sábado, 14 de julho de 2018

Autocarro arde em plena via pública na EN4

Foto de Júlio Khosa.

Autocarro arde em plena via pública na EN4
Um autocarro de transporte colectivo de passageiros ardeu na manhã deste sábado, na Estrada Nacional número 4 depois da ponte do bairro Luís Cabral, em Maputo.
O autocarro transportava cerca de oitenta passageiros do bairro Nkobe para a baixa da cidade.
Segundo o motorista do autocarro, ninguém ficou ferido. No entanto, o trânsito esteve condicionado nas primeiras horas de hoje.
O motorista disse ainda que esta é a segunda vez que algo do género lhe acontece; a primeira foi com um autocarro da Empresa Municipal dos Transportes Públicos de Maputo (EMTPM).
O fogo foi debelado pelos trabalhadores envolvidos nas obras da EN4 que para o efeito usaram os seus camiões cisternas.
Uma passageira, que esteve no autocarro quando o incidente ocorreu, conta que perdeu todos os seus pertences; a sua preocupação, na hora, foi salvar as duas crianças com quem viajava.
Ainda não são conhecidas as razões do incêndio.
DEUS EXISTE E SALVA!
Eu estava neste autocarro de Nkobe- Baixa. Vinha de Nkobe. Começou com uma explosão que pensávamos que fosse um dos pneus de frente. Não era o pneu. Provavelmente era um curto circuito no motor. O motorista deu ordem para descermos. Todo o mundo em pânico!
Eu estava quase na porta de saída. Ví a fumaça no motor, ao lado do motorista. Desci. Do lado de trás via uma senhora a rebolar, caindo das escadas da porta de trás, outros a saírem pelas janelas!
Eu e outros, atiravamos areia debaixo do machimbombo, pois notava-se óleo queimado que jorava e pegava fogo. Apagamos mas notamos que debaixo do motor havia outro fogo a arder. Não havia extintor! Não havia como. A fumaça por dentro, do lado do motorista começa! Ele desce.
Em pouco tempo, todo o machimbombo estava em chamas! Mas, como Deus estava connosco, ninguém ficou lá dentro. Quando isso sucedia, todos os passageiros, motorista e cobrador já estavam fora.
Chegou um carro de tanque de água da NU AFRICA TRASNPORT para debelar o fogo e depois, imediatamente, chega o outro de WBHO para debelar o fogo.
O primeiro a sua água não tinha pressão. O segundo é que era forte. Ambos evitaram o pior. Debelaram o fogo.
Quando saímos de lá, os nossos salva vidas, os BOMBEIROS DE MOÇAMBIQUE era antes de chegarem. Como também, não cruzamos com eles a irem para lá. Pois, o trabalho já estava completo. A WBHO estava para puxar o machimbombo para permitir a circulação normal de carros que vem da Matola.
Upfff!!! Deus existe e salva!
Seja louvado.
JK

Sem comentários: