O tio do Nyusi, o Chipande, andou a mentir na Beira. Ele andou a falar muito mal da Renamo, acusando a como tivesse morto mais de uma 100 membros da Frelimo em Sofala mas isso não passa de uma grosseira mentira e vã tentativa para distrair o público porque o senhor Chipande sabe muito bem que a Renamo não tem esta prática de raptar ou sequestrar membros ou simpatizantes de outros partidos.
Aliás, na Renamo é absolutamente proibido raptar e/ou matar um civil qualquer, eis a razão porque até agora a Renamo não matou nenhum membro da frelimo em retaliação ao assassinato em massa dos seus membros, a Renamo apenas procura destruir os responsáveis por esses crimes e concentra se exclusivamente em alvos bem definidos, sobretudo militares.
Se a Renamo instruir se os seus membros a retaliarem os crimes da frelimo, hoje estaríamos a falar de um genocídio e milhares de membros da frelimo, que são uma minoria nas regiões centro e norte, teriam se refugiado em massa para as cidades ou países vizinhos. A Renamo não é um partido criminoso e cobarde e sabe fazer a destrinça entre membros de um partido e o povo, a frelimo pensa que os que apoiam a Renamo não são povo, mesmo que estes também estejam a pagar impostos e a contribuir para o desenvolvimento deste país.
A frelimo é que é um partido assassino que até treinou oficialmente em Maputo com ajuda de "especialistas" norte coreanos centenas de assassinos profissionais vulgo esquadrões da morte que em seguida foram enviados para as províncias do centro e norte em particular Manica e Sofala com o objectivo de raptar e matar os membros e simpatizantes da Renamo. A Renamo é que perdeu centenas de membros de Fevereiro para cá sobretudo nas províncias de Sofala e Manica.
Portanto, senhor Chipande, se está a convidar a Renamo a fazer o mesmo que é feito pelo seu partido sanguinário está a perder o seu tempo, esta muito mal enganado. Se Renamo quisesse perseguir e matar os graúdos da Frelimo, este Chipande não estaria na cidade da Beira, pois, ficaria com receio de descer do avião no aeroporto da Beira mas se continuar a falar barato e a abusar aí na Beira, um dia desses vai sair a correr porque os beirenses odeiam no, não estão satisfeitos com ele.
Ele não sabe que Beira pertence a renamo? Mesmo o amigo dele, o ladrão e cobarde Deviz Simango sabe que Beira é da renamo. Quer o Chipande, quer o Deviz, são ambos lacaios da Frelimo e tem os dias contados aí na cidade da Beira, os dois amigos vão sair a correr em breve. Talvez irão brincar na cidade de Maputo, onde o Deviz até já tem uma mansão de luxo de "reserva".
Quem é este Chipande que durante muito tempo andou a enganar os mocambicanos como o autor do primeiro tiro enquanto era tudo falso, até ele próprio acabou desmentindo que não foi ele é nem sabe dizer quem foi.
Este Chipande é também o autor de uma grande mentira histórica que ainda persiste até aos dias de hoje - o "massacre" de Mueda. Realmente no 16 de Junho de um 1960, aconteceu uma agitação popular devido a um desacordo em relação ao preço de produtos agrícolas e alguns populares presentes tentaram agredir o administrador local e os cípaios da guarda tiveram que disparar para conter a multidão. Morreram entre 14 a 20 pessoas (e não 600 como disse o Chipande) e alguns foram detidos e o resto dos populares fugiu em debandada, deixando no terreno dezenas de bicicletas.
Em nenhum livro de memórias dos portugueses que estiveram em Moçambique menciona o tal massacre, apenas fala se dos massacres de Wiryamu e Inhaminga, este massacre de Mueda só está na cabeça do Chipande, na altura um miúdo sub-17 analfabeto, que supostamente teria fugido para um cemitério próximo de onde "viu tudo".
Mas as mentiras do Chipande vão acabar em breve e vai ficar na prisão a chorar sozinho.. E deve preparar se para fugir com o seu sobrinho Nyusi porque desta vez a renamo nao esta para brincadeiras ainda agora que descobriu se que afinal, é o Chipande o mentor e coordenador supremo do grupo dos esquadrões de morte, de acordo com o jornal Magazine Independente. Já tínhamos está informação só que ainda estamos em "stealth mode" (modo furtivo).
O "ministro" do interior Basílio Monteiro também é um dos big bosses destas quadrilhas de assassinos profissionais. O que podemos garantir aos mocambicanos é que eles não ficarão impunes, alguns até serão extraditado pelo TPI. O Khalau também não escapará pelos crimes que cometeu.
Também não é para se duvidar que o Chipande seja capaz de fazer isso. O Chipande e sanguinário e louco. Um homem extremamente violento e neurastenico. Há meses atrás tentou fuzilar o seu sobrinho Nyusi em pleno gabinete, valeu a magistral intervenção do guarda costas deste, que feriu o Chipande no braço.
É muito conhecida e ainda lembrada por alguns anciãos de Mueda a história horrível e chocante do assassinato a queima roupa do pai do Chipande pelo próprio filho (Alberto) Chipande. Na altura os sulistas da frelimo usavam as agressivas tribos macondes como cães de caça e o Chipande eram um dos pontas de lança. Então, com intuito de mobilizar apoio popular a recente guerrilha da frelimo, o Chipande, já com treino militar, deslocou a sua aldeia onde convocou todos os aldeões, entre os quais o seu pai e outros medalas conhecidos. Intimados a aderirem a luta armada contra os portugueses, todos os parentes não apoiaram a ideia.
Nisto, levanta se o pai que argumentou que os portugueses melhoraram bastante o seu tratamento ao povo, já pagam um preço justo aos produtos agrícolas, melhoraram os serviços de saúde e educação, "que até permitiram que você meu filho tenha ensino elementar". Extremamente furioso com as palavras do pai, o Chipande íntima o em tom agressivo para passar para frente e de seguida abateu o ai mesmo sem nenhum remorso, tendo dito em tom ameaçador que isto é para demonstrar que a frelimo não estava para brincadeiras. Mas voltemos ás bojardas do Chipande na Beira.
Portanto, senhor Chipande, queremos chamar te atenção para não voltar a proferir mentiras as populações de Sofala, em particular da cidade da Beira porque não gostaram de ouvir às suas baboseiras dignas de um senil. Da próxima vez que fizer estas brincadeiras, será amarrado e levará boa porrada porque Beira é da Renamo, não do seu sobrinho Nyusi ou do seu amigo Deviz, o grande traidor. Esses guardas da FIR que andam não são nada, são crianças que vão levar porrada e fugir em debandada e o senhor linchado na via pública.
O senhor Chipande tem a mania de se achar de tio do Nyusi mas fique a saber que você e seu "sobrinho" Nyusi tem dias contados aqui em Moçambique. Isto é, o vosso "governo" tem dias contados, é bom lembrar se disso. Está coisa de andar a enganar o povo vai acabar agora porque a Renamo e os povos do centro já decidiram: Ou a frelimo cede a Renamo as 6 provincias ou a Renamo governará a força e consequentemente o país pode ficar dividido a partir do Save e a frelimo será banida como partido político nas regiões centro e norte e perderá todo o seu património a favor do povo destas regiões. A Renamo já está farta das brincadeiras dos comunistas da frelimo.
Sem comentários:
Enviar um comentário