terça-feira, 21 de junho de 2016

Sobre Florindo Nyusi: a minha opinião


O autódromo do ATCM emitiu um comunicado que está a circular no Facebook, dizendo e passo a citar: “(…) gostaríamos de informar que o Sr. FLORINDO, filho da sua excelência Presidente Nyusi, está PROIBIDO de entrar no recinto do autódromo do Atcm Moçambique, devido a sua conduta constante de INDISCIPLINA e falta de respeito com os trabalhadores do Atcm Moçambique (…)”.
Pois bem: eu, Nini Satar, não conheço o Florindo Nyusi. Não é do meu circulo de amizades e quero acreditar que é muito mais novo que eu. Já ouvi dizer por ai que ele é indisciplinado, tem feito ralis pela estrada fora tendo os seguranças a persegui-lo. Não sei se isto é verdade, aliás, pouco me interessa saber.
Florindo, como disse antes, não é meu amigo. Mas acho que o comunicado do ATCM peca por ter sido difundido no Facebook. Esta rede social serve a milhares de pessoas, pelo mundo fora. E o facto de o ATCM ter dito “ filho da sua excelência Presidente Nyusi”, significa que mesmo na Indochina já sabem que o Presidente de Moçambique tem um filho indisciplinado.
Julgo, isto é minha opinião, que a direcção do ATCM tendo constatado a alegada indisciplina do Florindo, devia lhe ter endereçado uma carta em que dizem tudo o que acham que deviam dizer. O facto de ter sido exposto no Facebook roça à outra interpretação. Parece que o ATCM queria que todo mundo soubesse que Florindo, filho do Presidente Nyusi, é indisciplinado. Para mim esta questão resolvia-se noutro fórum.
Se recuarmos há alguns anos atrás, vamos encontrar uma figura extremamente indisciplinada: o malogrado Nyimpine Chissano. Os jornais, à época, escreveram muito sobre as suas peripécias. De tal sorte que o falecido Carlos Cardoso disse a um dos seus jornalistas: o Zacarias Couto, para que este não ligasse mais a Nyimpine para contraditório. Nyimpine insultava aos jornalistas, mas nem com isso chegou-se ao ponto de associar a sua conduta ao do pai, ou ao pai que, na altura, era Presidente da República. Um era Nyimpine Chissano. O outro Joaquim Chissano. Portanto, duas pessoas diferentes.
Nyimpine chegou ao extremo de partir uma máquina de dactilografar numa das esquadras da polícia, em Maputo. O “metical”, de Carlos Cardoso, alegou que ele havia sido encontrado bêbado a conduzir. Foi detido pela polícia e levado à esquadra. Zangado derrubou tudo e quando o jornal soube desse escândalo ligou-lhe e ele insultou. Foi dai que o Cardoso instruiu toda a sua esquipa para não pedir contraditórios a Nyimpine. Atitude lógica e feita com clarividência.
Ora, não estou aqui a criticar o ATCM. Estou somente a expor a minha opinião. Porque julgo que, eventualmente, a mesma situação resolver-se-ia de outra maneira. Sem expor ninguém e muito menos ferir susceptibilidades.
Nini Satar
Like
Comment
Comments
Paula Maria Raiova
Write a comment...
Bone Mjt Caros, o comunicado faz menção em um dos seus trechos "devido a sua conduta constante de indisciplina". Se o ATCM não escreveu este trecho por engano, então tudo leva a crer que existiram tentativas frustradas de resolução do referido "conflito".
Quant...See More
LikeReply333 hrs
Celso Guirrugo O gajo devia vir fazer rallis nas bandas de Chamaculo...
LikeReply13 hrs
Bone Mjt Kkkkkkkkkk
LikeReply3 hrs
Claudio Lombene Porque citar que ele é filho de. ..Sendo ele maior de idade?
LikeReply3 hrs
Bone Mjt Desculpe qualquer coisa Cláudio. Esse princípio não e meu nem de meia dúzia de pessoas mas sim de uma sociedade inteira (excluindo as excepções a regra).

"Sempre" que se fala de alguém "desconhecido" menor ou maior de idade, que tem como familiar ou amigo alguém de renome ou popular na sociedade é inevitável que se conecte o anónimo ao popular.

