Wednesday, May 18, 2016

BP suspende fornecimento de combustível às Linhas Aéreas de Moçambique

maio 18, 2016

Redacção VOA


Partilhe

Veja Comentários


Em causa uma dívida de três milhões de dólares.


A petrolífera British Petroleum (BP) suspendeu o fornecimento de combustível aos aviões das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM).

A notícia é avançada pela publicação Africa Energy Intelligency, citada pelo portal de notícias @Verdade, que divulgou um boletim no qual a BP informa aos seus superintendentes, supervisores e operadores nos aeroportos em Moçambique “que, até instrução em contrário não se deverão efectuar reabastecimentos às aeronaves pertencentes à companhia Linhas Aéreas de Moçambique. A instrução cobre todos os voos, locais e regionais”,.

A decisão de cessar o abastecimento das aeronaves da LAM foi tomada em Abril na sequência de dívidas acumuladas pela companhia de bandeira moçambicana estimada em três milhões de dólares.

British Petroleum

Uma fonte ligada à aviação civil moçambicana disse a @Verdade que devido a esta decisão da BP os aviões das LAM que voam para a cidade sul-africana de Johannesburg passaram, desde então, a sair da cidade de Maputo com o tanque cheio de combustível para não terem de se abastecer no aeroporto O.R. Tambo.

Recorde-se que as companhias áreas moçambicanas estão proibidas de voar para a Europa, desde Abril de 2011, devido à incapacidade do Instituto de Aviação Civil de Moçambique de aplicar e provar a eficácia nos mecanismos de segurança internacionalmente exigidos.

Desde Fevereiro deste ano que as Linhas Aéreas de Moçambique têm novos órgãos sociais que são ser dirigidos por António Pinto de Abreu.
A LAM deve a BP mais de três milhões de dólares americanos. Levou combustível e não pagou. A BP cortou o fornecimento. E de acordo com o Jornal A Verdade, os aviões que fazem a rota Maputo-Johanesburgo saem com o tanque cheio de Maputo para não ter que reabastecer em Johanesburgo, numa clara violação dos procedimentos de segurança. E, agora o abstecimento acontece mediante pronto pagmento.
Em cinco anos a LAM conheceu quatro PCAs: Teodoro Waty (2011), Carlos Jeque (2013), Silvestre Sechene (2014) e Pinto de Abreu (2016). E desde a saída do Eng. José Viegas que as coisas não melhoram: dívidas atrás de dívidas, avarias, atrasos constantes, queda de aparelhos, gestão danosa, compadrio, nepotismo, e, passe a expressão, muita porquisse.
A vaca, para continuar a dar leite precisa de comer e ser tratada como deve ser. Os gestores da LAM e seus mandantes parecem-se com ladrões de leite, que só se interessam em mugir a vaca até a última gota e depois fogem. Não se preocupam com a sustentabilidade.
A cara da LAM é de uma vaca violada: que não come, tetas sugadas e que ainda tem que puxar a charrua! Só conheço um único sítio onde isto é possível: Em Moçambique.

|
Jorge Macura, Groover Ali Matine, Ricardino Matusse e 273 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Numan Wane
Numan Wane kkkkkkk
Eliminar
Cleto Goncalves
Cleto Goncalves Esse país da pena. As vezes ate me pergunto pork nasci ca e não noutro pais lucido....
Eliminar
Tomas Humbe
Tomas Humbe Dividas mais dividas xisssssa!! Ta si mal
Eliminar
Chamuari Naife
Chamuari Naife Não vale a pena.
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Mais informação sobre isto em: http://goo.gl/O0MU0a
Mozambique flag-carrier (Linhas Aéreas de Moçambique) LAM’s problems are not confined to delays and poor passenger service. The @Verdade newsite claims to have access to a British Petroleum document informing its superintendents, supervisors and operators at airports in Mozambique “to, until otherwi...
clubofmozambique.com
Eliminar
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Não dá para comentar, só vou fazer kikikikiki...
Eliminar
Boa Monjane
Boa Monjane queda de aparelhos? Quantos?
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Um e tantas aterragens de emergencia, quebra de trens de aterragens e acidentes de pequena monta, como aquele da RSA em que o aparelho raspou o muro, etc.
Eliminar
El Patriota
El Patriota Isso.
Eliminar
Elton Das Neves Sinalo
Elton Das Neves Sinalo No comment
Eliminar
Vaz de Sousa
Vaz de Sousa Um forte abraço Caro e estimado amigo Ricardo Jose Viegas .Saudades.
Eliminar
Joao Manuel Quicimusso
Joao Manuel Quicimusso That's why the cost of flights became more and more expensive...
Eliminar
Eduardo Matine
Eduardo Matine Poxa,grande Raio X.
Nao podia ser melhor radiografada!
Eliminar
Edson EL Boxeador
Edson EL Boxeador Hahahahahahaha
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba E eu que pensava que esses preços altos e antipatrióticos é para pagar combustível! Ou a culpa é da Renamo também.
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Renamo uma ova. Se for a ver os grandes devedores da LAM vai entender tudo.
Eliminar
Juma Aiuba
Juma Aiuba Egidio Vaz, as tantas o cheque que devia pagar a BP está em Quelimane e não pode chegar a Maputo por causa dos ataques. Hehehehehe... Só pode ser!
Eliminar
Vaz de Sousa
Vaz de Sousa Mano Egidio Vaz,Tens alguns amigos reais/virtuais que pertencem aos quadros da LAM.Estão caladinhos porquê?Tem medo de comentarem?Medo de perderem o "tacho"?Aquilo já era Mano.
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Tenho amigos reais e que já viram o post.
Eliminar
Naja Karina Das Indias
Naja Karina Das Indias Ontem metade da nossa bagagem ficou em maputo, só descobrimos depois de aterrar em tete. Justificacao: o avião tinha o tinha muito combustível. As bagagens iriam chegar no voo seguinte, mas até ao momento não recebi nenhuma chamada a avisar me da chegada da minha bagagem em falta
Eliminar
Fielde Linda
Fielde Linda A ser verdade, é arriscado viajar nessa companhia LAM
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz É definitvamente perigoso
Eliminar
Rauna Ibrahimoi
Rauna Ibrahimoi Quando acabar combustível lá em cima, quem vai "txovar"?
Eliminar
Fielde Linda
Fielde Linda Amanhã o ministro das finanças vai a AR para explicar a dívida do país ... Sáb-se lá se vão falar da dívida da LAM
Eliminar
Sarmento Abel Sande
Sarmento Abel Sande 0+0=0
Eliminar
Fielde Linda
Fielde Linda Lkkkkk
Eliminar
João Guilherme
João Guilherme Kkkkkkk.ladrões de leite.
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz kkkkkk
Eliminar
Carlos Mairoce
Carlos Mairoce Avieões abastecem ao prpnto pagamento! Kkkk, isto está a virar chapa 100.
Eliminar
Abdul Karim
Abdul Karim "Os gestores da LAM e seus mandantes parecem-se com ladrões de leite, que só se interessam em mugir a vaca até a última gota e depois fogem." - Brilhante Emoji smile
Eliminar
Feliciano Nkunda
Feliciano Nkunda Até este nível significa que Moz. está em uma situação catastrófica.
Avarias dos equipamentos vão aumentar,
O nível crítico dos atrasos podem subir,
Os colaboradores vão trabalhar desmoralizado e muito mais... Eish.
Eliminar
Fielde Linda
Fielde Linda Que eu saiba não há posto de abastecimento de FUEL-JAT no espaço aéreo
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Essa vossa LAM, no tempo colonial chamava-se Deta...e era uma das melhores linhas aereas de toda a Africa...mas, o que funciona no Mocambique independente e soberano????...Incrivel!!...
Eliminar
Nadya Sive
Nadya Sive É de carácter urgente que a concorrência comece a operar!
Eliminar
Emmanuel De Oliveira Cortês
Emmanuel De Oliveira Cortês Egidio Vaz não acha que é hora das LAM - Linhas Aéreas de Moçambique passarem para gestão privada?
Eliminar
Rafael Omar
Rafael Omar Agitadores.
Eliminar
Virgilio Mussera Arquitecto
Virgilio Mussera Arquitecto VACALAM???? Assim se chama a companhia em questao...conheco...conheco...
Eliminar
Virgilio Mussera Arquitecto
Virgilio Mussera Arquitecto VACALAM???? Assim se chama a companhia em questao...conheco...conheco...
Eliminar
Benjamim Bccnuro Conjo
Benjamim Bccnuro Conjo É muito lamentável isso.😩😩😩😩😩😩
Eliminar
Neldo Langa
Neldo Langa A culpa é da Renamo kkkkkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Eliminar
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Corrupção nepotismo,tráfico de influencia,amiguismo,etc. são as causas da falência da LAM.
Até parece que nós os negros não fomos feitos para dirigir,mas sim,para ser dirigidos.
Eliminar
El Patriota
El Patriota Ou para ROUBAR
Eliminar
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Gostei da dica,para a vaca dar leite é preciso ser bem alimentada e tratada. Isto é,para a empresa continuar a alimentar os corruptos,é necessário que sejam criadas as condições para que a mesma possa produzir mais.
Eliminar
Chaimite Da Silva Paulo
Chaimite Da Silva Paulo Compatriota egidio,moz alem de ser o paraiso fiscal dos ladroes e a parola do indico,vao mi desculpar pela expresao e a parola dos fudido em cada 10 politicos so um nao e ladrao e digo mais o novo governo esta disfarcado de boms mocos mas nao pasam de um bando de incopetentes e cumplice do antigo regime ladrao,eu acho que a politica e dom divina e so pra quem e escolhido e os nossos diregente mostram esa esa falta de capacidade,eu digo minha patria dorminhoca acorda disse pesadelo e toma uma atitude pk teus filhos,teus pais,teus aos nao tombaram em vao falta muito de nos e ninguem esta disposto a mudar iso nem o governo e muito menos o povo,tipo nao estamos fartos do reme e as idiologias do vermelho.
Eliminar
Valeriano Saide
Valeriano Saide Kikikikiki
Eliminar
Felix Telfer
Felix Telfer O governo tem estado recorrecor-se aos cofres das empresas públicas saudáveis financeiramente para tapar os muitos buracos criados pelo tio Patinhas e seus lacaios. Daí a dívida que a LAM e das outras empresas.
Eliminar
Felicidade Andrassone Inacio
Felicidade Andrassone Inacio kkkkkkk
Eliminar
Nelo Cuna
Nelo Cuna Em terra a viagem ta condicionada ja há anos e nem há sinais de melhoria que despontam ao fundo de algum sinal de segurança, no mar não temos sequer alternativa, mesmo se a existisse, e as províncias do interior? Agora, senhores querem também encalhar o ar? Haaaaaaaaaaaaaa vha djo... hi tsetselelane paahhhhhhh
Eliminar
Mohammade Carlos Carlos
Mohammade Carlos Carlos eu sou de nampula, fui pedir emprego na LAM a resposta foi "pessoas que trabalham aqui vem de Maputo,"
Ps: isto é uma vergonha.
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!...nao tenho nostalgias do tempo colonial e nem desejo que ele regresse, mas o branco colonialista deixou uma boa infra-estrutura economica...e o preto destruiu tudo...senhores, somos pretos e temos que admitir que os nossos lideres nao sabem governar um Pais...quando a frelimo entrou em Mocambique tinha que so aperfeicoar todo o sistema economico, educacional, etc, etc...mas decidiu destruir tudo e construir um Novo Mocambique so pra eles e familia...francamente, assim nao!
Eliminar
Celso Mapsanganhe
Celso Mapsanganhe Frase universal e formatada: "De facto tudo indica que é sabotagem dos homens armados da Renamo"
Eliminar
Antonio Tanganhe Muchombe
Antonio Tanganhe Muchombe Sou tinha k ser um psicopata como tu a pensar desta maneira
17 h
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Ps!..essa LAM quando era a Deta todos os estudantes so pagavam 1/3 do bilhete...e hoje, nem todo o mocambicano eh capaz de pagar o bilhete pois sao carissimos...mas, que Mocambique eh este???..so pra os ricos?...francamente, eh uma vergonha!
Eliminar
Mateus Mateus Jr.
Mateus Mateus Jr. LAM = S.A.R.L
Eliminar
Inacio Ernesto Mazive
Inacio Ernesto Mazive Boicotaram a Air Corridor para ficarem a fazer e desfazer. Agora quando o passageiro chega ao destino tem que rezar.
Eliminar
El Patriota
El Patriota De facto. Nós somos ridículos....
Eliminar
Nelson Junior
Nelson Junior Caro Sr.El Patriota, voces nao sao ridiculos...infelizmente parece de viverem num outro Planeta, Planeta esse sem compaixao e tolerancia humana....sao um caso unico!
Eliminar
Fred Forlife
Pio Cassicasse
Pio Cassicasse "Grace, grace, put your head down" os bons amigos já perceberam...???
Eliminar
Benedito Mohua
Benedito Mohua Entrada so ha balas LAM com problema de combustivel vemos andar como? Tou a ver navio como alternativa.
Eliminar
Fernanda Palmira Guambe
Fernanda Palmira Guambe Hahahahah com essa crise financeira.o melhor é andar-mos de bicicleta.kkkkkkkk ir a jnbg d byque será uma marravilha pa saúde.kkkkkkkkkkkk
13 h
Eliminar
Eugenio Chimbutane
Eugenio Chimbutane Egidio Vaz parece que houve outro PCA em 2015 (creio) que não citaste
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Quem foi? Não me recordo.
17 h
Eliminar
André Mahanzule
André Mahanzule De facto há q ter muito cuidado nessas coisas de segurança na aviação. Outro dia descolamos em Maputo e passados dez minutos voltamos a aterrar ante um anúncio do comandante do voo de q íamos resolver um "pequeníssimo" problema. Olhem Qdo deus por nós estávamos no hangar a abastecer! Pode isso? Santo Deus!
Eliminar
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Eliminar
Carmen Bilale Magane
Carmen Bilale Magane Ailen Bloom tinhas razão
Eliminar
Ailen Bloom
Ailen Bloom ta ver ne? a crise! 😂😂😂😂 quem nao comeu camarao e bebeu moet, wamama
Eliminar
Carmen Bilale Magane
Carmen Bilale Magane Pois é
Eliminar
Rufino Infante
Rufino Infante "A cara da LAM é de uma vaca violada: que não come, tetas sugadas"
23 h
Eliminar
Mauro Roberto Charles Mafumo
Mauro Roberto Charles Mafumo E desde que despenhamos na certa. Tsk
22 h
Eliminar
Manuel Cardoso
Manuel Cardoso O descalabro está em tudo o que é do estado. Vírus maldito da corrupção.
11 hEditado
Eliminar
Jr Chauque
Jr Chauque Neldo Langa têm razão a culpa é da Renamo. ....
18 h
Eliminar
Grazie Eagle Eye Ferropova
Grazie Eagle Eye Ferropova Efrayme Mabunda
17 h
Eliminar
Miguel Santos
Miguel Santos Com tantas dificuldades de operacionalidade da nossa companhia arre o que me preocupa e deveria preocupar os moçambicanos é saber até que ponto a manutenção das aeronaves está abster feita com o rigor que se exige,já se acumulam relatos de atrasos por avarias e isso não é nada agradável sobretudo qdo não se tem alternativas.
16 h
Eliminar
Luis Jussa
Luis Jussa Com tarifas tão altas mesmo assim não se consegue aguentar lol
15 h
Eliminar
Jose Chirruco
Jose Chirruco Kkkk, tá se mal mesmo
15 h
Eliminar
Dyno Salomâo Nicasse
Dyno Salomâo Nicasse Crises àtras de crises. Isso tudo só em moz mesmo.
115 h
Eliminar
Carlos Vilanculo
Carlos Vilanculo "A cara da LAM é de uma vaca violada: que não come, tetas sugadas e que ainda tem que puxar a charrua!". Kkkkkkk
115 h
Eliminar
Filipe Sande
Filipe Sande Kkkk
7 h
Eliminar
Silvestre Cambula
Silvestre Cambula A nossa passividade é que nos leva à isto tudo,temos aqui perto de Maputo,Maputo que é o dito Moçambique a África do sul, a população na hora vai às ruas reevendicar por qualquer mau empenho dos governantes!
Agora para nós tudo está bom,vamos aguentar assim mesmo!
15 h
Eliminar
Hikmet Adamogy
Hikmet Adamogy kkk
14 h
Eliminar
Edy Gulas
Deda Luis
Deda Luis Assim vai o mundo
14 h
Eliminar
Lebogang Maphaha
Lebogang Maphaha LAM must be blacklisted. Not safe to fly this airline.
14 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Existe uma notável visão salário do abastado a LAM paga salários gordos aos PCA e seu conselho e administradores e com pequena frota de aviões seus salários são comparados a de grande companhia como a SÁ airways
14 h
Eliminar
Pedro Filipe
Pedro Filipe A culpa é do Dlhakama que não permite que a BP venda o seu combustivel à LAM.
14 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes O engenheiro José Viegas fez um trabalho bem feito de reformas e criação de sustentabilidade no momento que a LAM estava com excedentes de trabalhadores improdutivos entregou se a reformas fortes, criou empresas de suporte para serviços e muito mais
14 h
Eliminar
Fauzio Mussagy Fernandes
Fauzio Mussagy Fernandes Acredito que trabalho do Eng. José veigas não havia terminado e cortaram o projecto acredito com entrada do tio Patinhas sua visão de roubo colocar seus lambe botas e ladrões para passarem suas comissões
14 h
Eliminar
Luis Dias
Luis Dias Independentemente das dificuldades financeiras da LAM, as quais nem vou abordar, este Post tem uma afirmação errada e que só pode ser feita por quem não conhece absolutamente nada do sector da aviação.
A questão da LAM levar combustível extra no voo para Johannesburg para assegirar o regresso é um procedimento muito comum e não afecta absolutamente nada a Segurança de Voo. Chama-se a isto " Tankering" . Este procedimento pode ser utilizado por vários motivos desde o financeiro ou por não haver combustível no destino.
313 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Luís Dias, posso estar errado como bem afirmas. Não sabia nada sobre o tankering. Por isso tive a humildade em citar a fonte, partilhando inclusive os links. Portanto, aceito que seja errado. Mas precisarei ainda verificar a sua afirmação. Lá no fim, ainda reconhece que o tankering acontece em resultado de uma contingência. Já é um bom começo para o debate, pois aceita que tankering não é a norma.
113 h
Eliminar
Elísio Nhantumbo
Elísio Nhantumbo E no caso de por exemplo no regresso por alguma razão não poder aterrar em Maputo e somente poder faze-lo na Beira? Ai o avião não corre risco de despenhar-se por falta de combustivel? Pelos custos das passagens da LAM nem precisava de fazer esse tipo perigoso de gestão de combustiveis. Muita irresponsabilidade.
12 h
Eliminar
Nelo Cuna
Nelo Cuna Dr Egidio Vaz
11 h
Eliminar
Luis Dias
Luis Dias Como disse anteriormente a questão do "Tankering" é um procedimento seguro desde que seja feito dentro das normas operacionais. As causas porque se aplica este procedimento é que variam.
Claro que neste caso o óbvio é que se optou por fazer Tankering devido a uma questão financeira que advém da péssima gestão da LAM nestes últimos anos.
No procedimento de Tankering feito correctamente tem que se medir a diferença de custos de andar a transportar combustível se compensa em relação ao preço a pagar se abastecer no destino. Se a diferença for inferior , então compensa. Mas isto é no mundo onde as coisas funcionam correctamente o que não é o caso da LAM. Aqui neste caso utilizou-se o procedimento de Tankering por causa da incapacidade de abastecer em Joanesburgo por falta de crédito. Tudo isto são indicadores de má gestão.
A questão que o Elísio Nhantumbo põem é pertinente mas uma boa gestão operacional conta com essas contingências. Ou seja neste caso o avião tinha que levar combustível de Maputo para Joanesburgo, ida e volta e ainda mais combustível para alternar de Maputo caso não consiga aterrar no regresso e ainda mais Reservas de Combustivel conforme previstas nos Regulamentos internacionais e aplicados na Aviação Civil em Moçambique.
Fica uma operação muito cara ? Claro que fica sem dúvida alguma. Não é um procedimento para aplicar numa operação regular mas sómente uma solução para resolver uma contingencia pontual.
310 h
Eliminar
Sheila Ibrahimo
Sheila Ibrahimo Ricardo Oliveira
13 h
Eliminar
Lucinha Cuacheque
Lucinha Cuacheque Ellen Lena Cesar Pedro
13 h
Eliminar
Cesar Pedro
Cesar Pedro Não vou comentar
113 h
Eliminar
Domingos Mazivila
Domingos Mazivila Uma questão que vai para além da nossa companhia de bandeira, pois o aparato do espaço aéreo, infraestrutura afim e operações em Moçambique, ainda continua sobre forte tutela estatal.
213 hEditado
Eliminar
Leonel Muchano
Leonel Muchano Eu que o diga, porque fiquei dias retido em Pemba e a desculpa dada era que o avião ido ou de Nairobi ou Dar-es-Salaam estava cheio e sem espaço para levar os passageiros em Pemba. Mas como tenho a "sagacidade do macaco" logo percebi que a minha situação e de muitos estava associada a crise em que a LAM se encontra mergulhada.
213 h
Eliminar
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkk, bota Sagacidade nisto
13 h
Eliminar
Albino Yotamo
Albino Yotamo A LAM esbanja dinheiro a alimentar interesses partdarios pura e simplesmente má gestão...
13 h
Eliminar
Albino Yotamo
Albino Yotamo A LAM só mostra que não está p reocupada com a nossa segurança.
13 h
Eliminar
Vic Gove
Vic Gove Sem delongas a origem do problema conhecemos todos isto deve se ao jogo de cunhadismo,amiguismo,cargos por afinidade de campos de roubos e regalias
12 h
Eliminar
Julio Ferreira
Julio Ferreira Vic,fala mais alto e sem medo,tas a morder a língua sem necessidade.Amigo,isto é sério,so n crê quem nada vê
14 h
Eliminar
Arsenio Comolo
Arsenio Comolo Diz o ditado; cabrito come onde está amado, os cabritos que pastaram naquela mata comeram, esta sempre será a gestão dos camaradas.
12 h
Eliminar
Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Um avião que aterra em Quelimane e depois vai reabastecer na Beira e, dai segue para Nampula! Esta perigoso andar desta companhia! Enquanto Quelimane, há 1 mês, estes mesmos aviões reabasteciam sem problemas. Então, como iremos viajar? Por terra, temos os ataques armados. No ar, LAM em falência. No mar, pirataria!
111 h
Eliminar
Ana Berta Altamura
Ana Berta Altamura
7 h
Eliminar
Felix Telfer
Felix Telfer Segundo informações de um amigo funcionário da AirBP, a LAM tem estado a abastecer os seus aviões através da Petromoc e a dívida está acima de 3 milhões de dolares.
11 h
Eliminar
Toninho Tembe
Toninho Tembe a galinha dos ovos de ouro fica feliz so em colocar ovos
11 h
Eliminar
Elija Nthinda
Elija Nthinda Mas o q é q anda bem em Moçambique?
11 h
Eliminar
Mwana Acusdo
Mwana Acusdo Boa pergunta!!!! Na verdade deve ser mais fácil procurar o que "eventualmente" possa andar ainda bem
3 h
Eliminar
Auria Sonia Áuria
Auria Sonia Áuria Os voos de Maputo a Nacala são a pior coisa, eu que o diga, e o que foi relatado nessa reportagem do jornal è exactamente o que nós passageiros estamos sujeitos a passar, e no entanto querem manter o monopólio do espaço aéreo quando nem sequer refeições dignas, horários pontuais, conseguem dar aos fazedores da receita deles, nesse caso nós passageiros (os maiores prejudicados)...
18 h
Eliminar
Jorge Mabango
Jorge Mabango Há dias conversa alguém que foi dirigente da LAM durante 24anos. Ele diz que grande problema é colocar pessoas sem conhecimento do sector e relacionamento humano entre os funcionários. Sobre atrasos da LAM tive vários. Fizemos take off em maputo 20 minutos depois o comandante anúncio problema técnico e tivemos que regressar há maputo. Dias depois quando regressava à maputo os passageiros que vinham com o mesmo avião da LAM de pemba com escala em Nampula rejeitaram em grupo subir ó mesmo avião devido à má experiência do voo anterior. Dizia um passageiro nunca tiveram susto e má experiência. Não voltamos há subir o mesmo avião. Depois de tanto barulho a LAM por volta às 23 h mandou outro avião👎
17 hEditado
Eliminar
Norberto Mugube
Norberto Mugube Felso Gz o que dizes?
6 h
Eliminar
Felso Gz
Felso Gz Epa é triste man eu estive lá a estagiar e de facto deu para notar que muita cena não vai bem esse way dos combustíveis vai criar muitos problems agora sim é bom time para entrar uma compania.
57 min
Eliminar
Joaquim Rupia
Joaquim Rupia Nem querem que outras companhias operem.
6 h
Eliminar
Sonia Fernandes
Sonia Fernandes Mas nós estamos mal mesmo sabe!!!!!!
4 h
Eliminar
Mwana Acusdo
Mwana Acusdo Temos que recusar terminantemente a "legalização do roubo", pois no fim irão todas empresas públicas á venda para consórcios representantes das Troikas sejam elas do velho continente, dos Czares ou do Mao Zhedong! Para rematar o nosso orgulho e fuzilar nossa auto-estima, ainda vamos agradecer quando a LAMentável for privatizada e como os males não vem só, irão todas empresas que terminam por "M", já que representam "á letra" o serviço que apresentam: de Merda!!!!
3 h
Eliminar
Ido Alfred
Ido Alfred falir para depois comprar, e lucrar
2 h
Eliminar
Tony Mulidjo
Tony Mulidjo kakakakakkakkakaka coisas de meu Pais vem ai outra divida escondida
Eduardo Matine à procura de um milagre.
1 h
Sei que os midia nao divulgaram na integra as perguntas e respostas apresentadas hoje na AR plos deputados e pelo Ministro da Economia e Finanças,mas posso afirmar categoricamente que desta vez nao houve aula de sapiencia alguma, muito plo contrario,Sua Excia Sr Ministro pos em causa a inteligencia de todos quanto aguardavam por uma apresentaçao metodica e clarificadora dos contornos a volta do dossier dividas bilionarias e da pronta disponibilidade do governo em endossar garantias soberanas sem previa consulta aos demais orgaos previstos por lei, os quais poderiam achando conveniente alertar para acautelarem-se questoes basicas ( custo,beneficio,contrapartidas,sustentabilidade) que foram criminalmente negligenciadas!
O Sr Ministro disse absolutamente nada, esquivou-se na desculpa "defesa da patria" para nao detalhar as compras chorudas, quis explicar como se compra um barco por encomenda (ao inves de representar o estado pos-se no lugar do fornecedor,atribuindo-lhe posses para decidir unilateralmente sobre um negocio bipartido), exemplos que nao dignificam alguem do seu gabarito profissional,so faltava contar uma historia para os bo(i)ys dormirem.
Sendo assim, talvez seja o caso destas empresas virem a publico e esclarecer de uma vez por todas, como foram aplicados os secretos milhoes!
Se e uma questao de segredo de estado, este segredo esta a guarda de mortais como nos outros!Sugiro que os 3 poderes formem comissoes multidisciplinares, incluindo alguns membros da sociedade civil de reconhecido merito deveriam ser apontados, prestem juramento perante o mais alto magistrado da naçao, garantindo que nao divulgarao nada mais do que lhes for permitido e façam levantamento desse arsenal, quantifiquem,qualifiquem e contabilizem.
Bastara vir dizer que efectivamente nao houve ma aplicaçao deste valor, e que foi cumprida a risca a razao principal para o qual as dividas foram contratadas!
Amanha nos saberemos julgar caso algo fique por dizer, porque hoje nem se quer sabemos who is who in the zoo...!
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Ariel Sonto Ntsem.
GostoResponder11 h
GostoResponder11 h
Homer Wolf Triste espectáculo aquele!... tsc
GostoResponder249 min
Eduardo Matine Diz que andamos a comer atum camuflado nos restaurantes da praça, porque o restaurante tem medo de divulgar a proveniencia!kakakakakakakakakakaka, pior que isto so indo ao show de Bufalo e Wantsongo!
GostoResponder446 minEditado
Antonio A. S. Kawaria E eu desconfio que eles explicaram melhor ao FMI que à Assembleia da República.
Mais, já exportam atum para China? Ah só devia ser para China onde foram pedir para não desmentir-se.
Já comemos atum de EMATUM? Na minha terra em Memba é que não. Comemos atum pescado desta forma:
https://youtu.be/HZ7f_048tdQ

2 comments:

Anonymous said...

Boa dia a todos.
A Lam precisa de uma reformulaçao no seu quadro financeiro e operacional o mais breve possível.
Sei das dificuldades são grandes.
Pois conheço bem.
Me parece que foi apresentado um plano de reestuturação pelo Capt. André Góis do Brasil com vasta experiência em aviação, que esra esperando a resposta do conselheiros e do pca da Lam.
E isso que sei até o momento

Anonymous said...

O sector de aviação de aviação em Moz precisa de um consultor ou gestor autônomo.