quarta-feira, 4 de julho de 2018

Para o deputado Antonio Muchanga, com um abraço cordial

Para o deputado Antonio Muchanga, com um abraço cordial
Em Maio, quando se celebrava a liberdade de imprensa, o deputado Antonio Muchanga (da Renamo) atacava o jornalismo livre. Ele se atirou contra mim. Disse que me procurava para amarrar-me com arame e levar-me a uma Esquadra policial; que tinha autorização oficial para concretizar seu desiderato de violência gratuita visando um jornalista. Fiquei escandalizado com suas declarações mas elas não me meteram medo. Do estrangeiro, preferi não reagir. Medo e tristeza. Suas declarações revelaram uma concepção despótica da autoridade pública. Violenta. Tirânica. O mesmo modus operandi da antiga guerrilha da Renamo, se projectando em mim agora na forma de um eventual futuro governo. Mau serviço para a Renamo. Mas este não é meu problema.
A única vez que escrevi sobre o senhor foi algures no SAVANA, quando ele fora detido de forma vexatória à saída de uma sessão de Conselho de Estado na Presidência da República, e enclausurado na penitenciária da Machava. Meu artigo era-lhe até simpático. Eu tentava captar em seus traços biográficos as sementes da sua rebeldia. Meu texto, disse-me ele mais tarde, até foi instrumental para a melhoria do tratamento a que estava devotado na cadeia, no que a alimentação dizia respeito.
Nesse debate sobre a liberdade de imprensa em Maio na Miramar ele se insurgira por um artigo eventualmente dado à estampa no jornal Público (local). Mas nunca assinei nesse jornal um artigo onde ele era protagonista. Seja como for, no lapso de tempo que editei o Público minha autoridade era limitada. Nem tudo que saía passava pelo crivo do meu contraditório. Legalmente, como editor, até me posso responsabilizar. Mas substancialmente não aceito a culpa.
Mais importante que minha impenitência é o carácter loose cannon das declarações do deputado. Faz lembrar um certo passado sinistro da “luta pela democracia”. E imaginem um Muchanga como Ministro do Interior. Imaginem! Não. Não vou dar cavaco à deriva do seu stinking thinking (queria poder escolher dizer pandemónio verbal mas trata-se mesmo de uma questão de poluição mental, de alguém que mama nas benesses de nossos impostos para atirar contra a liberdade de expressão, uma das mais estruturantes instituições da democracia).
Não! Ele não tem como me intimidar. Em meus anos de jornalismo interventivo já recebi ameaças mais violentas, uma delas concretizada no simbolismo cruel da oferta de galinhas vivas à porta de casa, por ter beliscado as “vanities” maternais da antiga primeira-dama. Já vivi, pois, terríveis fontes de medo mas nunca vacilei e sempre me enchi de coragem – de uma coragem que não é apenas a ausência do medo mas a capacidade de me impor, com caneta, na razão e justiça, perante essa fonte de medo.
O deputado Muchanga, se se sentiu ofendido por qualquer escrito a mim imputável, que meta a devida queixa. Mas andar por usando a liberdade de expressão para lançar seu odor bafiento sobre o jornalismo, ameaçando, e projectando a polícia pública como uma entidade que age e reage sob preceitos de violência ao simples esganiçar de um político, não. Isso não! Apesar do carácter eutanásico da maioria das nossas entidades de justiça ainda resta alguma decência e algum respeito pela Lei.
Do meu lado, haverá sempre espaço para uma relação cordial. Meu mentor de jornalismo ensinou-me que comportamentos como o de Muchanga vão sempre existir. O bom jornalismo deve ter a capacidade de enfrenta-los e seguir em frente. E nunca responder uma perseguição com perseguição. O bom jornalismo não segue esse diapasão.
Um abraço a todas as vozes de solidariedade, ao CSCS, ao Misa e ao SNJ.
GostoMostrar mais reações
Comentar
40 comentários
Comentários
Efraime Macitela Está tudo esclarecido... Me deixaram muito inquieto as palavras de António Muchanga. 

Meu bom conterrâneo siga enfrente.


Estamos juntos...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Lazaro Bamo “Nunca responder perseguição com perseguição” strong and deep
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Wilson Assumane Mantenha o seu ideal
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Adelino Buque Seja bem -vindo Marcelo Mosse! As suas analises faziam nos falta incluindo o esclarecimento que acaba de dar, obrigado.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Naine Mondlane Subscrevo,Dr!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jeronimo Matavel Huuumm o teu silêncio, cheguei a pensar que tivessem algemado as tuas palavras... Bem vindo Marcelo Mosse!!!!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Mosse Ilusorio Nhamposse Grande texto caro Mosse, este homem foi simplesmente infeliz nas suas declarações, tive a sorte ou cuidado de acompanhar. Deveras tristes para um representante do povo, aliás “suposto representante” pois com aquelas desnutridas declarações do mês de Maio, só veio sentenciar o infertilidade do comportamento deste senhor. Muita força ilustre chará. Well como back.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Vasquinho King Muchanga parecia lobo mau mas já está domesticado
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Uriel Menete Saudades Tuas e dos teus escritos mais velho...Fraterno Abraço...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Sofar Muzima Estas de volta meu caro...bem dito.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Joao Cabral Tigres de papel....ja agora, quando o inimigo nos ataca, é sinal que estamos a agir corretamente!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Dino Dulá Kakakakakkakaka
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jr Chauque Ele merecia estas palavras, o Muchanga o que tem mais é cabeça oca e infelizmente sem postura nem para deputado... Mas enfim.. Fazer mais o quê?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Malume Mabjaia Jr Chauque é que tem postura para deputado?

O que é postura para deputado?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Malume Mabjaia Hehehehehe
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jr Chauque Malume Mabjaia sabes muito bem do que falo que não vou precisar de te responder, e te s que aceitar críticas dos membros da Renamo e do Próprio partido se for meu amigo, leste mto bem o post do Marcelo Mosse e viste tudo que se fala do COMPORTAMENTO do Muchanga... Enquadra se na falta de POSTURA do tal...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Sérgio Mahoque Marcelo Mosse, é #AntonioMuchanga uma das figuras publicas que pouca ou senão nenhuma credibilidade lhe é dada nas suas abordagens. Perdoemo-lo, poucas são as vezes que sabe o que diz.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)Editado
Homer Wolf Respect!...👏👏👏👏👏👏
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Fortunato de Almeida E eu lembro-me bem daquelas galinhas... 

Mosse, GO AHEAD!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Jose Bulafo Força ai meu irmão
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Félix Esperança Finalmente. A quanto tempo sem essa escrita límpida e "doce" de se ler!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Initovitch Gulupov ...resposta com efeitos retroativos! Mu dhi gui sona uwe...!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
António Muchanga Força mano Marcelo Mosse. Bem vindo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Miguel Manjaze Para mim, aquele pronunciamento do senhor Antonio Muchanga, nao passou de uma satira. Por isso, nao me foi estranho o silencio do mano Mosse. Esse tipo de assunto, para um individuo serio e com muitas tarefas, sao e serao destaque na ultima pagina da sua agenda. Bem vindo mano Mosse!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Belmiro Joaquim Baptista Bom Regresso Marcelo Mosse,força a luta continua .Abraço
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Emerson Eduardo Nhampossa Estranhei o silêncio.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
John Wetela ok, esta compreendido, no inicio da leitura pensei em ler bombas de insultos nao estava a gostar voltar a tocar no assunto ultrapassado. mas ao longo do texto percebi que nao tinha insultos, ok. 
'' mas algo nao conco
rdo que alguem que zanga com outro tem a ver com questoes militares dos 16 anos. iria dizer que desde que nasceu Mosse, todos que consigo zangam por vosso problema seja da renamo. seria assim com seu pai,mae,irmaos,todos amigos que consigo cresceu. se alguem e da renamos nao e santo DEUS. voces sabem os dois o que cada um teve com o outro como contas, nao que seja os 16 anos de guerra de mocambique e que essa guerra nao esteve so a lutar sem outro adverssario com arma.'' mesmo assim demorou, foi bom dum lado para arefesser o barrulho, e respondeu bem, sem tantas rugas. e era da opiniao voces figuras assim, nao se provocarem atoa para ver o outro como vai reagir, e de que partido e? vossos assuntos onde andam voces e que sabem. nao se publiquem ate nos sabermos do que houve ontem, termine la convosco.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Joaquim Gove John Watela, wowww??? Há vezes em que calar não deve ser uma atitude demasiada... Prefiro calar-me face às suas ideias. Quanto às do Marcelo, acho-me sortudo em poder tirar algum aprendizado muito proveitoso que no que à este tipo de situações se refira (digo: em casa letra, vírgula e ponto).
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Kendo Mangulle Entendido
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Neves Nhavene Double like.
Gerir
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução2 dia(s)
Oweni Esmael 😂😂😂😂😂😂😂 mas também....chega conflito e agitação, não tem como discutur ideias construtiva eiiiiiipa!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Paulo Monteiro Você pa! Porque não reagiu na altura PA, um, VC PA!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Ido Alfred De volta , parabéns
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Sonito Wana Guiamba Estamos juntos, mano Marcelo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Sony Horta Horta Tio Muchanga, kkkkk ha pessoas que não partiram lapis..... Granda texto.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Eduardo Nhabanga Well come back MM.
Gerir
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução2 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Nelo Txuma Power...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 dia(s)
Edson Bule Amigo Marcelo Mosse, seja bem vindo, e gracie nos com o teu escrito. Abraços
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Muzila Wagner Nhatsave welcome back brother
Gerir
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
ResponderVer Tradução1 dia(s)
Luís Loforte Marcelo Mosse, quando o escutei dizendo o que disse, fiquei revoltado, mas depois lembrei-me que o Muchanga é changane e que é preciso entendê-lo nessa dimensão. Lembrei-me de um amigo, já falecido infelizmente, que disse a uma família que se ia apresentar, querendo a "mão" da filha: "não vos quero aqui, se quiserem a prova de que não quero por genro o vosso filho, vou subir esta mangueira e atirar-me lá de cima, para baixo!". Anos mais tarde, em agonia, o meu amigo só se sentia bem ao lado do...genro. Perdoa o Muchanga!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Domas Antonio Kkkkkkk, I won't loose the revenge next Sunday "Resenha semanal"!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Gui Maciel Longa vida...indomável 
Sabias palavras.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h

Sem comentários: