segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Sobre Danish Satar

Em véspera de final de ano, Moçambique recebeu uma autêntica bomba. Isto aconteceu por volta das zero horas do dia 31 de Dezembro de 2015, quando um jornal chamado “Capital” explodiu a tal “bomba”.
Era uma notícia relacionada com o regresso de Danish Satar a Maputo. Embora o jornal tenha publicado a tal notícia na noite de final de ano, às primeiras horas da manhã, isto é, no dia 1 de Janeiro de 2016, a mesma notícia já circulava nas redes sociais a uma velocidade jamais vista. Eu, por exemplo, no meu inbox devo ter recebido quase mil mensagens sobre o mesmo assunto.
Quer dizer, as pessoas se esqueceram de mandar WhasApp a desejarem-se boas entradas e tais, coisas típicas quando começa um novo ano, e falaram de Danish Satar. Tudo isto porque o Danish Satar é sobrinho de Nini Satar. Já perceberam o quanto sou importante?
Aos meus amigos do facebook tenho dito sempre que muitos dos jornalistas moçambicanos, para não dizer todos, são como prostitutas da Rua do Araújo. Vejamos o que diz o tal de “Capital” que só circula nas redes sociais:
- Danish Satar indiciado pela justiça moçambicana de raptos.
- Danish foi detido pela polícia internacional (Interpol).
- A detenção de Danish, segundo dados apurados pelo “notícias”, ocorreu há cerca de três meses.
- Danish é indiciado pelo crime de sequestro sendo que o crime pelo qual é acusado está a ser tramitado a nível da administração da justiça.
Desmascarando os mentirosos
O tal jornal na verdade atrela-se nas mentiras do “notícias” e diz que Danish foi preso pela Interpol. Isto é uma grosseira mentira.
É também mentira de que Danish foi preso há cerca de três meses na Itália. No início dizem que ele é indiciado e o seu processo está a ser tramitado pela administração da justiça. Quer dizer, faltou-lhes o bolo para o final de ano e viram na figura de Danish a pessoa exacta para transformar nesse mesmo bolo.
Meteram no bolo Danish todo o tipo de ingredientes e no lugar de açúcar para adoçar o bolo puseram sal. Saiu mal o bolo. Fiquei desagradavelmente surpreendido quando a própria TVM, paga pelo bolso do pobre cidadão, difundiu essa notícia prenhe de erros típicos do jornalismo moçambicano.
A TVM teve a coragem única de abrir o noticiário com o assunto sobre Danish e não se esqueceu de ressalvar que é sobrinho de Nini. Tudo isto para atingir o Nini Satar. Só que o mais caricato de tudo isto é que a mesma TVM, em nota de rodapé que circulou quase quarenta vezes, dizia que Danish tem processo no Ministério Público, na Procuradoria, no Tribunal e na PIC.
Fiquei boquiaberto quando li isto, enviado gentilmente por um amigo meu. O que é afinal o Ministério Público e a Procuradoria? Quer dizer, por falta de argumentos a TVM até comete este tipo de erros? Isto vai gratuitamente: o Ministério Público e a Procuradoria são a mesma entidade. Não havia razões de a TVM repetir isto. Que burrice. Isto escandaliza-me mais porque a TVM é paga pelo bolso popular. Há que seleccionar melhor os seus pseudo-jornalistas. Isto faz-me um nó no estômago. Não tem esta televisão um departamento jurídico para sanar esse tipo de incongruências? E isto acontece em pleno século XXI e há pessoas que ainda se gabam de ser jornalistas. Burrice ultrajante.
Ainda ontem o jornal “A Verdade ”, que só circula nas redes sociais porque o impresso faliu, voltou a fazer copy and past das mentiras do “Capital”. Há um outro o “Mozmassoko” que aparece, em grandes parangonas, a dizer que Danish é acusado de raptos. Mais para o interior do texto diz que é indiciado.
Meus caros amigos, não estamos a deixar o Camões com uma indisposição indescritível? Será que é tão difícil assim escrever em português? Então, vamos começar de zero. Vamos fechar todas as empresas jornalísticas porque o cidadão merecer ser informado e formado com qualidade. É inconcebível que, de pessoas que se dizem jornalistas, haja tamanha aberração. Excesso de erros. Manipulação dos factos para agradas a agendas inconfessáveis.
Danish não foi preso pela Interpol e não é acusado em nenhum processo de raptos. Danish está muito bem de saúde e está, sim, em Moçambique. ele foi detido na Itália porque havia um mandado de captura contra si desde 2012, relacionado com o crime de desobediência. Foi o próprio Danish, que quando detido na Itália, pediu para regressar a Moçambique para esclarecer tudo.
E estou muito aborrecido com o jornal “notícias”, não por ter publicado a notícia sobre Danish, mas pelos erros. São inadmissíveis para um jornal de maior circulação no país. O jornal diz que Danish é acusado e depois diz que é indiciado. Para piorar diz que foi acompanhado por um contingente forte até à cadeia da BO, contudo na legenda da foto da notícia coloca as instalações do Comando. Que incongruência! O erro foi do burro do fotojornalista ou do burro jornalista que escreveu a notícia? Que se mordam entre sim. Para mim eles ainda têm muita farinha por comer para escrever com precisão. São burros sim.
Não me vou alongar muito por hoje. Estou ainda à espera do que dirão as prostitutas do “Canal de Moçambique”, na quarta-feira, e do “Savana”. Volto em breve com mais detalhes sobre a detenção de Danish Satar.
Nini Satar
6 comentários
Comments
Unay Cambuma " Danish está muito bem de saúde e está, sim, em Moçambique. ele foi detido na Itália porque havia um mandado de captura contra si desde 2012, relacionado com o crime de desobediência. Foi o próprio Danish, que quando detido na Itália, pediu para regressar a Moçambique para esclarecer tudo."

61 h
Aziza Throne Uma autentica borra da e vendetas
Sergio Serpa Salvador Anabela santos, venha aqui! Quer contra-atacar? Nini ja esta a colocar a locomotiva na linha.

11 h
Tomas Humbe Eix;existem perseguicao politica etc.ja no caso de NINI SATAR aqui nome daremos ?k tipo de perseguicao e essa?

21 h
Sergio Serpa Salvador Perseguição economica! ha muita inveja de Nini Satar

259 min
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Ya. Este assunto "cadeia" ja está a ser genetico. Primeiro Satar ficou na cadeia. Segundo Satar (irmao do primeiro Satar) ficou na cadeia. Agora, aparece o terceiro Satar, sempre la na Cadeia. Ou é perseguicao ou entao o crime esta no sangue para esta familia. Esta é uma simples observacao
Francisco Maingue Jose Agora nao estou entendendo mais nada.
GostoResponder2 h
Faizal Pretty Cano Entao nao Xta Preso Mesmo???
Knd Vih a Notiçia kria mesmo Te mandr a msg a pergntar se era teu familiar!!!
GostoResponder2 h
por crime de desobediência 
e não de raptos....
GostoResponder152 h
Faizal Pretty Cano Entao o Jornal k assistimos em Moz, nem tudo è verdade!!!
GostoResponder12 h
Hussein EL Comandante Rupava Faizal Pretty Cano Cuidado com esses Jornalixos irmão... Querem ganhar pão a todo custo.
GostoResponder1 h
Faizal Pretty Cano Tomei Nota
GostoResponder1 h
Hilario Afonso Tomo Nunca foram verdade as noticias que passam excepto noticias relacionadas com futebol sim acredito em 99.9%.
foi ele que manifestou interesse de voltar pra mocambique...
GostoResponder62 h
Faizal Pretty Cano Claroh k seria Por espontanea livre vontade Dele
GostoResponder2 h
Zito Muchanga Muito bom esclarecer .feliz ano novo
GostoResponder1 h
Cassimo Muhammad Titos Come Yah....vce e tua familia sao pedra no sapato desses invejosos (jornalistas)!!!
Allah proteja e ti e tua família!
Tchutchu Vieira Hiiii ta forte,mentiras e verdades!
GostoResponder2 h
Rodrigo Macia Macia Ya averdade dita. os diabos dus jornalista eu nao sei moz para vemder jornal temk mentir .ya mano averdade foi dita
GostoResponder2 h
Andre Jorge Ja nao sei quem estara a mentir aqui. O bom para mim é a convergencia dos factos entre Nini e a imprensa (Danish esta preso) so.
GostoResponder52 h
Cucucha Beno Obrigada por esclarecer Momade Assife Abdul Satar
GostoResponder12 h
Leonel Sitoe da Gpro Epah, uki fazer naice em moz
GostoResponder2 h
Luis Machanisse Indubitavelmente estamos num país de jornalistas de meia-tigela,afinal qual é o seu trabalho?viver procurando fofocas?alimentar o povo de sua incompetência?não precisa ser expert em língua portuguesa pra no mínimo distinguir um indiciado de um acusado,tamanha vergonha aos lambe-botas da tvm metidos a jornalistas,deturpam tudo quanto é um facto puro e simplesmente pra confundir a opinião pública.
GostoResponder22 h
Manuel Torres Victor de Sousa A verdade tarda max sai, ela vira
GostoResponder2 h
Annie Phasswell Khembo Rendo com o português desse jovem...
GostoResponder12 h
Aly Issa Famintos e lambe-botas...
GostoResponder12 h
Langa Alexandre Gerónimo Eu sou da opinião do Nini lendo todas as agineirras que esses nossos jornalistas tem escrito não há coerência do título e o desenvolvimento dos factos.
GostoResponder2 h
Puto Timbas A verdade é cara
GostoResponder2 h
Nilza Pinheiro Sinceramente não temos a onde recorrer para termos noticias ou informações sem ter que duvida-las..deste jeito não sei para onde caminhamos.
GostoResponder1 h
Tanyo Da Graca Matimbe O mano Azagaia ja tinha falado dsso k " alguns falaram merdas pah vender mais papel" filho da mãe desses mentirosos pah.....
GostoResponder11 h
Manuel Dias 99% ds jornalista d tvm sao lambebota d seu empregado para ser.......
GostoResponder1 h
Angelo Da Graca Coisas de Moçambique
GostoResponder1 h
Meque José Meque Esses jornalistas de merda já não tem o que publicar pra venderem mas jornais visto que dlhakama já não da show micios nas províncias agora recorreram a nini e família satar pra ver se ganham bonos em janeiro. Deixem os famintos falarem atoa eu não estou nem aí
GostoResponder1 h
Helena Libombo Cuietados dos cizentinhos;
GostoResponder1 h
Genaldino Alcapone Madede "Meus caros amigos, não estamos a deixar o Camões com uma indisposição indescritível? Será que é tão difícil assim escrever em português? Então, vamos começar de zero....". Concordo plenamente. Outrora, jornal era escola. Fanfarroes de orquestra.
GostoResponder1 h
Saide Jacinto Ali Tudo isso pra meter o nome do Nini satar,as pessoas fazerem confusao de que o dinheiro do mano Nini e sujo,ipocritas esses jornalistas,socorooooooooo
GostoResponder1 h
Aires Chambisso Mas o que aconteceu de verdade se o que dizem é mentira
GostoResponder1 h
Hilario Afonso Tomo Kkkkkk....
GostoResponder1 h
Juma Mussagy Abdul Mutualibo Andre Jorge,ele não está preso mas sim detido. A prisão vem depois do Julgamento caso seja condenado.
GostoResponder21 h
Andre Jorge Obrigado pela correçao,eu entendia que prisao é quando alguem é lhe vedado a liberdade de circular livremente. Ja ouvi muita gente incluindo pessoas ligadas a justiça a falarem por exemplo de prisao domiciliaria e nao detençao domiciliaria. Estao erradas?
Ramalho Edson Paris kkkkkkkkkkkkkkkkkkk nao entendo quase nada de alguns termos juridicos mas eishhhhhhh, afinal quem e preso, quem e acosado, quem e indiciado???? yuhhhhhhhhhhhh mas ok que mentem muito pa vender jornal isso sim
GostoResponder11 h
Chamuari Naife Muitos desafios para frente, TPC
GostoResponder1 h
Andre Jorge Tambem nao entendo estes termos juridicos: detençao nao é igual a prisao?
Bruce Nanlipa Está começar o 2016 a maneira Moçambicana....
Salimo Bastos Estes mangussos de jornalistas deviam sair p mostrar verdade do povo e do pais. Vao a Mabalane, Nalazi, Chigubo para mostrar qual é a realidade do povo. A realidade do pais. Meus carros da tvm vao para esses siteos vao tirar a verdade do povo o q esta a viver. Deixem de mentiras q o povo ja sabe bem. Tem muita noticia boa p mostrar. pior canal deste pais é TVM.
GostoResponder154 min
Lucilio Basilio Ngomane Pais do Pandza....
Dias Tembe Está tudo baralhado agora porque não estou entendendo nadinha mesmo. afinal de que mesmo é acusado e/ou indiciado o cidadão Danish, porque pelos vistos algo está errado aqui.
Yannick Pedro Channa Momade Assife Abdul Satar Obrigado! Já entendí!!!
Unay Cambuma " Tudo isto porque o Danish Satar é sobrinho de Nini Satar. Já perceberam o quanto sou importante?" kikikiki.
GostoResponder138 min
Unay Cambuma Eu tenho provas de que os raptos sao coordenados e controlados pelos graudos da policia. Sao pessoas que trabalham sob orientação de graudos da frelimo. O Guebuza e um deles e foi ele que mandou raptar o Bashir.
Unay Cambuma Quando a frelimo cair dentro em breve muitos podres vao sair.
Vasco Brito salada.... esta detido ou nao ou a ideia é comfundir nos

Tonecas Ernesto Muianga Irmão. Obrigado estou bem informado
GostoResponder2 min

Sem comentários: