - instrução do homem, de baixa qualidade, o Estado pode desincentivar algumas coisas. Por exemplo, regular o consumo de álcool - muitos países fazem isso e ninguém morre por isso. Só para não me alongar. Os exemplos são importantes por demais e não os temos. E numa situação em que a família não o exerce autoridade, o estado enquanto instituições deve o fazer.
4
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi

Samuel Chacate Fatima Mimbire pode corrigir este texto tem imprecisões desnecessários.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g

Yazar
Fatima Mimbire Samuel Chacate podes citá-las?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g

Samuel Chacate Fatima Mimbire obrigado pela edicão do texto referente à resposta p o EV.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g

Júlio Mutisse Egidio Vaz total e plenamente de acordo. Eu, tu e Fatima fomos formados aqui. Tu ainda tens o ensino Malawiano o que te pode dar alguma vantagem. Que saiba, eu e ela estamos desde a pré até... Neste sistema...nao somos tão maus assim.
Como queremos que o Estado "regule consumo de álcool" se nas nossas casas não regulamos? De que forma circula álcool nas nossas famílias?
Como incentivamos que nossos filhos, nestas debilidades que conhecemos, se superem? Como, dentro de casa, auxiliamos a escola para que nossos filhos sejam melhores?
Faço essas perguntas para dizer que temos mais responsabilidade que aquela que realmente aceitamos assumir.
Quando começarmos a assumir...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g

Anselmo Titos Cachuada Júlio Mutisse e EV :Discordo em alguns aspectos: o consumo excessivo de álcoois - só para não citar todos os males - não deve ser endossado - preliminarmente - à falta da educação familiar. Porquê? Então, onde anda este Estado quando, embuindos pelos lucros - à custa social colectiva - há inumeras fabriquetas de bebidas alcóolicas de teores duvidosos, tais 'boss', 'marrabenta', 'solider', etc, nas barbas do detendor do 'yuri imperi' e, por vias de publicidade, inundam as TVs e outros meios de CS, incentivos aos jovens ao seu consumo? E porquê o mesmo não acontece nas vizinhas África do Sul e Eswatini, para não falarmos de Malawi ( neste momento estou dentro do Malawi e não vejo tamanha parbaridade como no que vivo no meu lado moçambicano!), Zimbabwe e Zambia?

Me parece que, diante de muitos problemas socias, os sucessivos Governos do Dia - e não necessariamente ao Estado, por definição e essência - encontraram no álcool e seitas religiosas antítodos para colocar os jovens em estado incosciente da realidade antissocial que os enfermam, muitas resultantes de falhas na adimnistração da ré pública. E, hoje, assistismos o tombo dos embondeiros que se bateram contra esses males que se mantêm quase intactos.

Ps: quanto aos que, a meio de sistema de educação falhada, escrevem, falam e interpretam fluentemente segundo as regras científicas, como são os casos citados - do Júlio Mutisse, EV e Fátima Mimbire - quero acreditar que obtiveram essas habilidades nas redes familiares e nos escritórios onde se firmaram e pela entrega a auto-didáctica, não necessariamente frutos deste sistema de ensino.

Ps: Semana passada assisti 'defesa' de uma monografia de um amigo na Unipúngue - Tete que foi um auténtico desastre: tema e problema mal formulados, não respondeu sequer uma pergunta dos oponentes, trabalho sem qualidade na forma e conteúdo. Ainda assim: obteve 14 valores. Passou ou pagou? Eis a pergunta, mais ainda o quadro se torna sombrio se se considerar que é formado para professor de ensino básico! Deus nos cuida também desta vez?!!!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g

Júlio Mutisse Anselmo Titos Cachuada futseka
O Estado autorizou Kabanga que se faz lá na sua terra? Autoriza a fermentação de todo tipo de fruta e seu consumo?
Desde que o mundo é mundo sempre houve bebida. …Daha Fazlasını Gör
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g

Anselmo Titos Cachuada Júlio Mutisse kikikiki. Ok!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g

Anselmo Titos Cachuada Júlio Mutisse kikikikiki. Ok, mas deve-se banir fabrico e piblicidade de bebidas e seitas religiosas maléficas! Prontos!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g

Júlio Mutisse Anselmo Titos Cachuada antes das igrejas tínhamos o Nhamussoro a quem íamos debitar todos nossos medos, anseios e esperanças. Vai ter que banir também?
Estas duas coisas andam juntas há séculos.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 1g



Yanıt yaz...





Manuel Maleve A questão da educação parte da família e quando a família delega esta responsabilidade para o governo, logo estamos perdidos.
Qualidade de ensino: como que é possível no mesmo país alguns têm qualidade e outros não, se foram formados nas mesmas instituições e se calhar pelos mesmos docentes?
O consumo de drogas é uma questão de desobediência por partes dos jovens consumidores porque as religiões estão lá na sensibilização do não consumo de drogas, as campanhas todos nós assistimos nas empresas e televisão para o abandono do consumo de drogas.
Se delegamos ao governo na dianteira da nossa educação, estamos perdido porque cada um tem o seu dever e obrigação.
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi


Melo David Mogoa As pazes com o Egídio Vaz já foram Feitas? Testemunhei intervenção suave da parte dele, diferente das bombas que já começava nos habituar sobre teus posts, caso tenham feitos mesmos estão de parabéns
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Sérgio Libilo Muito obrigado pela tua simplicidade, ainda bem que podemos contar contigo! Abraço
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
· Düzenlendi


Fernando Ozias Queco Fátima Mimbire, qual foi a iniciativa neste caso?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
En Alakalı seçili olduğu için bazı yanıtlar filtrelenmiş olabilir.

Yazar
Fatima Mimbire Fernando Ozias Queco podes ver no link abaixo. https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2963452317039369&id=100001238905633
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g
1 diğer yanıtı gör

Albertino Cua WELL DONE: o problema ta com os bisas que temos no comando da patria amada, que se fazem de leigos no reconhecimento da juventude. De salientar que os mesmos pois independencia assumiram os nossos destinos e hoje negam esse direito aos jovens que sussederam aos jovens 8 de Março e Setembro exegindo experiencia de 3 anos ou mas...
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Romao Sibambo Deus ñ usa outra forma de falar ao Seu Povo sñ pelos escolhidos.

Faça a sua parte compatriota Fatima Mimbire.…Daha Fazlasını Gör
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Luís Nhabomba Eu ainda acredito que Moçambique tem solução. Que ainda há jovens focados e interessados em fazer diferente". Sábias palavras 🖤
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Artur Paulo Parece que alguns aqui não entenderam a mensagem da Fátima Mimbire. É triste...
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2g


Carlos Limeme
Bunu gizle veya şikayet et

Sem comentários: