quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

PRIMEIRO AERÓDROMO DA BEIRA


Chamava-se Aeródromo Pais Ramos. Encontrava-se localizado no Esturro (Goto) tendo sido aberto à navegação aérea em 1928. Nos finais da década de 1930, ocupava uma área de sessenta hectares, possuindo um pequeno edifício, onde se albergava a sala de passageiros, alfândega e correios, um hangar metálico para acomodação dos aviões e pistas de aterragem, uma em cimento e duas em asfalto. O aeródromo Pais Ramos encerrou definitivamente no dia 1 de Janeiro de 1961.
Tudo indica que o primeiro avião que aterrou no Aeródromo da Beira, Pais Ramos, foi na manhã do dia 25 de Janeiro de 1936.
O plano de criação do novo aeródromo foi abordada, pela primeira vez, em 1947. Já nessa altura os técnicos achavam que o mesmo teria que se mudar para o Alto da Manga (actual Manga Loforte) já que o Aeródromo Pais Ramos se encontrava em terreno baixo e argiloso, e a sua ampliação só se poderia fazer à custa de inúmeras demolições e expropriações.
A partir de 1952 iniciar-se-iam as grandes obras de remoção de terras, na Manga-Loforte, com o objetivo de terraplanagem de três faixas destinadas a outras tantas pistas de aterragem e descolagem do novo aeroporto (a onze quilómetros da cidade). Novas obras viriam ainda a ocorrer em abril de 1956, tendo-se procedido então ao seu alargamento e asfaltagem (principal, 12-30, com um comprimento de 2.000 metros; a segunda, 18-36, com um comprimento de 1.500 metros; e a terceira, 06-24, com 1.200 metros) e, em 1965, com uma nova ampliação, destinada a receber os aviões a jacto (a pista principal ficou com 2.400 metros de comprido e sessenta de largo).
A primeira aerogare resultou da adaptação de alguns edifícios existentes naquele local. Em Fevereiro de 1958, sofreu uma ampliação, tendo-se construído mais duas salas nas traseiras, destinadas a restaurante-bar e salão de espera e expediente do pessoal de terra.
A atual Aerogare, com projeto pelo arquiteto Cândido Palma de Melo (1922-2003) - que executou também o projeto da aerogare de Lourenço Marques (Maputo). A construção começou a ser erguida em Junho de 1965 , vindo a ser inaugurada tardiamente, em 27 de Junho de 1968.
A decoração dos restaurantes e dos escritórios dos Serviços Aéreos da Beira e dos Transportes Aéreos de Moçambique esteve a cargo do arquiteto José Augusto Moreira. Possui ainda painéis decorativos de José Pádua. O escultor Jorge Vasconcelos executou a estátua de Sacadura Cabral, colocada em 1972 no largo fronteiro à aerogare.
António Sopa, Elisiário Miranda, José Manuel Fernande "Aerogare do Aeroporto Internacional" Patrimonio de Influência Portuguesa.
Joanguete Celestino
PRIMEIRO AERÓDROMO DA BEIRA
Chamava-se Aeródromo Pais Ramos. Encontrava-se localizado no Esturro (Goto) tendo sido aberto à navegação aérea em 1928. Nos finai...
Devamını Gör

Sem comentários: