domingo, 14 de julho de 2019

Santos-Gatunos


Por Juma Aiuba
Com um pouco de azar, um dia iremos ajoelhar e pedir perdão a esses gatunos da pátria. É que os gajos estão a tornar-se inocentes a cada dia que passa. Um gajo que até ontem era proprietário de 20 crimes, hoje só tem um... e um crime muito fraco que logo a partida dá para ver que o gajo não será condenado.
Isto veio-me a cabeça por causa daquele tridente de gatunos dos aviões que viu as suas acusações reduzidas pelo Tribunal Superior de Recurso no passado 9 de Junho. Até há uns dias os gajos eram portadores de muitos crimes, mas hoje sobrou apenas um crime para cada um deles. E esse crime é "participação em negócio", por exemplo. Logo a primeira, vê-se que isso não tem estatuto de crime sério. Malta associação para delinquir, branqueamento de capitais, abuso de confiança, falsificação de documentos e burla por defraudação, etecetera, evaporaram. A história se repete.
Os juízes do Tribunal Superior de Recurso sentaram e analisaram as acusações desses bradas e concluíram que, afinai de contas, os gajos não cometeram "bons" crimes quanto se propala por aí. Ou seja, esses "juizões" descobriram que aqueles gatunos não são tão gatunos quanto se diz.
Daqui a pouco todos vamos descobrir que aqueles gatunos são mais inocentes do que aqueles bebes que estão no berçário do hospital central. Vamos descobrir até que os gajos usaram dinheiro do próprio bolso para comprar aqueles "Embraeres" e nós entendemos tudo ao contrário. Um dia nós seremos uns ingratos que cuspimos no prato que nos deu de comer. E vamos todos morrer de remorso. Será tarde demais quando nos darmo-nos conta de que esses gatunos eram a nossa maior bênção e não sabíamos. Do tipo aquele trio é a própria encarnação de Jesus Cristo, mas como nós não entendemos nada de profecias bíblicas, acabamos sendo injustos com eles.
E tanto bandido virando "artista". É tanto gatuno inocente que já nem anima ser honesto de verdade. É muito santo-gatuno para um país só.
Co’licença!
CARTA – 11-07.2019

Sem comentários: