terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

França diz querer mais cooperação com Turquia para derrotar o Daesh

Presidente francês Francois Hollande (centro), com o então primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault (esquerda), que atualmente ocupa o cargo do ex-ministro das Relações Exteriores Laurent Fabius (direita)


© REUTERS/ Philippe Wojazer
MUNDO
URL curta
Campanha militar antiterrorista na Síria (63)
223003

A França está disposta a ampliar a cooperação com a Turquia na luta contra o grupo jihadista Daesh (autodenominado Estado Islâmico), segundo disse o chanceler francês, Jean-Marc Ayrault, em uma conversa por telefone com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu.

Os chefes diplomáticos dos dois países conversaram nesta segunda-feira (15) sobre a guerra civil síria, de acordo com o comunicado divulgado no início do dia pela chancelaria francesa.
"Jean-Marc Ayrault manifestou grande preocupação da França com a deterioração da situação em Aleppo, onde o bombardeio contínuo do regime e de seus aliados agrava o sofrimento da população (…). Ele também enfatizou a necessidade de reforçar a cooperação com a Turquia na luta contra a Daesh", diz a nota.
Ayrault, recentemente nomeado pelo presidente francês François Hollande para substituir o chanceler Laurent Fabius, também exortou o ministro turco a cumprir as diretrizes expressas no comunicado final do Grupo Internacional de Apoio Sírio, documento adotado na quinta-feira (11), no contexto da Conferência de Segurança de Munique, para implementar um cessar-fogo e acabar com as hostilidades no país árabe devastado pela guerra.
A Síria está em guerra civil desde 2011, com o exército leal ao Presidente Bashar Assad lutando contra várias facções da oposição armada e grupos extremistas islâmicos, entre eles o Daesh, organização terrorista banida em uma série de países, incluindo Rússia e EUA.


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160216/3592933/franca-cooperacao-turquia-daesh.html#ixzz40LZjE2gJ

Sem comentários: