sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Implementação do DDR encalhou, mas ninguém assume responsabilidade



Comments

1
JJLABORET said in reply to Francisco Moises...
Caro Francisco Moises,
Eu aqui morrendo de rir, com essa "fotografia" que o amigo faz dos dois atores palhaços se acusando, pelo fracasso daquilo que pretendiam ser um "acordo" em que cada um imaginava "passar a perna" no outro !
Esqueceram de avisar (ou convidar) um outro ator com sítio lá pelos lados da Gorongosa...e pelo jeito, esse outro ator está "puto da vida" querendo também uma parte da "bufunfa" que deve estar rolando por trás de tudo isso!
Acho que vai ser preciso fazer uma nova "fotografia", onde apareçam e estejam acomodados outros novos atores, já agora surgindo pelos lados da região central do país, né? Agora piorou, porque sem eles no bolo "o pau quebra", e como estamos vendo, "o bicho já tá pegando".
Êita Moçambique!
2
O que nao anda com o tal acordo de paz duradoura? Um ou o outro, Nyusi e Momade, tinha as suas razões para se iludir quando a Frelimo escreveu o texto do tal acordo que Momade foi dito para assinar. Nyusi queria fazer aldrabices, sabendo que havia de dividir e desorganisar para destruir a Renamo com o tal acordo. Momade queria estar fora de Gorongosa depois de desorganisar para destruir a Renamo, que era para nao ser apanhado pelo grupo do Mariano Nhongo e nao ser castigado.
Ambos fugiram do problema. Nyusi queria somente aldrabar a Renamo para depois se esquecer dos guerrilheiros materialmente e mata-los aos bocados. Momade nao tinha os guerrilheiros da Renamo atrás deles para trai-los a Frelimo, muitos dos quais agora rangem os dentes contra a sua traição e continuam armados nas matas. E talvez agora encorajados com a derrota da Frelimo em Cabo Delgado e sonhando fazer um outro tanto a moribunda Frelimo.
A UE que tinha prometido dinheiros para a implementação do tal acordo viu a palhaçada e nao tira vinténs que Nyusi e o seu amigo Momade haveriam de sambarcar, dividir entre eles e meter nos seus bolsos.
Como nada acontece depois da assinatura da palhaçada, agora os dois palhaços se acusam e contra-acusam e se insultam.
Um diz: "tu es malandro."
O outro responde: "malandro o teu pai."
Faz rir. Estou a gostar disto. Agora falta os dois gorduchos e barrigudos trocarem porradas ou se entanglarem numa luta livre como o fizeram o português Antonio Cravo e o russo Zigolinov nos anos 1960s, tendo Cravo ganho visto que o árbitro era português.

Sem comentários: