quinta-feira, 11 de julho de 2019

Por telefone, Vladimir Putin conversa com presidente da Ucrânia sobre fim de conflito entre os países

Por Vladimir Soldatkin e Natalia Zinets, Reuters


Putin participa de programa na TV estatal russa — Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via Reuters Putin participa de programa na TV estatal russa — Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via Reuters
Putin participa de programa na TV estatal russa — Foto: Sputnik/Alexey Nikolsky/Kremlin via Reuters
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, conversaram por telefone pela primeira vez desde que o ucraniano assumiu o mandato. No telefonema desta quinta-feira (11), os dois falaram sobre o conflito territorial entre os dois países que se arrasta desde 2014.
Volodymyr Zelensky durante sua posse no Parlamento em Kiev — Foto: Vladyslav Musienko / Serviço de Imprensa do Primeiro Ministro da Ucrânia/ AFP Volodymyr Zelensky durante sua posse no Parlamento em Kiev — Foto: Vladyslav Musienko / Serviço de Imprensa do Primeiro Ministro da Ucrânia/ AFP
Volodymyr Zelensky durante sua posse no Parlamento em Kiev — Foto: Vladyslav Musienko / Serviço de Imprensa do Primeiro Ministro da Ucrânia/ AFP
Ambos os governos confirmaram que os dois presidentes debateram uma forma de resolver a crise militar, inclusive com a devolução de prisioneiros. De acordo com o Kremlin, o telefonema partiu de uma iniciativa do lado ucraniano.
Os dois também debateram a possibilidade de manter contato a respeito do assunto usando o formato "Normandia", que envolve a participação da França e da Alemanha, informou o comunicado do governo russo.
Em comunicado separado, a Presidência da Ucrânia disse que o principal assunto da conversa foi a libertação de marinheiros ucranianos detidos pela Rússia.

Novo presidente da Ucrânia

Volodymyr Zelenskiy após votar nas eleições presidenciais da Ucrânia — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko Volodymyr Zelenskiy após votar nas eleições presidenciais da Ucrânia — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Volodymyr Zelenskiy após votar nas eleições presidenciais da Ucrânia — Foto: REUTERS/Valentyn Ogirenko
Zelenskiy, um ex-comediante sem experiência política anterior, venceu a eleição presidencial da Ucrânia em abril e declarou que o fim do conflito entre separatistas pró-Rússia e as forças de Kiev é uma de suas prioridades.
No domingo, Zelenskiy disse que planeja continuar as conversas com a Rússia apoiadas pelos europeus a respeito de um acordo de paz, em grande parte jamais implantado, e que tentará libertar os compatriotas presos na Rússia – estes incluem 24 marinheiros.
O conflito no leste da Ucrânia irrompeu em 2014, pouco depois de a Rússia anexar a península ucraniana da Crimeia, e já matou mais de 10 mil pessoas. 

Sem comentários: