domingo, 14 de julho de 2019

Segunda conversa com coelho e a doutora Alice Mabota:

Gito Da Xica partilhou uma publicação no grupo Moz Massoko.
37 min
Coelho palhaço
Segunda conversa com coelho e a doutora Alice Mabota:
#COELHO :Boa noite mãe Alice, hoje não te procurei para falar da política não. Foi por outro motivo. Notei que a sra tem muito conhecimento. De certeza a sra vai me explicar algumas coisas da tradição.
#ALICE : bem, eu não sou jovem, sei algumas coisas. Mas de oquê quer saber mesmo?
#COELHO : é que vim crescendo, com medo de violar alguma lei tradicional e ser castigado cruelmente. Por exemplo: minha mãe dizia às minhas irmãs, que se deixarem o pilão de pé, os feiticeiros viriam pilar também à noite kkk.
#ALICE : kkk... Eu também acreditava nisso. Mas fui crescendo e entendendo o mundo.
-os nossos avós, diziam que se não tampar o pilão, o feiticeiro viria pilar também, isso era só para o pilão não ficar de pé, por causa da chuva. Senão molhava dentro do pilão, e ser difícil pilar amendoim, só isso.
-Também diziam que quem sentar no pilão, será usado para pagar dívidas. Isso era medo, de alguma criança ir cagar e não se limpar, depois ir sentar no pilão. Provavelmente deixaria o pilão cheirando mal.
- e têm mais, diziam que quem pular uma fogueira, poderia mijar sangue. É tudo mentira, eles evitavam que algum rapaz pulasse numa fogueira e queimasse ou saltar numa fogueira que tem uma panela, poderia derrubar ou pôr arreia.
- tinham hábito de dizer que não coma isso estando deitado, porque vc nao sabe como fizeram para semear isso. Eles diziam isso só para dar medo às crianças, assim elas não roubariam amendoim à noite, para comer na cama. Também a digestão não é perfeita.
-outra coisa é quando uma criança fica na frente da sua mãe enquanto ela varre. Ela dizia: filho(a) sai da frente, sabia que quando ser posto essa sujeira não vai casar? Isso era só para o filho(a) não ter tosse/gripe provocada pela poeira. Se ficasse onde onde estiver a peneirar, também diziam a mesma coisa. Sabe, nós crescemos num mundo fechado, nós sabíamos evitar ver nudez de alguém. Porque falavam que quem ver a nudez dos mais velhos será cego kkkk. Nos falecimentos nem adolescente ia. Mas hoje, mesmo um recém nascido vai no enterro, que mundo moderno! Antigamente uma sogra ou um sogro, era uma pessoa respeitada. Mas hoje sogro e um amigo da rua não tem diferença! Nora cria leis para sogra. E genro aponta dedo para sogro. Até entra na casa dos seus sogros, de calções! Cara de pau!
-antes, os pais aranjavam mulher para seu filho. Hoje em dia, o filho traz 3 namoradas diferentes por dia. E ainda por cima, vai lhes comer ao lado do quarto dos seus pais. E a menina sem respeito nem comprimenta, ainda vem de saias curtas! Desgraçada!
-Naquela época, quando a filha fugia do lar, o pai lhe mandava de volta. Hoje a mãe é que começa falar para sua filha levar mobília do seu lar e roupas voltar para casa. Diaba!
-Me lembro que ir visitar nossos avós e bisavós, era uma honra. Hoje em dia vejo jovens acusando suas avós de feiticeiras. Seus delinquentes!
-à muito muito tempo. As mulheres cuidavam dos seus Maridos. Davam seu melhor por eles. E eles eram chefes da família, que criavam leis, e os filhos e esposa obedeciam. Agora os homens são escravos das interesseiras. O marido vai trabalhar, a esposa chama outro cara para comer a maçã. Não faz nada além de trair o marido, tem empregadas. Só fica Facebucando e whattsappando com os amantes. Sua irresponsável!
-Quem me dera voltar para aqueles tempos... que visinho era segunda família. Amigo era segundo irmão. Mãe e pai eram chefes da família. A avó e o avú eram conselheiros. O professor ensinava. o policial era protector. O pastor era um exemplo perfeito de Jesus Cristo.
Hoje em dia, todo mundo vive um sonho, nada é real: os pénis são falsos, as bundas e seios são falsos, os amigos são falsos, até os profetas são falsos! Já não sei o que dizer😢😢😢😢😢😢...
#COELHO : Muito obrigado doutora, pelas sabias palavras. Espero continuar esta conversa, mais tarde.
___se vc leu até ao fim, partilha e siga a página, para não perder as próximas conversas.
Comentários
Escreve um comentário...

NACALA PORTO
O CASO DA PRAÇA DOS HERÓIS É MAIS QUE SÉRIO...
(O GOVERNO SOMA E AVANÇA...)
Parecia que o Governo do Distrito queria APENAS controlar o fluxo de partidos Políticos que por via do Município, querem usar a praça dos Heróis Moçambicanos. Mas, com as cópias de documentações detidas pelo Pinnacle News, fica claro que TODOS DEVEM PEDIR O USO DA PRAÇA DOS HERÓIS MOÇAMBICANOS DE NACALA, AO GOVERNO DO DISTRITO.
Prova disso, foi a presença dos animadores de Rádio Moçambique, pela praça dos Heróis Moçambicanos os quais, tiveram resposta positiva por parte da autarquia de Nacala e deram a conhecer ao Governo do Distrito, sobre as suas pretensões e exactamente pela praça dos heróis. O Governo local, por seu turno, num recente ofício nº463/GD/SD/2019, datado de 09 de Julho de 2019, o Conselho Municipal é COMUNICADO que a Rádio Moçambique iria promover uma programação e proximidade com o ouvinte. No último paragrafo, o subscritor, sem mais, saúda ao receptor!
Para o Pinnacle News, este é a segunda cotovelada consecutiva que o município recebe pois a primeira, foi de ser interdita a autorizar APENAS AOS POLÍTICOS e agora, também aos demais.
Iremos sempre actualizar com precisão, sobre estes casos! Para o caso, a Rádio Moçambique fez pedidos e todos autorizaram. Será engraçado quando um outro interessado for a pedir o uso do mesmo espaço e ser proibido por um destes!
18 membros do Parlamento que disputaram e venceram em um bilhete independente nas eleições de maio de 21 juntaram-se ao partido do congresso do Malawi.
Os 18 foram bem recebidos em um comício em lilongwe.
Relatado por taonga sabola
...Ver Mais

Sem comentários: