terça-feira, 10 de julho de 2018

DA PRISÃO DE GUEBUZA A "FALÊNCIA" DO ESTADO DE DIREITO

DA PRISÃO DE GUEBUZA A "FALÊNCIA" DO ESTADO DE DIREITO
Este "inglório" tempo de crise "económica", mas acima de tudo de valores, revela a emergência de muitos "especialistas", que se formam juristas, economistas, psicólogos num ápice... igual ao engenheiro de construção civil que se forma em 10 h de voo, TAP, entre Portela e Mavalane!
Vejo muita cólera chamar-se ciência, vejo muita inveja apelidar-se razão, como vejo muita ignorância tornar-se arma letal... vejo o preocupante silêncio do "bons"... e vejo uma sociedade que porta-se igual ao povo que escolheu a crucificação de Cristo no lugar de Barabbás (que andará nas matas a ordenar que pessoas sejam mortas e impedidas de prosseguirem suas justas expectativas...)
Não será minha sina defender o indefensável, mas será minha defender que inocentes, à luz da Lei, porque à luz do subjectivismo nunca seremos tais defensores, tenham sua dignidade e direitos intactos... digo isto porque vejo um mundo ávido e desejoso de ver Guebuza preso, dispensando para o efeito o devido Mandado e as regras processuais que ensinam a fazé-lo... isto apenas depois de analisados os factos que o possam determinar ou não... portanto haverá que ter factos minuciosamente analisados e haverá que seguir a Lei para o julgamento e posterior condenação... aí sim veremos coincidência ou não entre os nossos interesses, às vezes inconfessos, e o veredicto dos homens da Lei, também falíveis porque homens!
Pelo que "prender" Guebuza fora do formalismo devido, deve lembrar a inquisição e nunca um Estado de Direito Democrático.... que a suceder significará a falência de tal Estado... tal como a pretensão, pois a justa pretensão deverá ser a da busca da verdade material, que desconhecemos!
p.s. haverá um homem de mãos ensanguentadas que exige sem cessar "justiça"... tal homem se torna ávido apenas porque o que se lhe podia imputar andará prescrito... 
p.s.2 haverá igualmente que escrever sem cessar sobre este "hiato" de dívidas... portanto apenas o início!
13 Comments
Comments
Rodrigo Fernandes Gostei de ouvir!...mas e muita pena. O nosso Pais depende de voces!
Manage
Alexandre Chivale Ó sotor, às vezes o que parece não é! Sotor tá lembrado de como está a "Djilma"? No "Brasiu" parecia que a ideia era caçar o Lula, mas o fim último era a Presidenta! Algo me diz que na Pátria Amada a empreitada tem os mesmos contornos e propósitos!

Jikulumeso!
Manage
Isalcio Mahanjane Aí Sotor prometo escrever nas próximas horas...
Manage
Licinio Mauaie São "maderssos" , depois vão nos dar "xabude"
Manage
David Mahoche Kkkkkkk... Realmente meu Cda. Quadro!....
Manage
Fernando Jorge Francisco Cumbana É pena que os ditos doutores nao empregam os seus conhecimentos para o bem da sociedade ,procurando soluçoes cientificas para resolver tantos problemas do país.Logo que tem canudo desdobram se em debates nas redes socias criticando o poder,mas sem trazer soluçoes alternativas.Se o motivo è protagonismo deviam se empenhar mais no trabalho depois aparecerem para amostrar a competencia
Manage
Filimao Suaze Muito obrigado Isalcio, well done my friend,well said. Com tanta poeira hoje em Maputo, os de ja orelhas antes empoeiradas, te ouvirao com muita dor e perturbaçao. Invejo-te a acutilância e contundência.
Manage
Augusto BáfuaBáfua Je suis "Presidente Aberto"...
Manage
João Ferro Ferro bem soado mas algo falta em vês de falar falar...queremos nos a conclusão da vossa competência para o mesmo.
Manage
Jeronimo Pelembe MEU IRMAO, EU NAO SOU POLITICO E NEM TO INERESSADO NESSA DROGA MAS 'E VERDADE QUE HA EXAGEROS POR PARTE DE ALGUNS MEMBROS DO PARTIDO CUJO NOME NAO SE PODE ESCREVER.
Manage
Jeronimo Pelembe DO JEITO QUE "FALAS" 'E COMO SE ACABASSES DE DESCER DO PLANETA MARTE OU QUALQUER OUTRO MENOS EXPLODADO E DEREPENTE LHE PEDISSEM PARA DIZER ALGO SOBRE A ACTUALIDADE POLITICO-ECONOMICA DE MOZ. EM ALGUM MOMENTO TEMOS QUE ENCARAR A REALIDADE. E NAO PARTIRMOS EM DEFESA DAQUELES QUE DESGRACAM O POVO TODO.
Manage
2yEdited
Isalcio Mahanjane Jeronimo Pelembe, pedir-lhe-ei para que avance com argumentos que me contradigam... acima de tudo jurídicos... paixões à parte... quanto ao resto, donde pareço vir, sugiro que guarde para si... tem um bom dia! Ainda sobre a desgraça popular... tenho comigo que precisaria de elabora muito sobre tal para nos dar a real visão do que se passa...
Manage
Jeronimo Pelembe QUANDO ESTIVERES A TRATAR DE ASSUNTOS COMO ESTE TENS QUE SER UM POUCO MODERADO MEU IRMAO. EU NAO SOU JURISTA SOU APENAS UM CIDADAO QUE TEM ALGO A DIZER SOBRE OS TEMAS DO DIA, AINDA QUE ESTEJA ERRADO. BOA SEMANA PRA SI E A FAMILIA TODA
Manage
Isalcio Mahanjane Jeronimo Pelembe, meu cuidado será tão só referente as regras jurídicas e de deontologia... porque não andarei por outras águas... quanto ao cuidado que pede, confesso não ter medo, já andei injusta e ilegalmente preso, faltar-me-á a refeição de raízes, que inevitável, tarde ou cedo... Alexandre Chivale, já só olho!
Manage
Alexandre Chivale Só podes. Equação algébrica não é para qualquer mortal
Manage
Felisberto José Utui Eu só lhe recordo ó Isalcio que nem sempre que cada um de nós pensa está correcto. Daí, mormente se reconhecemos nosso desconhecimento ou parco domínio de uma certa matéria a que nos queremos debruçar por via de opinião. Correcto seria admitir que os outros também podem ter razão sobrado na área a que mais dominam. Em chope se diz: "Malala wô xi dwe" isto é "cala e escute!" Este provérbio diz muito sobre a prudência e o aprendizado de novas coisas
Manage
1yEdited
Marta Cuna kkkkkkkkk
Manage
Antolinho André De facto a excelente elaboração do presente texto dispensa qualquer argumento senão intervenções mal elaboradas misturadas com insultos sinal de que não tem argumentos válidos e consistentes sobre a matéria.
Manage
Tania Delma Ubisse A quem um dia fez juramento para o bem da sociedade mas agora nem o valor da mesma tem estou indignada .
Manage

Sem comentários: