domingo, 15 de julho de 2018

Taça do mundo volta a França 20 anos depois

Foto de Unay Cambuma.


Antoine Griezmann: os homens não se medem aos palmos



DARREN STAPLES

O craque francês foi eleito o Homem do Jogo pela terceira vez neste Rússia'2018. Mas esta distinção teve um sabor especial: aconteceu na primeira final de um campeonato do mundo em que Griezmann participou. E marcou. E foi decisivo no regresso dos franceses à glória internacional. Fique a conhecer aqui a figura maior da armada gaulesa, que poderia até nem ser futebolista, devido à estatura.



Nascido a 21 de março de 1991, em Mâcon, Griezmann tem ascendência portuguesa. Herdou o talento para o futebol (ou pelo menos a vocação) do avô materno, Amaro Lopes, antigo jogador do Paços de Ferreira.
Reza a história que Griezmann chegou a ser rejeitado por várias equipas profissionais devido à estatura pequena. Contudo, em 2005, a sua carreira viveu um ponto de viragem, quando disputou um jogo particular frente aos juniores do Paris Saint-Germain, onde impressionou vários clubes. Nesse mesmo ano foi chamado para integrar o plantel da Real Sociedad, clube ao qual esteve associado até 2014.
As boas exibições no Anoeta despertaram a atenção do Atlético de Madrid, onde continua a brilhar.
Aos 27 anos, no auge da carreira, marcou numa final de um campeonato do mundo e ajudou a ultrapassar o trauma gaulês pela derrota caseira de há dois anos, face a Portugal.
Griezmann junta o título de campeão mundial a uma Liga Europa e aos troféus domésticos conquistados em solo espanhol. Ao serviço dos Bleus, já tinha também sido campeão europeu de sub-19, em 2010.

A Bélgica venceu hoje a Inglaterra por 2-0 num jogo onde se disputou o 3.º lugar do Mundial da Rússia. Apesar de ambas as equipas terem sido derrotadas nas meias-finais, foram hoje a jogo para discutir o terceiro lugar. Com este resultado, a seleção belga consegue a melhor classificação de sempre num campeonato do Mundo.

Milhares de pessoas saíram à ruas de Paris para celebrar a vitória da Fraça no Mundial 2018. A partir da capital francesa, com os Champs-Élysées a servir de palco e a Torre Eiffel de cenário, estas são as imagens dos novos campeões do mundo.

O craque francês foi eleito o Homem do Jogo pela terceira vez neste Rússia'2018. Mas esta distinção teve um sabor especial: aconteceu na primeira final de um campeonato do mundo em que Griezmann participou. E marcou. E foi decisivo no regresso dos franceses à glória internacional. Fique a conhecer aqui a figura maior da armada gaulesa, que poderia até nem ser futebolista, devido à estatura.

O capitão francês Hugo Lloris foi o privilegiado com a responsabilidade de erguer o troféu de campeão do mundo, num momento certamente ambicionado por qualquer jogador de futebol. A França é a nova campeã do mundo.

O médio Luka Modric conquistou este domingo a Bola de Ouro, o prémio de melhor jogador do Mundial 2018, que decorreu na Rússia, apesar da derrota da Croácia na final perante a França.

Vinte anos depois, a França volta a ser campeã mundial de futebol. Na final, frente à Croácia, os franceses venceram por 4-2 e sagraram-se campeões do mundo pela segunda vez.

A seleção francesa sagrou-se este domingo campeã mundial de futebol pela segunda vez. Na final do Rússia'2018, os gauleses venceram a Croácia por 4-2.

Videoárbitro analisa a mão de Perisic na área. O árbitro decide ir ver o lance e marca penálti a favor da França.

O guarda-redes francês facilitou e Mandzukic conseguiu fazer o segundo golo da Croácia.

Kylian Mbappé marca o quarto golo da França. Mbappé recebe a bola à entrada da área e remate rasteiro.

Mbappé cruza para a área, com Griezmann a passar para Pogba que falha o primeiro remate. Na segunda tentativa, Pogba remata forte e acerta na baliza de Subasic.

Taça do mundo volta a França 20 anos depois
Terminou este domingo o maior espectáculo de futebol, o Mundial 2018, na Rússia, o jogo teve lugar no estádio Luzhniki, em Moscovo, a final estava a cargo das equipas da França e Croácia.
Num jogo muito disputado, aos 19 minutos Mandzukic fez um auto golo dando vantagem a equipa francesa. E para revidar aos 29 minutos eis que por intermedio de Perisic a Croácia empata o jogo.
Na cobrança de penalidades Griezmann faz o 2-1 a favor da Franca. E para a alegria da formação gaulesa com os golos de Pogba e Mbappé aumenta a vantagem para 4-1.
Na tentativa de dominar a bola o guarda-redes francês, Lloris, oferece o golo a Mandzukic diminuindo a vantagem dos gauleses.
A  França vence pela segunda vez a Copa do Mundo derrotando a Croácia por 4-2.
Está é a primeira vez que a Croácia chega a final de um Mundial, e a terceira vez para França. A França chega a final em sétimo lugar no ranking da FIFA e a Croácia na vigésima posição.
Recorde-se que a França venceu pela primeira vez a copa do Mundo, em 1998, onde disputava o troféu com Brasil, por 3-0.

Sem comentários: