sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

As pessoas que "vendem" informações ao Marcelo Mosse, ou ao seu jornal, "Carta de Moçambique", sobre o que se passa no Norte de Cabo Delgado, não são patriotas.

Brincadeira tem hora...

As pessoas que "vendem" informações ao Marcelo Mosse, ou ao seu jornal, "Carta de Moçambique", sobre o que se passa no Norte de Cabo Delgado, não são patriotas. Dizer isto não é estar contra que se informe o povo sobre os ataques que ocorrem no Norte ou no Centro deste País. Longe disso. Estou é contra o retrato miserabilista que nos é passado por tais pessoas, via "Carta de Moçambique". É MUITO MAU, porque desmoraliza quem tem o DEVER de defender a ...Pátria e glorifica os atacantes da mesma.
Duma vez por todas, já é sem tempo que é por demais imperioso que o Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) e o Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE) DEVEM conjugar inteligência e acções enérgicas---mesmo as extra-legais!---contra as "notícias" miserabelistas que desmoralizam as Forças de Defesa e Segurança (FDS) que combatem os ataques por procuração nas regiões Norte e Centro de Moçambique.
Brincadeira para ganhar dinheiro à custa do sofrimento dum povo não deve ser permitida e tampouco tolerada.
Mais (eu) não disse.
Palavra d'onra!
Devamını Gör
Yorumlar
  • Heleno Bombe Deixe o Marcelo Marcelo Mosse informar, e o quarto poder
    8
    Yanıt yaz...

  • Narciso Macuacua "Acções extra-legais"??
    Eu ouvi bem??
  • Dias Tembe Caro Dr JJC, se o teu filho estivesse nessa encruzalhada o senhor ficaria no teu canto a espera que o MND, a SISE e esses tantos outros que aqui se refere para que tragam notícias dele ou ficaria atento aos órgãos de CS para se informar do que se está a passar no terreno?
    Isso aconteu até na dita cuja guerra de desistabilização que também por se repercurtindo em grande medidas devido a intolerância e falta de diálogo por parte daqueles que melhor o Senhor os conhece.
    8
    • Julião João Cumbane Dias Tembe, as famílias dos tombados em combate são informadas e recebem apoio e conforto do Estado. Alguém tem que morrer em defesa dos demais ou nunca seríamos espécie viável. Entendes??
      4
    • Paulo Monteiro Julião João Cumbane não fica bem p alguém da sua idade, nível de educação e social proferir tamanha é pura mentira. Não fica bem e não insulte às famílias enlutadas pois muitas delas nem sabem ainda que perderam o seu ente querido. Não faça mais isso, se quer brincar diga k nós iremos comprar um brinquedo para si. Mais não digo.
    • Julião João Cumbane Paulo Monteiro, não vou continuar nesta conversa contigo, e proximamente vou eliminar os teus comentários, para que tu não entretengas com as tuas crenças...!!
      2
    • Paulo Monteiro Julião João Cumbane estamos num debate e não em luta. A verdade tem k ser dita. O nosso MDN não tem informado, essa é a verdade. Já alguma vez viu uma carta de condolências emitida pelo MDN a uma família? Qual a prova desse informe em uso em Moçambique?
    Yanıt yaz...

  • Ahlupale Próprio Amakhwapa A única segurança que se tem de que as acções daqueles que hajem em nome do Estado fazem-no para o exclusivo benefício de Estado é quando actuam nos termos da lei.
    2
    Yanıt yaz...

  • Lucilio Basilio Ngomane Existe alguma forma de parar se com está suposta guerra ? Pois muitos compatriotas nossos estão a perder vidas.
    2
  • Momede Manhica Sr professor! a minha questão e , porque e que a informação deve ser vendida. depois porque a informação não e publica? Sera antipatriotismo procurar informação verdadeira mesmo que comprada, ao invés de obtermos informação falsa? Que conselho a dar aos que precisam saber o que se passa em Cabo delgado
    1
    • Paulo Monteiro Momede Manhica aplicando às leis da economia tudo se explica, há um secretismo exagerado sobre os acontecimentos em C.D. há puca informação e muita procura de informação por ser consumida logo, para que está esteja disponível somente por meio de pagamento é que a mesma se torna disponível. Resumindo, o secretismo e que propicia a venda de informação. Mais não digo.
    • Momede Manhica Paulo Monteiro Concordo plenamente
  • Felix Uamba Prefiro perceber extra judiciais e nunca "extra - legais", este mecanismo seria uma autêntica aberração jurídica meu caro professor, um atentando ao Estado de Direito Democrâtico porquanto é aquele que funda se na LEGALIDADE.
    6
  • Eliha Bukeni Cerceando o direito a informacao? Onde o Prof. aprendeu que a difusao de informacao desmoraliza as tropas? Quando o MDN emitia comunicados sobre golpes de artilharia sobre os insurgentes nao esta a fornecer informacao? O que desmoraliza qualquer forca sao as baixas no teatro de operacoes, e a solucao nao e esconder a informacao, mas sim mudar a estrategia de combate. O que temos estado a assistir e o reforco da capacidade militar dos insurgentes, com os proprios meios capturados as FDS. Pelo mundo fora existem jornalistas e reporteres de guerra, isso nao e novidade. Se a "Carta de Mocambique" publicou alguma noticia incorrecta, que venha o MDN fazer o desmentido contrariando as evidencias do Jornal. Ora, tentar cercear um direito constituicional e inaceitavel neste Estado de Direito e Democratico!
    7
  • Felizardo Manhice No meu entender o Governo deve dar a informação real e periódica do que se passa em CD. Desta forma ninguém vai procurar Carta de Moçambique para vender essa informação, pois o secretismo gera especulação e como não há como cruzar os dados a maioria acredita na Carta como o veículo de informação confiável.
    A actual sociedade é diferente daquela que viveu as guerras de libertação nacional e a dos 16 anos. Se os insurgentes postam as peripécias que fazem em CD, o povo espera que o Estado diga algo e na falta de comunicação o resultado é já sabido.
    7
  • Paul Fauvet Havia ou nao ataque contra Bilibiza no dia 29 de Janeiro? Havia ou nao ataque contra a aldeia 19 de Outobro no distrito de Quissanga no ultimo domingo? Se esses ataques aconteceram, qual e' o problema do JJC? Suponho que ele quer um " blackout" ou uma censura das noticias sobre a violencia em Cabo Delgado. Mas eu ja vi esse filme - e' exactamente o mesmo erro que o governo fez nos anos 80 sobre a guerra da Renamo, quando recusou a dar informacoes sobre a situacao militar, apesar do facto que cada machimbombo que chegou em Maputo de Gaza ou de Inhambane estava cheio de gente a fugir dos ataques da Renamo, e das aldeias queimadas pelos bandidos armados. Em relacao ao meu amigo Marcelo Mosse, e' um dos melhores jornalistas desse pais, e eu considero essa denuncia de JJC um insulto muito baixo, nao digno de qualquer pessoa que ocupa uma posicao e responsibilidade.
    • Julião João Cumbane Paul Fauvet, tenho respostas para ti. Mas não tas darei, por temer o que te pode acontecer em consequência disso. Só te peço que entendas uma coisa: eu não falo à toa!!
    • Tom Bowker Paul, nao interessa ao JJC se esses reporteres estao a falar a verdade ou nao. Ele nao esta a dizer que sao mentirosos -- so que devem parar, a pena de punicoes 'extra-legais'. O que e' preocupante e' que o pensamento dele parece ter o apoio do Presidente.
      2
    • Gito Katawala Julião João Cumbane
      Sounds like a threat to me 🤔
      1
    Yanıt yaz...

  • Tarcísio Azevedo TA "Duma vez por todas, já é sem tempo que é por demais imperioso que o Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o Comando Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM) e o Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE) DEVEM conjugar inteligência e acções enérgicas---mesmo as extra-legais!---contra as "notícias" miserabelistas" ou CONTRA OS AUTORES Dos ataques nas regiões Norte e Centro de Moçambique??
    2
  • Gracio Abdula JJC responde com sinceridade e honestidade. Há ou não incapacidade das nossas forças de defesa e segurança em erradicar os "insurgentes"/terroristas de Cabo Delgado?
    A culpa é do MM?
    Mesmo nos regimes ditatoriais existem homens cuja envergadura moral não se compadece com o cobardismo da maioria e enfrentam os déspotas. Há algum mal nisso. É ser anti-patriota criticar ou informar com isenção?
    Temos ou não o direito de exigir que as nossas forças de defesa e segurança façam mais pelos nossos irmãos que são decapitados selvaticamente?
    Se o MM se declarou apoiante dos terroritas em algum texto, aí sim eu próprio o consideraria anti-patriota e criminoso. Caso contrário estás equivocado meu grande amigo JJC! Lembro-me do guerrilheiro desconhecido que disse: "Para nós, a liberdade vale mais do que a vida!"
    2
    • Julião João Cumbane Gracio Abdula, a incapacidade---se formos incapazes---não deve ser do conhecimento dos nossos inimigos, via MM. Eu não estou contra a publicação de informação sobre o realmente se passa em Cabo Delgado. Estou é contra que essa informação nos seja passa de forma desmoralizante para quem tem o dever de nos defender.
      1
    Yanıt yaz...

  • Arlindo Langa Concordo consigo, Prof. JJC. Haja moralidade na nossa imprensa.

    Os criminosos que matam populações em Cabo Delgado não são insurgentes, são sim criminosos que são parte do terrorismo internacional e ninguém sabe o que desejam do Estado Moçambicano.

    Infelizmente, alguns sofistas para calar os que se manifestam contra os excessos de certa imprensa, correm logo a dizer que "você esta contra a divulgação das mortes em CD porque não tens o teu filho lá."

    Saiba-se, no entanto, que não ha nenhum pai ou mãe que deseja saber da morte do seu filho em CD a partir do Sr. MM e seu jornal e por isso que nos poupe deste sofrimento.
    3
  • Eduardo Guilaze Junior Meu caro Julião João Cumbane assim tudo isto é culpa do Jornal, se àquele jornal não estivesse a nos dar a conhecer sobre o que está acontecendo em Cabo Delgado a essas alturas já teriam sido Domingos os insurgentes, é isso que pretende transmitir? Se aqueles de direito se sentirem desmoralizados porque àquele jornal está a fazer o seu trabalho, então não estão preparados para dirigir o país. Ademais, falar sobre medidas extrajudiciais, meu caro, não são vocês que dia a pós dia cantão estado de direito democrático. Então?

Sem comentários: