domingo, 14 de fevereiro de 2016

TENSAO MAXIMA EM MUXUGUE-SAVE!



* Eminente batalha decisiva que pode mudar o curso da historia de Moçambique
Fontes fidedignas dentro das forcas armadas ao serviço da Frelimo dão conta que os militares estão a ser obrigados a irem concentrar se em Zove, Muxungue. Segundo as afirmações do próprio comandante do exercito General Mussa e um tal de Bertolino, que e da Renamo e natural de Inhambane, que foi aliciado pela Frelimo e já possui ate cartão vermelho daquele partido, são as pessoas que estão a organizar a ofensiva em Zove, Posto Administrativo de Muxungue, Distrito de Chibavava.
O general Musssa e o Bertolino, estão a enganar os militares das FADM com a alegação de que haverá grandes cerimonias e parada militar naquele local a partir de amanha segunda feira dia 15/02/2016, enquanto e pura mentira, o objectivo e ir lançar uma grande ofensiva militar contra as forcas da Renamo que se encontram aquarteladas naquele local. O Mussa mobilizou também varias unidades de artilharia pesada e infantaria motorizada. Ontem postamos aqui sobre 25 blindados anfíbios que saiam do sul em direcção ao centro do pais afinal iam a Zove. 
Segundo soubemos das nossas fontes, as experientes perdizes já tem conhecimento desses preparativos e garantem que o inimigo será destruído por completo e perseguido ate a origem. Em outras palavras, se as tropas do Mussa falharam o seu objetivo haverá um end game das FDS naquela área a guisa do que aconteceu em Murrupula (neste momento Niassa e Cabo Delgado encontra se isoladas porque o exercito da Frelimo não conseguiu romper o roadblock imposto pelas perdizes).
As nossas fontes disseram nos também que o comando das FDS tentaram recolher elementos em todas unidades no Chimoio e Tete mas só conseguiu um numero muito insignificante e com baixíssima moral combativa e não se sabe se vão mesmo chegar a Muxungue porque os militares dizem que não querem morrer numa guerra contra os seus irmão da Renamo que nunca fazem mal a ninguém.
Dizem que o tal general Mussa, teria dito aos militares recém formados numa parada militar havida recentemente em Maputo que o seu inimigo e a Renamo, o que dividiu as opiniões dos militares pois e sabido que o exercito tem como principal tarefa defender a soberania e não combater partidos políticos. O infeliz discurso do Mussa na dita parada ou formatura repercutiu se negativamente no seio das FDS em todo o pais e há descontentamento geral embora em surdina. Os militares sul tem dito de boca cheia que caso sejam alinhados preferem deitar as armas, despir a farda e fugir. Os militares naturais do centro e norte tem murmurado que caso sejam alinhados fugirão para o Zimbabwe e por naturais do fugir para África do Sul preferem a África do Sul.
Também há descontentamento no seio das FIR, que e originalmente uma policia de choque ou anti montim para fins meramente civis e que deviam estar equipados com meios dissuasivos não letais como gás lacrimogenio, balas de borracha e cassetete mas devido a política repressiva e ditatorial do regime da Frelimo, transformou aquela policia de elite em sua milícia privada e armou a ate aos dentes com equipamento de guerra como carros de combate blindados, bazucas, metralhadoras ligeiras e pesadas, morteiros, etc. Hoje as FIR morrem em massa em sérios combates armados contra super comandos de uma das melhores guerrilhas do mundo, a Renamo. Os militares das forcas de guarda fronteira também passam pela mesma situação, no lugar de proteger as fronteiras nacionais contra contrabandistas e 'jumper borders', estão empenhados em missao de combate contra supostos "ladroes de gado" da Renamo.
Ainda de acordo com as nossas fontes, nos últimos dias o general Mussa desloca se frequentemente entre Chimoio e Gorongosa em preparação de uma super operação "blitzkrieg" contra os guardas de Afonso Dhlakama. Esta também prevista uma operação especial para o assalto da Serra de Gorongosa que já tem tropas de comandos especiais para combates de montanha treinados no Gonarezou e fotografias aéreas captadas por 'drones' de vigilância operados a partir do Zimbabwe ou Angola mas isto e assunto para um outro post...
Segundo soubemos de fontes bem colocadas ligadas a ala militar da Renamo, as perdizes estão muito bem preparadas para repelir os ataques e dizem que desta vez não só vão defender se mas também perseguir o inimigo ate a ponte sobre o rio Save, seu estado maior, onde totalmente esmagados, após o que a Renamo montara o seu posto de controlo e desta forma o pais fica virtual e automaticamente dividido entre o sul e as regiões centro e norte.
Os radicais e moderados da ala militar da Renamo conseguiram convencer o general Dhlakama muito mais devido a onda de massacres e raptos perpetrados por agentes ao serviço da Frelimo. Como já se sabe o líder da Renamo sempre rejeitou o retorno a guerra mas parece que desta vez ficou rendido as evidencias. Não teve argumentos para contrariar os seus generais. Os generais disseram a Dhlakama que desta vez querem "bater bem" a Frelimo depois dos atentados contra a sua vida de 12 e 25 de Setembro do ano passado onde as próprias perdizes perderam muitos companheiros de armas e querem "ajustar as contas". Os militares da Renamo encostaram a parede Dhlakama também devido a clara "negabilidade negocial" da Frelimo demonstrada nos atentados. Disseram lhe: "agora viu senhor presidente? Nos avisamos presidente que a Frelimo não presta, só quer trapacear e matar te. Por sorte o SG Bissopo não morreu. O povo continua a sofrer e a espera de ser libertado. Eles vão continuar a nos matar e nos temos que agir. Temos que tomar medidas urgentes senão o povo nos abandonar e será o fim da Renamo e da democracia." 
Segundo ainda as mesmas fontes, esta ofensiva da Frelimo conhecida como Cerimonia de Zove, vai fracassar porque os comandos da Renamo querem demonstrar a Frelimo que a Renamo ainda tem grande capacidade militar e que esta provocação poderá obrigar a Renamo a fazer perseguições as forcas da Frelimo em toda região sul incluindo Maputo. 
não se sabe se a Renamo vai optar por um ataque preventivo ou aguardar pelo bombardeio de saturação da artilharia das forcas do Mussa mas correm rumores segundo os quais varias equipas de raptores e assassinos que nos últimos dias aterrorizam os elementos da Renamo no centro e norte encontra se desde ontem em Muxungue para grandes operações de terror e perseguição aos membros e simpatizantes da Renamo o que pode obrigar as perdizes a optar por um ataque preventivo. recorde se que foi em incidentes do género havidos em 22 de Abril de 2013 que despoletou o "conflito de Satungira". 
Os manos de Muxungue não adimitem abusos...
A ver vamos.

Unay Cambuma

10 pessoas gostam disto.
6 comentários
Comments
Orlando Tomas Barragem Enviei SMS dr a distância é maior
Gosto8 min
Miguel Moiane Os 25 blindados anfíbios foram por mar ou por terra??
Gosto7 min
Eduardo Domingos Porque?
Gosto3 min
Maria Calhosa Xi ta se mal!
Gosto6 min
Eduardo Domingos Natural nao treme
Gosto4 min
Zacarias Raul Manhisse Obrigado mano pelo informação contl assim mesmo.

Sem comentários: