sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Do alegado recrutamento compulsivo ao silêncio das autoridades nacionais!


Ivan Maússe
3 saat ·



Do alegado recrutamento compulsivo ao silêncio das autoridades nacionais!

BOATO é como alguns qualificam os textos, áudios, fotos e vídeos que, há quase 4 dias, circulam pelas redes sociais dando conta de um alegado recrutamento compulsivo de jovens, que supostamente deverão unir-se às fileiras das Forças de Defesa e Segurança Nacionais.

Lê-se, num dos textos postos a circular, o seguinte: “Há um recrutamento obrigatório e silencioso acontecendo em Maputo. Os militares fazem patrulhas de noite. Os jovens que forem encontrados na rua a altas horas são recrutados à força. Quem resiste é espancado (…)”.

O desconhecido autor do texto em voga prossegue apelando para que os jovens não se façam à rua a altas horas, sob o risco de serem recrutados. Mais para o fim, o autor secunda que “(…) até agora já foram recrutados jovens dos Bairros T-3, Ndlavela, Patrice Lumumba (…)”.

i. O alegado recrutamento compulsivo:

Ao que parece, revela o referido texto, são necessários 20 mil jovens por recrutar, que deverão participar de uma eventual guerra na Província de Cabo Delgado, que desde 2017 sofre ataques de desconhecidos que destroem bens e já matam centenas de populares e militares.

Quando a ideia de que se trata simplesmente de um boato parece vingar, eis que novas imagens, entre fotos e vídeos, são postas a circular mostrando um movimento de agitação popular por conta de um alegado recrutamento compulsivo à luz do dia, no Bairro do Zimpeto.

Dessas imagens vêem-se: (i) jovens a correrem de um lado para outro; (ii) populares a pularem à fora do alto das janelas dos autocarros e tomados pelo desespero; (iii) jovens a inviabilizarem o trânsito na Avenida de Moçambique, nas proximidades do mercado grossista do Zimpeto.

Muito curiosamente, dessas imagens, não se constata a presença dos referidos recrutadores, que no seu trabalho de recrutamento diz-se preferirem jovens visivelmente desocupados, com baixo nível de escolaridade e com profissões como as de vendedor ambulante e de“modjeiro”.

Nas redes sociais, alguns dos que se intitulam testemunhas oculares desses actos adiantam que os recrutadores, não obstante se fazerem em viaturas – os famosos “Mahindras” – com matrícula estatal (que ninguém, até aqui, soube captar imagem!), aparecem trajados à civil.

O grave é que já circula outras imagens – de desfile das FDS ou de camiões com as FDS – algumas até antigas, que sequer têm a ver com o fenómeno inusitado dos recrutamentos compulsivos e silenciosos, o que pode criar mais agitação em pleno início do ano lectivo.

ii. O silêncio das autoridades nacionais:

Não se justifica, que transcorridos perto de 4 dias após a disseminação da informação para muitos classificada como boato, as autoridades nacionais tenham preferido pautar pelo silêncio que, neste momento, pode ser a principal causa do clima de agitação popular.

Sendo a informação falsa, a essas alturas, alguém com poderes bastantes já devia ter aparecido a emitir um desmentido e encorajar os populares a colaborarem com as autoridades no sentido de se perseguir e deter os que, em nome do Estado, protagonizam tais actos.

Seria, aliás, contraproducente que num momento em que se realiza o recenseamento militar obrigatório no país, o Estado estivesse a realizar recrutamentos compulsivos e silenciosos e, como senão bastasse, em plena cidade de Maputo, tanto à noite como à luz do dia, sobretudo.

Podemos, portanto, estar em face de um grupo de criminosos que aproveitando-se do clima de tensão militar, no centro e no norte do país, realiza suas incursões de tráfico de seres humanos para fins inconfessos. Não se pode continuar a vender uma imagem de um Moçambique inseguro no qual os seus cidadãos são postos a dançar a música de criminosos.

Att.,

Ivan Maússe.




42Traquinho da Conceição, Andre Jorge Chifeche ve 40 diğer kişi

12 Yorum6 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Erla Chissano Leticia Celeste Cristo vem ler e perceber
Se são boatos..…Daha Fazlasını Gör
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s

Erla Chissano yanıtladı · 3 Yanıt 2 saat


Baloyada Baloyada Nem mais Ivan!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Mwenemutapa Fernando
Bunu gizle veya şikayet et




·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Mwenemutapa Fernando
Bunu gizle veya şikayet et




·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Forbes Nhaca Silêncio?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Alfredo Luis Cuco Fedinho Porque é que as pessoas quanto mais estudam mais textos longos escrevem.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Lulu Sala Belo texto, Ivan Maússe. Quanto ao silencio, ja veio o ministerio da defesa esclarecer... Just a note...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Osvanildo Judas Mathe Meu grande amigo, gosto muito do que escreves: mas infelizmente hoje te falta alguma informação.
Mande seu número, iremos mandar-te vídeos no zimpeto em que os recrutadores estão lá. …Daha Fazlasını Gör
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s


Francey Zeúte Mas o texto saí depois do pronunciamento do ministério de tutela, não podia abortar o mesmo?
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 2s






Sem comentários: