domingo, 23 de fevereiro de 2020

O TRIUNFO DOS INIMIGOS DA PAZ

O TRIUNFO DOS INIMIGOS DA PAZ
Com a tomada de posse dos Governadores Provinciais, eleitos em 2019, e nomeação dos Secretários de Estado Provinciais, assiste-se a um avolumar de análises, quase todas elas convergindo no seguinte: há duplicação de estruturas executivas ao nível da Província, com o consequente cortejo de esbanjamento do erário público, afora a potencial confusão no funcionamento de dois executivos na mesma circunscrição territorial. Aliás, foi indisfarçável a pr...eocupação do Presidente da República, daí os repetidos apelos para a necessidade de se ter clareza quanto as funções de Governador Provincial, embora resulte diáfano que tal clareza a existir é muito duvidosa.
Bem, como diz o meu amigo Esaúú Cossa, está a chover-se no molhado, pois esse debate deveria ocorrer quando ainda estavam em análise as propostas de descentralização, que foram chanceladas pela Assembleia da República, em nome da paz definitiva e efectiva (que culminou com a assinatura do Acordo do Shoprite).
Mas o que têm que ver os inimigos da paz com isto?
Há 3 jovens que têm dois factores que os identificam: Gaza e o Direito. Os 3 são advogados, dois deles naturais de Gaza e o terceiro viveu em Gaza em 1997. São os inimigos da paz, opositores internos e saudosistas do Guebuzismo! Assim foram catalogados porque durante o debate do chamado pacote de descentralização alertaram para as inúmeras incongruências das propostas, tendo presente o quadro constitucional na altura em vigor.
Como o tempo é mestre, quase dois anos depois confirma-se o que os inimigos da paz diziam e para piorar, Mariano Nyongo continua a semear luto nas famílias moçambicanas. Portanto, nem paz, tão pouco descentralização que faça sentido!
Agora só nos cabe apreciar o cenário nas calmas, como o têm feito Mankiko, faz tempo!
Olá DDR de 5200 homens, Olá Paz, Olá Descentralização!
PS: vai ser interessante ver como é que o meu camarada, irmão e amigo Edson da Graça Francisco Macuacua, Secretário de Estado de Manica vai se virar nas amarras do seu próprio projecto. A ele toda honra, sorte e sucessos, para sempre, agora e na hora do fim de mandato!
PS2: Isalcio Mahanjane e Vicente Manjate, isto não é convosco! Por favor, não façam confusão...
Devamını Gör
Yorumlar
Yorum yaz...

Sem comentários: