terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Morreu o ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak


O ex-Presidente egípcio Hosni Mubarak, afastado do poder em 2011 no âmbito da chamada Primavera árabe, morreu esta terça-feira, no Cairo, aos 91 anos, noticiou a televisão estatal.
Hosni Mubarak morreu no hospital militar Galaa, no Cairo, onde estava internado há um mês na sequência de uma operação, devido a um problema gastrointestinal.
O funeral do antigo chefe de Estado vai ser organizado pela presidência egípcia, disse fonte familiar citada pela Agência France-Presse (AFP). 
Nascido em 1928 numa pequena aldeia do Delta do Nilo, em 1928, Mubarak formou-se aos 21 anos na Academia Militar Egípcia. No mesmo ano transferiu-se para a Força Aérea, onde chegou a chefe do Estado-maior da Força Aérea durante a Guerra do Yom Kippur, de 1973. Em 1974, foi promovido a marechal. Um ano depois, seria escolhido para a vice-presidência do país. 
30 anos no poder
Hosni Mubarak esteve 30 anos no poder, até à revolta popular de 2011, tendo sido forçado a demitir-se ao fim de 18 dias de protestos em massa nas ruas de várias cidades do Egito.
Até 11 de fevereiro de 2011, Mubarak governou o Egito com mão de ferro, desde que assumiu a presidência em 1981, após o assassinato do seu antecessor, Anwar Al Sadat.
Após a revolta popular, o Presidente deposto foi julgado pela morte de cerca de mil manifestantes na repressão das manifestações, mas acabou por ser absolvido em 2014.
Mubarak cumpriu pena por crimes económicos e foi libertado em 2017, após cerca de seis anos de prisão, onde passou quase todo o tempo no hospital devido ao seu delicado estado de saúde.
Desde que foi libertado, levou uma vida muito discreta, longe dos holofotes mediáticos, embora a imprensa local tenha conseguido registar algumas imagens do ex-Presidente com a família.

Leia mais


Sem comentários: