terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os ladrões de votos

1-Você sabe que vai jogar com um bandido. Mesmo assim você aceita jogar o jogo com todas as regras acordadas. Mas você sabe que no jogo anterior este bandido já lhe roubou os pontos. Mas okay, faz votos que desta vez não fará de novo a batota.
2-Você joga o jogo e por fim sai a chorar. Bandido é bandido, roubou-lhe de novo os pontos.

Ora, um vovô que assiste o quinto jogo entre os mesmos actores observa que o "bandido" de que se fala sempre ganhou com recurso ao mesmo truque: é que o "bom jogador", apesar de muita claque lá fora, não guarnecia as balizas; deixava o adversário desmarcado e, muitas vezes, confiava nos juizes de linha e no quarto árbitro, estes que também não estavam lá muito interessados em mostrar serviço. O jogador "bandido" sempre explorou os flancos para marcar muitos golos; mandava "apagar as luzes" do estádio e mesmo assim continuava a marcar os golos quando os outros (bons jogadores), pensavam que tinham que parar.
Por fim, ele perguntou a equipa perderdora 
Olha, vocês sabem que o vosso adversário é batoteiro. O que voces fizeram para mitigar o impacto da sua batota?

A equipa perdedora, em resposta disse: Nada. Mas também não era para fazer algo se o jogo tinha regras claras. Você vovó viu que ele andou a roubar.
O Vovô de seguida respondeu: SIM, eu vi. Três golos foram marcados na escuridão e eles fizeram substituições acima do permitido. Mas vocês prepararam-se para lidar com isso?
A equipa perdedora respondeu: não era preciso. As regras são claras. Batota não vale. E nós não reconhecemos esta vitória. (enquato isso, a equipa vencedora levantava o canecão da vitória).
O vovó responde: pois bem, olhem à vossa trás. Estão a levantar o canecão da vitória. Também não vão a tempo de impedi-los.
Moral da história
É facil detectar a fraude. Afinal de contas basta confrontar a lei ou a moral à prática. Cada um de nós é capaz de detectar a fraude. É simples e fácil, É menos trabalhoso.
A verdade porém é que todos os dias, nós próprios, como pessoas ou instituições, cometemos a fraude; em actos e em omissões.
Mas se quisermos ser vencedores, devemos saber lidar com as práticas fraudulentas antencipando-as, tentando sempre mitigar o seu impacto. A vida sempre honrou a quem soube superar as ‪#‎barreiras‬ e vencer as adversidades. O mesmo acontece em relação aos partidos políticos vencedores, que conseguem destronar os partidos no poder.

o direito à razão e a reclamação devem ser proporcionais ao esforço dedicado à cada objectivo que se propõe alcançar.
173 pessoas gostam disto.
Comments
Numan Wane Tomé nota "D"
Gosto5 h
Mwua Munyossa Dala João Só os fortes vão perceber. 
Parabéns pelo tempo que gastou para pensar e escrever mano Egidio Vaz.
Gosto15 h
Hidiel Da Silva Macuácua so os fortes entendem
Gosto15 h
Mussá Mohamad Kkkkkk, ademais, quem permite ser roubado, no campeonato doméstico, não merece nos representar além fronteiras, como campeão, pois, provavelmente vai ser roubado por "bandidos" mais astutos...

Ou seja, imagine que o eternamente vítima de roubo, lhe seja dado uma oportunidade de negocear, um contrato sobre os recursos do país, com as multinacionais ávidas em lucrar a todo o custo...provavelmente será, enganado e roubado, e o país vai se ressentir disso.

Contudo, deve haver "fair play", nada justifica o roubo...não é por não ter grades na minha casa, que alguém vai se dar o direito de vir roubar...
Gosto23 hEditado
Filipe Sande Kkkkk
Gosto5 h
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde E entao, vou roubando por que o adversario nao tem meios? Enqto o meu irmao tira um naco quando mete a mao no prato, eu tiro dois nacos de cada vez so por que o meu irmao nao tem olhos para ver o meu movimento no prato. Irmaos, roubo é mesmo roubo. Concordo sim, que devem existir regras claras e rigidas acima de tudo. Nas comunidades mocambicanas, quem rouba é punido.
Gosto14 h
Mussá Mohamad Sim, não se deve exaltar o roubo...mas também ser roubado 5 vezes pelo mesmo ladrão e o mesmo objecto e quase os mesmos mecânismos...é caso de estudo...

Ou se é ingenuo demais ou convêm que o outro roubem, para passarmos a vitimização...
Gosto32 hEditado
Armando Mabote Pois bem dito. Não me imagino representado por um perdedor belicista além fronteiras o que será de nós!?
Gosto4 h
Mussá Mohamad Bom...a parte de "belicista" é da tua responsabilidade, Armando Mabote...não sei a quem te referes...

O post fala do ladrão e da vítima do roubo, e estou focado nisso...e não em politiquices cegas e desnecessárias.
Gosto13 h
Pires Calembo Pro isso tamos mal a todos instituinçães não trabalha como devem ser resultado de ser empregado atraves de vias obscuros ou melhor via roubo, fraude.
Gosto3 h
José de Matos Em principio a parabola faz sentido e o questionamento é legitimo! Porem, adaptando para a realidade, nao é bem assim quando o campo esta inclinado, os fiscais de linha sao desonestos, o arbitro nao é isento e por fim a Federaçao esta ao serviço da equipa vencedora! Nao vejo mesmo como se aprende, nestas circunstancias, a lidar com as irregularidades do jogo, ate porque quem faz barulho la no local do jogo pode ser molestado pelos esbirros do sistema! Exigir mais aos prejudicados do que aos mafiosos nao vai resolver o problema, o problema so sera resolvido quando os mafiosos entenderem que nao podem contar com a impunidade!
Aqui podemos entrar num extremismo perigoso: enquanto o campo nao for plano e os mafiosos impedidos de mafiar, a outra equipa pode recusar jogar nessas condiçoes! Quais as consequencias se uma equipa recusar jogar nessas condiçoes ? Nao havera Campeonato!
Gosto165 hEditado
Alberto Amur Até pode de dizer falta de coparticipação e aí podem julgar k ganharam o jogo
Gosto25 h
Muhamad Yassine Entendi muito bem kkkkkk
Gosto5 h
Yaqub Sibindy É tempo de reflectir porquê é que a Renamo, nunca esteve interessado de gradear à mesma porta donde os "ladrões" da Frelimo constantemente roubam os votos?
Gosto125 h
Mamade Abdurremane Mamade Eu ja vi muitos comparar jogo de futebol a um processo eleitoral. Isso e palhacada. Futebol e um desporto publico com regras internacionais estabelecidas. A violacao das regras da direito a cartoes expulsoes multas irradiacoes. Eleicoes e base de uma democracia estabelecida na constituicao e em leis num estado de direito. As instituicoes de direito o judicial e que deve salvaguardar a legitimidade das eleicoes evitando e penalizando a fraude que e um crime.
Gosto35 h
Aparicio Marques Bomba....
Gosto5 h
Egidio Vaz Vai ficando neste ideal. O MDM, que também tem o mesmo ideal, participou em eleições e gamhou municípios
Gosto5 h
Mahomed Hanif Gafur e bom ficar bem claro que quem manda é quem tem a faca e o queijo na mão o resto sao historias de caroxinha
Gosto4 hEditado
Mahomed Hanif Gafur nao e municipio que vai mudar o rumo dos circunstancia em estamos mergulhado
Gosto4 h
Egidio Vaz Estou a falar do modelo de mobilização, Trabalho e controlo do voto
Gosto4 h
Egidio Vaz É o modelo
Gosto4 h
Antonio A. S. Kawaria Egídio, uma coisa de ser do nosso conhecimento. O MDM ganhou em alguns municípios e apenas naqueles em que a sua capacidade lhe deu efeito. Em muitos outros foi roubado. Nas gerais, em algumas zonas o MDM foi roubado pior que a Renamo. O grande problema do nosso país é recusa à transparência no processo eleitoral. Quando os bandidos se apercebem de fiscalização cerrada usam armas de fogo ou apagão e tudo que dá para truques.
Gosto23 h
Egidio Vaz Ilustre Antonio A. S. Kawaria , SIM. Mas eu sei que a Renamo pode e tem a capacidade de fazer bem as coisas. Em 1994 e quando as eleicoes se faziam em dois dias, ela teve 110 deputados. Como foi possivel? E que tal se tivesse continuado naquele ritmo?
Gosto3 h
Mussá Mohamad Talvez porque a frelimo, aínda não tinha experiência, de gatunagem eleitoral...e com Guebuza, um gatuno astuto, foi o que se viu, combinado com a fraca guarnição da Renamo, claro.
Gosto3 h
Narcísio Mula Uma equipa que tem poder sobre a arbitragem. É ela que escolhe os árbitros, manda fazer os equipamentos. Quando o jogador adversário caminha diretamente para a baliza é válido que essa equipa mostre uma pistola para ele desistir do jogo e quando ess jogador não desiste é mesmo alvejado. Está claro que o problema não é do adversário que não se prepara para esse jogo. É que é impossivel jogar assim
Gosto75 h
Andre Jorge Chifeche Bonito comentario este do Narcisio Mula
Gosto4 h
Egidio Vaz A mesma equipa já deu 110 deputados, não devemos esquecer. A mesma equipa já deu 70 também. O que aconteceu? Em algum momento precisamos de autocrítica. Não basta só lamentar. Qual é a parte de responsabilidade que coube a equipa perdedora? Fé-lá como devia ser? Alguns partidos nunca fazem estas perguntas a si
Gosto14 h
Narcísio Mula Bem então não reclamem quando esse clube depois diz. Ok, voce me roubou, vc tem poder mas eu tenho maior claque. Vou usar a minha claque para tentar ganhar os pontos que me roubaram em campo (vcs viram, fui roubado). Posso usar bazucas para defender a minha claque, vc fica com o poder. Estamos portanto, nesta situação
Gosto14 h
Andre Jorge Chifeche Este ladrao é muito sofisticado. Sabe fazer a soma dos deputados da oposiçao para que nao ultrapassem os dele para garantir a maioria no parlamento. Ele programa assim o roubo dele. Ele oferece uma pastilha e ele come pao para no fim dizer esta pastilha que estao mastigando é resultado do vosso esforço que trabalhem mais para ter o pao da proxima vez
Gosto4 h
Carolina Da Conceiçao Machate A história fala por si...
Gosto5 h
José Luís gostei da cronica, tem marcas do quotidiano.
Gosto15 h
El Patriota Eu acho que temos de passar a ensinar aos nossos rebentos, que o roubo, a batota, a vida de trapaceiro compensa. Sim. O que vale ser honesto, seguir as regras e pautar pelo jogo limpo, se quem ganha sao os prevaricadores??? Nao ha como previnamos os nossos filhos. Ensinemo-los a jogar sujo neste mundo cao, para que sobrevivam, como sobrevivem os algozes, os batoteiros e a bandidagem.
Gosto25 h
Egidio Vaz Eu não disse jogar sujo. Eu disse trabalhar para prevenir este jogo sujo. Se apaga a luz a gente tem que ter os candeeiros prontos. Se fazem substituições ilegais temos que estar por perto para impedir que este novo jogador entre no campo. Fora de jogo não vale, fiquemos nos no reduto da baliza. É isso que estou a dizer aqui. Os bons, se é que existem, devem trabalhar a dobrar para vencer o mal. Ladrão é ladrão. Não esperemos que volte ao leito da legalidade
Gosto44 h
El Patriota Trabalhar???? Como, meu caro?? Com aqueles?? Duvido...
Gosto14 h
Egidio Vaz É possível. Basta tentar. Outros tentaram e conseguiram. Ou não?
Gosto14 h
El Patriota Que outros? Autarquicas??
Gosto4 h
Egidio Vaz El Patriota, você tem ideia de quanto custa uma vitória?
Gosto14 h
El Patriota Nao!
Gosto4 h
Egidio Vaz Refiro-me ao trabalho que deve ser feito. Uma campanha bem feita não é garantia da vitória. Nem a própria Frelimo com todos meios, aprecie o trabalho que fazem. É tirânico, a começar pela comunicação, coordenação, controlo do voto etc. A fraude sempre foi o plano B. A primeira fase é primordial. E está allcance de partidos como a Renamo
Gosto4 h
Andre Jorge Chifeche Nao sera facil isso caro Egidio Vaz pois a frel usa todos os meios apartir de aliciaçoes ate a via agressiva usando a policia. Lembras que houve "sequestro" de urnas protagonizado pela policia la na zona norte e foram devolvidos algumas horas depois e a noite? Oque um pacato controlador da renamo pode fazer perante essa policia fortemente armada?
Gosto4 h
Azarias Chihitane Massingue Aqui está o problema Chifeche, os fiscais da Renamo não estavam preparados para lidar com as situações adversas, não sabiam o que fazer caso detectem alguma anomalia. Claro que se a instruções era entrentar fisicamente as adversidades, não tinham hipótese. Os meios para usarem estavam claros e ao dispor de todos.
Gosto1 h
Isac Ramos Que imaginação ...
Gosto5 h
Namburete Massuanganhe #Egidio você ja não é nosso camarada?
Gosto14 h
Egidio Vaz Camarada de quê? Quando é que fui?
Gosto64 h
Tome Corneta Raene Gramei desta as vezes melhor responder assim
Gosto4 h
Alfredo Macuácua Do estilo, "se não és nosso, és contra"... kkkkk
Gosto4 h
Iassine Joao Ituiriua Esse gajo de namburete é um atrapalhado mesmo. Pensa que é partido isso? Quer tirar a dignidade do dr. Egidio Vaz? Essa não vale
Gosto3 h
Lindo A. Mondlane O nosso caso é problematico, porque o trampado nao consegue demostrar onde esta a trampa(q talvez exista).. O trampado nunca treina, espera deitado o dia do jogo.. O presunto tramposo no dia seguinte de cada jogo,
Gosto1 hEditado
Tome Corneta Raene Parábola dum semeador
Gosto14 h
Jotem Sithole efectivamente a equipa perdedora não tinha muito a fazer para impedir a batota, porque mesmo a polícia que estava no Campo para manter a segurança do jogo, amolestava qualquer jogar ou apoiante da equipa perdedora que tentasse reclamar de qualquer irregularidade ao longo do jogo. Toda a equipa da arbitragem favorecia a equipa 'ganhadora', portanto é quase impossível vencer se você tem tudo e a todos como adversários
Gosto14 hEditado
Francisco Pacheco Chigogoro Kkkkkkk EV muito inspirado e criativo. so que esse bandido usa muitos truques e quando se sente encuralado usa outros meios para intimidar
Gosto4 h
Egidio Vaz Se quiser o poder devemos nos organizar. Estamos a tornar-nos em especialista da lamentação. A vida não é tão justa assim.
Gosto14 h
Nito Ivo Para completar: O "roubado" se zanga, se esconde no mato enquanto o ladrao vive no paraiso durante 4 anos e meio. Os 6 meses que faltam, o ladrao chama o "roubado" para conversar, fazer novas regras para o jogo. Em resumo, o ladrao festeja 4,5 anos.
Gosto14 h
Narcísio Mula Mas o roubado nao facilita tanto a vida do ladrao como parece.
Gosto4 h
Rosimer Zacarias Ferrao Você e um político mesmo,falou muito.
Gosto4 h
Homer Wolf Agora subiu-te a mostarda ao nariz... 
Emoji smile
Gosto4 h
Egidio Vaz Poe isto em quinhentas. O que é subir a mostarda ao nariz?
Gosto24 h
Homer Wolf Perdeste a pachorra... Chegaste ao limite...Ninguem te agarra...
Gosto13 h
Egidio Vaz Homer Wolf kkkk, epa, cheguei sim
Gosto13 h
Mário Suale Como se pode enfrentar o gatuno armado?
Gosto4 h
Mário Suale Percebo que ilustre Egídio Vaz procura aqui neste artigo, mexer um pouco connosco mas entende que o podedos tais "ladroes" de votos é tao forte de tal modo que arrisca a vida por uma urna de votos! E sem querer tirar mérito a MDM, admiro a coragem da população do centro e norte, onde mesmo com a policia partidária armada ate aos dentes, enfrenta ate os tiros, dizia não é MDM que controla mas sim a população, é por isso, tanto a RENAMO como MDM ganham na mesma zona! Ou responda: na Matola não roubara? Em Maputo não também não?
Gosto4 h
Lindo A. Mondlane O nosso caso é problematico.. O perdedor nunca consegue demostrar onde esta com papeis na mao a trampa.. Ademais o enganado nunca treina, so se apresenta no campo para jogar, em contrapartida o presunto tramposo depois de cada jogo ganho (segundo o trampado, por trampas) esta no campo para treinar e preparar para o jogo seguinte... Os arbitros nao ve a o engano, a federacao tambem nao ve ( bom pode ser suspeitosa de simpatizar com o tramposo) federacao regional talbem nao ve, a federacao continental tambem esta "corrompida" que nao ve nada.. A outra federacao do continente vizinho e poderoso, com independencia economica e de criterio, nao tao amiga da equipa tramposa, tambem nao ve a trampa.. Bom fala de irregularidades na ordem de 5%, é dificil q 5 por cento alterem todo o jogo.. E nao esquecamos q essa mesma poderosa federacao castigou a equipa vizinha q recorreu a trampas.. A federacao mundial do desporto tambem esta cega... Nunca ve nada.. Voltando a zona do jogo.. Os delegados da equipa perdedora espalhados por todo campo de jogo, tambem nao viram nada, os delegados de outras equipas amigas da equipa perdedora tambem ficaram temporariamente cegos... Os representantes do publico na comissao arbitral tambem nao viram nada...... Pode ser q a equipa gamhadora apesar da cegueira geral tenha feito trampas, mas nao estaria de mais trazer feitos e provas aqui.. Todos estariamos descansados...
Gosto13 hEditado
Hilario Firme Como se pode jogar com uma equipa em que a Federação,C.A.F,e a FIFA está c equipa vencrdora? Muito difícil e complicado
Gosto3 h
Jorge Jone Não é tão simples assim. É certo que o roubado pode fazer algo para reduzir o roubo mas no caso em apreço devemos reconhecer que o cenário é complexo.
Gosto3 h
Egidio Vaz SIM é complexo. Pode perguntar-se qual foi a coisa mais simples que fez para conter esta complexidade?
Gosto13 h
Lindo A. Mondlane A fifa, nao gosta da equipa ganhadora.. Me extranha a sua miopia
Gosto3 h
Egidio Vaz Faz de fcato muito bem a alma detalhar os contornos da fraude e chamar nomes. Não nego. A vitória da Frelimo foi envolto de irregularidades. MAS, para quem quisesse ganhar as eleiçõpes, a vitória da Renamo estava ao alcance.
Em 20 anos da nossa democracia multipartidária, a Renamo trabalhou pouco an zona Sul do país, onde cuiriosamente vem a vitória. Ou seja, se a vitória de um candidato presidencial provem do somatorio de votos válidos, é de Gaza, Inhambane, Provincia de Maputo e Cidade de Maputo que vem a diferença vitoriosa.
Coincidentemente, é justamente nestes circulos eleitorais que a Renamo não apenas perde como nunca conseguiu montar estruturas de controlo fortes. Vão daqui a nada falar da violência eleitoral e da dificuldade em penetrar. Mas aí está o problema. A vitória está lá.
O que se nota nestes quatro circulos eleitorais é (primeiro), o nivel de afluencia é maior (primeira fraude), rondando os 80% ou mais e (segundo), estando a sós, faz-se tudo o que é possível. A Renamo não garante a cobertura da fiscalização ao nível nacional. 

mAs existe também um outro problema interessante: é verdade que para que se cubra o territorio nacional são preciso pessoas. E onde estão as pessoas? Só podem ser aqueles membros conhecidos e cometidos? A base redistributiva da Renamo enxugou nos ultimos anos em parte por causa da sua insistente recusa em participar nos processos autarquicos. Um partido ganhador teria pelo menos 15 mil fiscais/mandatarios para cobrir pelo menos mais da metade. Nas eleicoes passadas a CNE tinha pouco mais de 17 mil mesas. É acima de tudo o segredo da organizaçao, da logistica, e do seguimento. Todos vimos a fraude. Mas vimo-la depois de acontecer. Se estivessemos no local, ela nao haveria de acontecer. Esta é a minha ultima tese. E, assim sendo, encerro da minha parte este debate.
Gosto23 h
Sera que noutras partes do mundos partidos possuem um departamento de deteccao e controlo de fraude? Quer me parecer que nos EUA nao e preciso desenhar uma estrategia para evitar ou controlar a fraude (por parte dos partidos), nem nos diversos paises europeus. Nos queremos que os partidos inventem o que? Claro que se calhar queremos inventar alguma coisa a partir dai.
