*Regime da frelimo de novo recorre a mercenários estrangeiros
O regime da frelimo tentou experimentar militarmente a renamo só o tiro saiu lhes pela culatra. A situação no terreno mostra que as forcas da frelimo já não tem moral combativa para continuar a enfrentar as forças da perdiz. Informações que nos chegam de todos cantos do país indicam que o exército da frelimo está totalmente desmoralizado e reina a indisciplina total, as tropas abandonam os quarteis ou as posições, metem se em bebedeiras, violam mulheres, disparam de qualquer maneira, roubam tudo o que eles encontram nos povoados ou zonas; quando são alinhados para as operações insultam os comandantes, fingem estar doentes, etc.
É uma total confusão. Os militares agem assim porque dizem que não querem morrer enquanto já vai assinar se o cessar - fogo brevemente ("a guerra vai acabar agora", na expressão deles) para poderem regressar sãos e salvos às suas casas. Isto acontece em todas províncias sobretudo Manica e Sofala.
Um militar em serviço em Gorongoza enviou a seguinte mensagem para UC whatsapp que passamos a transcrever na integra:
"Boa noite sr. Unay, tenho uma informação mas por favor nao divulgue o meu número senão serei executado Eu sou um militar das FADM actualmente em serviço em Gorongoza. Nós ontem (anteobtem) fomos alinhados e fomos disparar contra um lugar que não tinha nada. Disparamos durante 3 horas de tempo ak47s, bazukas, LMG, morteiros 60 e 82 e gastamos mais de 7 caixas de munições de ak47 mas não havia nenhum alvo e fomos instruídos para dizer que atacamos uma base da renamo enquanto não."
"Isto aconteceu na zona de Nhangucu, perto de uma escola junto de um rio de nome Nhandare ou algo parecido, isto aqui em Gorongoza. Depois de disparar os queimam cerca de 20 casas das populações e levamos milho, galinhas e 13 cabritos."
"Fomos instruídos para dizer que é base da renamo. Aliás, eu pessoalmente já participei em outras 3 operações idênticas, saímos da nossa posição as 2 horas de madrugada e íamos disparar das 4 ou 5 até 10-11 horas. A história foi a mesma, vimos o comandante a fazer um relatório a informar os superiores dele de que atacamos e assaltamos uma base da renamo".
"Sinceramente chefe Unay, eu não vi nenhuma base da renamo, só vi casas da população. Nestas 3 operações a que me referi baleamos mortalmente 5 homens que tentaram discutir ou reclamar quando já estamos a queimar as casas e levar os seus bens."
"Sempre vou actualizar te com informações frescas, sempre falam de ti cá entre os militares mas eu não tenho celular com whatsapp ou facebook, agora pedi emprestado um colega recém chegado. Eu sou jovem natural de Gaza, fui recrutado compulsivamente em pleno intervalo maior na escola. Sou de Manjacaze e por razões de segurança não vou dizer o meu nome", fim da transcrição.
Como estivemos a dizer, as forças da frelimo estão combalidas e mais dias e manos dias o "governo" do Nyusi vai cair se insistir em combater a renamo mas já sabemos que a frelimo quer levar a questão das 6 provincias reclamadas pela renamo até as últimas consequências.
Informações 100% fidedignas indicam que o regime da frelimo conseguiu "angariar" 2.000 (dois mil) mercenários no Zimbabué, a esses juntarão se tropas de elite congolesas e tanzanianas com o objectivo de atacar Satungira. Está também previsto o emprego de 6 aviões para bombardear os redutos das perdizes em particular a serra da Gorongoza. Os ataques serão lançados durante as negociações e os atacantes vão previlegiar fazer grandes investidas pelo lado da serra atravessado pela estrada nacional número 1 que na sua optica é menos guarnecido e permite alcançar o topo da serra sem muitas dificuldades.
Também temos informações que indicam que o regime da frelimo tem recebido armamento do ditador do Sudão, Bashir, que já deu recentemente a frelimo muitas armas, entre as quais 4 helicópteros e 6 tanques de guerra. Todas estas informações publicamos deliberadamente com 2 semanas de atraso porque estávamos em "stealth mode".
As perdizes já tiveram esta informação e prometem esmagar o inimigo e os aviões "vão cair como milhafre cego". Pelos vistos, ainda vai derramar se muito sangue e a paz é uma miragem.
Sem comentários:
Enviar um comentário