E comum se ouvir fulano de X da familia Mondlane e/ou irmão do Cossa, etc...
LikeReply21 hr
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Carlos Manuel da Silva ATCM nunca deveria anunciar em público. ...carta dirígida a ele caso seja maior...nome completo....carta colada na entrada do ATCM a dar conhecimento aos visitantes e dar conhecimento à Esquadra mais próxima. Só é mais nada.
LikeReply12 hrs
Alfredo D. Baltazar Não existem esquadras que actuem filhos de chefes nesse país. Veja que se calhar este é guarnecido por oficiais subalternos ou superiores...
LikeReply40 mins
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Alson Raul Cossa Eu acho que foi bom mencionar o nome do pai.
Vejam bem, apesar de Danich Satar não ser filho de Nini Satar sempre fazem questão de dizer que ele é sobrinho dele. Alias no caso do Florindo Nyusi, ele comporta se assim por ser filho de quem é. No entanto acho que é necessário se tocar no nome do pai pois ele também é directa e ou indirectamente responsável pelo mau comportamento do filho, a demais, antes do pai, o PR, ser o que é, aquela família já tinha dinheiro mas nunca ouvimos ou vimos aquele comportamento mas logo que o pai se tornou PR, já é frequente...

Minha opinião
LikeReply51 hr
Zacarias Tandique Os vilhos de grndes sao intocáveis em mcambique, isso e sabido por todos
LikeReply1 hr
Carcídio Partindo do pressuposto de que este comunicado seja a autorria do ATCM, não hà nada de errado em uma agremiação vedar o acesso às suas instalações de membros que se comportem mal. Contudo, acho que o ATCM nao devia ter feito referencia ao facto do tal cidadao, supostamente mal comportado ser filho do presidente da Republica, pois, o PR nao tem nada a ver com esta situacao, temos que saber separar as aguas.
LikeReply114 hrs
Elsa Moiane Si o meu filho comporta si mal a culpa é minha que não soube educa lo. Minha opinião
LikeReply14 hrs
Carcídio Como instituição séria era só proibir o jovem lá mesmo e tudo acabar lá.
Não há necessidade de colocar isto no Facebook se a ideia é proibir ao jovem apenas. Assim a ideia já é de tornar isso público...
LikeReply4 hrs
Adolfo Caetano Carcídio , o senhor em causa faz - se ao local com o ar de ser filho do chefe do estado e com guardas presidenciais ( homens da casa militar ) ,
Nao vejo nenhum mal nisto , e acrdto que se eles chegaram a esse ponto seja avisaram - lhe antes e ele simplesmente ignorou pq è filho do " dono do país " nada lhe acontecerá
LikeReply13 hrs
Pita Fundice Nao ha um mal nisso. Ele como filho presidente, uma vez se beneficiar das regalias pelo facto do pai ser PR, as coisas devem ser ditas abertamente. Os segurancas da casa militar que ele te direito sao do Estado e quem suporta os salarios deles somos nos o povo. Se ele faz essa burrice e por confia naquelas forcas do Estado. Me parece que o facto de querer se fazer achando k e filho Presidente, e o k fez com que no comunicado aparecesse o nome filho do PR.
LikeReply23 hrsEdited
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Andre Alexandre Chambal Alexandre Eu não acho que a ATCM não sabe da gravidade ou das consequencias de colocar este anuncio numa rede social como esta. Eu acho que sabiam mas tinham os seus objectivos...dar um troco por danos morais por ele causado.
LikeReply13 hrs
Ddboy Abdul Nini e xua opiniao sim. Mas akele jovem n tem rexpeito mexmu na exkola ond extuda. Para o atcm falar km nyusi seria dificil entao uk fizeram ta serto..... dinheiro do pai lhe subiu a kabexa. Penxa k e donu do mundo. Atcm forxa
LikeReply11 hr
Helder Condjo Nini o problema é que ele abusa, confiando a posicao do seu pai, alem de mais anda escoltado por segurancas da presidencia.
LikeReply44 hrs
Lázaro Eduardo Mandlate Esse é o mal neste país , ele não é nada apenas um simples cidadão porque tem andar escoltado? Saudades de papá Samora essa impunidade não existiria.
LikeReply23 hrs
Pita Fundice Mas esse tem sido o maior problema da maior parte dos filhos daqueles k tem uma continha de moedas no Banco mais que os outros. Nas escolas assistimos isso! Nem respeito com os professores tem! Sou filho do director, ministro fulano ou do empresario Y ou X, pronto sao abusos aqui acola.
LikeReply3 hrs
Arafat Calu Calu Abuzo d poder é o ki eles uzam .!
LikeReply4 hrs
Bito Jofrisse Certo
LikeReply2 hrs
Claudio Tembe Se o sr presidente não consegue gerir filho dele sera que ele consegue gerir uma nacao?
LikeReply114 hrs
Jr Chauque Eu sou da opinião que já tenha sido avisado e desprezando a TODOS esta msg do fb foi bem vinda e só assim as coisas vão mudar da minha parte foi bom assim .se ele também queria ser conhecido no mundo inteiro que é filho do PR e que é mais que o Arton Sena (desculpem me pelo engano se for o caso do nome) então já sabem e podem lhe contratar para F1.
LikeReply83 hrsEdited
Liano Ibn-La'Ahad acredito que ele tenha sido avisado! e mesmo assim ignorou
LikeReply54 hrsEdited
Xavier Antonio O Presidente da República é mencionado por ser pai do acusado indisciplinado, não há dúvida que o seu filho pratica esse desrespeito por ser filho do Presidente. Reparem que ele faz isso rodeado de segurança, segurança essa que tem na qualidade do filho do presidente.
Não é cidadão comum. O seu comportamento afecta sim, indirectamente ao seu pai, presidente. Porque o filho abusa do poder do pai.
Agora, cabe ao pai tomar medias como pai. Se o rapaz continuar a abusar significa que o pai não consegue educar seus filhos, logo duvida-se da sua qualidade como homem para estar a frente dos destinos de todos moçambicanos.
Os filhas, esposas, em suma a família dos dirigentes deve se comportar bem para dignificá-los.
LikeReply42 minsEdited
Astrogildo Antonio Salvador Não quero contrariar sua opinião. A primeira imagem da carta que vi o comunicado estava colado na vetrina do atcm. Alguém viu tirou a foto e postou no facebook acho que não foi a direcção da instituição que postou.
LikeReply2 hrs
Pachequito Alberto O muito ja foi aqui dito pelos ilustres que me antecederam. Porém, não gostaria de deixar passar sem expressar a minha humilde opinião. Ora, partindo do pressuposto de ser filho do mais alto magistrado da nação tinha que pautar por um bom comportamento e exemplar acima de tudo. Não acho, repito: NÃO ACHO que a ATCM ter cometido pecado nenhum ao publicar isso, visto que se trata de um cidadão comum com os mesmos direitos e deveres.
Mais não disse e muito obrigado. É isto que eu queria dizer antes de dizer nada.
LikeReply33 hrs
José Ganhane "filho de sua excelência ..." está claro que a intenção não é o#Florindo é o #Nyusi
LikeReply1 hr
Nilza Pinheiro É lamentavel....é sabido por nos que a mairia deles comportam-se assim...e a ATCM nao tem porque entrar em prejuízo por causa de um fulano...acredito eu que ja tinha dado várias advertências...mais como ele carrega no seu sobrenome o fulano que governa a Nação então estamos sujeitos a passar por esta vergonha....e tem mais a Atcm não publicou nada a tecnologia está avançada esta na vitrine tirou-se a foto publicou se ou passou pela maõ de alguém o mesmo o fez..so espero que dentro de dias não passe na imprensa a dizer que o local está fechado...porque senão ameaça nos de morte é bloqueio do seu comércio...isso é abuso de poder ñ tem outro nome...antes era a esposa do sessante a pensar que o povo elegeu-lhe em fim é tanta coisa que podemos amanhecer escrevendo...
LikeReply45 mins
Ahmade Nassone Sitoe Dinheiro q manda esse florindo se poe muit pk o pai er boss e tem muit grana por isso q faz esse tipo de indiplina
LikeReply2 hrs
Ibraimo Mussagy Tudo dito, sem comentarios
LikeReply14 hrs
Custodia Stela Cuambe Bem feito se lhe publicaram assim é sinal k já fizeram isso em off então ele se faz o tal
LikeReply3 hrs
Puto Zuca Tmbem discorto quando atcm usa o nome presidente pra chamar mais atencao n seu aviso"comunicado"
LikeReply3 hrs
Dércio Da Graça Paulino Nini, verificou-se reincidencia da indisciplina do Florindo para que esta informacao chegasse a este estremo e nao acho este procedimento incorrecto porque o PR deve tambem saber disto mas nao tomou nenhuma providencia.

Quando alguem tem posses faz e desfaz confiando .... Acredito que se tivesse sido eu a fazer os tais ralis este comunicado nem teria sido emitido porque peixe pequeno sabe onde deve nadar e os tubaroes tambem.

Eu leio todos os seus posts e um deles lí que " mesmo se fosse necessario movimentar montanhas o farias para resgatar o Danish".

Agora o Nyusi nao pode movimentar predios se alguem mexer no Florindo?

Esta é minha opinião pessoal. So espero que leiam e respeitem porque o meu pai pode movimentar capim.
LikeReply1 hr
Naldo Felipe Ndau Afinal de contas quem disse que o ATCM é que trouxe essa informação ao facebook???

Esse comunidado pode muito bem ter sido tornado público para os funcionários e utentes do ATCM, que são os prejudicados directos pelo mau comportamento do filho do PR naquele local.
Qualquer pessoa que frequenta o ATCM pode ter tirado e trazido essa informação as redes sociais, o que é muito normal tratando-se de filho PR. Único culpado é o filho do PR pelo seu mau comportamento. Pior sendo filho do PR devia ter um comportamento exemplar, para não manchar o nome do pai.
LikeReply22 hrsEdited
Jr Chauque ATCM tem a sua página do Facebook foi lá onde eu encontrei
LikeReply11 hr
Naldo Felipe Ndau Tens razão Jr Chauque acabo de ver o comunicado lá, acho que visa dar a conhecer a todos o mau comportamento do filho do PR, e que está interdito de entrar naquele local.
LikeReply13 mins
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Russel Samuel James Westbrook Eu como jovem admiro bastante Voçe sua excelencia Momade assife abdul satar que eu o diga ,voçe e um espelho para na minha vida em poucas palavras( voçe unico)
LikeReply13 hrs
Jaime Jose Chambule Acredito que ja tinham sido avisado, mas como sabemos o ignorante nao muda, a nossa polícia também não é ágil aos ditos intocáveis.
LikeReply4 hrsEdited
Sinembo Ndaneta Nini satar, o filho que amargura os pais já mais conte com ventura. Ex. Nympine Chissano, o problema destes fulanos é de hegemonia. Caro Bone é obvio o que dizes, se um pai nao consegue educar o seu primogenito, se chefe fôr nem aos colegas ira conseguir. Caso vertente do pisca-pisca do Nyussi vêde só...
LikeReply1 hr
Cyso Ib O facto de mencionar o nome do pai é muito normal, em muitas cartas ou convocatorias ou anúcios ao ser feito incluir se o nome do pai e da mae, ex: fulano" X" filho "Y" de e da "J".
LikeReply1 hr
Tomas Humbe Acho k o ATCM queria informar o mundo sobre este menino indisciplinado filho do presidente prova de k nao tem educacao,O ATCM ja fez de tudo no forum proprio de sensibiliza-lo mais mesmo assim foi agua abaixo. Um puto obeso sem educacao ele acha k nao e pessoa qualker.
LikeReply34 hrs
Kilelio Helio Munguambe Obeso e feio,tnhas k ver u quanto as meninas lh evitarao n verao d dezembro na ponta d ouro tnhao d dzer k e filho do estadista nyusi p lh aproxmarem
LikeReply24 hrs
Paizinho De Kaiden Mate Haaha. Puto obeso sem educacao
LikeReply4 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Adolfo Caetano Estou de acordo com a direcção do ATCM , esse jovem è indisciplinado e aproveita - se da posição do pai , da outra vez esive no mesmo local com um grupo de amigos , e mal que ele entrou na companhia de 8 homens exibindo armas de fogo ( pistolas ) , mandou todo mundo sair e chamando nos de tudo que è nome .
LikeReply34 hrs
Jossias Ramos Acho que, Ser filho de um PR nao devia ser entendido como PRIVILEGIO, mas, sim, RESPONSABILIDADE. Enfim, a realidade aqui pode ser outra.
LikeReply4 hrs
Nena Soares Sério ? Isso parece mentira
LikeReply4 hrs
Paula Maria Raiova
Write a reply...
Claudio Lombene Concordo.
LikeReply3 hrs
Elcidio Francisco Naiharela "cada caso é um caso"
LikeReply2 hrs
Dudu Dias Kkkkk escreveu tanto para quase nao dizer nada
LikeReply4 hrs
Rogerio D. Eugenia Rogerio filho de peixe è peixe
LikeReply3 hrs
Salvador Andre Rendo consigo sr Nini.
LikeReply4 hrs
Mohomed Rafique Subscrevo a sua posição Nini. Cada qual ñ seu galho.
LikeReply6 mins
Paizinho Dossa Abuso do poder
LikeReply22 mins
Ivo Coelho Coelho Bem falado, sr. Nini.
LikeReply4 hrs
Alberto Alfredo Inacio Ngomane isso e muito triste.
LikeReply4 hrs

Sem comentários: