O Nyusi esteve de visita ontem ao distrito de Funhalouro, província de Inhambane. Por temer ataques, o "governo" da frelimo só usa meios aéreos porque já não controla grande parte das localidades. Para o caso particular de aa Funhalouro, localidades como Matlale, Tome e grande parte do posto Administrativo de Tsenane, estão sob o controlo da Renamo.
Então, enquanto a comitiva do Nyusi seguiu para a vila sede daquele distrito de helicóptero, a sua equipa de escolta seguiu por terra e passou do trouço Tsenane a vila sede e foi atacada, tendo na sequência um blindado ficado com um pneu totalmente desfeito.
O Nyusi teve está informação quando já estava para orientar o seu ridiculo comicio, apenas assistido por algumas criancinhas, alunos do secundário, alguns lideres comunitários e alguns funcionarios públicos.
Os populares viram o blindado com pneu danificado e o Nyusi, que acabava de ter a informacao sobre o ataque, mostrou se nervoso e impassível quando as populações quiseram saber do processo da paz. O Nyusi desviou o assunto e falou de outras coisas sem interesse. O comício foi pobre. As visitas do Nyusi são gasto de scenes sério de fundos públicos num momento de crise aguda no país.
Quando Nyusi já se despedia da população com aquele seu sorriso forçado e cínico, mal o helicóptero levantou voo os populares gritaram "ladrão! , ladrao!". Alguns polícias tentaram intimidar os populares mas estes continuaram a apupar ao Nyusi.
De nosso as fontes soubemos que alguns militares das FIR que tinham sido mobilizados para a segurança do Nyusi comentaram que "este 'gajo' (Nyusi) é muito confuso e teimoso, esta a fazer nos acabar numa guerra sem sentido e por cima trata nos como animais quando ficamos feridos ou morremos".
Em Funhalouro, o sentimento geral das populações e anti frelimo, isto porquê durante as tentava para desalojar as perdizes naquele distrito, as forças da frelimo, sempre que levam porrada e depois de refeitas das debandadas, passam a pilhar os bens das populações próximas e queimavam as casas, acusando as de pertencer e apoiar a renamo.
Outro factor é que diferentemente da renamo que compra diversos produtos das populações como galinhas, cabritos, feijões, milho, etc, ajudando assim a impulsionar o comércio nas zonas recônditas, as tropas da frelimo apenas limitam se a pilhar a seu bel prazer.
Até hoje ocorrem choques ocasionais em Funhalouro como aconteceu na passada terça feira em Matlale, quando duas viaturas militares foram destruídas e morreram mais de 10 militares mas de um modo geral, há um end game em Funhalouro porque as forças da frelimo jà não se atrevem a fazer incursões contra os redutos das perdizes há bastante tempo.
Outras informações indicam que depois da partida do Nyusi, os comentários dos populares mais ouvidos nas conversas de esquina era de a Renamo incluir a província de Inhambane no rol das provincias que quer governar porque diziam mesmo abertamente que nas últimas eleições a maioria votou na renamo e seu candidato, a frelimo recorreu a fraudes para obter vantagem naquela província.
Unay Cambuma
1 comentário:
Pedro
Em relação a Descentralização Os Governadores deveriam ser eleitos por sufrágio Universal, um cidadão um voto. O País devia deixar de ter Administradores de Distrito. Todos os Distritos deviam ser elevados a categoria de Autarquias de forma imediata e não de forma gradual. Isto para se respeitar o direito a igualdade de oportunidades à todos os cidadãos.
Enviar um comentário