segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

POLÍTICA DOMÉSTICA HERÓI NACIONAL : Mário Machungo

POLÍTICA DOMÉSTICA
HERÓI NACIONAL : Mário Machungo
Ante permita-me ilustres endereçar os meus sentimentos a familia enlutada das duas partes!
...
O país no intervalo de duas semanas perdeu duas grandes figuras que muitos fizeram para o país. O que representa um perda grande avaliado pelo peso de cada um deles. Não quero dizer com isso que qualquer perda de um cidadão moçambicano que não consta nesta família é inferior. E, nem quero com isso trazar aqui a desigualdade social. Uma vez que, somo uma nação coesa e de igual direito, segundo reza a nossa CRM 2004.
Mas a que reconheçer que entre a sociedade existe pessoas notável e não notável. Na qual eu faço parte deste último, ou seja, os que não são notáveis. Razão pela qual, a minha partida (morte) nesse mundo não será destaque em nenhum órgãos de informações, quer do país assim como international. Salvo erro da minha parte ou milagre mesmo acontecer durante este curto tempo que me resta de vida.
MÁRIO MACHUNGO : herói nacional !?!
Bom, apesar de muitos desconhecer a figuras dele por causa de pouca obras disponíveis a seu respeito. Olhando pelo o que se ouviu-se dos colegas, quer na actividades públicas ou privadas. Não só como no seu percurso antes e depois da independência nacional. Ficou claro que tratou-se de um homem que participou no processo da independência e após a independência. Com grande destaque na área economia, onde começou com a economia centralizada (socialismo) e, depois, economia do mercado (capitalista).
MÁRIO MACHUNGO : Cripta vs LHANGUENE
Meus pares, apesar de seus restos mortais não ter ido a cripta como foi no caso do Marcelino Dos Santos. Não quer dizer que não é um herói nacional. Isso avaliar pelo seu empenho, dedicação... no país. É sem sombras de dúvidas um herói nacional. Aliás, olhando para pressupostos da lei que legitima um indivíduo a herói nacional ele os tens.
O que leva a crer que ; a não ida a cripta a semelhança dos outros pode ser de uma vontade própria ou da familiar.... Sem quer fazar júri da parte do estado porque não tenho elementos contrário a isso. De outro lado, esta situação vem deixar a baixa a teoria, segundo a qual, os heróis só Jazem na cripta. Fica claro aqui que temos também herói que jazem fora da cripta. Exemplo de outros heróis que não jazem na cripta é de Afonso Dhlakama, Zaida Songo.
Para terminar, quero de bom agrado agradecer a stv pela belíssima peças exibidas destas duas figuras durante o período de luto nacional ora declarada pelo estado em homenagem a estas figuras. Um resumo bem trabalhado e que ajudou bastante a muitos moçambicanos a compreender o papel destas duas figuras em poucos minutos.
NB: Mário Machungo um herói fora da cripta
Anuência,
Munguambe Nietzsche (Z A Namburete)
Devamını Gör
Beğen
Yorum YapPaylaş
Yorumlar
  • Jeremias Cuna Perdoa a minha igorancia prezado, eu sinto me bastante desmotivado pra reconhecer qualquer que seja o heroi national, até que aqueles que tombaram antes d 1975 pk nao vi o quao esnobes foram depois da liberdades colonial estes sim o sao, agora Estes que andavam e comiam d bem e d melhor, viagens etc e eu apertado n my love, mal alimentado porah pah, isso é o d menos ,mais chato é quando saiem na televisao dizendo que estamos crescendo, Moz esta desenvolvendo,pura vergonha. Vi na net o significado d " desenvovimento, democracia etc nao tem nada pra comparar com o que vivemos, Estes sao herois pra as suas familias. I'm sorry once again my ignorance and frustration is so higher that can't even cry or feel pity for their loose, I never knew them . anyway u r a good writer just go ahead...
    5
  • Octávio Zimbico Munguambe Nietzsche, ele não foi declarado herói nacional. Mesmo assim, na minha opinião, ele fez muito por este país. Posso até considerar que fez mais do que certas pessoas que foram declaradas heroínas.
    1
  • Faquir Bay Ele herói, por ter feito muito para a economia do País, e está num lugar que qualquer cidadão pode visitar...
  • Lírio Matsinhe Ha muitos heróis nacionais cujos corpos não jazem na cripta dos heróis!

    Um deles é Malangatana!

    O estar ou não na cripta dos heróis Moçambicanos não significa que a pessoa é menos herói em relação aos outros!

    Eu já tinha escrito algum comentário em relação a isso!

    Uma das formas de enaltecer os nossos cidadãos, é escrevendo os seus nomes na praça dos combatentes, não precisa alguém ter pego em armas, há várias frentes onde a pessoa destaca-se!

    Não quero aqui discutir

    Mas Nhusy o que fez até agora que poderia fazê-lo ser declarado herói...?

    Outros só o serão por causa de suas ligações partidárias, ou a figuras de pujança política como Machel e outros!

    A Graça a do Machel só seria declarada heroína simplesmente por ter sido esposa de Machel e por alguns poucos anos esposa de Mandela!

    Não quero discutir, a Lurdes Mutola tem, sim tem, requisitos para ser declarada heroína!

    Temos que parar de atribuir heroicidade a pessoas por pura ligação partidária oi porque estiveram na guerra!

    Porque quando eu, quando eu mesmo ser o presidente, vou retirar essas atribuições clientelistas, tou vozadizer!

    E não quero discutir aqui!
    1
    • Felix Vicente Lírio Matsinhe eu não vim discutir contigo, apenas colaborar contigo. Para mim, como bem o disseste o ilustre, o Malangatana, a Mutola, são mais heróis do que o actual PR de Moz.
  • Armando Mabote A que se ser herói pelo reconhecimento e declaração oficial, a que ser herói pela popular. Cada caso tem devido tratamento.
  • Jorge Paulino È o fim de uma geraçao. È a lei da fatalidade.Pascoal Mocumbi tb nao anda bem. Porem, porem, Kenneth Kaunda continua em forma aos 96 anos!
    1
  • Dias Manuel No meu entender, para ser heroi nao basta fazer muito pela patria. Isso muitos fazem, alias, é obrigaçao de cada cidadao servir a sua patria com todas as suas energias. Para ser heroi precisa exceder o nivel maximo de servidao; para se ser heroi o desempenho precisa estar por encima daquilo que o mais dedicado dos cidadaos podia fazer pela sua patria. Ser heroi nao é apenas participar em muitas etapas de desenvolvimento do pais, pois, isso toda a gente esta fazendo nos diferentes setores de trabalho (defesa, segurança, agricultura, comercio, etc.).
    N.B. Estou falando do termo heroi so; nao sobre se MM é heroi ou nao.
    1
  • Paulino Ricardo Munguabe Respeitados ilustres se calhar este debate teria mais peso se levantassemos varias acepcoes ou melhor uma infinidade de conceitos que nos levam a definir um heroi nacional e quem na verdade deve ir a cripta ou lhanguene
    1
  • Sueky Divan Herói Nacional não è aquele k rouba ao povo.Mário Machungo a anos atrás esteve na lista dos 10 +ricos do País.Não concordou k seja herói Nacional.
  • Jay Thaulane I'm still thinking😇
    1

Sem comentários: