sábado, 21 de julho de 2018

Razaque Manhique: um sobrevivente sem muitas hipóteses de se impor à veterania

Razaque Manhique: um sobrevivente sem muitas hipóteses de se impor à veterania
Na semana que vém, a Frelimo vai finalmente escolher seu cabeça de lista para as eleições municipais de Maputo. Dentre os três candidatos enviados pelo comité da cidade para homologação pela Comissão Política, consta o nome de Razaque Manhique, jurista com experiencia gestão empresarial, o único que sobrou de uma razia centralmente dirigida apostada em proteger a veterania em desfavor da juventude. Outros candidatos são Eneias Comiche e Fernando Sumbana.
Eventualmente, Manhique, que é vice-presidente da Assembleia Municipal desde 2013, é o único cuja candidatura é oriunda das bases. Alegadamente, ele também reivindica o suporte da OJM e da OMM, tal como Samora Machel Jr. É o sobrevivente entre todos os jovens (Edson Macuacua, Gilberto Mendes, João Matlombe e Samora Machel) que almejavam o mesmo lugar. É esperado que a Comissão Politica homologue as três candidaturas, que irão passar depois pelo escrutínio, em votação secreta, de cerca de 120 membros do comité da cidade. Manhique vai tentar remar contra a maré.
Há quem diga que ele foi arrastado até onde chegou como fauna acompanhante, ou seja, suas possibilidades de vingar são diminutas. Entre todos os outros jovens que ficaram pelo caminho, Manhique (que já foi director da Academia Mário Esteves Coluna e assessor do CA do Hospital Privado de Maputo, para além ter passado pela direcção do Instituto Tecnicol) é visto como o menos capaz para disputar contra Comiche e Sumbana, tanto mais que a orientação de voto da Comissão Política tenderá para a eleição de Comiche.
Pondo de lado eventuais diferenças entre Filipe Nyusi e Graça Machel, que terão levando ao afastamento de Samora Jr. com argumentos pouco convincentes, a opção por Comiche decorre alegadamente da necessidade de se garantir mão forte e experiente que tome conta da urbanização da margem sul, a Catembe, depois de um investimento de cerca de 800 milhões de USD na construção de uma ponte de 3 km.
Nos meandros da Frelimo, o debate recorrente encerra uma frustração por essa hesitação da liderança do Partido em dar à juventude os destinos da governação da cidade depois do cinzento consulado de David Simango. Os destinos de Maputo, comenta-se, devia estar nas mãos da juventude e não de gente em idade de reforma, independentemente de sua competência e carisma. Por outro, alega-se que o expediente usado para o afastamento dos nomes mais jovens violou a directiva sobre eleições interna. Seja como for, as correntes juvenis da Frelimo ainda podem contar com Razaque Manhique, descrito como um homem de convicções próprias e uma grande dose de integridade.
Dois membros da Assembleia Municipal dizem que sua postura nos trabalhos mostrou uma capacidade para aglutinar diferenças e colocar água na fervura quando as discussões descambavam para radicalismos de cor partidária; dizem também que seu maior trabalho como vice-presidente do organismo foi dinamizar a cooperação internacional da autarquia. Mas dificilmente sua candidatura vingará. Se seu nome for homologado, ele será um peso pluma desafiando dois pesados.
Na foto: Razaque Manhique com o Presidente Nyusi.

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Elsa Do Rego U have a nice picture to frame it
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Domus Oikos Ataque? Só pra distrair. O candidato da Frelimo escolhido a dedo por... é Comiche.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Linette Olofsson Domus Oikos e se não passar no voto secreto ?
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder6 min
MaNuel Bila Talvez seja altura de jovens assumirem o CMCM, procurar decanos não será solução para todos problemas, pois alguns jovens podem trazer soluções mais dinâmicas... OJM deve começar a por o seu "produto", mais vezes, na linha da frente... 

Se continuarem a buscar solução nos decanos quando é que teremos jovens preparados? Se os decanos decidirem nos abandonar o que vai acontecer?

Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
David Nhassengo Viva a juventude
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder55 min
Magacebe Majacunene Jovens,sim,outra vitalidade.
Contudo,devem ser testados no decorrer de um ciclo de anos.
Tal é possível deixando-os conquistar o seu espaço.

Receios resultam da hesitação quanto aos objectivos: as liderancas sugeitam-se ao projecto ou,o projecto sujeita-se ao líder eleito?
A passagem de testemunho é algo que deve ser normal e em tempo útil.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder46 min
Sic Spirou ...democracias partidárias sempre com um viés de autoritarismo centralizado!! que venha o diabo e escolha o menos mau!!
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder29 min
Paulo Monteiro Viva a juventude, nada de atirar areia nos nossos olhos, comiche e sumbana já deram u k tinham a dar, será k não existem outros mocambicamos c boas ideias e capacidade de gestão? Porque caminhar olhando para traz, porque tanto medo do futuro, com esse pensar nunca teremos desenvolvimento! Força juventude e espsramos k Razaque Manhique seja o candidato p é a melhor opção é jovem e conhece os problemas fã juventude na pele e vive e convive c a juventude, os outros dois candidatos são meros comerciantes c ambições comerciais sobre a coisa pública, contrariamente a Razaque Manhique,. Afinal u k se pretende mesmo? Condomínios e prédios de luxo k estão muito a quem dos citadinos jovens? Força Razaque!
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder24 min
Sandro Issufo Apesar da idade, ainda vejo o Eneas Comiche como um EXCELENTE candidato, um homem vertical e de obra feita...protagonizou a maior revolução na Cidade das Acácias, em apenas 1 mandato, deixou SAUDADES ...em relação aos candidatos "jovens", infelizmente esses jovens não são sinónimo de vitalidade e dinamismo, os jovens não se assumem como alternativas, estão a espera que o Poder seja lhes passado por herança, NADA fazem para merecer a confiança de seus pares.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder

Gilder Anibal partilhou uma publicação.
19 h · 
A FRELIMO em Maputo, vai ter um desafio muito agrevisso. O Dr. Davis Simango não deixou boa imagem nem para o partido muito menos para o rosto da cidade de Maputo.

Uma capital que ainda ostenta rosto colonial degradado, buracos em todo o lado, jovens drogados, segurança social comprometida, custo de vida exagerado, em fim, todo um conjunto de desenvolvimento humano degradado aos olhos de um edil que me parece que, vai sair pela porta pequena. Eu penso que, é preciso gostar de coisas bonitas para fazer desenvolver uma jurisdição sub nossa gestão!

É necessária uma MUDANÇA DE MENTALIDADE para o país desenvolver.

_______________
Em povos desenvolvidos, não importa a camisa que se usa deste que, garanta a qualidade de vida do usuário. É o mesmo que se pode dizer sobre a governação. Não importa o partido que governa. Para o povo, importa sim, de ser bem governado.
_______________
Governar custa. É teológico, (1 Temóteo 3 :4-5). A RENAMO que se parecia diabólica, pode se tornar em um anjo Gabriel aos olhos dos antigos combatentes! Estes, pararam no tempo e o partido FRELIMO parece estar muito atrasado quanto ao assunto de boa governação e construção de um Estado moçambicano independente!


Reproduzir
-3:17
Definições Visuais Adicionais
Inserir Ver e NavegarClica para aumentar Reativar
3170 visualizações
Edgar Barroso
20 h
Discurso de consagração de Venâncio Mondlane, após ser eleito como cabeça-de-lista da Renamo para o Município de Maputo. Vai ser muito difícil bater este jovem, concorrendo com velhotes ou herdeiros...

Gosto
Partilhar
4141
3 partilhas
Comentários
Eurico Nhassengo
Eurico Nhassengo Agora ja esta feito, apenas deve avancar
3
Gerir
Gosto · 19 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal A questão aqui, não é o partido. É o tipo de gestores que se deve apostar. Essa coisa de partido penso que, não tem muita importância.
5
Gerir
Gosto · 17 h · Editado
Uriel Menete
Uriel Menete Davis Simango nunca liderou Maputo... Lapsu calami no mapeamento
Gerir
Gosto · 18 h · Editado
Gilder Anibal
Gilder Anibal Então, quem estava no commando?
Gerir
Gosto · 19 h
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba DAVID SIMANGO
Gerir
Gosto · Ver Tradução · 19 h
Uriel Menete
Uriel Menete Kkkkkk... Tens de te empenhar mais no mapeamento irmão... Os dados errados dão lugar a resultados errados..
1
Gerir
Gosto · 18 h
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba
Pentecostes Mumba Nellyto Mumba Assim Gilder Anibal tipo não leu nada...
Gerir
Gosto · 18 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal Uriel Menete. Oops! O game está super agressivo irmãos
Gerir
Gosto · 17 h
Uriel Menete
Uriel Menete 2: se não importasse a Camisa... Não haveria trocas de camisas por todo mundo... E VM também não teria mudado a camisa... Gilder Anibal
Gerir
Gosto · 18 h
Khossa Mafanissani
Khossa Mafanissani A política é complicada e mal conhecida.

Se eu perguntasse ao Dr Venâncio Mondlhane se já tem o Draft do Plano Orçamental e de Actividades (PAO) para a efetividade destas falácias caso vença as eleições, será que responderia positivamente? …Ver mais
Gerir
Gosto · 18 h · Editado
Gilder Anibal
Gilder Anibal Pelo que eu saiba, o Município dd Maputo gera a maior receita municipal relativamente aos outros. E se quisermos comparar com o de Nampula, na gestão do Dr. AMURANE (RIP), este desenvolveu mais rápido do que o Município de Maputo. Portanto, a razão é o…Ver mais
1
Gerir
Gosto · 17 h
Uriel Menete
Uriel Menete 3: o que entendes por segurança social? E onde entra o Município no teu conceito de segurança social.?
Gerir
Gosto · 18 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal Eu penso que, estou a debater com disinformados. Como é possível, não entrar a segurança social numa autarquia?
2
Gerir
Gosto · 17 h
Uriel Menete
Uriel Menete Para mim isso foi uma não resposta... Se para me responder é necessário classificar me como desinformado... Não há mal mano... Mas responda por favor.
Gerir
Gosto · 17 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal Uriel Menete. Vai ao Conselho municipal. Terá respostas.
Gerir
Gosto · 17 h
Uriel Menete
Uriel Menete Irmão estas zangado? É uma pergunta... O motivo pode ser minha ignorância na matéria... Não zanga... Me explica
Gerir
Gosto · 17 h
Cremildo Chichongue Palestrante
Cremildo Chichongue Palestrante Acho que o erro está na sua questão " o que Entendes por segurança social?" fica parecendo que está a tentar testar a capacidade dele e que está errado na sua abordagem.. Por isso a resposta dele...
Mas meu caro.. A segurança social dos cidadãos não é o foco principal de qualquer governação mesmo?
Gerir
Gosto · 11 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal Há pessoas que se aproveitam dos meus posts para mostrar que são KIWISTAS do partido FRELIMO. Mas irmãos, quem vos disse que um partido político desenvolve com puxa-sacos, lambe-botas e bajuladores? Que FRELIMO é essa que vocês estão a tentar KIWAR? Será é aquela que eu sirvo? Tsen.
1
Gerir
Gosto · 16 h · Editado
Carlitos Nhacua
Carlitos Nhacua Bro, humildemente peco significado de KIWISTA, kkkkkk
1
Gerir
Gosto · 17 h
Gilder Anibal
Gilder Anibal Hehehe. KIWISTA é todo aquele que mesmo o seu boss peidar com cheiro de DIARREIRA, o gajo manda, puxa, o ar está doce ou por outra, aquele indivíduo plantão que presta serviços extra profissionais. É chamado de KIWISTA.
1
Gerir
Gosto · 16 h
Carlitos Nhacua
Carlitos Nhacua KKKKK....
1
Gerir
Gosto · 16 h
Atanasio Caetano
Atanasio Caetano Esta ai exemplo de um Kiwista
Gerir
Foto de Atanasio Caetano.
1
Gosto · 11 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Sem Gilberto Mendes, sem Zamora Machel Jr e sem outros jovens da frelimo vai ser difícil derrotar este jovem de nome Venâncio Mondlane. Que os velhotes de 1964 - 1975 se cuidem e não queremos ouvir que alguém foi parar no HCM por causa de AVC.
Gerir
Gosto · 12 h

Sem comentários: