Como já prevíamos, o Nyusi é certamente o mais impopular presidente do regime da frelimo da história. Ele praticamente apenas é "presidente" da República para os funcionários públicos e alunos do primário. Dir-se-a que o Nyusi continua a cercar Dhlakama na Serra da Gorongoza e a perpetuar a guerra porque teme ser eclipsado. No dia que Afonso Dhlakama aparecer ao público, o Nyusi só poderá ficar no seu quarto.
Os comícios do Nyusi, mesmo contando com a presença forçada de alguns populares, crianças das escolas e líderes comunitários, tem afluência sofrível, na prática o Nyusi está a fazer comícios para as moscas. Quando faz vivas e grita "Hoyê!" apenas meia dúzia é que corresponde e em voz fraca.
Segundo informações que obtivemos de fontes ligadas à frelimo, o Nyusi pretendia cancelar a sua viagem a Sofala por recear ser atacado pelos comandos especiais das forças da Renamo mas acabou quando tomou conhecimento que o líder da Renamo recusou a proposta dos comandos para ataca lo, acabou visitando Sofala. O Nyusi temia sobretudo os distritos de Marromeu e Nhamatanda.
Dhlakama teria justificado a sua recusa alegando que tanto ele como a Renamo não são terroristas. Dhlakama disse que não tinha inimigo individual ou pessoal na frelimo, mas sim é contra o regime da frelimo, que a Renamo e um partido da direita e defende a democracia.
"Nós não podemos copiar as políticas criminosas da frelimo. Imanemos se a Renamo também matasse de qualquer maneira os membros e simpatizantes da frelimo nas regiões centro e norte. Ficariamos sem povo porque até os nossos membros também ficariam afectados e aterrorizados. O próprio Nyusi que comanda os esquadrões da morte e ordenou o meu assassinato por duas vezes em 2015, será responsabilizado pela justiça, não precisamos ataca lo, a não ser que ele esteja fardado e armado e esteja num quartel ou posição" - disse Dhlakama aos seus homens.
Para os militares da Renamo que fizeram a guerra dos 16 anos, sabem que Dhlakama nunca dá ordens unilaterais, procura sempre fazer entender as razões da sua decisão. Dizem que mesmo sob fogo intenso, Dhlakama consegue falar calmamente com os seus homens como se estivesse numa noite de núpcias.
A frelimo nunca irá conseguir matar Dhlakama porque ele foi enviado por Deus para salvar os mocambicanos. Acreditamos que Dhlakama será um líder exemplar na coordenação da governação das 6 provincias. Sabemos que a frelimo està a arquitectar um plano ardiloso para "somalizar" as 6 provincias, isto é, para torná las ingovernáveis quando estiverem sob o controlo da Renamo mas este é um plano totalmente pifio porque todos os povos do centro e norte não querem ouvir falar da frelimo e os tais "matsangas" da frelimo não irão sobreviver nem por um mês.
Há dias ouvimos os "g40" a tentar lavar o cérebro do povo ao afirmar que a Renamo apenas ganhou na Zambézia, Sofala e Tete mas esquecem se que estes são resultados falsos divulgados pelos órgãos eleitorais da frelimo. Resultados com editais e actas rasurados ou falsos. A Renamo tem os seus dados e apoiados em editais e actas.
A frelimo tem dados viciados nos STAE's provinciais e que mesmo assim nao foram suficientes para dar vantagem porque a frelimo teve uma goleada catastrófica. A frelimo pensa que o povo jà esqueceu se do roubo e está a tentar brincar. Cuidado, senão ainda podem levar porrada.
Sem comentários:
Enviar um comentário