Gosto3 h
Raul Amade Olha Narcísio Mula, a democracia e' garantida em funcao do nivel de crecimento e evolucao da consciencia de cidadania do povo de cada pais. No nosso caso, concordando com Egidio, a Renamo deve deixar de ser idealista e preparar-se para o jogo eleitoral em funcao da nossa realidade se pretende jogar para ganhar.
Antonio A. S. Kawaria Eu digo que precisamos de moral na nossa sociedade, essa que nos permite ter vergonha na cara quando formos apanhados a roubar. Tenho dado exemplo de sociedades onde se um membro é apanhado a cometer fraude é expulso do partido.
Gosto23 h
Jaime Salvador Moiane Geralmente as regras do jogo funcionam assim, mesmo na alta competição. O jogo é ganho muita das vezes antes até d iniciar.
Gosto3 h
José de Matos Egidio Vaz, todos vimos a fraude ainda ANTES de ela acontecer, desde o recenseamento, membros das mesas recrutados em sedes partidarias, uso de recursos do Estado, etc.
A Oposiçao tem dificuldades em ter presen ça em certas zonas e ter membros nas mesa...Ver mais
Gosto23 hEditado
Lindo A. Mondlane Onde estao??? Tens documentacao de prova??? Tras aqui por favor
Gosto1 h
Nelson Junior Oh, caro Sr.Egdio,gostei desta anedota...morro de gargalhadas...Por 4 ou 5 vezes a Frelimo vem "batotando" nas eleiçoes...a pergunta que se colaca é simples: como e por que a Renamo permitiu a Frelimo de batotar por 4 ou 5 vezes?....Com excepcao das primeiras eleiçoes, o sistema organizacional da Renamo é muito muito fraco...Um Partido nao deve ou deveria simplesmente depender somente do seu lider...e a Renamo é o Afonso ou vice-versa...e isto gera toda esta confusao...A Frelimo é uma maquina,em tudo...A Renamo ainda nao se apercebeu disto!
Gosto3 h
Geraldo Angelo Mutuque Esta metafora me lembra o eleitorado incapturavel de carlos serra.
Gosto3 h
Celestino Cebu Bravo,
Gosto3 h
Sa Como Renamo perdeu norte, estao a massacrar justamente as populacoes das zonas onde tem recebido mais votos. Nada a dizer senao considerar uma grande insanidade. eh caso para dizer "surge et ambula" meu povo do centro e norte
Gosto12 h
Raul Novinte Gostei da história, caro Egidio Vaz.........
Gosto2 h
Nelson Junior Ps!...O que me doi tanto,é ver individuos que durante a escravatura e o colonialismo foram tratados como caes ou como animais irracionais...e hoje,os mesmos individuos livres,nao consigam entender-se e matam-se uns aos outros...realmente,é triste e doi!...que tragedia!
Gosto1 h
Calisto Jossefa Só me faz lembrar o Galo quando disse que aldrabou a perdiz em Roma.e a mesma não aprende.virão novas negociações e será aldrabado de novo.
Gosto11 h
Samsonrei Tdi O princípio e regra acima exposta aplica se também no sentido contrário. Um adversário que só perde e perde, mesmo assim se lhe é dado o troféu de segundo ou terceiro, chega o momento que ganha gosto de derrota, não se reinventa, usa sempre os mesmos truques, torna se previsível e de fácil abate. É como o rato que usa sempre a mesma rota de fuga, por mais habilidoso que seja, seus dias são curtos. Há grandes atropelos aos princípios de democracia no actual governo, mas os opositores são ainda piores, os partidos são dirigidos ao princípio de One man show, tipo este partido é meu, não há melhor que eu neste colectivo. É preciso escangalhar as estruturas existentes, revitaliza las e traze las ao jogo com novo vigor.
Gosto247 minEditado
Antonio A. S. Kawaria Muita coisa que não dá orgulho em termos eleitorais. Até Guiné Bissau prova-nos que é melhor neste âmbito. O processo eleitoral em Moçambique é a vida e a morte para a oposição. Praticamente todas as instituições públicas se empenham em sufocação à Renamo e MDM. Vejamos só o trabalho que faz o registo civil para assinaturas de apoio aos candidatos destes partidos e o que se faz aos candidatos da Frelimo. Em Moçambique apoiar alguém da oposição é um grande sacrifício. Custa muito caro para muitos.

Sem comentários: