terça-feira, 11 de outubro de 2016

Proibido ficar doente!


Há dias, um dos canais televisivos privados moçambicanos, veiculou uma notícia com o seguinte teor: “Saúde em Nacala”: “Sector apela a utentes a procurar hospitais durante o dia para facilitar atendimento”.
Pois, cá estamos. Qualquer pessoa atenta percebe que este país está de avesso. É o caos total. Quer dizer, nessas condições é proibido alguém ficar doente de noite. O pessoal médico à essa hora não está. Não há atendimento de noite. Quem quiser ficar doente que seja de dia.
Ademais, é preciso que cada nacalense monitore o seu organismo. Nada de descuidar-se e ficar doente de noite. Não terá como ser atendido. O engraçado disto tudo, é que, até onde sei, os hospitais públicos funcionam 24/24. E há pessoal médico escalado para todos os turnos. O que está a acontecer em Nacala? O que o Ministério da Saúde tem a dizer?
Este meu Moçambique está a saborear dias amargos. O colapso é total. Acabamos por não saber, ao certo, se tem pouco pessoal médico ou não há dinheiro para pagar os que deveriam estar no turno da noite. Que Estado é este?
Moçambique recuou muito no tempo. Tudo, mas tudo mesmo, está difícil. Um indivíduo tem que ter medo de ficar doente. Pior se essa doença lhe acometer à noite. Estranhamente, é que a titular da pasta da Saúde, Nazira Abdul, não aparece a justificar que medida é essa. Em qualquer país normal, tal já teria merecido uma explicação convincente ou custado lugar ao titular da pasta da Saúde. Moçambique, Moçambique, Moçambique…
E há mais: será que de dia esses hospitais de Nacala têm pessoal médico suficiente para atender os doentes? Estão criadas as condições? Porque todo o indivíduo que adoece de noite, sabe, de antemão, que não pode se deslocar ao hospital de noite. Então, se ainda estiver vivo, só o fará pela manhã. Estou a imaginar esses precários postos de saúde abarrotados de doentes.
Atende-se quem tiver algum dinheiro para corromper algum funcionário hospitalar. Quer dizer, com esta medida estão criadas as condições para que haja corrupção. Qual é o doente que não quer ser atendido com alguma urgência?
Estou realmente perplexo. E sinto pena dos meus compatriotas. Isto está cada dia pior. E parece não haver alguém interessado em melhorar a vida dos moçambicanos. Só discursos e mais nada, enquanto o povo come o pão que o diabo amassou. Até quando?
E Nacala é uma pequena amostra. Isto arrasta-se pelo país afora.
Nini Satar
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Januario Mimbir Bem dito, brevemente haverá clínicas privadas próximo dos centros de saúde que só funcionam das 9hr as 14hr, ou por outra, as horas extras serão pagos directamente ao médico pelo Doente. Corromper um um funcionário hospitalar será algo normal. Até quando?
LikeReply46 hrs
Feizal Mamad Salé Não é so em Nacala, Beira tambem! Vais ao hospital central de madrugada e estao todos a dormir, para ser atendido tem que dar gorjeta! Experincia propria: fui com meu irmao e minha sobrinha por volta das 0:00, e o medico sai do gabinete todo com sono, a babar-se pela boca e diz que tinha que espera pelo seu colega! Perguntamos, entao o que estava ele fazendo ai, ele respondeu: eu ja nao estou a atender!! Sr tivessemos tirado uma nota, seriamos atendidos de imediato! Mas, foi a resposta errada dele, e pior foi o que lhe aconteceu à seguir...!
Esta chegando o tempo que so ganha quem tiver dinheiro, se nao tiver dinheiro tera que se ter forçaaaaa!
LikeReply4 hrsEdited
Edna Delma So pensei....
LikeReply24 hrsEdited
Naldo Manhique Espero que haja esclarecimentos por parte da ministra da saúde.
LikeReply16 hrs
Miwuah Froid Mas mesmo.
Já temos que escolher a hora o dia e até o local para adoecer.
Fracamente.
LikeReply5 hrs
Jurema Mineses Quando passou esse reportagem realmente questionei me, até ponto nós chegamos é uma lástima.
LikeReply1 hr
Dulce Claudia Bom dia senhor respeito às suas publicações me faz crer que tens uma mente aberta ,e olhar clínico. mas já agora para de creticar o que estamos carecas de saber:Nós de ideias práticas para minimizar o colapso total. Eu e mais alguns dos teus seguidores vamos a
erguer a cabeça e lutaremos. Desculpa sou uma humilde jovem com esperança de um amanhã melhor. abraços
LikeReply26 hrsEdited
Ser - Huo O país anda mal sim, mas desta vez sua análise é muito tendenciosa, e daqueles tipo "bota-baixo". Eu vi essa notícia, a directora de saúde de Nacala disse "os utentes devem procurar os serviços de saúde durante o dia", e acrescentou: "excepto os casos de emergência - aqui deu exemplos de casos de emergência - que são atendidos mesmo a noite". Vamos ser sérios.
(não estou a dizer que não sei dos problemas nossos, mas também sei que não vamos resolve-los inventando mentiras), critiquemos para se melhorar.
PS: não sou da saúde, também sou utente.
LikeReply36 mins
Araujo A Mathe Mas que tipo de erva que esses usam? Injeitam ou tomam no cha? É molhado ou seco? Da proxima vez ali na ficha virao umas perguntas do genero: Quem é ele? De onde veio? A mando de quem? A beneficio de quem? A prejuizo de quem?
LikeReply26 hrs
Jefferson Saize Bom dia e obrigado pelo convite no tema importante, que nos foi levantado. Na minha humilde opinião saem três questões, a primeira questão é será que a notícia vinculada merece credibilidade? Pois até o que sei em todos hospitais do país o que funciona são bancos de socorro no período noturno; na segunda questão levantaramos a seguinte questão será que Nini sabia ou não que no período noturno só funcionam bancos de socorro? Na minha humilde opinião penso que não pois me parece que em sua vida nunca esteve em um hospital público dentro do país e que nunca adoeceu no período noturno para comentar o tal a verso; por fim deixar como conselho nas unidades hospitalares moçambicanas sempre existirá tais problemas devido às questões políticas desenhadas, este fenómeno não é recente, se me recordo na "escola da vida" as pessoas só tem atendimento no período da manhã (me espanta alguém levantar uma questão perpétua a este nível de percepção). Mas a questão fica qual a intenção do post, meu caro NINI SATAR
LikeReply16 hrs
Arnaldo Zefanias Até os cães dos nossos dirigentes quando adoecem são levados para melhores clínicas do país, e o tal dito patrão não tem direito de um hospital condigno.é mau isso senhores também somos humanos
LikeReply16 hrs
Osvaldo Jose Acredito k não viste a reportagem inteira, ela apelou às pessoas à dirigirem se ao hospital de dia, e k de noite é p casos d urgências, a maioria das pessoas ultimamente preferem se dirigir ao hospital d noite pk fica menos cheio.
LikeReply5 hrs
VG Mathavel nem li todo o post, mas achei bastante engracado dizer que os utentes devem se fazer ao hospital de dia, com que entao temos que passar a marcar horas de adoecer? hayayayayayaya, afinal vamos parar a onde? epha
LikeReply4 hrs
Julio Uamusse Preparem se nacalenses, só podem ficar doentes durante o dia kkkkkk, isto é engrassado mesmo, k derigentes moz tem, até determinam quando é que algume deve ou pode ficar doente kkkkk
LikeReply4 hrs
Aderito Mario Mateus Infelizmente é pura realidade desta ,pérola do indico,k em vez de caminhararmos rumo ao desevolvemento, tamos a regredir ,nesse aspecto dando espaço a uma economia de guerra pra escondermos os reiais problemas actuais,conhecido por todos,Oki dá lugar a execuções sumárias como forma de selenciar os k insurgem si contra o regime pondo em causa estado de dereito.
LikeReply2 hrs
Dulce Claudia Os Revolucionários fazem a Revolução não atéiam fogo:cruzar os braços assistir enquanto os cães e cadelas ladram enquanto a caravana passa. QUEREMOS IDEIAS PRÁTICAS
LikeReply5 hrsEdited
Salnikhovel Invencivel Moçambike ta d cueca. Samora Machel disse: um ambicioso pode vender a sua propria patria, e assim Guebuza fez. E is lambe botas o defendem. Lambe botas deixem d serem ignorantes, Sera k nao viram o k aconteceu com Jacob Zuma a bem pouco tempo na Africa d sul? Zuma é presidente e Guebuza é um ex presidente, k vergonha Povo moçambicano.
LikeReply25 hrs
Wamissava Wamissava Triste só dizer que já estamos no thundzu.... no chão...
LikeReply6 hrs
Navalha Agnaldo Navalha Quanto mais morrer-mos o Estado reduzira a pressao pelo Governo
LikeReply4 hrs
Erasmo Manuel Esse país é um autêntico terror para viver
LikeReply16 hrs
Rui da Cruz Já tiraram os subsídios...
LikeReply4 hrs
Eric Neca Chauque Que vergonha. .....
LikeReply6 hrs
Anabela Santos Nini Satar, tem dupla nacionalidade talvez seja arazao que lhe leva a interpretar mal as coisas qui acontece aqui em Moçambique.
LikeReply5 hrs
Cadillac Ma Berro O nosso belo MOZAMBIQUE ja ñ nos pertence era uma vez...
LikeReply26 hrs
Muhove Tata Este país, está mal. Será que o governo vai trazer um magico para que não fiquemos doente pela noite?
Agora percebo porque quando vais num banco de socorros so te dão parecetamol independentimente de que tipo de doença.
LikeReply4 hrs
Paito Soares ANABELA DOS SANTOS ELE N XTA INTREPERTAR MAL Eh averdade se tens medo falar mantense calada.
LikeReply5 hrs
Joao Florencio CITANDO: ''E parece não haver alguém interessado em melhorar a vida dos moçambicanos. Só discursos e mais nada, enquanto o povo come o pão que o diabo amassou.''
LikeReply2 hrs
Richard Oliveira Que Deus cuide dos moçambicanos durante essa crise, não está fácil nem mês nos hospitais.
LikeReply4 hrs
Albertino Caetano Situação lastimável em que o país está a passar a pior desgraça é de o governo nada se importa, basta amanhecer e verem as suas contas a crescer mas nada
LikeReply5 hrs
Vasco Pedro Francisco Nini esse mocambique ja nao e pais mas um cemiterio onde o povo sao os mortos o elenco do governo sao os guardas
LikeReply4 hrs
Kilelio Helio Munguambe Cada dia que amanhece tamos a mergulhar cada vez mais na disgrassa .
LikeReply6 hrs
Jose Chirruco Triste
LikeReply6 hrs
Manuel Dme Daqui a pouco a casa do enfermeiro sera uma clinica privada.
LikeReply3 hrs
Fielde Linda Kkkkkkk o apogeu e o declínio da nação...
LikeReply6 hrs
LikeReply5 hrs
Paito Soares Xta mal mesmo.
LikeReply5 hrs
Celó Celso ..... Mesmo Que País é Esse???
LikeReply16 hrs
Antonio Salomao Mpfumo Kkk coisas de moz
LikeReply6 hrs
Gregorio Augusto país do pandza
LikeReply6 hrs
Aliante Ali Com esse tipo d prestaçao serviços onde é que vamos parar mesmo!!!??? Estamos grave
LikeReply4 hrs
Doutor Maximo Maximo País do pandza,ainda quem fala leva bala.Socorro por amor de Deus ...
LikeReply2 hrs

Sem comentários: