quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Ser apenas negra, feminista radical e gaga



Elisio Macamo
20 saat ·


O livro “Por quem os sinos dobram” de Ernest Hemingway abre com uma citação de John Donne, um clérigo anglicano do século XVIII: “...[N]unca procure saber por quem os sinos dobram, eles dobram por ti” - “And therefore never send to know for whom the bell tolls; it tolls for thee”. É uma mensagem simples para quem tem consciência de que, como Hemingway escreve no mesmo romance, “quando morre um homem, morremos todos, pois somos parte da humanidade”, mas difícil de entender para quem brande a pertença acidental a uma comunidade que produziu e protagonizou uma história fascinante, como é o caso de Portugal, como licença para a soberba.

São muitos assim. Lido com eles quase todos os dias na Alemanha e na Suíça, gente que por ser portadora de nacionalidade original alemã ou suíça acha que tem ascendente moral (ou intelectual) sobre mim por eu ser oriundo dum continente que também produziu Robert Mugabe ou Idi Amin. A falácia consiste na convicção segundo a qual eu, como indivíduo, seria portador das características nocivas que fazem da África o lugar inóspito e atrasado que ela é na sua imaginação. E é claro que não sou perfeito, nem intelectual, muito menos eticamente, mas a ideia de que tudo quanto eu falo – ou poderia contribuir numa discussão cosmopolita – seria limitado pelos males do meu continente que ostensivamente trago às costas é simplesmente imbecil. Tive na minha infância, na cidade de Xai-Xai, um amigo e colega de escola português a quem ajudava a fazer os trabalhos de casa (incluíndo trabalhos de gramática portuguesa). Aprendi no convívio com ele a separar o privilégio do potencial. Deixei de me envergonhar por o levar comigo à minha casa para ele ver a esteira onde eu dormia quando me apercebi que o dom intelectual que ele não tinha, e eu tinha, era também mero acaso.

Pensei nisto enquanto lia o texto que compartilho e que me foi enviado por Mecildes Évora. O que acontece em Portugal interessa-me obviamente e por várias razões. Não há como desfazer o laço histórico que nos une. Gosto do pastel de Belém e quero saber em que ambiente político e intelectual ele continua a ser confeccionado. Não tenho como voluntariamente perder interesse pelo que lá acontece ao nível académico, mas também político, sobretudo porque a forma como as questões políticas vêem sendo discutidas nos últimos tempos está directamente relacionada com o que me parecem ser os principais desafios epistemológicos das ciências sociais.

Encerro dentro de duas semanas um ciclo de palestras sobre o pós-colonialismo – que iniciou em Dezembro na Universidade do Cabo no Congresso da “History of the Humanities”, prosseguiu numa escola de verão do programa de pesquisa ANTHUSIA (Anthropology of Human Security in Africa) no Gana, continuou na Universidade de Leipzig (Alemanha) num ciclo de palestras sobre teorias pós-coloniais em colaboração com uma escola de verão sobre o estudo de linguística africana e teve a penúltima sessão na semana passada nos Países Baixos num seminário doutoral e pós-doutoral sobre Lei, Direitos e Governação organizado no âmbito da comemoração de 60 anos de independência de vários países africanos iniciadas pela associação holandesa de estudos africanos. O ciclo vai encerrar com uma intervenção na Universidade do Cabo Ocidental num simpósio sobre “Ciência pós-colonial”. Vai ser um livro e já tem título: “Radical Silence”.

Embora não me considere membro da escola pós-colonial, há um certo sentido em que esta perspectiva constitui mesmo uma lufada de ar fresco nas ciências sociais e nas humanidades. Ao promover a ideia central segundo a qual o mundo poderia ter sido diferente – uma perspectiva epistemológica que a filosofia hoje em dia está a redescobrir com a ideia de “mundos possíveis” – o pós-colonialismo desafia-nos a não darmos o vocabulário conceitual das ciências sociais por adquirido. O seu sustento normativo é esquizofrénico na medida em que, por um lado, anuncia um quadro ético que sustenta uma narrativa cosmopolita ao mesmo tempo que, por outro lado, o mesmo quadro ético se presta à defesa do indefensável como foi o comércio de escravos, os excessos da colonização, a pilhagem e a indiferença descarada perante o sofrimento do outro. Na palestra em Leipzig, cidade conhecida por ter acolhido o grande Leibnitz, o mesmo que se rigozijava de vivermos no melhor de todos os mundos possíveis (com aquela miopia eurocêntrica habitual que ignora aqueles para quem esse mundo foi padrasto) – e ridicularizado por Voltaire em “Candide” por causa do terramoto em Lisboa – proclamei Kant como um percursor do pós-colonialismo para o gáudio do auditório. Mas acredito nisso, apesar de tudo. A sua razão prática, que se traduz no imperativo categórico de agir de acordo com as normas éticas que nós próprios emulamos, está no centro da preocupação do pós-colonialismo com o fosso entre ideias e práticas. É esse fosso que torna uma boa parte do vocabulário conceitual das ciências sociais cínico.

E cínica tem sido a forma como em Portugal algumas pessoas reagem à sua própria condição pós-colonial. Sim, Portugal é uma sociedade pós-colonial no sentido em que não tem como escapar à sua própria História. Não há refúgio possível da História senão o estrebuchar da soberba. Os debates sobre racismo, património cultural e colonialismo são a História a cobrar dos portugueses portadores de moral e da capacidade de auto-interpelação, mas só desses, o trabalho necessário de reconciliação com os valores que eles consideram estar na base do que faz de Portugal uma comunidade. Pode haver excessos na exigência de reconhecimento, mas quem tornou a raça relevante, o privilégio num problema político e o dever de memória embaraçoso não é quem se articula nesses termos neste momento. É quem fechou os olhos enquanto pode seguro na convicção de que a sua condição, historicamente acidental, vindicaria uma superioridade moral inata.

Curiosamente, ser “apenas negra, feminista radical e gaga” é uma descrição fantástica do que a História está a cobrar ao país. Ela cobra o reconhecimento do desafio que a presença de afro-descendentes representa para a própria ordem política, sujeitos que nunca foram devidamente contemplados como fazendo parte da comunidade política – portanto, portadores de direitos – mas sim como alvos de acções residuais. Ela cobra a correcção de séculos de subalternização da mulher, subalternização essa que se manifesta no desafio que ainda é para a sociedade – não só a sociedade portuguesa – reorganizar-se para integrar a mulher em seu pleno direito. Finalmente, a História cobra a maneira como a organização da sociedade em moldes que fazem da deficiência física um obstáculo à participação plena constitui um atentado à dignidade humana. Para mim é um mistério total que uma pessoa portadora de moral veja na proclamação destas marcas identitárias uma afronta ou ameaça à democracia, ou mesmo oportunismo. Revela, de novo, aquele fosso pós-colonial entre ideias e a prática, um fosso que leva o articulista a esperar que uma deputada afro-descendente tenha que ser perfeita em tudo para ter legitimidade para se fazer ouvir. Não é que me surpreenda com essa expectativa. Todos os dias quando acordo de manhã tenho consciência de que tenho ser muito melhor do que a média para continuar a merecer reconhecimento, é a nossa sina.

Gente lúcida e intelectualmente profunda distingue-se pela sua capacidade de não reduzir manifestações políticas de qualquer natureza que forem em afrontas pessoais – “eu não sou racista”, “o meu país não fez mal a ninguém”, etc. – mas sim de as encarar como um ceptro lançado não a si como pessoa, mas ao que a faz se identificar eticamente com a comunidade moral que Portugal é. É sintomático que o autor do texto, numa passagem bastante reveladora, admite (magnanimamente!) que Joacine Katar Moreira “é tão portuguesa” como ele próprio, como se ser português (ou já agora guineense) na era pós-colonial fosse uma questão de jus sanguinis ou jus soli. Só que não é, para dizer a coisa à brasileira!

A História que Portugal fez e com ela participou de forma espectacular na construcção do mundo em que vivemos afasta-nos cada vez mais dessas categorias simplistas rumo à realização da concepção cosmopolita de pertença imbutida na narrativa normativa que justificou a expansão europeia. Ser português, ou seja qual for a nacionalidade hoje em dia, é mais do que ser portador de bilhete de identidade dum país. É estar comprometido com certos valores fundamentais. E estar comprometido com esses valores não significa apenas a sua proclamação. Significa estar disposto a constantemente interpelar a maneira como eles se traduzem em práticas institucionais de reconciliação de acções com ideias. O facto de um africano naturalizado poder recorrer aos direitos garantidos pela constituição portuguesa para interpelar aspectos da sua integridade moral (o espólio colonial), e não fazer o mesmo em África, não revela a cobardia e hipocrisia desse naturalizado, mas sim o que há de bom nos valores que a constituição portuguesa protege e promove. Só uma mente tacanha é que pode ver nisso uma contradição que devia votar esse naturalizado ao silêncio. Se eu fosse português diria “ainda bem que sou portador duma nacionalidade onde posso trazer esse tipo de assuntos à discussão sem receios pela minha integridade física”.

É engraçado constatar isto, mas cada vez mais fico com a sensação de que um dos desafios que a condição pós-colonial coloca a pessoas como eu é de sermos melhores europeus do que os próprios europeus, pois estes, por deixarem que sejam seus porta-vozes pessoas sem noção do importante legado intelectual e moral que a sua nacionalidade implica, abdicam dum projecto normativo que, apesar de tudo, tinha (e ainda tem) tudo para dar certo.

É por isso que discordo numa coisa fundamental. Gente que escreve assim não é “racista”. Nem tudo o que é imbecil é racista, mesmo que tudo que é racista possa ser imbecil. Os sinos não dobram por aquele que abraçou a condição pós-colonial portuguesa. Eles dobram por um projecto iluminista traído por aqueles que se satisfazem facilmente com o prazer imediato do jogo de palavras e perdem de vista o grande desafio intelectual que é responder ao imperativo categórico kantiano de conciliar a prática com valores. Repito, isso não é racismo. Tudo menos isso.

(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 01/02/2020) O que os portugueses terão roubado em 500 anos de colonização é uma ridícula parte comparada com o que os dirigentes dessas colónias roubaram aos se…

estatuadesal.com

Por quem os joacinos dobram
(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 01/02/2020) O que os portugueses…(Miguel Sousa Tavares, in Expresso, 01/02/2020) O que os portugueses terão roubado em 500 anos de colonização é uma ridícula parte comparada com o que os dirigentes dessas colónias roubaram aos se…




92Miro Guarda, Ricardo Santos ve 90 diğer kişi

36 Yorum12 Paylaşım

BeğenYorum YapPaylaş

Yorumlar


Alcídes André de Amaral Vi o título do texto e a manchete do jornal compartilhados nos grupos de whatsap e comentei que, para outros assuntos, as vezes é melhor mesmo dar chapadas aos portadores de uma fala do que debater com elas. Era no âmbito da violência mesmo que me referia. Mas depois fui acompanhando e vi que, talvez, seria mesmo necessário debater com o portador da fala do que dar chapadas. Infelizmente, o texto que compartilha está cheio de problemas. Infelizmente agarra-se à história como se a história fosse o único destino da compreensão. A história de portugal, nesse caso, deve ser olhada também juntamente com a ética, a filosofia, a arte, etc. Curiosamente, o autor do texto até parece ter problemas com a própria história de portugal: ela inseparável de outras histórias, e da história de África principalmente. Talvez o autor precise de ajuda. Repete apenas preconceitos em relação aos africanos e à África: "Narco-estado"; "Cleptocracia"; "Guerras civis"; "Golpes de estado"; etc. É tudo mesmo imbecil. E não necessariamente racista.
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 19s


Eliha Bukeni Alcídes André de Amaral e estranhamente, deduz que em toda Africa "lusofona", apenas em Cabo Verde e que os dirigentes nao roubaram o seu povo. Algum estudo sustenta essa conclusao? Ou sera por causa do tom da pele da maioria dos Cabo Verdianos ou ainda a proximidade de Cabo Verde a metropole!
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 17s

Alcídes André de Amaral Todo o texto é esquisito!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 11s

Yanıt yaz...







Mbuta Zawua As elites política e econômica africanas dos territórios escravizados, espoliados, colonizados e violentados por Portugal. São em parte culpados e cúmplices do que a Joacine Katar Moreira , o Mamadou Ba entre tantos outros sofrem hoje em Portugal. Elas seguem sem interpelar Portugal, aliás mais fácil tratam Portugal como país irmãos, e os africanos como país vizinho; por outro, comemoram as independências, sem nunca debaterem o que foi o escravismo e colonialismo em seus territórios. Ou seja, nunca abordam o que os fez lutar por uma independência, e acabam por ratificar o ideal lusotropical.
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 17s
· Düzenlendi


Elisio Macamo creio que alguns interpelam. não creio que mst seja reprresentativo da vontade oficial portuguesa. ele mostra, com este tipo de intervenção, que portugal é a grande nação que é apesar de pessoas como ele!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s

Yanıt yaz...







Ana Mafalda Leite
Bunu gizle veya şikayet et

2

·
Beğen
· Yanıtla
· 16s


Pedro Schacht Querido Elísio Elisio Macamo! O MST não merece esta reflexão, mas ela merece ser publicada num jornal, ou mesmo numa revista. Abraço!
8
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 16s


Elisio Macamo o problema é que vão me pedir para encurtar... e não tenho tempo para ser breve!
6
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s

Pedro Schacht Elisio Macamo se fosse numa revista já talvez não existisse esse problema...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 14s

Elisio Macamo sim, numa revista é menos complicado. obrigado.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 14s

Marta Lança posso publicar no BUALA Elisio?
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 7s


Yanıt yaz...







Sofia Meneses Dias Cassimo O pior da crónica desse senhor é o tempo verbal por ele usado ao mencionar os roubos do colonialismo. Sempre uma visão hipotética e minimalista que apesar se subliminal sobressai o que deve para quem lê deste lado de cá o não reconhecimento do que o colonialismo fez e a constante comparação com outros “males maiores” por que o colonialismo português “até foi bom”. Enfim...
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s


Elisio Macamo Sofia, é um recurso retórico tão básico, esse ad hominem. só funciona com gente também mesquinha.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s

Sofia Meneses Dias Cassimo Pois... Mas eles reproduzem -se 😅
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s


Yanıt yaz...







Rui Gomes Coelho Muito bom! Gostaria de ler isto na imprensa portuguesa
5
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s


Ricardo Santos Muito boa a tua análise. O Miguel Sousa Tavares escreve a dado passo : "O que os portugueses terão roubado em 500 anos de colonização é uma ridícula parte comparada com o que os dirigentes dessas colónias roubaram aos seus próprios povos em menos de 50 anos de independências". Discurso que, se não fosse trágico, seria hilariante. Eu diria também que a teoria do MST se inscreve na doutrina neocolonialista de forma simples e cristalina. Neocolonialismo entendido como e prossecução do império por outros meios. E o racismo não fica bem na fotografia neocolonialista.
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s


Elisio Macamo ainda ontem dei uma palestra sobre o socialismo africano em zurique. tive que voltar ao convívio com esses termos, neo-colonialismo... só que é mais grave. quer parar o vento com as mãos.
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s


Yanıt yaz...







Ricardo Santos E nao te esquecas nunca do naco de prosa mais delicioso do texto de MST que passo a citar: "E nem sequer entro na discussão de comparar o que trouxemos com o que deixámos, porque seria absurda: basta ir lá ver. Nós não pilhámos um Parténon, como os ingleses, nem saqueámos o Egipto, como a expedição de Napoleão Bonaparte. Mesmo países cujo passado colonial é praticamente inexistente têm um acervo de obras de arte trazidas de África, América do Sul e Oriente incomparavelmente superior ao que nós temos. A verdade inconvenien­te é esta: nós não temos praticamente nada. Porque não havia nada a que se pudesse chamar arte para trazer e porque, ao contrário de quase todos os outros, fomos para ficar e não para pilhar e voltar. Joacine devia aprender mais sobre a história de Portugal."🤣🤣🤣
5
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s
· Düzenlendi


Elisio Macamo acho o "nós" engraçado. lembra o fã de ronaldo que se convence que joga melhor do que eu só porque sou fã de chiquinho conde...
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 15s

Gigi Guerreiro Ricardo Santos O MST sempre foi mesquinho, mas este "texto" dele desta vez superou tudo! Uma análise destas.....tudo horrendo aqui!😣
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 13s

Lecuanhane Wa Mutxopi Pois é Ricardo, fizeram nos um grande favor, e olha que sequer mencionou o Benfica, o maior dos favores, sem o qual nem auto estima teríamos
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 11s
· Düzenlendi


Yanıt yaz...







Inês Bel Barr Grande texto, Elisio Macamo! Muito obrigada
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 14s


Ricardino Dumas À altura! É necessário!
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 14s


Alcídes André de Amaral Só não gostei pelo fato de mencionar os grandes Senhores Africanos como, para chamar pelo nome completo, o Grande camarada Sua Excelência Presidente Vitalício, Marechal de Campo Alhaji Doutor Idi Amin Dada, VC, DSO, MC, CBE. Pelo menos deveria mencionou o Grande Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga, aliás, Joseph-Desiré Mobuto ou até mesmo o nosso grande Muammar Mohammed Abu Minyar al-Gaddafi para darmos razão ao Articulista em questão. Ou até mesmo Adolf Hitler ou então o grande Benito Mussoline
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 13s


Yanıt yaz...







Margarida Rendeiro Muito bom! Obrigada!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 14s


João Stattmiller Bravo Elisio Macamo.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 12s


Filimone Manuel Meigos Quase diria, asneira, mas, em público basta dizer, bosta, mixórdia e, nas só on. Penso eu: o que deixamos e o que de lá tiramos: my god, quem que te legitimou para tirares?
Ladrão!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 12s


Pedro Comissario Ladrão só!Asqueroso também!
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Yanıt yaz...







Claudia Constance Leal Que boa lição professor para os saudosistas pós coloniais!
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 11s


Maria Paula Meneses Esse senhor não sabe do que fala. Por exemplo, trouxeram pedaços de pinturas rupestres do séc. X... do centro de Moçambique. É de loucos
4
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 11s


Margarida Paredes Excelente Elísio.
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 10s


João Sodré O like é para o comentário, claro, não para o execrável texto do abjecto MST
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Maria Vlachou Este seu texto não deveria ser publicado no Expresso? Os jornais portugueses dão-nos muito do mesmo....
3
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Luzia Moniz Maravilhoso!
1
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 9s


Inocência Matta E dizer que os portugueses não trouxeram arte porque não havia arte para trazer, bem, é de bradar aos céus tanta ignorância, preconceito, visão eurocêntica e racista da cultura. Nisso não concordo com o Elisio Macamo: é racismo, sim, racismo cultural!
2
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 8s
· Düzenlendi


Luzia Moniz Não é racismo. É imbecilidade. Gostei. Obrigada amigo Elísio.
Bunu gizle veya şikayet et

·
Beğen
· Yanıtla
· 7s










Yorum yaz...








Hakkımızda
Reklam Oluştur
Sayfa Oluştur
Geliştiriciler
Kariyer Olanakları
Gizlilik
Çerezler
Ad Choices
Koşullar
Yardım
Ayarlar
Hareketler Dökümü
Facebook © 2020

Türkçe
Português (Portugal)
English (US)
Français (France)
Español
العربية
Bahasa Indonesia
Deutsch
Italiano
हिन्दी
中文(简体)

5 Şubat 2020 Çarşamba, 01:00



HIZLI OYUNLAR
Daha Fazla






































OYUNLARIN
Daha Fazla












Arkadaşlarınla sohbet et






Klavye Kısayol YardımıKlavye Kısayol Yardımı
Kapat
Klavye Kısayol Yardımı











Sohbet







Sohbet
















Paulo Mboweni ve Felizarda Pinto Mapossa'dan yeni bildirimlerAçılır pencereyi kapat ve geri dön




Tümü
Gönderiler
Kişiler
Fotoğraflar
Videolar
Sayfalar
Yerler
Gruplar
Uygulamalar
Etkinlikler

Sem comentários: