sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O que mais é preciso acontecer a este povo?

Listen to this post. Powered by iSpeech.org

O Governo decidiu, na passada sexta-feira, agravar o preço dos combustíveis, com efeitos a partir do passado sábado.
Assim, a gasolina, que custava 47,52 meticais, passou a custar 50,02 meticais por litro. O gasóleo sobe de 36,81 meticais para 45,83 meticais por litro. O petróleo de iluminação sobe de 28,64 meticais, por litro, para 33,06 meticais. O gás doméstico (GPL) passa de 55,45 meticais/kg para 58,54 meticais/kg. O gás comprimido (GNV) passa de 17,75 para 24,90 meticais.
A justificação oficial que consta num comunicado de imprensa distribuídos aos órgãos de comunicação social pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia é uma suposta conjuntura internacional adicionada ao facto de o preço nunca ter sido mexido desde o ano de 2011.
A partir das razões evocadas pelo Governo, é fácil concluir que a indexação do preço dos combustíveis ao consumidor final não obedece a nenhum critério racional. Por exemplo, em 2011, quando o Governo mexeu no preço, o barril de petróleo no mercado internacional rondava os 100 dólares. O preço foi subindo, tendo atingido, em Março de 2012, a casa dos 120 dólares. Mas Moçambique nunca seguiu tal tendência do “brent” no mercado internacional.
Por razões que ficam por explicar, o Governo foi subsidiando o preço, como que se a flutuação do preço no mercado internacional não fosse indicador determinante para a fixação do preço a nível interno.

De 2014 até agora, o preço do barril foi decaindo no mercado internacional, num valor de 28 a 50 dólares, sendo questionável a tal conjuntura internacional que o Governo evoca. Dito de outra forma, não se sabe qual é o critério que o Governo usou para fazer subir o preço dos combustíveis.
O que é certo é que, nos próximos dias, o preço do transporte semicolectivo de passageiros poderá também subir de preço, por razões mais do que óbvias, o que vem estrangular ainda mais as contas domésticas dos cidadãos. Mas a subida do preço do “chapa” não pode ser relacionada apenas com os combustíveis. Há também a manutenção.
Todo o processo da manutenção dos “chapas” está dependente da importação de acessórios que vêm ou da África do Sul ou do Japão. Com a desvalorização do metical face ao rand e ao dólar, este quadro alterou-se completamente.
Tudo isto atinge o bolso do cidadão, que, agora, para além de suportar a generalidade da subida do preço da comida, terá de se ir preparando para fazer um furo adicional ao cinto e pagar mais pelo transporte.
O mais triste neste cenário é que não se vislumbra qualquer tipo de solução, parente um Governo manifestamente incompetente e incapaz. Uma representação fiel do deserto de ideias.
Uma incompetência tal que, há dias, o Governo teve a displicência de vir a público anunciar em parangonas que o preço do pão não vai subir. Só quem compra pão em Nelspruit é que ainda não se apercebeu que, em Moçambique, estamos actualmente a pagar duas vezes o mesmo pão. É simples: sufocadas com os custos de importação, todos indexados em moeda estrangeira, as panificadoras não têm outra alternativa para manter o preço senão a redução do número de gramas do pão. A porção da massa que fazia um pão está actualmente a fazer dois pãezinhos. Em termos rigorosos, um pão actual é a metade do pão antigo. O Governo está satisfeito com o indicador cosmético da não subida do preço, mas, efectivamente, o preço subiu, e os panificadores encontraram compensação na redução do número de gramas.
Tudo isto acontece num cenário de guerra, que encarece ainda mais os produtos que precisam de atravessar o Save, para Maputo, e vice-versa. Sobre as dívidas ocultas que levaram o país ao colapso financeiro, tudo indica que a culpa vai morrer solteira. Não haverá responsabilização a condizer com os danos causados ao povo.
Chegados aqui, é legítimo e patriótico perguntar o que falta acontecer mais a este povo para perceber, de uma vez por todas, que precisa de acordar e defender o país? Alguém ainda acredita mesmo que, com esta gente no poder, seremos um dia, um país normal? Não está suficientemente provado que esta gente é incapaz? Que substância entorpecente foi administrada a este povo, ao ponto de consentir tamanha barbaridade governamental? Como é que possível que o povo assista sereno ao sequestro de um país, das suas aspirações, dos seus sonhos e do seu futuro? Se o povo não defender o país, quem o defenderá?
Roubam-nos. Matam-nos, depois aparecem com lições de moral.
E até dizem que o problema é que o povo não produz, como que se tudo o que roubaram não fosse produção deste povo.
Mas, na nossa modesta opinião, o que os motiva nessa empreitada de destruição e de subalternização de todo um povo é a possibilidade de cometerem todos estes crimes e continuarem impunes, porque o povo, o dono da soberania, vai-lhes estendendo tapete vermelho e faz fila para receber os certificados de estupidez colectiva que esta gente vai emitindo para todos, a cada acto arrepiante.
Na nossa modesta opinião, o que motiva a Frelimo a aprofundar com afinco o programa da destruição é essa passividade colectiva deste povo, que vai fazendo claque aos destruidores. Se a organização que está no poder perdeu o orientação e adoptou o roubo e a matança como seu programa, é porque descobriu que, com este povo, ainda é possível fazer o pior e continuar no poder.
A organização que está no poder percebeu que está a lidar com 23 milhões de idiotas e tem quase a certeza de que continuará a roubar e a matar mantendo-se impune.
Muito honestamente, analisando bem o que se está a passar neste país, é fácil concluir que não é o partido no poder que é excessivamente brutal. É o povo que é excessivamente cúmplice do programa de destruição do país. Enquanto o povo não se mobilizar para bloquear os destruidores, está a concordar com eles. É esta apatia colectiva que inspira os que estão no poder a prosseguirem com o programa de estrangulamento.
Nenhum moçambicano está isento de responsabilidades sobre o que está a acontecer. Permitimos demais. E eles aperceberam-se de que podem ir mais ao fundo, que o povo continuará a venerar a estupidez e a apatia. Por isso perguntamos: o que mais é preciso acontecer a este povo? É hora de acordar. Se isto continuar assim, somos equiparados a eles. Enquanto eles escangalham o país, nós assistimos do cimo da almofada da cumplicidade. (Canalmoz / Canal de Moçambique)
CANALMOZ – 07.10.2016

"Este País precisa de uma paz duradoira. Paz construída por todos. Precisa de uma reconciliação séria"


Listen to this post. Powered by iSpeech.org
EUREKA por Laurindos Macuácua
Cartas ao Presidente da República (26)
Presidente, bom dia. Ainda na ressaca das celebrações do Dia da Paz e Reconciliação? Naquele dia, 04 de Outubro, eu preferi ficar em casa. Vi pela televisão políticos, como o senhor, nos seus discursos de praxe. Falavam do que não sentem, ou seja, mentiam ao povo moçambicano para não dizer que o embruteciam ainda mais.
Como pode o País celebrar a paz quando a guerra está a causar danos inimagináveis no centro? Isto que políticos como o senhor chamam de tensão político-militar, está a retrai investimentos, está a proibir o povo de ir a machamba, as crianças deixaram de estudar, a fome instalou-se. Tudo isto acontece devido à ganância dos dois beligerantes.
E, sinceramente, não gostei do seu recente pronunciamento público. O senhor Presidente disse que a Renamo não quer a paz. Até aqui tudo bem. Mas podemos fazer esta pergunta: e a Frelimo quer a paz? Ou seja, o que a Frelimo tem feito para que haja paz?
Talvez eu- como a maioria do povo moçambicano- seja ignorante nestes assuntos de paz. E mesmo assim, arrisco a dizer que paz, para mim, não se reduz ao calar das Kalashnikovs. Por isso que, ao invés de discursos de ocasião, o Dia da Paz e Reconciliação devia ter sido (principalmente para a Frelimo que governa este País) uma oportunidade indispensável para repensar o futuro de Moçambique como um projecto político, económico e social compartilhado.
No Dia da Paz, políticos como o senhor, perderam a oportunidade soberana de analisar o que opõe os moçambicanos. O legado da violência não nos vai levar a nada. Todos somos chamados a abraçar o sentimento de pertença a uma comunidade nacional que favoreça a inclusão política e económica.
Neste País, Presidente, enquanto haver lambe-botas, bajuladores, beija-mãos que procuram a todo o custo lhe vendar a vista para o País real, com o intuito de satisfazer os seus estômagos, jamais conhecerá progresso.
Esta guerra, Presidente, retirou aos moçambicanos a autonomia de traçar os seus destinos. Este é um País de ódio, desconfiança, exclusão. Em Moçambique, falar o que lhe vai na alma equivale a autoflagelação. Quer dizer, os 23 milhões de moçambicanos têm a obrigação de pensar segundo os ditames da Frelimo. Que País é este, meu Presidente?
Eu sou céptico quanto aos progressos do diálogo político em curso. Para mim, a Frelimo e a Renamo não querem a paz. Em nenhum momento preocuparam-se em integrar no diálogo elementos da sociedade civil e outros partidos políticos. É como se a questão da paz, em Moçambique, fosse da alçada da Frelimo e da Renamo. Ao povo não se pergunta nada. Decidem como querem a vosso bel-prazer.
Este País precisa de uma paz duradoira. Paz construída por todos. Precisa de uma reconciliação séria. A paz que temos estado a viver, é aparente. Assenta em pilares débeis. É uma paz podre. Arranjada para satisfazer interesses de alguns grupos. E são esses mesmos grupos que quando se zangam puxam das suas Kalashnikovs para, deliberadamente, esmagar o sonho dos moçambicanos. Para o mais comum dos moçambicanos, é proibido sonhar neste País…
Se tomo a liberdade de lhe escrever isto, Presidente, é que sou pela paz e contra todos os actos que exacerbam o espírito de violência. Os que não são pela paz são aqueles que ao seu ouvido semeiam intrigas, mostram-lhe um Moçambique que não existe, não lhe criticam, engraxam-lhe os sapatos a toda hora. Esses, sim, são anti-patriotas e ameaça à segurança nacional e tolhem o caminho do futuro dos moçambicanos.
DN – 07.10.2016

Sem comentários: